A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Prof. Ms. Felipe Pinho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Prof. Ms. Felipe Pinho."— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Prof. Ms. Felipe Pinho

2 O objetivo maior da vida é a auto-realização Se você planeja ser qualquer coisa menos do que aquilo que você é capaz, provavelmente você será infeliz todos os dias de sua vida. (A. H. Maslow)

3 Que profissional as empresas querem?

4 A visão tradicional do Trabalhado (Século XX) O ambiente econômico e social é estável; O ser humano é visto, em sua maioria, como avesso ao trabalho (Taylor); O trabalho é rotineiro e extremamente simplificado, por isso é desmotivante e sem sentido; O trabalhador precisa ser um especialista; O trabalho é encarado como um emprego, uma necessidade financeira para sobreviver.

5 A visão contemporânea do Trabalho (Século XXI) O ambiente econômico e social é caracterizado pela instabilidade; O trabalho é encarado como parte importante da identidade do sujeito; O trabalho é desafiador e o trabalhador busca lhe atribuir um sentido vital (geração y); O trabalhador precisa ter uma visão ampla, global do negócio; precisa estar conectado ao mundo e constantemente aprendendo; O trabalho é encarado como uma carreira, que envolve mais do que a sobrevivência financeira, envolve o desenvolvimento e a realização do próprio ser.

6 IDADE DA PEDRA IDADE DO BRONZEIDADE DO FERRO IDADE MÉDIAIDADE MODERNA IDADE DA INFORMÁTICA Breve Histórico

7 As organizações: uma perspectiva histórica Século XXSéculo XXI O sucesso: o tamanho organizacional; Clareza e definição dos papeis; Departamentalização e especialização; Controle e burocratização; As pessoas como recursos. O sucesso: a velocidade Flexibilidade e agilidade dos papeis; Integração e sistema; Inovação e criatividade; As pessoas como parceiros.

8 Que tipo de trabalhador a empresa quer? A empresa quer um parceiro para o negócio Alguém que venha agregar valor ao seu produto Auto-motivadas; Que trabalhem em equipe Pessoas inovadoras; empreendedoras Pessoas que aprendam novos conhecimentos constantemente Que se identifiquem com os valores da empresa

9

10 A seleção: uma relação entre o que a empresa quer e o que o candidato quer As empresas querem contratar quem realmente se identifica com o seu negócio e com os seus valores; Por isso é importante, antes do processo seletivo, conhecer a empresa; O selecionador irá comparar o que você demonstra querer com o que a empresa está lhe oferecendo; As empresas de hoje não querem mais um empregado, elas querem um parceiro.

11 Que profissional eu quero ser?

12 O que você respondia quando te perguntavam o que você queria ser quando crescesse? Por que desistiu do seu sonho? Se a gente não deseja nem planeja o futuro a gente é levado pelo acaso; Se o que eu desejo para mim não é o que consigo como trabalho, nada me motivará e não serei um bom profissional.

13 1º Passo: Estabelecer meus objetivos Você é do tamanho dos seus sonhos; Os objetivos são metas que queremos atingir: que têm muita valência; Objetivos a curto prazo: de 6 meses a 1 ano; Objetivos a médio prazo: de 1 ano a 5 anos; Objetivos a longo prazo: de 5 anos em diante.

14 2º Passo: descriminar detalhadamente cada objetivo Deve-se destacar os desafios e pré-requisitos para se poder alcançar cada objetivo; É importante colocar datas e descriminar as ações que devemos realizar; Deve ser feito como um Planejamento Estratégico.

15 2º Passo: descriminar detalhadamente cada objetivo Objetivo Análise do mercado Pontos fortes Pontos a desenvolver Prazo

16 3º Passo: preparar as ferramentas Elaborar um bom currículo; Preparar-se para o processo seletivo: entrevista, dinâmica de grupo, provas de conhecimento; Fortalecer uma rede de contatos: networking. ATENÇÃO: Cuidado com as informações que você coloca em redes sociais!!

17 4º Passo: REALIZAR Os sonhos existem para serem realizados; O sucesso é 90% transpiração e 10 % inspiração (Albert Einstein) Não desista na primeira tentativa; Lembre-se...VOCÊ É CAPAZ!

18 Dicas de Seleção SORRIA! VOCÊ ESTÁ SENDO AVALIADO!

19 Currículo Informações pessoais sem documentação; Não colocar foto nem pretensão salarial (só se for pedido) Objetivo claro; Mini resumo das qualificações; Experiências profissionais com data de entrada e de saída; Colocar o cargo que ocupou (CTPS) e as atividades que desempenhava; Colocar os cursos com a Instituição Promotora, data, carga horária; Nada de colocar características de personalidade: dinâmico, pró-ativo; Informações adicionais não é workut.

20 Entrevista É o seu momento: invista em seu marketing pessoal; Antes da entrevista obtenha o máximo possível de informações sobre a empresa e o cargo; Reflita antes da entrevista: o que tenho para oferecer para essa empresa; Demonstre interesse, equilíbrio, entusiasmo, pró-atividade; Nunca fale mal das outras empresas; Fale o necessário, nem de mais, nem de menos; Faça perguntas inteligentes sobre a empresa; (cuidado com as frases de efeito); Nas entrevistas em grupos deve-se sempre respeitar os outros.

21 Dinâmica de Grupo Parece brincadeira, mas... Não reclame, não chie! lembre-se você está SEMPRE sendo AVALIADO; Você precisa interagir com os outros de maneira assertiva; Demonstre liderança, mas não exagere. O verdadeiro líder é escolhido pelo grupo; Não mangue de ninguém e nem faça palhaçadas: é uma seleção para uma empresa, não para um circo; Enquanto durar, procure aproveitar, relaxar, ser o mais espontâneo possível: não fique travado; No final, compartilhe. Seja positivo. As empresas não querem pessoas rabugentas.

22 Indicação de Bibliografia: DIAS, Maria S. Planejamento de carreira: uma orientação para estudantes universitários. São Paulo: Vetor, Indicação de Filmes/Documentários À Procura da Felicidade O Segredo

23 felipepinho.blogspot.com


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Prof. Ms. Felipe Pinho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google