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APRESENTAÇÃO DA ESCOLA

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Apresentação em tema: "APRESENTAÇÃO DA ESCOLA"— Transcrição da apresentação:

1 APRESENTAÇÃO DA ESCOLA
Avaliação Externa 2012 APRESENTAÇÃO DA ESCOLA 01.FEV.12 Escola Secundária de Sampaio Por uma escola inclusiva de qualidade

2 SUMÁRIO Caracterização da Escola Resultados Liderança e Gestão
Prestação do Serviço Educativo Liderança e Gestão

3 Caraterização da Escola
População escolar 2011/2012 Caraterização dos alunos Contexto social dos Pais e EE Oferta Formativa Pessoal docente em 2011/2012 Pessoal não docente em 2011/2012

4 SECUNDÁRIO PROFISSIONAL
População escolar em 2011/2012 Caracterização dos alunos 3ºCICLO SECUNDÁRIO REGULAR SECUNDÁRIO PROFISSIONAL TOTAL ALUNOS COM ASE 78 31% 141 28% 91 39% 310 NEE 11 7 1 19 ALUNOS ESTRANGEIROS 10 39 24 73

5 Contexto social dos Pais e E.E.
Profissões de nível intermédio e super. Habilitações de nível superior Habilitações de nível sec. ou sup. Computador e internet em casa 3º CICLO 29,6% 21,3% 48% 90% SECUNDÁRIO 26,2% 16% 36% 89% Oferta Formativa 3ºCICLO REGULAR PIEF TOTAL 41 TURMAS DIURNAS 10 TURMAS 1 TURMA SECUNDÁRIO REGULAR CIÊNCIAS ECONOMIA HUMANIDADS ARTES VISUAIS 2 TURMAS 5 TURMAS 3 TURMAS SECUNDÁRIO PROFISSIONAL INFORMÁTICA GESTÃO MARKETING TURISMO DESPORTO SECUNDÁRIO EFA NOTURNO ESCOLAR A. EDUCATIVA 8 TURMAS NOTURNAS

6 Pessoal não docente em 2011-2012
Pessoal docente em Antig/Idade 20 a 29 anos 30 a 39 anos 40 a 49 anos 50 a 59 anos 60 ou mais TOTAL < 4 anos 1 8 11 5 a 9 anos 10 10 a 19 anos 14 22 3 39 21 23 45 > 30 anos 15 16 30 46 43 121 Docentes do quadro 99/82% Docentes contratados 22/18% Pessoal não docente em Antig/Idade 20 a 29 anos 30 a 39 anos 40 a 49 anos 50 a 59 anos 60 ou mais TOTAL < 4 anos 2 4 5 a 9 anos 1 10 a 19 anos 9 5 17 3 11 14 > 30 anos 15 19 40 Assistentes operacionais Assistentes administrativos 12

7 1. Resultados 1.1. Resultados Académicos 1.2. Resultados Sociais
1.3. Reconhecimento da Comunidade

8 1.1. Resultados Académicos
Evolução dos resultados internos contextualizados EVOLUÇÃO DAS TAXAS DE TRANSIÇÃO/CONCLUSÃO 7ºANO ºANO ºANO

9 1.1. Resultados Académicos
Evolução dos resultados internos contextualizados EVOLUÇÃO DAS TAXAS DE TRANSIÇÃO/CONCLUSÃO 10ºANO ºANO ºANO

10 1.1. Resultados Académicos
Evolução dos resultados externos contextualizados PERCENTAGEM DE POSITIVAS NOS EXAMES DO 9ºANO Língua Portuguesa Matemática

11 1.1. Resultados Académicos
Evolução dos resultados externos contextualizados MÉDIAS OBTIDAS NOS EXAMES DO 11ºANO BIOL. GEOL FIS. QUI. A GEOM. DESC.A MACS

12 1.1. Resultados Académicos
Evolução dos resultados externos contextualizados MÉDIAS OBTIDAS NOS EXAMES DO 12ºANO PORTUGÊS MATEMÁTICA A HISTÓRIA A DESENHO A

13 1.1. Resultados Académicos
Resultados externos contextualizados Ranking da Escola SIC/Expresso 2009 2010 2011 DISTRITO Ensino Básico 320 (1300) 359 (1295) 245 (1291) 2º lugar Ensino Secundário 140 (504) 104 (485) 124 (478) 5º lugar

