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Escola Secundária de Sampaio Por uma escola inclusiva de qualidade 01.FEV.12 Avaliação Externa 2012.

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1 Escola Secundária de Sampaio Por uma escola inclusiva de qualidade 01.FEV.12 Avaliação Externa 2012

2 Caracterização da Escola Resultados Prestação do Serviço Educativo Liderança e Gestão

3 Caraterização da Escola População escolar 2011/2012 Caraterização dos alunos Contexto social dos Pais e EE Oferta Formativa Pessoal docente em 2011/2012 Pessoal não docente em 2011/2012

4 Caraterização da Escola Caracterização dos alunos 3ºCICLO SECUNDÁRIO REGULAR SECUNDÁRIO PROFISSIONAL TOTAL ALUNOS COM ASE 7831%14128%9139%31031% ALUNOS COM NEE ALUNOS ESTRANGEIROS População escolar em 2011/2012

5 Caraterização da Escola Contexto social dos Pais e E.E. Contexto socialProfissões de nível intermédio e super. Habilitações de nível superior Habilitações de nível sec. ou sup. Computador e internet em casa 3º CICLO29,6%21,3%48%90% SECUNDÁRIO26,2%16%36%89% Oferta Formativa 3ºCICLO REGULARPIEF TOTAL 41 TURMAS DIURNAS 10 TURMAS1 TURMA SECUNDÁRIO REGULAR CIÊNCIASECONOMIAHUMANIDADSARTES VISUAIS 10 TURMAS2 TURMAS5 TURMAS3 TURMAS SECUNDÁRIO PROFISSIONAL INFORMÁTICAGESTÃOMARKETINGTURISMODESPORTO 3 TURMAS2 TURMAS3 TURMAS2 TURMAS1 TURMA SECUNDÁRIO EFA NOTURNO ESCOLARGESTÃOINFORMÁTICAA. EDUCATIVA 8 TURMAS NOTURNAS 1 TURMA3 TURMAS2 TURMAS

6 Caraterização da Escola Pessoal docente em Antig/Idade20 a 29 anos30 a 39 anos40 a 49 anos50 a 59 anos60 ou maisTOTAL < 4 anos a 9 anos a 19 anos a 29 anos > 30 anos TOTAL Pessoal não docente em Antig/Idade20 a 29 anos30 a 39 anos40 a 49 anos50 a 59 anos60 ou maisTOTAL < 4 anos a 9 anos a 19 anos a 29 anos > 30 anos TOTAL Docentes do quadro 99/82% Docentes contratados 22/18% Assistentes operacionais 28 Assistentes administrativos 12

7 1. Resultados 1.1. Resultados Académicos 1.2. Resultados Sociais 1.3. Reconhecimento da Comunidade

8 1. Resultados 1.1. Resultados Académicos Evolução dos resultados internos contextualizados EVOLUÇÃO DAS TAXAS DE TRANSIÇÃO/CONCLUSÃO 7ºANO 8ºANO 9ºANO

9 1. Resultados 1.1. Resultados Académicos Evolução dos resultados internos contextualizados EVOLUÇÃO DAS TAXAS DE TRANSIÇÃO/CONCLUSÃO 10ºANO 11ºANO 12ºANO

10 1. Resultados 1.1. Resultados Académicos Evolução dos resultados externos contextualizados PERCENTAGEM DE POSITIVAS NOS EXAMES DO 9ºANO Língua Portuguesa Matemática

11 1. Resultados 1.1. Resultados Académicos Evolução dos resultados externos contextualizados MÉDIAS OBTIDAS NOS EXAMES DO 11ºANO BIOL. GEOL. FIS. QUI. A GEOM. DESC.A MACS

12 1. Resultados 1.1. Resultados Académicos Evolução dos resultados externos contextualizados MÉDIAS OBTIDAS NOS EXAMES DO 12ºANO PORTUGÊS MATEMÁTICA A HISTÓRIA A DESENHO A

13 1. Resultados 1.1. Resultados Académicos Resultados externos contextualizados Ranking da Escola SIC/Expresso DISTRITO Ensino Básico320 (1300)359 (1295)245 (1291) 2º lugar Ensino Secundário140 (504)104 (485)124 (478)5º lugar

14 1. Resultados 1.1. Resultados Académicos Qualidade do sucesso CI13,012,613,013,312,8 CE9,810,911,011,411,0 CI-CE3,21,72,01,91,8 DIFERENÇA ENTRE CI/CE POR DISCIPLINA EM 2011

