A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Era uma vez um ancião que passava os dias sentado junto ao poço na entrada do povoado.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Era uma vez um ancião que passava os dias sentado junto ao poço na entrada do povoado."— Transcrição da apresentação:

1

2 Era uma vez um ancião que passava os dias sentado junto ao poço na entrada do povoado.

3 Um dia, um jovem se aproximou dele e perguntou: - Nunca estive por aqui... Como são os habitantes desta cidade?

4 O ancião respondeu-lhe com outra pergunta: - Como eram os habitantes da cidade de onde vens?

5 - Egoístas e maus, por isso fiquei feliz de ter saído de lá.

6 - Assim são os habitantes desta cidade, respondeu-lhe o ancião.

7 Pouco depois, outro jovem se aproximou e fez a mesma pergunta: - Estou chegando a este lugar. Como são os habitantes desta cidade?

8 Como da vez anterior, o ancião devolveu a pergunta: - Como eram os habitantes da cidade de onde vens?

9 - Eram bons, generosos, hospitaleiros, honestos e trabalhadores. Tinha tão bons amigos que me custou muito separar-me deles.

10 - Os habitantes desta cidade também são assim, respondeu o ancião.

11 Quando o jovem se afastou, um homem que levara seus animais para beber da água do poço e acabara por escutar a conversa, disse ao ancião: - Por que respondeste assim para estas duas pessoas?

12 - Veja - respondeu ele – cada pessoa carrega o universo em seu coração. Quem nada encontrou de bom em seu passado, tampouco encontrará aqui.

13 Ao contrário, aquele que tinha amigos em sua cidade, aqui também encontrará bons amigos.

14 Texto: Reflexo da Vida, Conto Sufi Música: Shakhira - Arabic Belly Dance Adaptação:ZM As pessoas refletem o que existe em si mesmas. Encontram, sempre, o que esperam encontrar.

15

16 PROGESTÃO INICIATIVA: Secretarias Estaduais de Educação COORDENAÇÃO: Conselho Nacional de Secretários de Educação PARCERIAS:

17 INÍCIO PESQUISA NACIONAL Dificuldades - Gestores Escolares: Processos participativos Coordenação pedagógica Gestão financeira Articulação técnico - administrativa

18 PROGESTÃO Curso de formação continuada e em serviço que tem por finalidade o desenvolvimento das competências necessárias aos gestores das escolas públicas, para a promoção da melhoria dos resultados educacionais.

19 ESTRUTURA SEE Coordenação SRE Implementação Tutoria Estadual SRE Cursistas Municipal SME Cursistas

20 CARGA HORÁRIA 270 horas 146 horas A Distânci a 124 horas Presenciais Estudos autônomos Encontros presenciais

21 PÚBLICO ALVO EDITAL SEE Nº 05/2011 MG 17/12/2011 Secretário Municipal de Educação (Rede Municipal) Diretor de Escola Coordenador de Escola Vice-diretor Especialista em Educação Básica Escolas Estaduais Escolas Municipais

22 MATERIAL DIDÁTICO Guia Didático Guia do Tutor Módulos Cadernos de Atividades Intermódulos DVD

23 FOCO

24 METODOLOGIA

25 MÓDULOS I - Função Social da Escola II - Envolvimento da equipe na gestão escolar III - Projeto Pedagógico IV - Sucesso e permanência do aluno na escola V - Gestão Democrática VI - Gestão de Recursos Financeiros VII - Gestão do Espaço e Patrimônio Escolares VIII - Gestão dos Servidores IX - Avaliação Institucional X - Políticas Públicas

26 IMPACTOS

27 SISTEMA DE AVALIAÇÃO Atividade Obrigatória Atividade Socializada Projeto 1ª Prova 2ª Prova Memorial Total : 100 pontos APROVAÇÃO DO CURSISTA: 80 pontos nas atividades e provas 80% de presença nos encontros

28 RESULTADOS PERÍODO: 2004 A 2011

29 Resultados - Aprovação * Não houve participação da rede estadual na 7ª Edição Gestores Aprovados

30 Resultados – Aprovação Gestores Municipais Aprovados

31 Resultados – Atendimento Municípios Beneficiados

32 Resultados – Atendimento

33

34 Resultados – Impactos Cursistas 84% de Aprovação

35

36 Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social PROGRAMA TRAVESSIA Promover a inclusão social e produtiva da população, bem como minimizar as privações sociais em que esta população se encontra. Objetivo Articular e integrar o planejamento, execução e acompanhamento das políticas públicas, principalmente estaduais, com base no território, visando maior efetividade das mesmas. Como Em municípios com menor IDH e localidades determinadas, nas quais se concentram famílias em situação de pobreza e privação social. Onde

