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Uma visão geral do e-commerce. Definições e conceitos de CE Comércio eletrônico (CE) é o processo de comprar, vender ou trocar produtos, serviços e informações.

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1 Uma visão geral do e-commerce

2 Definições e conceitos de CE Comércio eletrônico (CE) é o processo de comprar, vender ou trocar produtos, serviços e informações via redes de computador É definido a partir destas perspectivas Comunicações ( distribuição de produtos, serviços Informação ou pagamentos por meio de redes de computadores ou outros meios eletrônicos) Processos de negócios ou comercial (é a aplicação de tecnologia para a automação de transações e do fluxo de trabalho)

3 Serviço (ferramenta que satisfaz a necessidade da empresa, consumidores e administradores quanto a diminuição de custos e a elevação nos níveis de qualidade e agilidade de atendimento. On-line (possibilidade de compra e vendas de produtos e informações pela Internet ou por outros serviços on- line) Colaborações (instrumento de mediação inter e intracooperativa dentro de uma organização) Comunidade (um ponto de encontro para membros da comunidade poderem aprender, realizar e cooperar uns com os outros.

4 Definições e conceitos de CE (cont.) E-business é uma definição mais ampla de CE que inclui não só a compra e a venda de bens e serviços, mas também Prestação de serviços a clientes Colaboração com parceiros de negócios Realização de negócios eletrônicos dentro de uma organização

5 CE puro: todas as dimensões são digitais Organizações on-line puras (virtuais) Organização da nova economia Vendem produtos ou serviços apenas on- line CE parcial: um mix de características digitais e físicas Organizações de cliques e cimento Realiza atividades de CE Concentra suas atividades no mundo físico Definições e conceitos do CE (cont.)

6 CE pela Internet vs. CE sem Internet VANs value-added networks LANs redes locais Máquinas computadorizadas Usando um cartão eletrônico em uma máquina de vendas Usando um telefone celular para fazer uma compra on-line Definições e conceitos do CE (cont.)

7 Estrutura e abrangência do CE A estrutura do CE Aplicações de CE apoiadas por infra-estrutura e 5 áreas de apoio Pessoas( vendedores, compradores, funcionarios) Política pública(aspectos legais e políticos, proteção á privacidade determinados pelo governo) Protocolos e padrões técnicos( pgto com protocolos de segurança como o SSL(secure socker layer) Parceiros de negócios(permutas e parcerias comerciais de diversos tipos) Serviços de apoio(pesquisa de mercado,, propaganda, - necessário planejar, organizar, motivar, desenvolver estratégias)

8 Quadro 1.2 A estrutura do CE

9 Classificação do CE pela natureza da transação Business-to-business (empresa-empresa - B2B): Modelo de CE em que todos os participantes são empresas ou outras organizações Business-to-consumer (empresa-consumidor - B2C): Modelo de CE em que as empresas vendem a compradores individuais Business-to-business-to-consumer (empresa-empresa- consumidor - B2B2C): Modelo de CE em que uma empresa fornece algum produto ou serviço a uma empresa cliente; essa empresa tem seus próprios clientes, a quem o produto ou serviço é fornecido

10 Consumer-to-business (consumidor-empresa - C2B): Indivíduos que usam a Internet para vender produtos ou serviços a organizações e/ou buscar vendedores a fim de lhes oferecer lances por produtos ou serviços de que necessitam Consumer-to-consumer (consumidor-consumidor - C2C): consumidores vendem diretamente a outros consumidores Classificação do CE pela natureza da transação

11 Mobile commerce (m-commerce) Transações e atividades de CE conduzidas em ambientes sem fio Location-commerce ( l-commerce) Transações direcionadas a indivíduos em locais específicos, em horários específicos Classificação do CE pela natureza da transação

12 CE intranegócios (organizacional): Categoria de CE que inclui todas as atividades internas da empresa, que envolvem a troca de bens, serviços ou informações entre várias unidades e indivíduos de uma organização Classificação do CE pela natureza da transação

