A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

> Definição Valor dos bens ou serviços consumidos ou aplicados em um espaço de tempo definido para produzir outros bens ou serviços num determinado período.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "> Definição Valor dos bens ou serviços consumidos ou aplicados em um espaço de tempo definido para produzir outros bens ou serviços num determinado período."— Transcrição da apresentação:

1

2 > Definição Valor dos bens ou serviços consumidos ou aplicados em um espaço de tempo definido para produzir outros bens ou serviços num determinado período. Todas as empresas, independentemente (da área de atuação (comércio, indústria ou serviços), possuem gastos. Estes gastos se subdividem genericamente em custos, despesas variáveis e despesas fixas. Todas as empresas, independentemente (da área de atuação (comércio, indústria ou serviços), possuem gastos. Estes gastos se subdividem genericamente em custos, despesas variáveis e despesas fixas.

3 "Por custo se entende o conjunto dos valores gastos por uma empresa para advir a venda de um produto, de uma mercadoria de serviço.""Por custo se entende o conjunto dos valores gastos por uma empresa para advir a venda de um produto, de uma mercadoria de serviço." Vincenzo Masi, Ragioneria Generale Vincenzo Masi, Ragioneria Generale "Custo são gastos, a vista ou a prazo, com serviços ou mercadorias destinados à obtenção de um lucro.""Custo são gastos, a vista ou a prazo, com serviços ou mercadorias destinados à obtenção de um lucro." J. H. Jackson, Accounting Principles

4 > Custos Fixos São os que se mantêm constantes esteja a empresa parada ou produzindo a nível máximo de sua capacidade. Exemplos típicos:São os que se mantêm constantes esteja a empresa parada ou produzindo a nível máximo de sua capacidade. Exemplos típicos: - Aluguel, - Aluguel, - Serviços públicos, - Serviços públicos, - Seguros, - Seguros, - Serviços de contabilidade, etc. - Serviços de contabilidade, etc.

5 > Custos Variáveis: São aqueles que aumentam ou diminuem proporcionalmente ao nível de atividade da empresa. Exemplos típicos:São aqueles que aumentam ou diminuem. proporcionalmente ao nível de atividade da. empresa. Exemplos típicos: -Matérias primas e materiais ( na indústria ), -Matérias primas e materiais ( na indústria ), - Custo das mercadorias adquiridas ( empresas comerciais ), - Custo das mercadorias adquiridas ( empresas comerciais ), - Impostos sobre faturamento ( empresas de prestação de serviços ). - Impostos sobre faturamento ( empresas de prestação de serviços ).

6 > Custo Direto Cada centro de custo integrante de uma unidade necessita, para seu adequado desempenho, de pessoal e material de consumo, alem de incorrer em outras despesas que lhe são claramente atribuíveis para atingir os fins que lhe são próprios. essas despesas constituem o custo direto do centro de custos considerado.Cada centro de custo integrante de uma unidade necessita, para seu adequado desempenho, de pessoal e material de consumo, alem de incorrer em outras despesas que lhe são claramente atribuíveis para atingir os fins que lhe são próprios. essas despesas constituem o custo direto do centro de custos considerado.

7 > Custo Indireto Para que um centro de custos desempenhe suas atividades próprias não são apenas suficientes seus recursos específicos, faz-se necessário também obter o apoio de outros setores da instituição. neste sentido, parte do custo destes setores de apoio será transferida para os centros de custo que deles se utilizem. o custo que exprime esta utilização e chamado de custo indireto.Para que um centro de custos desempenhe suas atividades próprias não são apenas suficientes seus recursos específicos, faz-se necessário também obter o apoio de outros setores da instituição. neste sentido, parte do custo destes setores de apoio será transferida para os centros de custo que deles se utilizem. o custo que exprime esta utilização e chamado de custo indireto.

8 > Custo Total É aquele valor que exprime a soma do custo direto e indireto, incorrido por um determinado centro de custo para desenvolver as atividades que lhe são próprias.É aquele valor que exprime a soma do custo direto e indireto, incorrido por um determinado centro de custo para desenvolver as atividades que lhe são próprias.

9 > Custos Operacionais Inclui a soma das despesas administrativas e das despesas com vendas. As despesas administrativas refletem todos os gastos incorridos pela área administrativa da empresa (pessoal, manutenção, depreciação de máquinas, etc.), enquanto as despesas com vendas refletem a todos os gastos com a equipe de vendas (salários, comissões, fretes, propaganda, etc.). Mais uma vez, estes gastos devem ser expressos por unidade produzida.Inclui a soma das despesas administrativas e das despesas com vendas. As despesas administrativas refletem todos os gastos incorridos pela área administrativa da empresa (pessoal, manutenção, depreciação de máquinas, etc.), enquanto as despesas com vendas refletem a todos os gastos com a equipe de vendas (salários, comissões, fretes, propaganda, etc.). Mais uma vez, estes gastos devem ser expressos por unidade produzida.