14 1.1. Resultados Académicos
Qualidade do sucesso 2007 2008 2009 2010 2011 CI 13,0 12,6 13,3 12,8 CE 9,8 10,9 11,0 11,4 CI-CE 3,2 1,7 2,0 1,9 1,8 DIFERENÇA ENTRE CI/CE POR DISCIPLINA EM 2011

15 1.1. Resultados Académicos
Abandono e desistência PERCENTAGEM DE ABANDONO E DESISTÊNCIA

16 1.2. Resultados Sociais Participação dos pais e alunos nos órgãos e estruturas da Escola Participação dos pais e alunos em atividades organizadas pela Escola Ação de melhoria nº3 Participação na vida da escola e assunção de responsabilidades Conjunto de normas de conduta afixado em todas as salas de aula Atuação da direção de forma assertiva mas com firmesa e em curto espaço de tempo Gabinete de apoio à disciplina Ação de melhoria nº2 que inclui formação de docentes Cumprimento de regras e disciplina Participação dos alunos e professores nas campanhas do Banco Alimentar Participação dos alunos e professores em campanhas de solidariedade para várias instituições Parceria com Rotary Club para ações de voluntariado Formas de solidariedade

17 Impacto da escolaridade no percurso dos alunos
1.2. Resultados Sociais Impacto da escolaridade no percurso dos alunos ENTRADAS NO ENSINO SUPERIOR POR OPÇÃO PERCURSO DOS ALUNOS APÓS CONCLUIREM CURSOS PROFISSIONAIS

18 1.3. Reconhecimento da comunidade
Grau de satisfação da comunidade educativa QUESTIONÁRIOS DA IGE

19 1.3. Reconhecimento da comunidade
Grau de satisfação da comunidade educativa

20 1.3. Reconhecimento da comunidade
Grau de satisfação da comunidade educativa Formas de valorização do sucesso dos alunos Quadro de valor, mérito e excelência Momentos solenes de entrega de diplomas Contributo da Escola para o desenvolvimento da comunidade envolvente Oferta formativa diversificada designadamente em regime pós laboral Participação do diretor em várias estruturas concelhias Cedência das instalações da escola para formação QUESTIONÁRIOS CAF II

21 2. Prestação do Serviço Educativo
2.1. Planeamento e Articulação 2.2. Práticas de Ensino 2.3. Monitorização e avaliação das aprendizagens

22 2.1. Planeamento e articulação
Gestão articulada do currículo Articulação curricular vertical pelos Grupos Disciplinares Articulação curricular horizontal pelos Conselhos de Turma Conselhos de Curso e diretores dos cursos profissionais Enriquecimento curricular através dos projetos PIS, Desporto Escolar e outros Contextualização do currículo e abertura ao meio Oferta educativa diversificada de acordo com as opções dos alunos A abertura dos cursos profissionais em função do tecido empresarial UFCD e EFA de acordo com necessidades identificadas pelo CNO Múltiplas atividades que visam valorizar o património local Trabalho cooperativo entre docentes Condições horárias para a realização de encontros formais Atribuição de uma hora da componente não letiva Distribuição de serviço de modo a privilegiar equipas de ano

23 2.2. Práticas de ensino Práticas de ensino
Adequação dos currículos e dos instrumentos de avaliação Apoios pedagógicos acrescidos e sala de estudo Reforço da carga horária nas disciplinas com exame nacional Práticas de ensino Professor do ensino especial e psicóloga da escola Técnicos no âmbito do Centro de Recursos para a Inclusão ( CRI) Adequação dos apoios aos alunos com NEE Definição anual de metas de resultados Estrutura intermédia do NAI Reflexão periódica pelos Grupos Disciplinares sobre os resultados obtidos Exigência e incentivo à melhoria dos desempenhos Valorização do trabalho laboratorial e experimental Uso das TIC em contexto de sala de aula Mobilização da Plataforma Moodle Metodologias ativas e experimentais no ensino e nas aprendizagens

24 2.2. Práticas de ensino Valorização da dimensão artística
Oferta do curso de Artes Visuais Clube de teatro Várias atividades de valorização das artes, concursos etc Valorização da dimensão artística Valorização dos recursos existentes na BE/CRE Regulamentação das atividades de enriquecimento curricular com prejuízo de aulas Reintrodução do 2º toque e rigor no cumprimento dos horários) Rendibilização dos recursos educativos e do tempo dedicado às aprendizagens Coordenadores e subcoordenadores de departamento Plataforma Moodle como base de dados Supervisão da prática letiva apenas no âmbito da ADD Acompanhamento e supervisão da prática letiva

