A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Empreendedorismo aplicado ao Design.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Empreendedorismo aplicado ao Design."— Transcrição da apresentação:

1 Empreendedorismo aplicado ao Design.
Ensaio metodológico em prol de um design(er) proativo. abril de Marcos Breder Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder

2 1. Introdução E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 2

3 por onde começamos? Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder

4 “vem sendo impossível fingir que o mundo e as coisas do mundo não estão muito diferentes, estranhas, novas.” Design: tempo e lugar. Cristine Nogueira. Design Método, Rio de Janeiro: Ed. Puc Rio; Teresópolis: Novas Idéias, 2006. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 4

5 B A Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 5

6 Relação Design x Competitividade
The Global Competitiveness Report , apud Panorama Internacional de Políticas de Promoção e Incentivo ao Design, setembro de 2006. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 6

7 “quinze anos atrás as empresas competiam
pelo preço, agora competem pela qualidade, amanhã será pelo design” E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Relatório British Design Council, High-level skills for higher value, 2007 Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 7

8 2. Contexto Brasileiro E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 8

9 “A pratica (do design) é muitas vezes um fator que gera desconforto para a maioria dos profissionais que se inicia nessa atividade” E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? MORAES[i], [i] Limites Do Design: Dijon De Moraes. — São Paulo : Studio Nobel, ª Edição revisada, 2008. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 9

10 “as atividades inovadoras (brasileiras) são fortemente marcadas pelos elevados dispêndios na aquisição de máquinas e equipamentos, pelos baixos níveis de investimento e de recursos humanos em P&D” E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? KOELLER[i], [i] Inovações, padrões tecnológicos e desempenho das firmas industriais brasileiras. Brasília: IPEA, /02/2009 Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 10

11 “dominado pelo processo tecnológico típico de economias eminentemente imitadoras, nas quais a mudança técnica restringe-se basicamente à absorção e ao aperfeiçoamento de inovações geradas fora do país” E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? KOELLER[i], [i] Inovações, padrões tecnológicos e desempenho das firmas industriais brasileiras. Brasília: IPEA, /02/2009 Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 11

12 importamos exportamos tecnologia commodities
Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 12

13 Brasil se diferencia pelo preço”
“Não se procura diferenciar um produto para cobrar um preço superior por ele, mas sim obter ganhos de produtividade para que possam baratear os custos. “Mesmo em alta tecnologia, Brasil se diferencia pelo preço” Padrões tecnológicos e de comércio exterior das firmas brasileiras Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 13

14 das exportações mundiais = alto valor agregado
60% das exportações mundiais = alto valor agregado Relatório British Design Council, High-level skills for higher value, 2007 E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 14

15 3. Metodologia “clássica” x design como inovação
E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 15

16 “A educação em design no Brasil não pode, de modo algum, continuar a trilhar os caminhos atuais, quando são multiplicados a uma quantidade absurda de profissionais, todos eles direcionados ao mesmo enquadramento no mercado.” E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? LEITE[i], [i] Tudo pelo social. João de Souza Leite. Design Método, Rio de Janeiro: Ed. Puc Rio; Teresópolis: Novas Idéias, 2006. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 16

17 Metodologia Clássica em Design
Munari, B., 1997 “Design & Comunicação Visual: Contribuição para uma metodologia didática”, SÃo Paulo: Martin Fontes, 1997 E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 17

18 “Na acepção comum, defini-se design industrial como a produção de objetos reproduzíveis industrialmente. Essa definição extremamente linear constitui um erro histórico no debate sobre design; E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Andrea Branzi (APUD MORAES[i]): [i] Limites Do Design: Dijon De Moraes. — São Paulo : Studio Nobel, ª Edição revisada, 2008. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 18

19 ver essa atividade de projetação como um processo que transforma os objetos existentes em qualquer coisa que possa ser reproduzida em dez mil, um milhão de cópias, subtende a confusão entre o fim e o meio do design. O design está no centro de um grande problema geral, em que a indústria é um instrumento, um segmento à disposição, mas não é o único parâmetro de referência”. E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Andrea Branzi (APUD MORAES[i]): [i] Limites Do Design: Dijon De Moraes. — São Paulo : Studio Nobel, ª Edição revisada, 2008. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 19

20 Metodologia Duplo Diamante
Eleven lessons: managing design in eleven global brands. A study of the design process. Design Council, 2008 Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 20

