A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º. ANO - 2014 FLUIDO CÓSMICO OU UNIVERSAL E SEUS DERIVADOS O QUE É FLUIDO UNIVERSAL? QUAIS OS DOIS ESTADOS DOS FLUIDOS? O.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º. ANO - 2014 FLUIDO CÓSMICO OU UNIVERSAL E SEUS DERIVADOS O QUE É FLUIDO UNIVERSAL? QUAIS OS DOIS ESTADOS DOS FLUIDOS? O."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º. ANO FLUIDO CÓSMICO OU UNIVERSAL E SEUS DERIVADOS O QUE É FLUIDO UNIVERSAL? QUAIS OS DOIS ESTADOS DOS FLUIDOS? O QUE É PRINCÍPIO VITAL? DE QUE FORMA OS ESPÍRITOS ATUAM SOBRE OS FLUIDOS ESPIRITUAIS?

2 O FLUIDO UNIVERSAL É A MATÉRIA, PRIMITIVA. "ELE ESTÁ COLOCADO ENTRE O ESPÍRITO E A MATÉRIA" (L.E., LIVRO I, ( PERG. 27), EXERCENDO O PAPEL DE INTERMEDIÁRIO, PARA QUE O ESPÍRITO POSSA ATUAR DE ALGUMA FORMA SOBRE ELA. ATRAVÉS DOS FLUIDOS, EM SUAS INUMERÁVEIS COMBINAÇÕES COM A MATÉRIA, OS ESPÍRITOS PODEM PRODUZIR UMA INFINITA VARIEDADE DE COISAS. ELE, "SENDO O AGENTE DE QUE O ESPÍRITO SE SERVE, É O PRINCÍPIO SEM O QUAL A MATÉRIA PERMANECERIA EM PERPÉTUO ESTADO DE DISPERSÃO, E NÃO ADQUIRIRIA JAMAIS AS PROPRIEDADES QUE A GRAVIDADE LHE DÁ" (L.E., LIVRO I, CAP. 2, PERG. 27).

3 QUAIS OS DOIS ESTADOS DOS FLUIDOS? COMO PRINCÍPIO ELEMENTAR UNIVERSAL, OFERECE DOIS ESTADOS DISTINTOS: O DE ETERIZAÇÃO OU DE IMPONDERABILIDADE, QUE SE PODE CONSIDERAR COMO O ESTADO NORMAL PRIMITIVO, E O DE MATERIALIZAÇÃO OU DE PONDERABILIDADE [...] O INTERMEDIÁRIO É O DA TRANSFORMAÇÃO DO FLUIDO EM TANGÍVEL; PORÉM, AINDA NESTE ASSUNTO, NÃO HÁ UMA TRANSIÇÃO BRUSCA, POIS PODEM-SE CONSIDERAR NOSSOS FLUIDOS IMPONDERÁVEIS COMO UM TERMO MÉDIO ENTRE OS DOIS ESTADOS" (GE., CAP. XIV, ITEM 2).

4 CADA UM DESSES ESTADOS DÁ LUGAR A FENÔMENOS ESPECIAIS: OS DO MUNDO VISÍVEL - FENÔMENOS MATERIAIS, QUE SÃO DA ALÇADA DA CIÊNCIA PROPRIAMENTE DITA - E OS DO MUNDO INVISÍVEL, CHAMADOS FENÔMENOS ESPIRITUAIS OU PSÍQUICOS - OBJETIVO PRINCIPAL DA ATENÇÃO DO ESPIRITISMO. DIZ ANDRÉ LUIZ QUE, NA CRIAÇÃO, DO MACRO AO MICRO, PERCEBEMOS AS "MANIFESTAÇÕES DA ETERNA SABEDORIA QUE MOBILIZA AGENTES INCONTÁVEIS PARA A ESTRUTURAÇÃO DE SISTEMAS E FORMAS, EM VARIEDADE INFINITA DE GRAUS E FASES, E ENTRE O INFINITAMENTE PEQUENO E O INFINITAMENTE GRANDE SURGE A INTELIGÊNCIA HUMANA, DOTADA IGUALMENTE DA FACULDADE DE MENTALIZAR E CO-CRIAR EMPALMANDO, PARA ISSO, RECURSOS INTRÍNSECOS À VIDA AMBIENTE". (MECANISMOS DA MEDIUNIDADE, CAP. IV, PÁG. 43). É ONDE OS PODERES DO ESPÍRITO SE MANIFESTAM. DAS INUMERÁVEIS MODIFICAÇÕES DO FLUIDO UNIVERSAL SURGE O CHAMADO FLUIDO ELÉTRICO, OU FLUIDO ELÉTRICO ANIMALIZADO, FLUIDO MAGNÉTICO, PRINCÍPIO OU FLUIDO VITAL, ETC...

