A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO"— Transcrição da apresentação:

1 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE GOIÁS Semana de Planejamento Pedagógico 2008/2 DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO Coord.do Programa de Educação Profissional Integrada a Educação de Jovens e Adultos e Ações Inclusivas 01 a 06 de agosto 2008 Goiânia/GO

2 Meta Consolidar e expandir a oferta de Cursos Técnicos na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA

3 Escolarizar e Qualificar
De cada 10 jovens brasileiros de 15 a 24 anos, sete estão ligados de alguma forma ao mercado de trabalho.(almanaque da Juventude 2007). Pesquisa Perfil da Juventude Brasileira (IBASE/Polis), indagados sobre os principais conceitos associados ao trabalho, os jovens indicaram: necessidade (64%); independência (55%); crescimento (47%); auto realização 29% (respostas múltiplas)‏ Dados: Profa. Dra. Regina Célia Reys Novaes (UFRJ), palestra Juventude, Educação e Trabalho proferida no JUBRA(III Simpósio Internacional sobre Juventude Brasileira) - 4,5 e 6 de junho/2008,Goiânia-GO.

4 O que diz o documento base do PROEJA?
68 milhões de brasileiros e brasileiras com 15 anos ou mais que não possuem formação básica no nosso país “Está provado o aspecto virtuoso da união entre a Educação Profissional e a Educação de Jovens e Adultos...”(Dr.Fernando Haddad, Ministro da Educação em Conferência de abertura proferida no Encontro Nacional Preparatório para a VI CONFINTEA)

5 Legislação DECRETO Nº de 13/jul/2006 PROEJA – Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. §1º do Art 2º As instituições referidas no caput disponibilizarão ao PROEJA, em 2006, no mínimo dez por cento do total das vagas de ingresso da instituição, tomando como referência o quantitativo de matrículas do ano anterior, ampliando essa oferta a partir do ano de 2007.

6 Ações Realizar palestras e debates sobre o tema com a comunidade (Semana Pedagógica) com a contribuição de pesquisadores nacionais (Marise Ramos/Gaudêncio Frigotto)

7 Ações Realizar reuniões nas coordenações em Goiânia e Jataí para ampliação da oferta de cursos integrados na modalidade de educação de jovens e adultos e reestruturação dos cursos já ofertados

8 Ações Realizar reunião de trabalho para apreciação dos projetos de curso elaborados e sistematização de projetos comuns entre as unidades (Goiânia, Jataí, Inhumas, Itumbiara e Uruaçu). (Semana Pedagógica 2008/2)

9 Diretrizes Propostas para o PPI
Prioridade na oferta Turmas de trinta alunos Oferta no noturno Currículo único nos componentes comuns a todos os cursos do CEFET- GO Currículo único para os mesmos cursos

10 Diretrizes Propostas para o PPI
Regime semestral Estágio curricular obrigatório Inclusão de temática referente a “História e Cultura afro-brasileira e indígena” nos programas de disciplinas da área de humanidades.(Lei n \2008) (ver anexo)

11 Diretrizes Propostas para o PPI
Inclusão das disciplinas de Educação Física (Lei n \2003) e de Espanhol (Lei n \2005) no currículo. (ver anexo) Inclusão\ampliação das disciplinas de Filosofia e Sociologia nos Cursos. (Lei n \2008) Reestruturação dos projetos para aprovação no Conselho Diretor.

12 Implementação Implantação de Curso Técnico Integrado em Manutenção e Suporte em Informática na modalidade de Educação de Jovens e Adultos em Uruaçu. Agosto\2008. Aprovação dos projetos de cursos no Conselho Diretor (Setembro\2008).

13 Obrigada!


Carregar ppt "DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DE ENSINO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google