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Metodologia do Trabalho Acadêmico

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Apresentação em tema: "Metodologia do Trabalho Acadêmico"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia do Trabalho Acadêmico
RESUMÃO Metodologia do Trabalho Acadêmico Unidade 1

2 Educação a Distância – EaD
Metodologia do Trabalho Acadêmico Turma: EMD 0119 Professor: Flávio Brustoloni

3 Objetivos da Disciplina:
Estimular a formação e desenvolvimento crítico, investigativo e cultural do aluno; Compreender e aplicar a metodologia no desenvolvimento de trabalhos científicos; Empregar as normas científicas necessárias ao desenvolvimento acadêmico; 1/62

4 Unidade 1 TRABALHOS ACADÊMICOS: TIPOS, ELEMENTOS CONSTITUTIVOS E UNIFORMIZAÇÃO GRÁFICA
2/62

5 TÓPICO 1 A Diversidade dos Trabalhos Acadêmicos
3/62

6 2. Tipos de Trabalhos Acadêmicos
Trabalhos de Graduação Trabalhos de Final de Curso Monografia Dissertação Tese Artigos Periódicos e Eventos Científicos Comunicação Científica (Estamos na página 3 da apostila) 4/62

7 2.1 Trabalhos de Graduação
Trabalhos de iniciação científica, apresentados dentro de uma sistemática e organização que estimulem o raciocínio científico. Uma revisão bibliográfica ou literária é tida como suficiente. (Estamos na página 4 da apostila) 5/62

8 2.2 Trabalhos de Final de Curso
Tido como monografia sobre um assunto específico. Tem como objetivo levar o aluno a refletir sobre temas determinados e transpor suas idéias para o papel na forma de pesquisa ou relatório. (Estamos na página 4 da apostila) 6/62

9 2.3 Monografia (Especialização)
Para cursos de pós-graduação lato-sensu, é parecida com trabalho de final de curso na graduação. Apenas o estudo precisa ser mais completo em relação ao tema escolhido para a pesquisa. (Estamos na página 4 da apostila) 7/62

10 (Estamos na página 5 da apostila)
2.4 Dissertações Reflexão sobre determinado tema ou problema com idéias fundamentadas. Estudo completo sobre um tema, no qual sua parte mais importante é a fundamentação teórica. (Estamos na página 5 da apostila) 8/62

11 (Estamos na página 5 da apostila)
2.5 Teses Trabalho de conclusão de curso do doutorado. As teses devem tratar de algo inédito, contributivo e não trivial. (Estamos na página 5 da apostila) 9/62

12 (Estamos nas páginas 5 e 6 da apostila)
Importante: Em suma, os trabalhos sempre apresentam a mesma estrutura: a) Introdução: objetivos, problemas e delimitações; b) Desenvolvimento: dissertação sobre tema escolhido; c) Considerações Finais: conclusões a respeito da discussão ou resultados obtidos. (Estamos nas páginas 5 e 6 da apostila) 10/62

13 2.6 Artigos Periódicos e Eventos Científicos
Resultado de pesquisas realizadas que não são dissertações ou teses. Possui formato mais enxuto e possibilidade de maior divulgação. (Estamos na página 6 da apostila) 11/62

14 2.6 Artigos Periódicos e Eventos Científicos
Classificam-se em 3 tipos: a) Analítico: descreve alguma coisa; b) Classificatório: explica algo em partes classificadas e ordenadas; c) Argumentativo: argumenta sobre algo. (Estamos na página 7 da apostila) 12/62

15 2.7 Comunicação Científica
Relato de resultados de pesquisas com duração em média de 20 minutos em em Congressos ou Eventos Científicos. Obedece geralmente à estrutura de um artigo, porém, de forma mais sucinta. (Estamos na página 7 da apostila) 13/62

16 TÓPICO 2 Elementos Constitutivos dos Trabalhos Acadêmicos
14/62

17 (Estamos na página 12 da apostila)
2. Estrutura Básica Elementos Pré-Textuais b) Elementos Textuais c) Elementos Pós-Textuais (Estamos na página 12 da apostila) 15/62

18 (Estamos na página 13 da apostila)
2.1.1 Capa nome da Instituição (opcional); b) título; c) subtítulo (se houver); d) nome do(s) autor(es); e) cidade; f) data (ano). Fonte: Times New Roman tamanho 12 (Negrito apenas no título) (Estamos na página 13 da apostila) 16/62

