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Case – Construtora Castelo Branco

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Apresentação em tema: "Case – Construtora Castelo Branco"— Transcrição da apresentação:

1 Case – Construtora Castelo Branco
AÇÕES E RESULTADOS DA PRIMEIRA VERSÃO DO LEAN THINKING - CCB (de Janeiro a Novembro de 2004) Case – Construtora Castelo Branco

2 RECONHECIMENTO Ao Dr. Rui Castelo Branco pelo apoio, suporte e confiança depositada na sua equipe técnica; Ao Professor Doutor Luis Fernando Heineck (UFSC); ao Engenheiro Consultor Pedro Eduardo Pereira; ao Professor Mestre José de Paula Barros Neto (UFC); pelo pioneirismo e disseminação do lean thinking na atividade de construção civil em nossa cidade (Fortaleza-CE); A todo o corpo técnico da construtora castelo branco, pelo entusiasmo, dedicação e empenho aplicado na implantação, desenvolvimento e manutenção dos sistemas e processos; Aos nossos operários por acreditarem e perceberem os benefícios e vantagens resultantes da nova mentalidade (Ganha x Ganha); Á todas as empresas que colaboraram no nosso processo de Benchmarking, em especial ao Empresário e Engenheiro Francisco Eugenio Monetenegro da Rocha, fundador e incentivador do programa INOVACON – Programa de Inovação da Industria de Construção Civil no Estado do Ceara.

3 TRANSFORMAÇÃO DA MENTALIDADE
P.S 36 TRANSFORMAÇÃO DA MENTALIDADE

4 BREVE HISTÓRICO Planilha de dimensionamento de atividades
2000 – (Setembro) Linha de balanço e questionário lean (Dr. Heineck) - Segunda fase do Inovacon; 2003 – (Novembro) Projetos para produção - Fórum da construção; 2004 – (Fevereiro) Racionalização na construção – R1 R2 - SENAI; 2004 – (Março) Seminário Internacional sobre construção enxuta - Conenx 2004 (Hower; Gehbauer; Flavio Pichi) 2004 – (Junho) Lean summit - São Paulo – (James Womack; Rick Harris; Jonh Shook;Flavio Pichi;Roberto Ferro) 2004 – (Julho) Fundamentos da construção enxuta – SINDUSCON/CE, GERCON; 2004 – (Janeiro a Novembro) – Ações, reuniões, debates, treinamentos, visitas e literatura envolveram e contagiaram toda a equipe técnica formada por 05 engenheiros e 08 estagiários;

5 Princípios Satisfação do cliente;
ESTRATÉGICOS / POLÍTICOS Satisfação do cliente; Respeito á cidade, á sociedade, aos vizinhos e transeuntes; Incentivar a estrutura de organização divisional planejada e diminuir ou eliminar a estrutura funcional; Planejar centrado no homem que realizará a tarefa e não na tarefa que o homem realizará; Delegar responsabilidade e diminuir autoridade; Incentivar comunicação horizontal e diminuir ou eliminar a comunicação vertical; Incentivar o conhecimento como valioso recurso para o processo de melhoria e desenvolvimento; Fixar a marca da empresa no mercado; Garantir o lucro visando a retroalimentaçao dos investimentos;

6 Satisfação do cliente Infinitas opções de plantas – Circular aos clientes em .dwg; Inspeção prévia da entrega da unidade por empresa de perícias técnicas e reinspeção no recebimento pelo cliente; Manual do proprietário em CD interativo Check list – Entrega de apto Manual do proprietário e Circular ao cliente

7 Respeito á cidade, á sociedade, aos vizinhos e transeuntes
Clique na imagem pra ver o filme Clique na imagem pra ver o filme

8 ORGANOGRAMA HORIZONTALIZADO (DESCENTRALIZAÇÃO)
Incentivar a estrutura de organização divisional planejada e diminuir ou eliminar a estrutura funcional ORGANOGRAMA HORIZONTALIZADO (DESCENTRALIZAÇÃO)