13 Business-to-employee (empresa-funcionário - B2E): Modelo de CE em que uma organização fornece serviços, informações ou produtos a seus funcionários Comércio colaborativo (c-commerce): Modelo de CE em que indivíduos ou grupos comunicam-se e colaboram on-line E-government: Government-to-citizens (governo- cidadão - G2C): Modelo de CE em que uma entidade governamental compra ou fornece bens, serviços ou informações a empresas ou cidadãos Classificação do CE pela natureza da transação

14 Bolsa (eletrônica): E-market que reúne muitos compradores e vendedores Exchange-to-exchange (bolsa-bolsa - E2E): Modelo de EC em que bolsas eletrônicas conectam-se umas às outras para troca de informações Classificação do CE pela natureza da transação

15 Marketing Ciência da computação Comportamento e psicologia do consumidor Finanças Economia Sistemas de informação gerenciais Contabilidade e auditoria Administração Lei e ética dos negócios A natureza interdisciplinar do CE

16 Breve história do CE Primeiras aplicações de CE desenvolvidas no início da década de 1970 Transferência eletrônica de fundos (TEF) Limitada a: Grandes corporações Instituições financeiras Poucas outras empresas mais ousadas

17 Troca eletrônica de dados (EDI) transferência eletrônica de documentos: Pedidos de compra Faturas Pagamentos eletrônicos entre empresas Base ampliada de participantes inclui: Fabricantes Varejistas Prestadores de serviços Breve história do CE (cont.)

18 Sistemas interorganizacionais (IOS) Comércio de ações Sistemas de reservas de viagens A Internet tornou-se mais comercial no começo da década de 1990 Quase toda organização de médio e grande porte no mundo tem hoje um site Web A maioria das grandes empresas tem portais abrangentes Breve história do CE (cont.)

19 Os sucessos do CE On-line puro eBay VeriSign AOL Checkpoint Cliques e cimento (mistas) GE IBM Intel Schwab Os fracassos do CE Varejistas virtuais começaram a falir em 1999 Isso não significa que o CE esteja com os dias contados Grandes empresas de CE como a Amazon.com estão se expandindo mas o successo ou o fracasso não são certos Breve história do CE (cont.)

20 A história de sucesso da Campusfood.com inciada na Pensilvânia O segredo do sucesso da Campusfood.com foi fornecer menus interativos a estudantes universitários Usando o poder da Internet para aperfeiçoar os pedidos tradicionais de refeições por telefone Concentrando milhares de pedidos para restaurantes locais, entregando pizzas, lanches e frango assado à comunidade da Universidade da Pensilvânia

21 Campusfood.com (cont.) A construção da base de clientes da empresa envolveu: Registrar outras universidades Atrair estudantes Gerar uma lista de restaurantes dos quais os estudantes poderiam pedir pratos para entrega Algumas atividades são terceirizadas para empresas de marketing, possibilitando cadastrar dezenas de escolas no país todo

22 Campusfood.com (cont.) Iniciada com um investmento de menos de um milhão de dólares Investidores particulares Amigos Familiares A receita é gerada por taxas de transação comissão de 5 por cento em cada pedido

23 Campusfood.com (cont.) Na campusfood.com você pode: Navegar por uma lista de restaurantes locais Acessar um menu interativo Evitar linhas conjestionadas, fazendo o pedido on-line Obter acesso a pratos especiais, promoções e brindes dos restaurantes Pagar eletronicamente seu pedido

24 Um método de fazer negócios pelo qual uma empresa pode gerar receita para se manter Especifica em que ponto da cadeia de valor a empresa se encontra Modelos de negócios são um componente de um plano de negócios ou de um caso de negócios Modelos de negócios

25 Planos e casos de negócios Plano de negócios Documento escrito que identifica os objetivos de negócios de uma empresa e define estratégias para que sejam atingidas Caso de negócios Documento escrito usado por gerentes para arrecadar fundos para aplicações ou projetos específicos; sua principal ênfase é a justificativa para um investimento


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