19 (Estamos na página 14 da apostila)
2.1.2 Folha de Rosto nome do(s) autor(es); b) título; c) subtítulo (se houver); d) natureza do trabalho, objetivo e nome da instituição de ensino; e) nome do orientador e coordenador; f) cidade; g) data (ano). (Estamos na página 14 da apostila) 17/62

20 (Estamos na página 15 da apostila)
2.1.3 Folha de Aprovação nome do(s) autor(es); b) título; c) subtítulo (se houver); d) natureza do trabalho, objetivo e nome da instituição de ensino; e) membros da banca examinadora; f) data de aprovação do trabalho. (Estamos na página 15 da apostila) 18/62

21 (Estamos na página 16 da apostila)
2.1.4 Dedicatória Apesar de amplamente utilizada, é opcional. Nela presta-se homenagens ou dedica-se o trabalho a alguém. (Estamos na página 16 da apostila) 19/62

22 (Estamos na página 16 da apostila)
2.1.5 Agradecimentos Utilizada para agradecer a pessoas que contribuíram direta ou indiretamente com a realização do trabalho. (Estamos na página 16 da apostila) 20/62

23 (Estamos na página 17 da apostila)
2.1.6 Resumos Elaborado depois de concluído o trabalho, e constituí-se de uma página com breve explanação de todo o trabalho, cuja extensão não ultrapassa 500 palavras. É comum fazer o mesmo resumo em alguma língua estrangeira (inglês, francês, etc). (Estamos na página 17 da apostila) 21/62

24 2.1.7 Listas (Ilustrações, Tabelas, Abreviaturas e Siglas)
Localiza-se antes do sumário e seus itens devem estar relacionados na mesma ordem em que aparecem no trabalho. (Estamos na página 18 da apostila) 22/62

25 (Estamos nas páginas 19 e 20 da apostila)
2.1.8 Sumário Deve dar uma idéia geral do conteúdo do trabalho. Elementos pré-textuais não devem constar no sumário. (Estamos nas páginas 19 e 20 da apostila) 23/62

26 (Estamos na página 21 da apostila)
2.2 Elementos Textuais Constituem o núcleo da trabalho. Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. (Estamos na página 21 da apostila) 24/62

27 (Estamos nas páginas 22 e 23 da apostila)
2.2.2 Desenvolvimento Também conhecida como “Revisão de Literatura” ou “Fundamentação Teórica”. Consiste no confronto das idéias do autor da pesquisa com a de diversos autores. (Estamos nas páginas 22 e 23 da apostila) 25/62

28 (Estamos na página 24 da apostila)
2.2.2 Desenvolvimento Além da fundamentação teórica (obrigatória), o desenvolvimento ainda pode apresentar: (Estamos na página 24 da apostila) 26/62

29 (Estamos na página 24 da apostila)
2.2.2 Desenvolvimento Metodologia: como, onde, com quem, com quantos foi feita a pesquisa. Divide-se em: (Estamos na página 24 da apostila) 27/62

30 (Estamos na página 24 da apostila)
Tipo de Pesquisa Quanto à natureza dos dados: quantitativa ou qualitativa; - Quanto aos objetivos: Exploratória, Descritiva ou Explicativa; - Quanto aos procedimentos: Bibliográfica, Campo, Documental, Experimental, etc... (Estamos na página 24 da apostila) 28/62

31 (Estamos na página 24 da apostila)
População e Amostra Conjunto de membros (seres animados ou não) que possuem características em comum. Necessária apenas quando a pesquisa não abrange todos os elementos do universo investigado. (Estamos na página 24 da apostila) 29/62

32 (Estamos na página 25 da apostila)
Materiais e Métodos Descrição dos instrumentais utilizados e técnicas adotadas para a elaboração da pesquisa. (Estamos na página 25 da apostila) 30/62

33 (Estamos nas páginas 25 e 26 da apostila)
2.2.2 Desenvolvimento Análise e Discussão dos Resultados: apresentação dos resultados de forma clara, lógica e objetiva, sejam negativos ou positivos. Utilizar argumentos coerentes, fazer uso de estatísticas, tabelas, e evitar interpretações pessoais. (Estamos nas páginas 25 e 26 da apostila) 31/62

