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Da heterogeneidade do discurso à heterogeneidade do texto e suas implicações no processo da leitura Freda Indursky UFRGS - Instituto de Letras - Teoria.

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1 Da heterogeneidade do discurso à heterogeneidade do texto e suas implicações no processo da leitura Freda Indursky UFRGS - Instituto de Letras - Teoria e Prática de Leitura Professora Solange Mittmann Janaína Tatim

2 Sumário I.Alguns pressupostos da Análise do Discurso; II.O texto na Análise do Discurso e o interesse da Análise do Discurso no texto; III.Texto: um construto de efeitos; IV. A relação autor-texto; V.A relação leitor-texto; VI. O trabalho da leitura como prática social;

3 I. Alguns pressupostos da Análise do Discurso; Discurso: objeto não-empírico, mas de natureza reflexiva e da interpretativa, efeito de sentido entre interlocutores constituido pela língua, pela história e por um sujeito interpelado pela ideologia; está na ordem do repetível (sujeito ele mesmo e da palavra do outro, do já-dito) Heterogeneidade: remete à palavra do outro que subjaz à palavra do sujeito, a um já-dito amplo e disperso no tempo e no espaço; ao interdiscurso e à memória do dizer/memória discursiva; Formação discursiva: espaço socio-histórico de dominância de uma ideologia com o qual certos sujeitos se identificam e pelo qual os sentidos se definem, assim há uma certa previsão do que pode e deve ser dito neste lugar social de onde o sujeito se enuncia e no qual ele está incrito assim como outros sujeitos. As posições dos sujeitos numa mesma formação discursiva podem ser divergentes, por isso é também um espaço de heterogeneidade e contradição; (ex: ocupação X invasão; protesto X baderna)

4 II O texto na Análise do Discurso e o interesse da Análise do Discurso no texto; Texto: > materialidade linguística através da qual se tem acesso ao discurso; > unidade de análise afetada pelas condições de produção; > espaço simbólico não fechado em si mesmo que estabelece realções com a exterioridade, as quais são: contextuais (determina as condições de sua produção), textuais (intertextualidade, ex: paródias) e interdiscursivas (vários discursos, rede de formulações); > possui uma meterialidade linguística mas de maneira nenhuma se reduz a ela organização linguística pela organização linguística? NÃÃÃO texto pelo texto??? NÃÃÃO

5 ...então de que modo o texto interesssa à AD?...interessa como o texto ORGANIZA sua RELAÇÃO com a DISCURSIVIDADE, com a EXTERIORIDADE e o MODO COMO organiza internamente estes elementos provenientes da exterioridade para que produzam o EFEITO de um texto homogêneo. trabalho discursivo de taxtualização

6 III.Texto: um construto de efeitos; Efeito de textualidade Efeito de consistência Ilusão de estabilização Efeito-texto Efeitos de transparência Efeito de homogeneidade

7 A superfície textual precisa parecer perfeita, plana, lisa, uniforme... Recortes discursivos provenientes de outros textos, de uma memória discursiva...

8 IV. A relação autor-texto; Sujeito-autor impressão de origem do próprio dizer X apagamento dos vestígios da interdiscursividade ilusão de senhor dos sentidos do texto fechamento e completude simbólico esquecimento da exterioridade (efeito-sujeito) efeito-texto como a hetergeneidade estruturada pelo sujeito-autor

9 Dialética da memória discursiva X modalidade do esquecimento Inconsciência das redes discursivas que atravessam e dão sustentação ao dizer

10 V. A relação leitor-texto Sujeito-leitor também interpelado ideologicamente e identificado com formação(s) discursiva(s), ou seja, a produção da leitura feita desde um lugar social, de uma história pessoal de leitura identifica-se ou não com o discurso e a posição do sujeito- autor instaura a prática discursiva de leitura interlocução da leitura vai além da interlocução autor-leitor: trata-se de interlocução de memórias discursivas; atribuição e produção de sentido desconstrução/construção, desestabilização/estabilização, desestruturação/estruturação de efeitos texto como uma heterogeneidade provisoriamente estruturada

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12 V. O trabalho da leitura como prática social Ler mergulhar na teia discursiva invisível, constituida de palavras anônimas já-ditas e já esquecidas que constituem um corpo sócio-histórico de vestígios a serem lidos...trabalho discursivo que lança o sujeito-leitor em um processo histórico de compreensão/interpretação/disputa/produção de sentido...levar o aluno a inscrever-se nessa prática social


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