10 >> Fórmula: O custo de produção total, que permite obter o custo de produção médio para cada litro produzido, engloba os custos fixos e variáveis calculados anteriormente. Os custos unitários são importantes para se fazer comparações diretas com os preços de vendas.O custo de produção total, que permite obter o custo de produção médio para cada litro produzido, engloba os custos fixos e variáveis calculados anteriormente. Os custos unitários são importantes para se fazer comparações diretas com os preços de vendas.

11 > Formação de Preço O preço de venda de um produto ou serviço nada mais é do que a soma de duas parcelas: custo de aquisição e lucro desejado; ou, em formato matemático:O preço de venda de um produto ou serviço nada mais é do que a soma de duas parcelas: custo de aquisição e lucro desejado; ou, em formato matemático: Preço de Venda = Custo + Lucro

12 > Custo das Mercadorias Vendidas – CMV A apuração do custo das mercadorias vendidas está diretamente relacionada aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas dos estoques por vendas realizadas no período.A apuração do custo das mercadorias vendidas está diretamente relacionada aos estoques da empresa, pois representa a baixa efetuada nas contas dos estoques por vendas realizadas no período. Custo da mercadoria : é o preço unitário de compra (-) crédito de ICMs, (+) IPI, (+) Frete.Custo da mercadoria : é o preço unitário de compra (-) crédito de ICMs, (+) IPI, (+) Frete.

13 > Custo de vendas ( soma dos percentuais ) - Débito de ICMs - Débito de ICMs - COFINS - COFINS - PIS Faturamento - PIS Faturamento - Comissões - Comissões - Descanso Semanal Remunerado (DSR) - Descanso Semanal Remunerado (DSR) - Encargos Sociais sobre comissões e DSR - Encargos Sociais sobre comissões e DSR - Verba de propaganda/publicidade - Verba de propaganda/publicidade - Despesas com cobrança/descontos - Despesas com cobrança/descontos - Outras - Outras. Incidência dos custos fixos de venda (percentual). Incidência dos custos fixos de venda (percentual). Lucro Desejado (percentual). Lucro Desejado (percentual)

14 >> Fórmula para o cálculo do preço de venda à vista

15 >> O custo das mercadorias vendidas pode ser apurado através da equação: CMV = EI + C - EF

16 É o valor das vendas ou serviços prestados por uma empresa.É o valor das vendas ou serviços prestados por uma empresa. Receita Líquida de VendaReceita Líquida de Venda - É calculada como sendo as vendas de uma empresa depois de descontados os impostos e contribuições que incidem sobre o faturamento. - É calculada como sendo as vendas de uma empresa depois de descontados os impostos e contribuições que incidem sobre o faturamento. > Definição

17 > Despesas São aquelas que estão ligadas direta e indiretamente à fabricação do produto, decorrente desenvolvimento das atividades normais da empresa.São aquelas que estão ligadas direta e indiretamente à fabricação do produto, decorrente desenvolvimento das atividades normais da empresa. Ex. despesas, financeiras, com vendas, administrativas etc.Ex. despesas, financeiras, com vendas, administrativas etc.

18 > Ponto de Equilíbrio Ponto de equilíbrio de um negócio é o nível de atividade em que a receita total iguala o custo total, ou em outras palavras, o nível de atividade de lucro zero. O ponto de equilíbrio é uma ferramenta que ajuda o empresário a planejar diversos níveis de atividade para enfrentar as contingências do mercado e as flutuações do sistema econômico. O ponto de equilíbrio é uma ferramenta que ajuda o empresário a planejar diversos níveis de atividade para enfrentar as contingências do mercado e as flutuações do sistema econômico.

19 >> Modelo Matemático Onde: P E = Ponto de EquilíbrioP E = Ponto de Equilíbrio C F = Custo Fixo TotalC F = Custo Fixo Total C V = Custo Variável TotalC V = Custo Variável Total R = Receita TotalR = Receita Total

20 >> Gráfico do Ponto de Equilíbrio

21

22

23

24

25

26 - Cleiton Darlan - Jamile Ianne - Messias Borges - Nataly Sousa - Cecília Rodrigues - Márcio Eduardo - Ednalda Marques


Carregar ppt "> Definição Valor dos bens ou serviços consumidos ou aplicados em um espaço de tempo definido para produzir outros bens ou serviços num determinado período."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google