34 2.2.3 Conclusão ou Considerações Finais
Apresentação do cumprimento do(s) objetivo(s) do trabalho de forma resumida. (Estamos nas páginas 26 e 27 da apostila) 32/62

35 2.3 Elementos Pós-Textuais
2.3.1 Referências Devem ser arroladas em uma lista denominada REFERÊNCIAS, apresentando as fontes de pesquisa disponíveis. (Estamos na página 27 da apostila) 33/62

36 2.3 Elementos Pós-Textuais
2.3.2 Apêndices Formado por documentos auxiliares como tabelas, gráficos, mapas, etc. Todos tem de ser elaborados pelo próprio autor. (Estamos na página 27 da apostila) 34/62

37 2.3 Elementos Pós-Textuais
2.3.3 Anexos Documentos auxiliares não elaborados pelo autor, tais como tabelas, mapas, gráficos, etc. (Estamos na página 28 da apostila) 35/62

38 TÓPICO 3 Uniformização Gráfica de Trabalhos Acadêmicos
36/62

39 (Estamos na página 33 da apostila)
1. Introdução Refere-se à disposição dos elementos básicos do trabalho. Esta estética padronizada ajuda o leitor na leitura, dando-lhe direção e facilidade no encontro da matéria. (Estamos na página 33 da apostila) 37/62

40 (Estamos nas páginas 33 e 34 da apostila)
2. Orientações Papel A4 (29,7cm x 21cm); - Margens: 2cm LD e INF, 3cm SUP e LE; - Times New Roman tamanho 12; - Entrelinhas: 1,5 (salvo exceções); - Títulos: separados por 2 espaços do texto (exceto referências que são espaços simples); - Numeração de páginas: a partir da folha de rosto contadas sequencialmente, mas não numeradas; (Estamos nas páginas 33 e 34 da apostila) 38/62

41 (Estamos na página 34 da apostila)
2. Orientações A numeração de páginas começa na introdução, e deve ser em algarismos arábicos, ficando a 2cm da parte superior e 2cm da borda direita da folha; - Criar seções e subseções; - Seções Primárias: 1 INTRODUÇÃO; - Seções Secundárias: 1.1 APRESENTAÇÃO; - Seções Terciárias e demais: Histórico; (Estamos na página 34 da apostila) 39/62

42 TÓPICO 4 O Paper 40/62

43 (Estamos na página 41 da apostila)
1. Introdução Tipo particular de artigo científico. Modelo adotado para a entrega de grande parte dos trabalhos solicitados ao longo do curso. (Estamos na página 41 da apostila) 41/62

44 (Estamos na página 41 da apostila)
2. Artigo e Paper Segundo Lakatos e Marconi (1991): “Artigo científico é a parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ABNT, NBR 6022, 2003, p.2). (Estamos na página 41 da apostila) 42/62

45 (Estamos na página 41 da apostila)
2. Artigo e Paper Artigo original: temas ou abordagens próprias; - Artigo de revisão: resume, analisa e discute informações já publicadas. (Estamos na página 41 da apostila) 42/62

46 (Estamos na página 42 da apostila)
2. Artigo e Paper Definição de Paper segundo Oliveira (2006): “São pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica” (OLIVEIRA NETTO, 2006, p.90). (Estamos na página 42 da apostila) 43/62

47 3. Estrutura e Apresentação do Paper
Papel A4 branco (impressão de um lado); - Fonte: Times New Roman 12 (exceto notas de rodapé e citações longas); - Espacejamento: 1,5 (salvo exceções); - Margens: todas 2cm - Páginas: canto superior direito, a primeira folha é contada mas não numerada. (Estamos na página 43 da apostila) 44/62

48 3.1 Elementos Pré-textuais 3.1.1 Cabeçalho
Título - Subtítulo - Nome do(s) autor(es) - Instituição, curso/habilitação e disciplina; - Data (Estamos na página 45 da apostila) 45/62

49 3.1 Elementos Pré-textuais 3.1.2 Resumo
Redação concisa em um único parágrafo, destacando os pontos mais relevantes do trabalho. No máximo 15 linhas ou 150 palavras. (Estamos na página 47 da apostila) 46/62