9 Planejar centrado no homem que realizará a tarefa e não na tarefa que o homem realizará

10 Delegar responsabilidade e diminuir autoridade
Clique na imagem pra ver o filme Clique na imagem pra ver o filme Kanban no seqüenciador de argamassa Argamassa pelo rádio Clique na imagem pra ver o filme Montagem de inventário Conferencia Check In Check out

11 Incentivar comunicação horizontal e diminuir ou eliminar a comunicação vertical

12 Incentivar o conhecimento como recurso p/ o processo de melhoria e desenvolvimento

13 Fixar a marca da empresa no mercado
Master imobiliario – Volume de Vendas Residenciais Master imobiliario – Volume total de Vendas (R$) Master imobiliario – Melhor projeto arquitetônico Premio Colibri – Melhor relacionamento construtora cliente 2003 Construtor do ano 2004

14 Garantir o lucro visando a retroalimentação dos investimentos

15 Princípios TÁTICOS Não desvirtuar as ações e atitudes das pessoas se taticamente o óbvio é o caminho mais lógico a ser seguido; Planejar e eliminar os improvisos; Criar aquilo que efetivamente agrega valor ao todo, ao invés de destruir empregos em nome de falsas eficiências; Antever possibilidades de variabilidade no processo produtivo; Promover a parceria fornecedor – empresa – cliente; Diminuir ou eliminar multi-tarefas; Incentivar a polivalência; Identificar e diminuir ou eliminar os gargalos de produção; Promover um ambiente de trabalho amistoso;

16 Não desvirtuar as ações e atitudes das pessoas, se taticamente, o óbvio é o caminho mais lógico a ser seguido LEAN DE MEDIÇAO CAIXA BRANCA

17 Planejar e eliminar os improvisos
EXCEL 1- RECURSOS ADOTADOS DE UMA PLANILHA COM RODAPÉ TODO 2 - ENSAIO 3- PRESSUPOSTOS

18 Criar aquilo que efetivamente agrega valor ao todo, ao invés de destruir empregos em nome de falsas eficiências

19 Antever possibilidades de variabilidade no processo produtivo
CIRCULAR AO CLIENTE (UTILIZAR O CD)

20 Promover a parceria fornecedor – empresa – cliente;
Paletização dos blocos no momento do recebimento Visita ao fornecedor dos blocos cerâmicos Blocos com dimensões diversas fabricados sob encomenda p/CCB

21 Diminuir ou eliminar multi-tarefas
S - SUBORDINAR

22 Incentivar a polivalência;
Verga Operário de manutenção; Polivalência na célula de produção; Polivalência no fluxo a partir do momento da contratação Reduzir rotatividade; Caixas eletricas Alvenaria Mestras Questionário de contrataçao

23 Clique na imagem pra ver o filme
Identificar e diminuir ou eliminar os gargalos de produção e planejamento Clique na imagem pra ver o filme Transporte Vertical Medição

24 ESTUDO DA LINHA DE BALANÇO

25 Promover um ambiente de trabalho amistoso
Clique na imagem pra ver o filme Refeitório Confraternização

26 Promover um ambiente de trabalho amistoso
Certificado p/ Nível Operacional (Frente)

27 Promover um ambiente de trabalho amistoso
Certificado p/ Nível Operacional (Verso)

28 Promover um ambiente de trabalho amistoso

29 Princípios 5S no canteiro; Diminuir ou eliminar os fluxos;
OPERACIONAIS 5S no canteiro; Diminuir ou eliminar os fluxos; Diminuir o esforço humano; Desbloquear o fluxo da informação; Produção protegida; Produção puxada e produção empurrada CQE (Controle na qualidade da execução); Incentivar as conversões; Pulmão do cronograma;

