A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é MARKETING? O que vem à sua mente quando ouve a palavra MARKETING? O que ela faz você lembrar?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é MARKETING? O que vem à sua mente quando ouve a palavra MARKETING? O que ela faz você lembrar?"— Transcrição da apresentação:

1 O que é MARKETING? O que vem à sua mente quando ouve a palavra MARKETING? O que ela faz você lembrar?

2 MARKETING Conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, bem como a administração do relacionamento com eles, de modo que beneficie a organização e seu público interessado.

3 MARKETING Processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros.

4 MARKETING Entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício

5 MARKETING Atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando benefícios específicos

6 MARKETING Na tradução literal: Mercado. Marketing é também o estudo do mercado. É uma ferramenta administrativa que possibilita a observação de tendências e a criação de novas oportunidades de consumo visando a satisfação do cliente e respondendo aos objetivos financeiros e mercadológicos das empresas de produção ou prestação de serviços

7 MARKETING Conjunto de estratégias e ações que provêem o desenvolvimento, o lançamento e a sustentação de um produto ou serviço no mercado consumidor

8 Conceito importante MARCA – nome, termo, sinal, símbolo ou desenho - ou uma combinação desses elementos – que identifica o fabricante ou vendedor de um produto ou serviço

9 Uma das habilidades mais características dos profissionais de Marketing é a sua capacidade de criar, manter, proteger e melhorar a marca de seus produtos e serviços

10 O poder das Marcas

11 Composto de Marketing (Mix de Marketing) – 4 P´s Produto (product) Praça (placement) Preço (price) Promoção (promoção)

12 Produto Bem ou serviço que se oferece. Deve-se ir ao encontro das necessidades e possibilidades do cliente.

13 Praça Preocupa-se com a distribuição e refere-se aos canais através dos quais o produto chega aos clientes, inclui pontos de vendas, pronta-entrega, horários e dias de atendimento e diferentes vias de compra.

14 Preço Processo de definição de um preço para o produto, incluindo descontos e financiamentos, tendo em vista o impacto não apenas econômico, mas também psicológico de uma precificação.

15 Promoção Inclui a publicidade, propaganda, relações públicas, assessoria de imprensa, boca-a- boca, venda pessoal e refere-se aos diferentes métodos de promoção de produto, marca ou empresa.

16 Os profissionais de marketing usam estas variáveis para estabelecer um plano de marketing. Para o plano de marketing ser bem sucedido, a estratégia traçada para os quatro Ps, deve refletir a melhor proposta de valor para os consumidores de um mercado-alvo bem definido. A administração de marketing é a aplicação prática deste processo.

17 Mais dois P´s Paixão – dedicação, coração, vontade e garra no que se faz. Pessoas – investir no humano e qualificá- lo. Profissionais éticos e comprometidos.

18 Para refletir (professor Douglas Zela – FAE Business School, Curitiba) Marketing nunca foi e nunca será um salva-vidas para produtos ou serviços mal concebidos. Deve-se acima de tudo guiar-se com a seguinte premissa básica: você não vende o que você tem e gosta de vender, mas o que as pessoas desejam comprar! Um belo trabalho de propaganda ajuda a vender um produto ou até mesmo um candidato; mas uma campanha publicitária sem o respaldo de um produto adequado terá vida curta, efêmera

19 Marketing e Religião

20 Para refletir (Professor Antonio Miguel Kater Filho) A resistência As resistências encontradas são, até hoje, as esperadas: geralmente por causa de o nome marketing ser confundido como uma "ferramenta capitalista" ou ainda como um "ardil para ludibriar as pessoas", e mesmo porque a atividade propõe mudanças radicais em certas áreas da Igreja. Naturalmente, como toda mudança, isto incomoda, e a princípio, é indesejável numa instituição que existe há mais de dois mil anos sem efetuar grandes mudanças. Marketing e Religião As atividades de marketing são perfeitamente aplicáveis à religião, desde que sejam resguardados os princípios morais e éticos pertinentes a ela.

21 Bruno Valverde Cota A aplicação do marketing deverá se traduzir na convicção da importância do serviço às pessoas, não tanto nos produtos ou idéias, mas principalmente na atenção ao bem- estar dos fiéis. João Paulo II dizia que não pode haver paz verdadeira sem respeito pela vida. Palavras destas são um exemplo do sentimento de missão necessário.

22 Bruno Valverde Cota As organizações religiosas deverão trabalhar por estarem mais próximas dos seus fiéis, por conhecerem a realidade dos seus problemas e assim desenvolverem programas sólidos e ações de marketing ajustadas a um mundo novo, com diferentes dificuldades, mas com grandes oportunidades de melhoria.

23 Caso para apreciação - 1 Em Barcelona, uma congregação feminina, diante da queda do número de vocações, apostou nas novas tecnologias (site, blog e msn) e lançou na Internet uma campanha para aliciar novas devotas. Logo na página de introdução do site, questionam quem as visita: "Atreves-te a entrar ?"

24 Depois, seguem-se as perguntas: És fogosa? Apaixonadiça? Vistosa? Animada? Conheces bem o mundo e a vida?

25 Em seguida, a resposta: Talvez sejas a freira perfeita!

26 E a explicação: Se assim é, podes ajudar os homens e as mulheres deste mundo. E não serás a primeira: Santa Maria Madalena, sem ir mais longe, também foi uma fogosa como tu.

27 Caso para apreciação - 2 MISSA E CRISTOTECA Alexandre Júnior, com três meses de sacerdócio, entra cantando e dançando junto com a banda que inicia a noite no Cristoteca, por volta das 23h30. Ao longo da missa, o tom muda. Se você quer passar a noite aqui só para descobrir alguma menina santinha para se aproveitar, saiba que na sua cabeça só tem cupim, alerta o padre.

28 MISSA E CRISTOTECA Durante toda a noite, uma capela fica aberta em um espaço anexo para que os freqüentadores possam fazer orações. E há uma espécie de bar improvisado, nomeado Cristodrinks, onde as bebidas disponíveis são vitaminas, sucos,refrigerantes, água.

29 MISSA E CRISTOTECA Nas palavras do padre Alexandre Júnior, a Cristoteca é uma iniciativa que permite ao jovem experimentar Deus dentro de sua realidade de vida. (FOLHA DE SÃO PAULO – 2006)

30 EXERCÍCIO Procure identificar e descrever os quatro (ou seis) elementos do composto de Marketing no caso da Igreja Católica RECORDANDO Produto Praça Preço Promoção Paixão Pessoas


Carregar ppt "O que é MARKETING? O que vem à sua mente quando ouve a palavra MARKETING? O que ela faz você lembrar?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google