37 Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social SITUAÇÃOINICIAL:Localidadescom alto índicede privaçõesnas dimensõessaúde,educação epadrão de vida SITUAÇÃO FUTURA: Melhoria na qualidade de vida e redução das privações sociais PROGRAMA TRAVESSIA

38 PROGESTÃO NO PROGRAMA TRAVESSIA Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social A partir de 2008, com a implantação do Programa Travessia, o PROGESTÃO capacita também a rede municipal pertinente aos municípios selecionados pela Secretaria de Desenvolvimento - SEDESE. OBJETIVO Dotar a rede municipal de ensino de gestores competentes, comprometidos com a efetiva aprendizagem de seus alunos e com a elevação da qualidade do ensino público municipal.

39 Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social RESULTADOS DA ARTICULAÇÃO TRAVESSIA - PROGESTÃO ANO/EDIÇÃO MUNICÍPIOS ATENDIDOS PELO TRAVESSIA SERVIDORES MUNICIPAIS APROVADOS NO PROGESTÃO 2008/5ª /6ª /7ª /8ª44Em execução TOTAL154713

40

41 8ª Edição – 2012 AÇÃO RESPONSÁVEL Implantação / implementação do PROGESTÃO SEE/SRE/MG - SEDESE PREFEITURA – SME Inscrições de cursistas SEE/SRE/MG PREFEITURA - SME Acompanhamento sistematizado do Projeto SEE/SRE-MG PREFEITURA – SME- SEDESE Indicação do tutor (1 turma/SRE)* SRE/MG Capacitação de tutores SEE/MG Tutoria dos cursistas SRE/MG Realização de Encontros Presenciais SRE/MG Despesas de deslocamento para Encontros Presenciais na sede da SRE - 10 Encontros PREFEITURA-SME Responsabilidade Institucional

42 8ª Edição – 2012 AÇÃO RESPONSÁVEL Monitoramento de Encontros Presenciais SEE/MG Monitoramento do ambiente virtual SEE/MG Inserção de dados no ambiente virtual do PROGESTÃOSRE/MG Elaboração, impressão do material instrucional CONSED/MEC Elaboração e impressão de Intermódulos SEE/MG Distribuição do material instrucional SEE-SRE/MG Avaliação dos cursistas SEE/SRE/MG Certificação dos cursistasSEE/MG Responsabilidade Institucional

43 8ª Edição – 2012 CRONOGRAMA CRONOGRAMA DOS ENCONTROS PRESENCIAIS PROGESTÃO – 8ª EDIÇÃO – REDE ESTADUAL E PROGRAMA TRAVESSIA ENCONTROS PRESENCIAIS PERÍODO CARGA HORÁRIA ATIVIDADES 1º 20 de Março de horas Apresentar o Projeto PROGESTÃO Apresentar Módulo I e Intermódulo I 2º 11 e 12 de Abril de horas Sistematizar Módulo I e Intermódulo I Apresentar Módulos II, V e Intermódulos II, V 3º 15 e 16 de Maio de horas Sistematizar Módulos II,V e Intermódulos II, V Apresentar Módulo IV e Intermódulo IV ANEXO

44 8ª Edição – 2012 ANEXO ENCONTROS PRESENCIAIS PERÍODOCARGA HORÁRIAATIVIDADES 4º 12 e 13 de Junho de horas Sistematizar Módulo IV e Intermódulo IV Apresentar Módulo III e Intermódulo III 5º04 e 05 de Julho de horas: 12h Encontro 4h Prova Sistematizar Módulo III e Intermódulo III Apresentar Módulo VI e Intermódulo VI Prova – Módulos I, II, III, IV, V e Intermódulos Correspondentes. 6º 07 e 08 de Agosto de12 horasSistematizar Módulo VI e Intermódulo VI 2012Apresentar Módulo VII e Intermódulo VII