21 inovação&design Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 21

22 um acabamento final, estilo
“Design não é apenas um acabamento final, estilo ou ergonomia, mas parte do próprio processo de inovação.” Design Council Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 22

23 Diagrama design como centro estratégico
Estudo SEE DESIGN. 13/12/2007. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 23

24 Diagrama “Escada do Design”
The design difference, Centre for Design Innovation, 2007 Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 24

25 mas o que é inovação? Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 25

26 “inovação não é algo que só ocorra em indústrias hi-tech”, estende-se “para a economia como um todo”. E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? CASSIOLATO, 2008[i], [i] Novas institucionalidades: Sistemas produtivos inovadores e as novas formas de gestão do território. José Eduardo Cassiolato, /04/2009 Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 26

27 Inovação = +30% (exportações)
E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? ALVES[i], [i] Inovações, padrões tecnológicos e desempenho das firmas industriais brasileiras. Brasília: IPEA, /02/2009 Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 27

28 “Bom design é uma atitude renascente que combina tecnologia, ciência cognitiva, necessidades humanas e beleza para produzir algo que o mundo não sabia o que estava perdendo” E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? [i] Paola Antonelli, Curator of Architecture and Design, Museum of Modern Art, New York Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 28

29 pela tecnologia, pela criação de valor.
"(ser reconhecido por produtos diferenciados) passa pela inovação, pela tecnologia, pela criação de valor. Precisamos de produtos e serviços que transmitam emoção” Luiz Fernando Furlan Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 29

30 { [ ( ) ] } Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 30

31 Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder
31

32 Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder
32

33 Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder
33

34 Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder

35 Estudo de Caso “luva Clicking”
Fonte: Google analytics, 14 a 24 de janeiro de E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 35

36 E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas
E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 36

37 4. Por uma nova abordagem metodológica
E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 37

38 “teriam os designers de hoje as mesmas orientações projetuais
“teriam os designers de hoje as mesmas orientações projetuais? E os consumidores, teriam as mesmas necessidades? As indústrias teriam as mesmas expectativas de venda e consumo?” E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? MORAES[i] [i] Limites Do Design: Dijon De Moraes. — São Paulo : Studio Nobel, ª Edição revisada, 2008. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 38

39 “(. ) qual será a trajetória futura dos nossos estudantes
“(...) qual será a trajetória futura dos nossos estudantes? Será marcada pela apreensão restrita do mercado como lhes é facultado em nossas escolas e faculdades?” E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? LEITE[i], [i] Tudo pelo social. João de Souza Leite. Design Método, Rio de Janeiro: Ed. Puc Rio; Teresópolis: Novas Idéias, 2006. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 39

40 “por que continuar a propor, como tema de projeto, projetos com perfil de cliente tradicional?”
E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? NOGUEIRA[i], [i] Design: tempo e lugar. Cristine Nogueira. Design Método, Rio de Janeiro: Ed. Puc Rio; Teresópolis: Novas Idéias, 2006. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 40

41 “se queremos formar um indivíduo proativo e empreendedor em nossas salas de aula, precisamos lhe passar uma postura analítica” E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? COELHO[i], [i] Por uma metodologia de idéias. Luiz Antonio L. Coelho. Design Método, Rio de Janeiro: Ed. Puc Rio; Teresópolis: Novas Idéias, 2006. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 41

42 5.0 Ensaio metodológico “empreendedorismo aplicado ao design”
E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 42

43 Escopo metodológico E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Fonte: Próprio autor. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 43

44 OBSERVAR “A orientação deve ser dada ao aluno-designer no sentido de que ele descubra as suas idéias a partir da pratica da observação e da percepção das oportunidades.” E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? LARICA[i], [i] Formigueiros virtuais. Neville Jordan Larica. Design Método, Rio de Janeiro: Ed. Puc Rio; Teresópolis: Novas Idéias, 2006. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 44

45 Contexto nacional baseado em “commodities”;
OBSERVAR –conteúdo Contexto nacional baseado em “commodities”; Oportunidades do comércio mundial baseado em marcas; Oportunidades com a internet; Poder do indivíduo na era da internet 2.0; Casos de sucesso (de ex alunos que “chegaram lá” e outros); Diferenças na nova metodologia; E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 45

