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III Encontro de Boas Práticas

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Apresentação em tema: "III Encontro de Boas Práticas"— Transcrição da apresentação:

1 III Encontro de Boas Práticas
Reforço Escolar aos Alunos Inserir aqui foto da escola, ou foto referente ao projeto. Preferencialmente uma foto relacionada ao projeto E.E. Nidelse Martins De Almeida Projeto: Reforço na sala de informática

2 OBJETIVOS Alcançar melhores índices de alfabetização, uma vez que alunos do 4º ano/série ainda não estão silábicos alfabéticos. Público Alvo: Alunos da 4ª série PIC e alunos do 4º ano

3 JUSTIFICATIVA Necessidade de um trabalho mais atrativo e dinâmico
(características da turma) Trabalhar a auto estima, questões sociais e a inserção na era digital.

4 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS
Sala de informática - bem equipada (equipamento reserva, internet e softwares educativos ) Professor alfabetizador com noções básicas de informática (objetivo: fazer um link com as habilidades e as competências propostas para a série). Horário de atendimento aos alunos: mesmo horário das aulas regulares (preferencialmente no primeiro horário).

5 PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
1º passo: Estudar a capacidade de atendimento e a disponibilidade e funcionamento da sala de informática. 2º passo: Selecionar e capacitar um professor com conhecimentos básicos em informática 3º passo: Avaliação Diagnóstica dos Alunos: levantamento dos alunos que estão com dificuldades de aprendizado. 4º passo: Seleção dos alunos com defasagem na alfabetização (tendo como parâmetro a sua sala regular e as habilidades propostas pela SEE)

6 PASSO A PASSO - DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
5º passo: Classificar as turmas de acordo com os níveis de alfabetização 6º passo: Selecionar as turmas com características próximas formando turmas de até 14 alunos (garantir um aluno por computador). 7º passo: Apresentar aos alunos a proposta de reforço informatizado (valorizar e incentivar a participação). 8º passo: Trabalhar os “conteúdos” de forma significativa, procurando relacionar os tópicos desenvolvidos com o contexto socio-cultural dos alunos.

7 DESAFIOS ENCONTRADOS Trabalhar com a inclusão (dificuldades que vão além das questões de “aprendizagem”) Baixa auto estima dos alunos pelas dificuldades de aprendizagem

8 SOLUÇÕES DESENCADEADAS
A inclusão é uma questão abordada no desenvolvimento de várias atividades deste projeto. O aluno que participa deste Projeto passou a ser visto como “escolhido” (aluno se sente privilegiado).

9 RESULTADOS Resultados Qualitativos: Maior interesse em sala de aula, menos ausências, alunos mais participativos. Resultados Quantitativos : De 32 alunos não alfabetizados na 4ª série no 1º bimestre ( dados enviados no mapa para a CENP) , reduzimos para 12 alunos no 2º bimestre. Reduzimos de 54 para 42 os alunos com aproveitamento insuficiente em Matemática. Reduzimos de 30 para 19 em Língua Portuguesa.

10 MATEMÁTICA

11 LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE - 2º BIMESTRE 4ª SÉRIE - 1º BIMESTRE

12 As fotos poderão ser distribuídas ao longo da apresentação ou inseridas aqui.

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16 PARA REPLICAR EM SUA ESCOLA
Entre em contato: Nome: Cristiane P. Maia Cargo:Professora Telefone: Nome:Maria Helena Guetti Cargo:Diretora Nome:Cibeli de Melo Castanho Borges Facilitadora de Parceria

17 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Leituras complementares sobre o tema escolhido GALVÃO FILHO, T.; DAMASCENO, L. L. "Tecnologias assistivas para autonomia do aluno com necessidades educacionais especiais". Inclusão – Revista da Educação Especial, Brasília, ano 2, n. 2, p , jul ) Léa da Cruz Fagundes- Revista Nova Escola (Psicóloga com mestrado e doutorado com ênfase em informática e conferencista internacional requisitada, Léa Fagundes preside atualmente a Fundação Pensamento Digital, organização não governamental que dissemina a computação entre populações carentes)

18 "A educação não se reduz à técnica, mas não se faz educação sem ela, utilizar computadores na educação, em lugar de reduzir, pode expandir a capacidade critica e criativa de nossos meninos e meninas. Depende de quem o usar, a favor de que e de quem, e para quê. O homem concreto deve se instrumentalizar com os recursos da ciência e da tecnologia para melhor lutar pela causa de sua humanização e de sua libertação." PAULO FREIRE


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