45 8ª Edição – 2012 ANEXO ENCONTROS PRESENCIAIS PERÍODO CARGA HORÁRIA ATIVIDADES 7º 04 e 05 de Setembro de12 horas Sistematizar Módulo VII e Intermódulo VII 2012 Apresentar Módulo VIII e Intermódulo VIII 8º 02 e 03 de Outubro de horas Sistematizar Módulo VIII e Intermódulo VIII Apresentar Módulo IX e Intermódulo IX 9º 06 e 07 de Novembro de horas Sistematizar Módulo IX e Intermódulo IX Apresentar Módulo X e Intermódulo X 10º 04 e 05 de Dezembro de horas: 8h Encontro 4h Prova Sistematizar Módulo X e Intermódulo X Prova – Módulos VI, VII, VIII, IX, X e Intermódulos correspondentes. Carga Horária Total: 270 horas Presencial: 124 horas A Distância: 146 horas

46 Inscrições dos cursistas da Rede Estadual e Municipal Edital 05/ A inscrição será realizada no período de 06 a 17/02/2012, em Formulário de Inscrição, Anexo VI deste Edital, devidamente preenchido pelas escolas estaduais ou secretarias municipais de educação, conforme o caso. 7.6 Compete às SREs: receber os formulários de inscrição dos candidatos ao PROGESTÃO EAD, conferir os dados informados e inseri-los no sítio eletrônico até o dia 29/02/2012;

47 Para efetuar a inscrição: 1. Clicar em cadastramento de usuários

48 2. Preencha a ficha de inscrição do cursista e cadastre a senha aluno para todos.

49 3. Designar a função de cursista e formar os grupos/turmas Na próxima capacitação de tutores

50 Comunicação SEE/SRE – pessoal/institucional SRE/SEE – Responsável DGDC/SRH para cada grupo de SRE SRE/SRE – Ambiente Virtual do PROGESTÃO: Espaço do Tutor Observação: SRE que possuem mais de um tutor: Definir um coordenador do grupo de tutores para o contato com o responsável da DGDC/SRH

51

52 1 – AUTOAVALIAÇÃO 2 – AVALIAÇÃO DO ENCONTRO PRESENCIAL

53 Analisando meu desempenho, reconheço que: SIMNÃO estabeleci horário para estudo e criei condições para realizá-lo cumpri as tarefas com dedicação e compromisso demonstrei autonomia para buscar informações novas mantive contatos com o tutor desenvolvi minha criatividade e propus soluções participei dos trabalhos em equipe realizei os estudos individuais Recursos que utilizei para atingir os objetivos do Módulo I : SIMNÃO leitura de todos os textos do Caderno de Estudo realização de todas as atividades do Caderno de Estudo leituras complementares indicadas no Caderno de Estudo consultas ao tutor consultas aos colegas estudo independente participação no encontro presencial realização de todas as atividades do Caderno de Atividades Outros: especificar PROGESTÃO 8ª EDIÇÃO AUTOAVALIAÇÃO DO CURSISTA Nome do/a Cursista:__________________________________________ Módulo I Município:__________________________ Indique SIM ou NÃO para cada uma das afirmativas, a seguir, relacionadas:

54 Ao final do Módulo I, as aprendizagens mais significativas relacionadas ao cotidiano escolar foram: ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ _______________________________ Os conteúdos que encontrei maiores dificuldades foram: ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ _______________________________ O encontro presencial facilitou (ou não) a aprendizagem desse módulo porque: ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ______________________________ Outros comentários que julgo pertinentes: ____________________________________________________________________________ Data:___/___/___ PROGESTÃO 8ª EDIÇÃO AUTOAVALIAÇÃO DO CURSISTA Nome do/a Cursista:__________________________________________ Módulo I Município:__________________________ Indique SIM ou NÃO para cada uma das afirmativas, a seguir, relacionadas:

55 PROJETO DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA PARA GESTORES ESCOLARES – PROGESTÃO 1º ENCONTRO PRESENCIAL 2 - INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ENCONTRO Tutor:Horário: Cursista:Período: COMO VOCÊ AVALIA: 1 - COMUNICAÇÃO ANAEP 1.1 – Quanto à divulgação do encontro 1.2 – Quanto às informações necessárias sobre a realização do encontro (local, data, tempo hábil, facilidade de obtenção de informações adicionais...). 2 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 2.1 – Apresentação do PROGESTÃO: a – Estrutura b – Material Didático c – Sistema de Avaliação 2.2– Apresentação do Módulo Novo: a – Problematização do título b – Uso do Vídeo c – Apresentação do Mapa de Unidades d – Informação sobre as atividades obrigatórias e de socializaçao 2.2 – Apresentação do Intermódulo Novo: a – Contextualização do Intermódulo b – Interação entre os conteúdos dos Módulos e Intermódulos 2.3 – Utilização de dinâmicas 2.4 – Utilização de textos complementares