46 “o ambiente próprio de cada aluno é a sua interface com a escola.”
PENSAR “o ambiente próprio de cada aluno é a sua interface com a escola.” E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? LARICA[i], [i] Formigueiros virtuais. Neville Jordan Larica. Design Método, Rio de Janeiro: Ed. Puc Rio; Teresópolis: Novas Idéias, 2006. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 46

47 Construção de um “motivo de investigação”;
PENSAR –conteúdo Construção de um “motivo de investigação”; Incentivo à visão pessoal do aluno; Utilização de ferramentas de mapeamento do público alvo; Busca pelo projeto através da definição conceitual; E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 47

48 PENSAR Proposta de Interseção
E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Fonte: Próprio autor. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 48

49 REALIZAR “Em geral, o projeto termina com um protótipo, que se torna o fim em si sem que o aluno possa vislumbrar que o produto que acabou de criar possui outros desdobramentos e dimensões que se apagam na passagem do modo de projetar como receita”. E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? COELHO[i], [i] Por uma metodologia de idéias. Luiz Antonio L. Coelho. Design Método, Rio de Janeiro: Ed. Puc Rio; Teresópolis: Novas Idéias, 2006. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 49

50 Sedimentação dos objetivos da nova metodologia;
REALIZAR –conteúdo Sedimentação dos objetivos da nova metodologia; Modelo x protótipo (“produto de verdade”); Incentivo às habilidade e círculo de relação; Administração de prazos e imprevistos; Apresentação do projeto (fotos e versão gráfica); E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 50

51 Amostra dos resultados
E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Alunos turma Núcleo de Projetos D. Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 51

52 Documento completo E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 52

53 Conclusões Promove uma maior interação entre jovens e o mercado;
Não é uma metodologia excludente às demais; Incentivo às habilidade do aluno; Promove o portfólio do aluno/ futuro profissional; Promove a visibilidade do aluno e de seus trabalhos; Incentivo à visão de mundo do próprio discente; Desperta olhar curioso, promove postura empreendedora; Cronograma restrito, dificuldades dos infreqüentes; “Design(er) Proativo, Metodologia do Futuro” E qual é o reflexo da falta de estratégia das empresas? De muitas vezes se precoupar somente com preço e esquecer das demais oportunidades de mercado? Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 53

54 “Mais do que novas fábricas, o que se necessita mesmo são
Laboratórios de Design, onde novas idéias e novas estéticas sejam produzidas. Se existe crise, trata-se de uma crise de idéias, e se é mais criativo quanto mais futuro se consegue projetar. O futuro chega graças à experimentação e iniciativas de vanguarda, e a criatividade é o recurso mais fecundo com que o homem conta para superar dificuldades e construir o progresso” Domenico De Masi “Mais do que novas fábricas, o que se necessita mesmo são Laboratórios de Design, onde novas idéias e novas estéticas sejam produzidas. Se existe crise, trata-se de uma crise de idéias, e se é mais criativo quanto mais futuro se consegue projetar. O futuro chega graças à experimentação e iniciativas de vanguarda, e a criatividade é o recurso mais fecundo com que o homem conta para superar dificuldades e construir o progresso” Domenico De Masi “Mais do que novas fábricas, o que se necessita mesmo são Laboratórios de Design, onde novas idéias e novas estéticas sejam produzidas. Se existe crise, trata-se de uma crise de idéias, e se é mais criativo quanto mais futuro se consegue projetar. O futuro chega graças à experimentação e iniciativas de vanguarda, e a criatividade é o recurso mais fecundo com que o homem conta para superar dificuldades e construir o progresso” Domenico De Masi “Mais do que novas fábricas, o que se necessita mesmo são Laboratórios de Design, onde novas idéias e novas estéticas sejam produzidas. Se existe crise, trata-se de uma crise de idéias, e se é mais criativo quanto mais futuro se consegue projetar. O futuro chega graças à experimentação e iniciativas de vanguarda, e a criatividade é o recurso mais fecundo com que o homem conta para superar dificuldades e construir o progresso” Domenico De Masi Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 54

55 Obrigado! marcos@estudiobreder.com dúvidas, sugestões, comentários...
agora ou por Obrigado! Empreendedorismo aplicado ao Design. Marcos Breder 55


Carregar ppt "Empreendedorismo aplicado ao Design."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google