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Equipe: Claudinei Manoel Marcussi Nº: 05 Edna Cristina Ferezim Nº: 07 Flávia Candido Polizel Nº: 09 Rosane Carvalho Cardoso Nº: 28 Professor Orientador.

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1 Equipe: Claudinei Manoel Marcussi Nº: 05 Edna Cristina Ferezim Nº: 07 Flávia Candido Polizel Nº: 09 Rosane Carvalho Cardoso Nº: 28 Professor Orientador José Avanço

2 Adaptar as organizações às exigências dos consumidores atuais em relação à sustentabilidade é um grande desafio, no entanto, traz grandes benefícios não apenas para a empresa, mas para todos os envolvidos na criação de produtos ou na prestação de serviços sustentáveis. É responsabilidade de cada organização contribuir para o desenvolvimento sustentável do planeta.

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4 As empresas visam ações que contribuam para incorporar responsabilidade social e ambiental melhorando sua imagem através de necessidades ambientais vividas atualmente, buscando assim ser uma empresa economicamente viável, ecologicamente correta, socialmente justa e culturalmente aceita. Mostrando através do marketing sustentável ações que contribuam para ajudar no contexto, buscando sempre melhorias, clientes e o crescimento da empresa. PRESSUPOSTO TÉORICO

5 Demonstrar os conceitos da responsabilidade social e o marketing sustentável como instrumentos de apoio, evidenciando as três dimensões do tripé sustentabilidade: ambiental econômico e o social, visando estratégias para a empresa e o meio ambiente.

6 Valorização da imagem da empresa: marketing verde, institucional e social; Acesso a recursos financeiros; Novas exigências socioambientais em alguns mercados; Melhorias externas; Redução de riscos socioambientais: multas, compensações, indenizações e crimes ambientais. METAS...

7 RESPONSABILIDADE SOCIAL A responsabilidade social em uma corporação representa o compromisso contínuo da empresa com seu comportamento ético e com o desenvolvimento econômico, promovendo ao mesmo tempo a melhoria da qualidade de vida de sua força de trabalho e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo, sendo hoje um fator tão importante para as empresas como a qualidade do produto ou do serviço, a competitividade nos preços, marca comercialmente forte. (GARNIER, 2011)

8 CONSUMISMO ÉTICO ENVOLVIMENTO DA COMUNIDADE TRATAMENTO DADO AOS FUNCIONÁRIOS MEIO AMBIENTE INVESTMENTOS SOCIALMENTE RESPONSÁVEIS DIÁLOGO ENTRE STAKEHOLDERS TRATAMENTO DADO AOS CLIENTES DIVERSIDADE RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

9 Sustentabilidade de acordo com Philip (2001, apud ARAÚJO et al. 2006) É a capacidade de se auto-sustentar, de se auto-manter. É uma atividade que pode ser mantida para sempre, de forma a não se esgotar nunca, apesar de imprevistos que podem ocorrer durante esse período. Em se tratando de uma sociedade sustentável, pode-se dizer que é quem não coloca em risco os recursos naturais como o ar, água, o solo e a vida vegetal e a animal dos quais a vida da sociedade depende.

10 Marketing é essencialmente uma atividade corporativa criativa que envolve o planejamento e a execução da concepção, determinação de preço, promoção e distribuição de idéias, produtos e serviços em uma troca que não apenas satisfaz as necessidades atuais dos consumidores, mas também antecipa e cria suas necessidades futuras com determinado lucro. (KOTABE; HELSEN, 2000, p.27).

11 Segundo Otiman (1993), O marketing ambiental destina-se a dois objetivos principais: 1. Desenvolver produtos que equilibrem as necessidades dos consumidores entre performance, preço, conveniência e compatibilidade ambiental, isto é, exerçam um impacto mínimo sobre o meio ambiente; 2. Pra projetar uma imagem de alta qualidade, incluindo sensibilidade ambiental, relacionada tanto aos atributos do produto quanto a sua trajetória produtiva.