25 2.3. Monitorização e avaliação das aprendizagens
Diversificação das formas de avaliação Utilização das várias modalidades de avaliação designadamente a formativa Diversificação dos instrumentos de avaliação Testes, relatórios, ensaios, portefólios, apresentações orais etc Aferição dos critérios e dos instrumentos de avaliação Elaborados pelos grupos disciplinares e monitorizados pelo CP Elaboração de testes iguais ou com a mesma matriz Adesão ao projeto dos testes intermédios do GAVE Eficácia das medidas de apoio educativo Prevenção da desistência e do abandono Criação de turmas CEF e Cursos Profissionais Projeto EPIS, turma PIEF Ano Nº alunos com APA ou A. Móvel Transitaram de ano Eficácia 27 100% 23 34 26 76%

26 3. Liderança e Gestão 3.1. Liderança 3.2. Gestão
3.3. Autoavaliação e melhoria

27 3.1. Liderança Promove-se a necessidade de vestir a camisola da Escola Comemora-se na Escola datas importantes com momentos de convívio São atribuídos pela Escola prémios aos alunos em momentos solenes Visão estratégica e fomento do sentido de pertença e de identificação com a Escola Delegação formal de competências nas várias estruturas Delegação formal de competências nos elementos da direção Delegação formal de competências nos chefes e coordenadores Valorização das estruturas intermédias Projeto do centro de recursos educativos e formação de Sesimbra Projeto do centro recursos para a inclusão com a Cercizimbra Parcerias com várias instituições, CMS, Centro de Saúde, Rotary Club, Empresas etc Desenvolvimento de projetos, parcerias e soluções inovadoras Exercício de uma gestão de proximidade em que se privilegia o diálogo e a negociação. Motivação das pessoas e gestão de conflitos Mobilizamos vários recursos como os serviços da CMS, Bombeiros, Proteção civil, Biblioteca Municipal, Sesimbra FM, Jornal de Sesimbra. Temos tido também vários projetos financiados. Mobilização dos recursos da comunidade educativa

28 3.2. Gestão Docentes: privilegia-se a cont. pedagógica e a formação de equipas de ano Pessoal não docente: privilegia-se as comp. específicas e alguma rotatividade Tem-se em conta a competência e a aceitação das pessoas na atrib. de cargos Critérios e práticas de organização e afetação dos recursos e distribuição de serviço Tem-se em conta as opções dos alunos e procura-se que fiquem com alguns colegas anteriores Procura-se formar turmas heterogéneas e não turmas de bons e maus alunos Elaboram-se horários desencontrados por ano de escolaridade Critérios de constituição dos grupos e das turmas, de elaboração dos horários No caso dos docentes processo decorreu com normalidade embora tenha gerado mau estar No caso do pessoal não docente o processo está estabilizado não tendo gerado conflitos Avaliação do desempenho e gestão das competências dos trabalhadores Estrutura intermédia apenas com competências na formação contínua Valorização do trabalho cooperativo entre docentes para o desenvolvimento profissional Promoção do desenvolvimento profissional institucional, Plataforma Moodle, Site, Página no Facebook, Sesimbra FM e Jornal Eficácia dos circuitos de informação e comunicação interna e externa

29 3.3. Autoavaliação e melhoria
Processo de autoavaliação interna assumido pela comunidade com naturalidade Identificação das áreas a melhorar e constituição de equipas para a sua implementação Coerência entre a autoavaliação e a ação para melhoria Foram implementadas algumas medidas como o QVME e a elaboração anual de PFE Utilização dos resultados da avaliação externa na elaboração dos planos de melhoria Foram incluídas na equipa de autoavaliação, alunos, pais, funcionários e amigo crítico Foram apresentados os resultados à comunidade e envolveram-se pessoas nas AM Envolvimento e participação da comunidade educativa na autoavaliação Os resultados são monitorizados em todos os períodos letivos e no final do ano Os ciclos de AI têm decorrido em períodos de 2 anos e envolvem os 9 critérios da CAF Continuidade e abrangência da autoavaliação Está assumido pela comunidade como necessário o processo de autoavaliação para a melhoria dos resultados Está criada uma estrutura intermédia para tratar exclusivamente do processo de autoavaliação Impacto da autoavaliação no planeamento, na organização e nas práticas profissionais

30 3.3. Autoavaliação e melhoria

31 3.3. Autoavaliação e melhoria

32 APRESENTAÇÃO DA ESCOLA
Avaliação Externa 2012 APRESENTAÇÃO DA ESCOLA 01.FEV.12 Escola Secundária de Sampaio Por uma escola inclusiva de qualidade


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