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Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica Previsões.

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1 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica Previsões

2 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica C/P M/PL/P ? EstratégicoOperacional

3 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica Perda de negócios, clientes, tempo, stocks, salários Excesso de capacidade RH contratações / despedimentos / formação Aprovisionamento stocks necessários Finanças capital necessário / ROI / financiamento / FMN Produção que / quando / como produzir / que máquinas Marketing a quem / a quantos / quando / que preço Falta de capacidade previsão

4 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica

5 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica dados MODELO modelo fiável ? Previsão N S Adoptar modelo 1.Angariar série temporal 2.Mapear dados relevantes a)Peculiaridades b)Tendências c)Linearidades d)discrepâncias 3.Seleccionar função f quer descreve essa série 4.Encontrar componente aleatória 5.Identificar as variáveis independentes 6.Analisar qualidade dos modelos 7.Adoptar modelos Modelização: Variáveis independentes Variável dependente Erro Y T = f (t, Y T-1 ; $) + t f (*) f (.) + t

6 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica t1t1 Erro do modelo face aos valores da amostra (modelo é testado face aos valores com que foi definido) Erro do modelo face ao futuro t1t1

7 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica Sem tendência ou sazonalidade Sem tendência, com sazonalidade Tendência linear e sazonalidade aditiva Tendência linear e sazonalidade multiplicativa Tendência não linear e sazonalidade aditiva Tendência não linear e sazonalidade multiplicativa Mapeamento de dados forma geral da função

8 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica Série original ciclo sazonalidade tendência nível aleatório Decomposição de séries

9 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica Erro médio Análise do erro de previsões Erro médio quadrático Erro % médio absoluto Desvio médio absoluto

10 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica Capacidade de resposta Estabilidade Reacção a tendências

11 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica Médias Média cumulativa Média móvel Média móvel ponderada

12 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica Suavização exponencial simples Suavização exponencial dupla Suavização exponencial

13 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica Tendência linear Tendências

14 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica Sazonalidade multiplicativa Sazonalidade aditiva

15 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica a)Série c/ N períodos(N = sazonalidade) b)Média móvel centrada(janela = N) c)Determinar rácioy t / mmc d)Estimar x S e)Remover sazonalidade f)Estimar parâmetros da série desazonalizada g)Integrar sazonalidade,se não: Modelos com sazonalidade Sazonalidade MULTIPLICATIVA

16 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica a)Série c/ N períodos(N = sazonalidade) b)Média móvel centrada(janela = N) c)Determinar valory t – MMC d)Estimar x S e)Remover sazonalidade f)Estimar parâmetros da série desazonalizada g)Integrar sazonalidade,se não: Modelos com sazonalidade Sazonalidade ADITIVA

17 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica Modelos causais

18 Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica MétodoDescriçãoUtilizações Precisão Custo relativo Curto prazoMédio prazoLongo prazo DELPHI Previsão desenvolvida por painel de especialistas, que respondem a questões. As respostas (anónimas), são, no final de cada sessão dadas aos participantes. De 3 a 6 sessões são necessárias para atingir a convergência na previsão Planeamento de unidades ou de capacidades de produção – vendas de L/P Médio a muito bom Médio/alto Estudos de mercado Vendas totais ou produtos individuais Muito bomBomMédioAlto Analogia de ciclo de vida Baseadas nas fases de introdução, crescimento, maturidade e declínio de proditos similares Vendas de L/P para planeamento de unidades ou de capacidades FracoMédio a bom Médio Juízo informado Grupo ou individualidades, baseados na experiência, em palpites ou em conhecimento de factos sobre a situação Vendas totais ou produtos individuais Fraco a médio Baixo


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