12 Entendendo que hoje existem muitas empresas que vendem ao consumidor a falsa idéia de que adotam uma postura ecológica, quando na realidade estão apenas investindo em marketing para tentar ganhar a simpatia de mais clientes, o Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária criou medidas para evitar que o tema sustentabilidade seja usado de forma desordenada em propagandas. Afinal, este conceito que visa à preservação do meio ambiente natural e da saúde humana precisa-se sobrepor ao apelo modal. (LEIFERT, 2011) RESPONSABILIDADE SOCIAL E O MARKETING SUSTENTÁVEL

13 O desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades. (URSINI & BRUNO, 2005) DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

14 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL

15 Criação e implantação de um sistema de gestão ambiental na empresa. Tratar e reutilizar a água dentro do processo produtivo. Criação de produtos que provoquem o mínimo possível de impacto ambiental. Dar prioridade para o uso de sistemas de transporte não poluentes ou com baixo índice de poluição - transporte ferroviário e marítimo. Criar sistema de resíduos sólidos dentro da empresa. [...] suas dificuldades

16 Treinar e informar os funcionários sobre a importância da sustentabilidade. Dar preferência para a compra de matéria-prima de empresas que também sigam os princípios da responsabilidade social. Dar preferência, sempre que possível para o uso de fontes de energia limpas e renováveis no processo produtivo. Nunca adotar ações que possam provocar danos ao meio ambiente como, por exemplo, poluição de rios e desmatamento. [...] suas dificuldades

17 O questionário foi aplicado em empresas das cidades de Araçatuba, Bilac e Birigui, com objetivo de fazer um comparativo de como as empresas interagem com a responsabilidade social e o marketing sustentável, buscando como resultado identificar as influências nas organizações. DESENVOLVIMENTO

18 JOFER EMBALAGENS A Jofer Embalagens iniciou suas atividades há 45 anos na cidade de Birigui. No início contava com poucos colaboradores, já hoje são mais de 360 empregos diretos. Está entre as 10 maiores empresas de embalagens da América Latina. DHARA CALÇADOS Com 17 anos de história é hoje uma das empresas líderes no segmento calçadista. Tem como missão satisfazer os anseios femininos com calçados diferenciados, respeitando parceiros comerciais, valorizando funcionários e agregando valores aos recursos investidos. COLOR VISÃO DO BRASIL Empresa do ramo de eletrodoméstico a 35 anos no mercado, fundada por Carlos Pereira da Silva, um homem muito observador e visionário, criou e aperfeiçoou diversos produtos e hoje sua empresa disputa o mercado nacional na mesma proporção que seus concorrentes.

19 ENTENDIMENTO Através disso tudo, a única sugestão ou ate mesmo conselho que podemos deixar para estas empresas, é que elas não parem, não desistam de seus projetos sociais e sustentáveis e que criem novos projetos, pois não importa o que as levaram a aderir aos recursos sustentáveis, o importante mesmo é que elas não parem, e continuem se preocupando com o meio ambiente e com a sociedade em que vivem.

20 Podemos afirmar que a pergunta problema foi respondida. Confirmando assim a hipótese de que ocorre fortalecimento da imagem, agregação de valor ao produto, conquista de novos clientes e manutenção dos existentes, destaque perante o mercado, reconhecimento dos funcionários na relação ética e transparência. Responsabilidade social e marketing sustentável tem grande influência nas empresas e caminham juntos para alcançar os objetivos do tripé sustentável.

21 Equipe: Claudinei Manoel Marcussi Nº: 05 Edna Cristina Ferezim Nº: 07 Flávia Candido Polizel Nº: 09 Rosane Carvalho Cardoso Nº : 28 Professor Orientador José Avanço

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25 Augusto Cury A vida é uma grande universidade, Mas pouco ensina a quem não sabe ser aluno

26 Os nossos maiores problemas não estão no obstáculos do caminho, mas Na escolha da direção errada......

27 Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, Mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver Apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar Um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um não É ter segurança para receber uma critica, mesmo que injusta. Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo.... FERNANDO PESSOA

28 FAMÍLIA FAMÍLIA é a base, a estrutura, o amor o companheirismo. É tudo na vida, sem ela não temos o alicerce que nos ajuda a viver

29 ... Professor José Avanço que sempre nos Incentivou a crescer em todos os momentos.

30 AOS MESTRES

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33 REFLEXÃO

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