A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Entrelaçando a web pessoal Weaving a Personal Web: Using online technologies to create customized, connected, and dynamic learning environments Jessica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Entrelaçando a web pessoal Weaving a Personal Web: Using online technologies to create customized, connected, and dynamic learning environments Jessica."— Transcrição da apresentação:

1 Entrelaçando a web pessoal Weaving a Personal Web: Using online technologies to create customized, connected, and dynamic learning environments Jessica McElvaney Zane Berge Canadian Journal of Learning and Technology / La revue canadienne de lapprentissage et de la technologie, V35(2) Spring / printemps, 2009

2 Objetivo Explorar como as tecnologias pessoais da web (PWTs) podem ser usadas pelos aprendizes e a relação entre as PWTs e os princípios da aprendizagem conectivista.

3 Justificativa Tecnologias livres e de fácil uso oferecem novas maneiras de encontrar, organizar, criar e interagir com a informação; Estes aplicativos personalizados da internet, que já são usados por muitos para socialização e entretenimento, também mostram grande potencialidade para educação e formação.

4 Ambientes Pessoais (Personal webs) ambientes customizados, pessoais, baseados na rede… que explicitamente suportam atividades social, profissional e de aprendizagem … atividades via janelas altamente personalizadas para a rede mundial" (Johnson, Levine & Smith, 2009, p. 19),

5 Questão Como as PWTs podem fortalecer as conexões entre a aprendizagem acadêmica e de trabalho criando um ambiente de aprendizagem contínuo, dinâmico aos indivíduos que mudam de um papel para outro? (Cohn & Hibbitts, 2004)

6 As mudanças constantes das demandas PLN - Utecht (2008) – utilidade dos PLN …uma comunidade de colegas, pares, professores, e outros indivíduos a qual o aprendiz se juntou e pode se conectar usando as PWTs você pode não saber tudo… [mas] você pode apoiar-se na rede para aprender e armazenar conhecimento (Stage 5 section, para. 1, line 2).

7 Conectivismo O uso das PWTs para a aprendizagem sustenta diretamente vários princípios do conectivismo, teoria delineada por Siemens (2006): (i) conhecimento repousa em redes; (ii) conhecimento pode residir em dispositivos não-humanos e aprendizagem é habilitada/facilitada pela tecnologia; (iii) moeda (conhecimento atual) é a intenção de todas as atividades de aprendizagem conectivistas (p. 31).

8 As tecnologias pessoais da web PWTs permitem que os aprendizes expandam seu conhecimento conectando-se aos recursos externos (outras pessoas, base de dados online, sites de referência, etc.). Se os indivíduos podem desevolver suficientemente a abilidade para encontrar, organizar e gerenciar estas conexões, seu conhecimento disponível não tem que estar limitado aos limites do seu próprio crânio.

9 PLE na web

10 PWTs (personal web technologies)- marcadores sociais e ferramentas de busca Social bookmarks - resumidamente, é um sistema de bookmarks (também conhecido como favoritos ou marcadores) (online) de livre acesso, que tem por finalidade disponibilizar seus favoritos na internet para o seu fácil acesso e para compartilhar com os usuários da Internet(online) Research tools – ferramentas de busca Delicious, Diigo, Twine, Zotero, etc.

11 Personal Publishing Tools Ferramentas que possibilitam fazer publicações próprias na internet. Iskold (2007) enxerga a variedade das opções de publicação pessoal como um contínuo, deslocando-se do foco no conteúdo, de posts formais em blog para o foco no social, mensagens informais em redes sociais, com uma queda dos micro blogs. Twitter, blogger, wordpress.

12 Aggregators - agregadores um site web ou software que agrega um tipo específico de informações de múltiplas fontes online. Há filtros que coletam artigos, mídias, conversas customizadas às necessidades do usuário, economizando tempo e esforço (King, 2009). Google Reader, Friendfeed

13 Widget (aplicativo) –portabilidade, dinamicidade, interação (mobile phones) Um widget é um componente de uma interface gráfica do usuário (GUI), o que inclui janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc..interface gráfica do usuáriojanelas botõesmenusíconesbarras de rolagem Outro emprego do termo são os widgets da área de trabalho, pequenos aplicativos que flutuam pela área de trabalho e fornecem funcionalidade específicas ao utilizador (previsão do tempo, cotação de moedas, relógio,...)

14 Possibilidades e desafios Mais opções em relação à quando e onde aprender (Gravações de seus contextos de aprendizagem, fotos, vídeos, etc); Choque com a instrução linear, tradicional, centrada no professor; Professores e Aprendizes - Aprender a questionar fontes, verificar informações, comparar e contrastar perspectivas e tornar-se independente; Desenvolver habilidades de letramento crítico e relação às mídias e à informação, evitando ser enganado pela informação.

15 Aprendizagem linear, o professor seleciona e apresenta o conteúdo aos alunos

16 Aprendizagem não-linear; o estudante recebe a informação de uma grande variedade de fontes, podendo escolher, filtrar, criticar e gerenciar a informação externa

17 5 desvantagens Grande quantidade de tempo tentando digerir e responder contatos; desconectado aos presentes fisicamente (Utecht, 2008) – cuidado entre interesses online e offline; Um dreno que pode interromper a atenção e a produtividade (Grossman, 2009); Concursos de popularidades –domínio e imposição de discussões, ideias, seguidores; Câmara de eco – lutar para criar diversas vozes, provocativas, críticas e criativas; Privacidade e segurança – vulnerável a assédios e críticas;

18 Conclusões PWT - Descartar o papel passivo de consumidores; Tornar-se editor, questionador crítico, criador com voz nas discussões, colaborador e contribuidor com ideias; Escolher como receber a informação e também como interagir com ela; A qualidade de uso dos PLE ou PLN depende do aprendiz.


Carregar ppt "Entrelaçando a web pessoal Weaving a Personal Web: Using online technologies to create customized, connected, and dynamic learning environments Jessica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google