5 COMO "OS ESPÍRITOS EXTRAEM O SEU PERISPÍRITO DO AMBIENTE EM QUE SE ENCONTRAM, O QUE QUER DIZER QUE ESSE ENVOLTÓRIO É FORMADO DE FLUIDOS AMBIENTAIS; DAÍ RESULTA QUE OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO PERISPÍRITO DEVEM VARIAR SEGUNDO OS MUNDOS (GE, CAP. XIV, ITEM 8). É POR ISSO QUE A CONSTITUIÇÃO ÍNTIMA DO PERISPÍRITO NÃO É IDÊNTICA EM TODOS OS ESPÍRITOS ENCARNADOS OU DESENCARNADOS. COM A EVOLUÇÃO MORAL DO ESPÍRITO, SEU PERISPÍRITO SE MODIFICA EM CADA ENCARNAÇÃO, TORNANDO-SE MAIS SUTIL E ETERIZADO.

6 O QUE É PRINCÍPIO VITAL? O PRINCÍPIO VITAL É A FORÇA MOTRIZ DOS CORPOS ORGÂNICOS. AO MESMO TEMPO QUE O AGENTE VITAL IMPULSIONA OS ÓRGÃOS, A AÇÃO DESTES ENTRETÉM E DESENVOLVE O AGENTE VITAL, MAIS OU MENOS COMO O ATRITO PRODUZ O CALOR" (LE, LIVRO I, CAP. 4, COMENTÁRIO DE KARDEC NA PERG. 67A). O PRINCÍPIO OU FLUIDO VITAL É A CAUSA DA ANIMALIZAÇÃO DA MATÉRIA. PODE-SE DIZER QUE ELE É EFEITO E CAUSA, POIS, "A VIDA É UM EFEITO PRODUZIDO PELA AÇÃO DE UM AGENTE SOBRE A MATÉRIA. ESSE AGENTE, SEM A MATÉRIA, NÃO É VIDA, DA MESMA FORMA QUE A MATÉRIA NÃO PODE VIVER SEM ELE. É ELE QUE DÁ VIDA A TODOS OS SERES, QUE O ABSORVEM E ASSIMILAM" (LE, LIVRO I, CAP. 4, PERG. 62 E 63).

7 A VITALIDADE, PORTANTO, É UMA PROPRIEDADE ESPECIAL DA MATÉRIA UNIVERSAL, DEVIDA A CERTAS MODIFICAÇÕES DESTA. NÃO É UM ATRIBUTO PERMANENTE DO AGENTE VITAL, MAS SE DESENVOLVE COM O CORPO. É NECESSÁRIA A UNIÃO ENTRE AMBOS PARA PRODUZIR A VIDA. PODE-SE DIZER QUE A VITALIDADE PERMANECE LATENTE, ENQUANTO QUE O AGENTE VITAL AINDA NÃO SE UNIU AO CORPO. "O CONJUNTO DOS ÓRGÃOS CONSTITUI UMA ESPÉCIE DE MECANISMO, IMPULSIONADO PELA ATIVIDADE ÍNTIMA OU PRINCÍPIO VITAL QUE NELES EXISTE.

8 DE QUE FORMA OS ESPÍRITOS ATUAM SOBRE OS FLUIDOS ESPIRITUAIS? OS ESPÍRITOS ATUAM SOBRE OS FLUIDOS ESPIRITUAIS, MANIPULANDO-OS POR MEIO DO PENSAMENTO E DA VONTADE. "PELO PENSAMENTO, ELES IMPRIMEM A TAIS FLUIDOS ESTA OU AQUELA DIREÇÃO; ELES OS AGLOMERAM, OS COMBINAM OU OS DISPERSAM; COM ELES FORMAM CONJUNTOS QUE TENHAM UMA APARÊNCIA, UMA FORMA, UMA COR DETERMINADAS; MUDAM SUAS PROPRIEDADES (...) É A GRANDE OFICINA OU LABORATÓRIO, DA VIDA ESPIRITUAL (...) BASTA O ESPÍRITO PENSAR NUMA COISA PARA QUE TAL COISA SE PRODUZA, ASSIM COMO BASTA MODULAR UMA ÁRIA PARA QUE A MÚSICA REPERCUTA NA ATMOSFERA" (GE, CAP. XIV, ITEM 14).

9 O PENSAMENTO DOS ESPÍRITOS PODE, POIS, MODIFICAR AS PROPRIEDADES DOS FLUIDOS, E ESTA AÇÃO GERA CONSEQUÊNCIAS DE UMA IMPORTÂNCIA DIRETA E CAPITAL PARA OS ENCARNADOS. OS FLUIDOS, ORIGINALMENTE NEUTROS, AO SE TORNAREM VEÍCULO DO PENSAMENTO, FICAM IMPREGNADOS DAS QUALIDADES BOAS OU MÁS DOS PENSAMENTOS QUE OS PÕEM EM VIBRAÇÃO. SEGUNDO TAIS CIRCUNSTÂNCIAS, ESTAS QUALIDADES SÃO TEMPORÁRIAS OU PERMANENTES, OS QUE OS TORNAM MAIS ESPECIALMENTE PRÓPRIOS PARA A PRODUÇÃO DE DETERMINADOS EFEITOS.