56 PROJETO DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA PARA GESTORES ESCOLARES – PROGESTÃO 1º ENCONTRO PRESENCIAL - INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ENCONTRO Tutor:Horário: Cursista:Período: 3 - MATERIAL DIDÁTICO 3.1 – Qualidade técnica e gráfica 3.2 – Adequação do material às atividades desenvolvidas 4 - CARGA HORÁRIA DO ENCONTRO DE CAPACITAÇÃO 4.1 – Carga horária total do encontro 4.2 – Distribuição da carga horária em relação às atividades desenvolvidas 5 – TUTORES 5.1 – Domínio do conteúdo 5.2 – Clareza e objetividade 5.3 – Metodologia utilizada 5.4 – Relacionamento interpessoal 5.5 – Atendimento às dificuldades e dúvidas apresentadas pelos cursistas e disponibilidade em resolvê-las 5.6 – Pontualidade e cumprimento da pauta

57 PROJETO DE CAPACITAÇÃO A DISTÂNCIA PARA GESTORES ESCOLARES – PROGESTÃO 1º ENCONTRO PRESENCIAL - INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ENCONTRO Tutor:Horário: Cursista:Período: 6 – INFRA-ESTRUTURA 6.1 – Estrutura física adequada às atividades desenvolvidas 6.2 – Disponibilidade de recursos 6.3 – Acessibilidade ao local 7 – OUTRAS OBSERVAÇÕES E OU SUGESTÕES Conceitos: A = Atendeu as suas expectativas NA = Não atendeu as suas expectativas EP = Atendeu, em parte, as suas expectativas

58 1 – PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS 2 – RELATÓRIO DE REALIZAÇÃO DE ENCONTRO PRESENCIAL

59 SRE :_________________________________________ MUNICÍPIO :______________________________________________________________ PERÍODO: _____/_____/_____ a _____/_____/_____ CARGA HORÁRIA: ____________ FECHAMENTO: ( ) MÓDULO APRESENTAÇÃO: ( ) MÓDULO ( ) INTERMÓDULO ( ) INTERMÓDULO PROGESTÃO 1 - CRIVO PARA PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS I- OBJETIVO DO ENCONTRO: __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________ ________________ II- ABERTURA DO ENCONTRO: Socialização da pauta. Mensagem (qual / a que tema se refere). Feedback aos cursistas da avaliação que fizeram do Encontro Presencial anterior. Dinâmica (qual? / qual o objetivo?): __________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________

60 PROGESTÃO 1 - CRIVO PARA PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS III - FECHAMENTO DO MÓDULO e INTERMÓDULO : ( a partir do 2º Encontro Presencial ) 01- Uso do vídeo para fechamento do Módulo. Proposta: _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ ________________________________________________________ 02- Atividade de socialização (Caderno de Atividades) Proposta: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 03 - Recolhimento da atividade obrigatória (Caderno de Atividades ). Comentar sua realização, dificuldades, contribuição com o trabalho na escola, correlação com o cotidiano da escola...) Proposta: _________________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 04- Sistematização dos conteúdos do Módulo e Intermódulo. Proposta: ________________________________________________________________________________

61 PROGESTÃO 1 - CRIVO PARA PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS IV- INTRODUÇÃO DO MÓDULO Nº ____ E INTERMÓDULO 01- Uso do vídeo para apresentação do Módulo. Proposta:_________________________________________________________________________________ 02- Problematização do título do Módulo. Proposta: _________________________________________________________________________________ 03- Apresentação do Mapa de Unidades do Módulo. Proposta: _______________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________________ 04- Apresentação do Intermódulo contextualizado com o Módulo Proposta: _________________________________________________________________________________ 05- Orientações sobre as atividades obrigatória e de socialização que deverão ser realizadas para o próximo encontro (Caderno de Atividades ).