15 1. Resultados 1.1. Resultados Académicos Abandono e desistência PERCENTAGEM DE ABANDONO E DESISTÊNCIA

16 1. Resultados Participação dos pais e alunos nos órgãos e estruturas da Escola Participação dos pais e alunos em atividades organizadas pela Escola Ação de melhoria nº3 Participação na vida da escola e assunção de responsabilidades Conjunto de normas de conduta afixado em todas as salas de aula Atuação da direção de forma assertiva mas com firmesa e em curto espaço de tempo Gabinete de apoio à disciplina Ação de melhoria nº2 que inclui formação de docentes Cumprimento de regras e disciplina Participação dos alunos e professores nas campanhas do Banco Alimentar Participação dos alunos e professores em campanhas de solidariedade para várias instituições Parceria com Rotary Club para ações de voluntariado Formas de solidariedade 1.2. Resultados Sociais

17 1. Resultados 1.2. Resultados Sociais Impacto da escolaridade no percurso dos alunos ENTRADAS NO ENSINO SUPERIOR POR OPÇÃO PERCURSO DOS ALUNOS APÓS CONCLUIREM CURSOS PROFISSIONAIS

18 1. Resultados 1.3. Reconhecimento da comunidade Grau de satisfação da comunidade educativa QUESTIONÁRIOS DA IGE

19 1. Resultados 1.3. Reconhecimento da comunidade Grau de satisfação da comunidade educativa

20 1. Resultados 1.3. Reconhecimento da comunidade QUESTIONÁRIOS CAF II Grau de satisfação da comunidade educativa Formas de valorização do sucesso dos alunos – Quadro de valor, mérito e excelência – Momentos solenes de entrega de diplomas Contributo da Escola para o desenvolvimento da comunidade envolvente – Oferta formativa diversificada designadamente em regime pós laboral – Participação do diretor em várias estruturas concelhias – Cedência das instalações da escola para formação

21 2. Prestação do Serviço Educativo 2.1. Planeamento e Articulação 2.2. Práticas de Ensino 2.3. Monitorização e avaliação das aprendizagens

22 2. Prestação do Serviço Educativo Gestão articulada do currículo Articulação curricular vertical pelos Grupos Disciplinares Articulação curricular horizontal pelos Conselhos de Turma Conselhos de Curso e diretores dos cursos profissionais Enriquecimento curricular através dos projetos PIS, Desporto Escolar e outros Contextualização do currículo e abertura ao meio Oferta educativa diversificada de acordo com as opções dos alunos A abertura dos cursos profissionais em função do tecido empresarial UFCD e EFA de acordo com necessidades identificadas pelo CNO Múltiplas atividades que visam valorizar o património local Trabalho cooperativo entre docentes Condições horárias para a realização de encontros formais Atribuição de uma hora da componente não letiva Distribuição de serviço de modo a privilegiar equipas de ano 2.1. Planeamento e articulação

23 2. Prestação do Serviço Educativo Adequação dos currículos e dos instrumentos de avaliação Apoios pedagógicos acrescidos e sala de estudo Reforço da carga horária nas disciplinas com exame nacional Práticas de ensino Professor do ensino especial e psicóloga da escola Técnicos no âmbito do Centro de Recursos para a Inclusão ( CRI) Adequação dos apoios aos alunos com NEE Definição anual de metas de resultados Estrutura intermédia do NAI Reflexão periódica pelos Grupos Disciplinares sobre os resultados obtidos Exigência e incentivo à melhoria dos desempenhos Valorização do trabalho laboratorial e experimental Uso das TIC em contexto de sala de aula Mobilização da Plataforma Moodle Metodologias ativas e experimentais no ensino e nas aprendizagens 2.2. Práticas de ensino

24 2. Prestação do Serviço Educativo Oferta do curso de Artes Visuais Clube de teatro Várias atividades de valorização das artes, concursos etc Valorização da dimensão artística Valorização dos recursos existentes na BE/CRE Regulamentação das atividades de enriquecimento curricular com prejuízo de aulas Reintrodução do 2º toque e rigor no cumprimento dos horários) Rendibilização dos recursos educativos e do tempo dedicado às aprendizagens Coordenadores e subcoordenadores de departamento Plataforma Moodle como base de dados Supervisão da prática letiva apenas no âmbito da ADD Acompanhamento e supervisão da prática letiva 2.2. Práticas de ensino