10 SOB O ASPECTO MORAL, OS FLUIDOS TRAZEM O CUNHO DOS SENTIMENTOS EXTERIORIZADOS DE ÓDIO, INVEJA, CIÚME, ORGULHO, EGOÍSMO, VIOLÊNCIA, HIPOCRISIA, BONDADE, BENEVOLÊNCIA, AMOR, CARIDADE, DOÇURA, ETC.. COM RESPEITO AO LADO FÍSICO, SÃO EXCITANTES, CALMANTES, PENETRANTES, ADSTRINGENTES, IRRITANTES, SUAVIZANTES, SOPORÍFEROS, NARCÓTICOS, TÓXICOS, REPARADORES, EXPULSORES, ETC... O QUADRO DOS FLUIDOS SERIA, POIS, O DE TODAS AS PAIXÕES, VIRTUDES E VÍCIOS DA HUMANIDADE, E OS DAS PROPRIEDADES DA MATÉRIA CORRESPONDENTES AOS EFEITOS QUE PRODUZEM.

11 O PERISPÍRITO DESEMPENHA UM PAPEL PREPONDERANTE NO ORGANISMO, POIS, POR SUA EXPANSÃO, PÕE O ESPÍRITO ENCARNADO EM COMUNICAÇÃO MAIS DIRETA COM OS ESPÍRITOS LIVRES E COM OUTROS ENCARNADOS. SENDO O PERISPÍRITO DOS ENCARNADOS DE NATUREZA IDÊNTICA À DOS FLUIDOS ESPIRITUAIS, ELE OS ASSIMILA COM FACILIDADE. ESSES FLUIDOS TÊM SOBRE O PERISPÍRITO UMA AÇÃO DIRETA, QUANDO ESTE, POR EXPANSÃO E POR IRRADIAÇÃO, MISTURA-SE COM ELES. É, PORTANTO, NECESSÁRIO QUE HAJA SINTONIA VIBRATÓRIA.

12 O PERISPÍRITO, POR SUA VEZ, AGE SOBRE O ORGANISMO MATERIAL COM O QUAL ESTÁ EM CONTATO MOLECULAR. SE OS EFLÚVIOS FOREM DE NATUREZA BOA, O CORPO SENTE UMA IMPRESSÃO SALUTAR. SE FOREM MAUS, A IMPRESSÃO É PENOSA. SE OS FLUIDOS MAUS FOREM PERMANENTES E FORTES, PODERÃO DETERMINAR PERTURBAÇÕES FÍSICAS. AMBIENTES DESAJUSTADOS ESTÃO IMPREGNADOS DE MAUS FLUIDOS, QUE SÃO ABSORVIDOS PELO PERISPÍRITO, ASSIM COMO MIASMAS PESTILENTOS SÃO ABSORVIDOS PELO CORPO FÍSICO.

13 NÃO PODEMOS ESQUECER QUE A IRRADIAÇÃO FLUÍDICA, QUER SEJA EXPRESSA ATRAVÉS DE PALAVRAS, DE AÇÕES, OU NÃO, NEM POR ISSO DEIXA DE EXISTIR, E ATUA SEMPRE NO MEIO ONDE É PRODUZIDA. O PENSAMENTO PRODUZ UM TIPO DE EFEITO FÍSICO QUE REAGE SOBRE O MORAL. O HOMEM O SENTE INSTINTIVAMENTE, VISTO QUE PROCURA AS REUNIÕES HOMOGÊNEAS E SIMPÁTICAS, NAS QUAIS ENCONTRARÁ NOVAS FORÇAS MORAIS. COMO, POIS, EVITAR A INFLUÊNCIA DOS MAUS? O MEIO É MUITO SIMPLES, POIS DEPENDE DA PRÓPRIA PESSOA. OS FLUIDOS SE UNEM DEVIDO À SIMILITUDE DE SUAS NATUREZAS. FLUIDOS DISSEMELHANTES SE REPELEM. HÁ INCOMPATIBILIDADE ENTRE OS BONS E MAUS FLUIDOS.

14 À INVASÃO DOS MAUS FLUIDOS É PRECISO, POIS, OPOREM-SE OS BONS FLUIDOS. E, COMO CADA UM TEM NO PRÓPRIO PERISPÍRITO UMA FONTE FLUÍDICA PERMANENTE, CARREGA CONSIGO MESMO O REMÉDIO, CRIANDO FORÇAS REPULSORAS ÀS MÁS INFLUÊNCIAS. O PERISPÍRITO É, PORTANTO, UMA COURAÇA À QUAL É MISTER QUE SE DÊ A MELHOR TÊMPERA POSSÍVEL. AS QUALIDADES DO PERISPÍRITO SÃO PROPORCIONAIS ÀS DA ALMA. É, ENTÃO, NECESSÁRIO TRABALHAR PELO MELHORAMENTO PRÓPRIO, PORQUANTO SÃO AS IMPERFEIÇÕES DA ALMA QUE ATRAEM OS MAUS FLUIDOS.


Carregar ppt "CURSO DE EDUCAÇÃO MEDIÚNICA 1º. ANO - 2014 FLUIDO CÓSMICO OU UNIVERSAL E SEUS DERIVADOS O QUE É FLUIDO UNIVERSAL? QUAIS OS DOIS ESTADOS DOS FLUIDOS? O."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google