62 PROGESTÃO 1 - CRIVO PARA PLANEJAMENTO DOS ENCONTROS PRESENCIAIS V - ENCERRAMENTO DO ENCONTRO: 01- Orientações e informações referentes ao próximo encontro. 02- Avaliação do Encontro - inclui preenchimento do formulário padrão. Proposta:________________________________________________________________________________ 03- Auto-avaliação do cursista durante o Encontro. Proposta: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 04- Mensagem de encerramento. ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

63 PROGESTÃO 8ª EDIÇÃO RELATÓRIO DE REALIZAÇÃO DE ENCONTRO PRESENCIAL SRE ________________________ ________ ENCONTRO PRESENCIAL LOCAL DE REALIZAÇÃO ________________________________ DATA _____/_____/______ TUTOR(ES) ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ COORDENADOR / DGDC ________________________________________________________________________ Responsabilidades dos tutores: Planejamento do encontro presencial. Envio da pauta à DGDC para análise e orientações até dias antes do encontro. Preencher e retornar à DGDC resumo do Encontro Presencial. Inserção dos dados no ambiente virtual. Responsabilidades da DGDC: Encaminhar material instrucional Analisar pautas dos encontros presenciais Monitorar ambiente virtual. Receber resumos dos encontros presenciais.

64 PROGESTÃO 8ª EDIÇÃO-2012 RELATÓRIO DE REALIZAÇÃO DE ENCONTRO PRESENCIAL SRE ________________________ ________ ENCONTRO PRESENCIAL LOCAL DE REALIZAÇÃO ________________________________ DATA _____/_____/______ TUTOR(ES) ____________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________ COORDENADOR / DGDC ________________________________________________________________________ Cursistas presentes NúmeroMunicípios Cursistas faltosos NúmeroMunicípios RESUMO DO ENCONTRO :

65

66 OBJETIVOS DO ENCONTRO ABERTURA APRESENTAÇÃO DO PROGESTÃO/PROGRAMA TRAVESSIA APRESENTAÇÃO DO MÓDULO E INTERMÓDULO FECHAMENTO/ SISTEMATIZAÇÃO DO MÓDULO E INTERMÓDULO LEITURA DAS ATIVIDADES OBRIGATÓRIA E SOCIALIZADA ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS AVALIAÇÃO DO ENCONTRO ENCERRAMENTO ENCONTRO PRESENCIAL

67 PROGESTÃO – TRAVESSIA 8ª Edição – Seleção dos cursistas – Edital 06 a 10/02/12 – indicação pela SME 2 – Inscrições – 13 a 17/02/12 – encaminhamento à SRE, para validação, conforme a demanda (critérios)

68

69 FUNÇÕES DO TUTOR: facilitar a aprendizagem motivar orientar avaliar O QUE É NECESSÁRIO PARA DESEMPENHAR ESSAS FUNÇÕES? - É imprescindível conhecer os módulos - Possuir capacidade de conduzir equipes - Ter iniciativa e criatividade - Possuir capacidade de acompanhar e avaliar o desempenho dos cursistas - Ter visão sistêmica

70 TUTORIA NO PROGESTÃO O TUTOR DEVE INCENTIVAR O CURSISTA DURANTE TODO O CURSO: Nas práticas vinculadas ao aprender a aprender; Na autocapacitação; No aprender a fazer coletivamente.

71 TUTORIA NO PROGESTÃO O TUTOR DEVE INCENTIVAR O CURSISTA DURANTE TODO O CURSO: Na troca de experiências entre os gestores; No cumprimento de todas as atividades previstas no Caderno de Estudo e de Atividades, as Atividades Obrigatórias e Socializadas e no desenvolvimento do Projeto e do Memorial.

72 Planejar a infraestrutura: local, equipamentos, materiais Socializar informações: local e horário do Encontro Zelar pelo cumprimento dos horários Estar atento à frequência dos cursistas (no mínimo 80%) TUTORIA NOS ENCONTROS PRESENCIAIS

73 Estabelecer, coletivamente, as regras de convivência Cumprir com o que foi programado na Pauta Envolver todos os participantes nas discussõecia Consolidar a avaliação do Encontro Presencial TUTORIA NOS ENCONTROS PRESENCIAIS

74 PROGESTÃO – TRAVESSIA 8ª Edição

75 A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo Peter Druker


Carregar ppt "Era uma vez um ancião que passava os dias sentado junto ao poço na entrada do povoado."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google