25 2. Prestação do Serviço Educativo 2.3. Monitorização e avaliação das aprendizagens Diversificação das formas de avaliação – Utilização das várias modalidades de avaliação designadamente a formativa – Diversificação dos instrumentos de avaliação – Testes, relatórios, ensaios, portefólios, apresentações orais etc Aferição dos critérios e dos instrumentos de avaliação – Elaborados pelos grupos disciplinares e monitorizados pelo CP – Elaboração de testes iguais ou com a mesma matriz – Adesão ao projeto dos testes intermédios do GAVE Eficácia das medidas de apoio educativo Prevenção da desistência e do abandono – Criação de turmas CEF e Cursos Profissionais – Projeto EPIS, turma PIEF AnoNº alunos com APA ou A. MóvelTransitaram de anoEficácia 7º27 100% 8º23 100% 9º342676%

26 3. Liderança e Gestão 3.1. Liderança 3.2. Gestão 3.3. Autoavaliação e melhoria

27 3. Liderança e Gestão Promove-se a necessidade de vestir a camisola da Escola Comemora-se na Escola datas importantes com momentos de convívio São atribuídos pela Escola prémios aos alunos em momentos solenes Visão estratégica e fomento do sentido de pertença e de identificação com a Escola Delegação formal de competências nas várias estruturas Delegação formal de competências nos elementos da direção Delegação formal de competências nos chefes e coordenadores Valorização das estruturas intermédias Projeto do centro de recursos educativos e formação de Sesimbra Projeto do centro recursos para a inclusão com a Cercizimbra Parcerias com várias instituições, CMS, Centro de Saúde, Rotary Club, Empresas etc Desenvolvimento de projetos, parcerias e soluções inovadoras Exercício de uma gestão de proximidade em que se privilegia o diálogo e a negociação. Motivação das pessoas e gestão de conflitos Mobilizamos vários recursos como os serviços da CMS, Bombeiros, Proteção civil, Biblioteca Municipal, Sesimbra FM, Jornal de Sesimbra. Temos tido também vários projetos financiados. Mobilização dos recursos da comunidade educativa 3.1. Liderança

28 3. Liderança e Gestão Docentes: privilegia-se a cont. pedagógica e a formação de equipas de ano Pessoal não docente: privilegia-se as comp. específicas e alguma rotatividade Tem-se em conta a competência e a aceitação das pessoas na atrib. de cargos Critérios e práticas de organização e afetação dos recursos e distribuição de serviço Tem-se em conta as opções dos alunos e procura-se que fiquem com alguns colegas anteriores Procura-se formar turmas heterogéneas e não turmas de bons e maus alunos Elaboram-se horários desencontrados por ano de escolaridade Critérios de constituição dos grupos e das turmas, de elaboração dos horários No caso dos docentes processo decorreu com normalidade embora tenha gerado mau estar No caso do pessoal não docente o processo está estabilizado não tendo gerado conflitos Avaliação do desempenho e gestão das competências dos trabalhadores Estrutura intermédia apenas com competências na formação contínua Valorização do trabalho cooperativo entre docentes para o desenvolvimento profissional Promoção do desenvolvimento profissional institucional, Plataforma Moodle, Site, Página no Facebook, Sesimbra FM e Jornal Eficácia dos circuitos de informação e comunicação interna e externa 3.2. Gestão

29 3. Liderança e Gestão Processo de autoavaliação interna assumido pela comunidade com naturalidade Identificação das áreas a melhorar e constituição de equipas para a sua implementação Coerência entre a autoavaliação e a ação para melhoria Foram implementadas algumas medidas como o QVME e a elaboração anual de PFE Utilização dos resultados da avaliação externa na elaboração dos planos de melhoria Foram incluídas na equipa de autoavaliação, alunos, pais, funcionários e amigo crítico Foram apresentados os resultados à comunidade e envolveram-se pessoas nas AM Envolvimento e participação da comunidade educativa na autoavaliação Os resultados são monitorizados em todos os períodos letivos e no final do ano Os ciclos de AI têm decorrido em períodos de 2 anos e envolvem os 9 critérios da CAF Continuidade e abrangência da autoavaliação Está assumido pela comunidade como necessário o processo de autoavaliação para a melhoria dos resultados Está criada uma estrutura intermédia para tratar exclusivamente do processo de autoavaliação Impacto da autoavaliação no planeamento, na organização e nas práticas profissionais 3.3. Autoavaliação e melhoria

30 3. Liderança e Gestão 3.3. Autoavaliação e melhoria

31 3. Liderança e Gestão 3.3. Autoavaliação e melhoria

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