30 5S NO CANTEIRO MURAL DO 5S / PREFEITOS PLACAS DE ADVERTENCIA DO 5S # #
OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK NE OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK OK 10 # # # # # # # # X X # # # # # # # # # X # X X # # # X # # X # X X X # X X # # # X # X X X 8 2 7 6 4 1 5 3 9 OBS : OBS : OBS : OBS : OBS : OBS : OBS : OBS : OBS : OBS : OBS : OBS : OBS : OBS : OBS : OBS : OBS : OBS : OBS : OBS : 5S NO CANTEIRO MURAL DO 5S / PREFEITOS PLACAS DE ADVERTENCIA DO 5S

31 5S NO CANTEIRO Exemplos práticos Ordenação / Higiene / Limpeza
Padronização / Saúde / Segurança

32 Diminuir ou eliminar fluxo
Doca de entrada e saída de materiais Rampa para recebimento de sacarias Clique na imagem pra ver o filme Clique na imagem pra ver o filme Baias por gravidade Clique na imagem pra ver o filme Baias por gravidade

33 Diminuir ou eliminar fluxo
Caçamba automática acoplada á cabina do guincho para transporte vertical de materiais fluidos Rua do fluxo / Armazenamento no entorno do guincho; Padiolas maiores que o convencional Clique na imagem pra ver o filme Caçamba do Guincho Rua do Fluxo Clique na imagem pra ver o filme

34 Diminuir o esforço humano
Peneira telescópica giratória Carrinhos porta masseira Caçamba da betoneira enterrada ao nível do solo com baias integradas

35 Diminuir o esforço humano
Clique na imagem pra ver o filme Paletização Peneira telescópica giratória

36 Desbloqueio no fluxo da comunicação e informação
Comunicação via rádio sem intermediários; Kanbans de sinalização; Kanbans de produção; Kanbans de medição;

37 Produção puxada e produção empurrada
Kanbans de sinalização Contrapiso e Fachada – Empurrada Outras atividades - Puxada

38 Produção protegida Clique na imagem pra ver o filme

39 CQE Relação dos Processos e tempos da célula de produção;
Valor da mão de obra; Projetos para produção; Diário de ocorrências;

40 Incentivar as conversões CONVERSÃO RACIONALIZADA
CONVERSÃO DE SISTEMA CONVERSÃO RACIONALIZADA

41 Incentivar as conversões;
USO DE EQUIPAMENTOS ADEQUADOS AOS PROCESSOS DE CONVERSAO

42 Incentivar as conversões Diminuir ou eliminar interfaces tais como:
VERGAS SOLEIRA PEITORIS CHAPISCO EMBOÇO CORTE DE PAREDES REVESTIMENTO PISO DO SOBSOLO REVESTIMENTO PISO DEGRAUS DE ESCADA GUINCHOS NA FACHADA CAL BLOCO DE CIMENTO TUFOS INSTALAÇÕES PROVISÓRIAS DE DE ÁGUA,LUZ E ESGOTO (TIRAR PARTIDO DO DEFINITIVO) FOGUETES PARA EXECUÇÃO DE FACHADA COLETOR DE ENTULHO DE PVC NA FACHADA (UTILIZAR POÇO DE EXAUSTÃO) PADIOLAS QUE OBRIGAM MUITOS DESLOCAMENTOS PARA COMPOR UM TRAÇO PORTEIRO (UTILIZAR PORTEIRO ELETRÔNICO)

43 AREAS COMUM NO INICIO DA OBRA
Pulmão do cronograma AREAS COMUM NO INICIO DA OBRA

44 RESULTADOS OBTIDOS Social – Melhor qualidade de vida no canteiro de obras. Produtivo – Fluxo continuo, elevação índices de produtividade, qualidade. Financeiro – Redução dos custos e foco nos ganhos. Técnico – Melhoria nos processos de conversões. Mercadológico – Própria obra como produto de marketing.

45 FIM


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