50 3.1 Elementos Pré-textuais 3.1.3 Palavras-chave
Representam o assunto abordado no trabalho. Escolher 3 palavras separadas entre si e finalizadas por ponto, iniciadas com letra maiúscula. (Estamos na página 49 da apostila) 47/62

51 3.2 Elementos Textuais 3.2.1 Introdução
Delimitação do assunto, objetivo(s), justificativa e outros elementos (metodologia adotada) para situar o tema no artigo. Último parágrafo deve mostrar a estrutura. (Estamos na página 49 da apostila) 48/62

52 Verbos usados na formulação de objetivos:
Conhecimento: definir, enunciar, conceituar, nomear, relacionar... (Estamos na página 50 da apostila) 49/62

53 Verbos usados na formulação de objetivos:
Compreensão: identificar, descrever, distinguir, explicar, expressar, traduzir, analisar, especificar... (Estamos na página 50 da apostila) 50/62

54 Verbos usados na formulação de objetivos:
Aplicação: aplicar, demonstrar, empregar, manipular, usar, experimentar, solucionar, operar, calcular, construir... (Estamos na página 50 da apostila) 51/62

55 3.2 Elementos Textuais 3.2.2 Desenvolvimento
Fundamentação teórica; - Procedimentos metodológicos; - Resultados e discussão; - Inserir elementos de apoio ao texto. (Estamos na página 50 da apostila) 52/62

56 3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.1 Citações
Informações extraídas de outras fontes. (Estamos na página 50 da apostila) 52/62

57 3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.2 Figuras
Complementam ou ajudam a ilustrar alguma parte do texto. Devem estar centralizadas na página e possuir título (abaixo das mesmas) junto com a numeração. Exemplo: FIGURA 11 – AS CINCO DISFUNÇÕES DE UM TIME FONTE: ALTA Confiança. Você SA, São Paulo, ed. 104, p. 44, fev (Estamos na página 51 da apostila) 53/62

58 3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.3 Gráficos
Tratamento semelhante ao das figuras. (Estamos na página 52 da apostila) 54/62

59 3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.4 Tabelas
“[...] representação numérica de dados quantitativos coletados por meio de instrumentos próprios para este fim.” (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007, p. 129) (Estamos na página 53 da apostila) 55/62

60 3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.4 Tabelas
Orientações: - Possuir número independente e consecutivo; - O título deve ficar acima da tabela; - A fonte fica no rodapé da tabela; - Formatação semelhante a das figuras; (Estamos na página 53 da apostila) 56/62

61 3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.5 Quadros
Arranjo predominante de palavras, dispostas em linhas e colunas com ou sem indicação de dados numéricos. Apresentação não estatística de dados, apenas esquemática e descritiva. Identificação e fonte semelhante ao das figuras, também localizadas abaixo dos quadros. (Estamos na página 54 da apostila) 57/62

62 3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.6 Notas de rodapé
Indica a fonte; - Insere considerações complementares; - Reflexões e acréscimos pertinentes; - Define conceitos e termos; - Traz a versão original de citações. (Estamos na página 55 da apostila) 58/62

63 3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.6 Notas de rodapé
- Indicativo numérico, na margem esquerda; - Fonte menor, tamanho 10; - Espaçamento simples; - Palavras / expressões estrangeiras ou em latim digitadas em itálico. (Estamos na página 57 da apostila) 59/62

64 3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.7 Títulos de seções
- deixar 1 linha em branco após cada título de seção de qualquer ordem; - deixar 1 linha em branco entre parágrafos; - deixar 2 linhas em branco no término de uma seção ou antes da próxima seção. (Estamos nas páginas 58 e 59 da apostila) 60/62

65 3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.8 Considerações finais
- retomada dos objetivos da introdução; - apresentação das conclusões; - contribuições do trabalho; - sugestões para estudos futuros; - outros enfoques. (Estamos na página 59 da apostila) 61/62

66 3.3 Elementos Pós-textuais
a) Referências: apresente todos os documentos consultados para elaboração do paper. b) Apêndices e anexos: materiais suplementares, que complementam a argumentação. Iniciam em folhas distintas. (Estamos nas páginas 60 e 61 da apostila) 62/62

67 Turma: EMD 0119 Professor: Flávio Brustoloni
Metodologia do Trabalho Acadêmico Unidade 1 Turma: EMD 0119 Professor: Flávio Brustoloni

68 Parabéns!!! Terminamos a Unidade.


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