A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relatório Monitoria CTRN 2009.1 Profª Selma Maria de Araújo Assessora de Monitoria do Centro Campina Grande, agosto de 2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relatório Monitoria CTRN 2009.1 Profª Selma Maria de Araújo Assessora de Monitoria do Centro Campina Grande, agosto de 2009."— Transcrição da apresentação:

1 Relatório Monitoria CTRN 2009.1 Profª Selma Maria de Araújo Assessora de Monitoria do Centro Campina Grande, agosto de 2009

2 IDENTIFICAÇÃO FORTALECIMENTO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO NO CTRN 9 de março à 17 de julho de 2009 CIÊNCIAS ATMOSF. – Profª Célia Braga ENGENHARIA AGRÍCOLA – Profº José Dantas ENGENHARIA CIVIL – Profº Gilson Miranda MINER E GEOLOGIA – Profª Maridete Saraiva TÍTULO DO PROJETO PERÍODO DE AVALIAÇÃO UNIDADES ACADÊMICAS / COORDENADORES CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

3 INTRODUÇÃO Projeto de Ensino intituladoFORTALECIMENTO DO ENSINO DA GRADUAÇÃO NO CTRN, integrante do Programa de Monitoria da CPE/PRE, visa a melhoria da qualidade do Ensino de Graduação, preocupação constante do CTRN. Projeto de Ensino intituladoFORTALECIMENTO DO ENSINO DA GRADUAÇÃO NO CTRN, integrante do Programa de Monitoria da CPE/PRE, visa a melhoria da qualidade do Ensino de Graduação, preocupação constante do CTRN. Esta apresentação consta de um breve resumo do Relatório das atividades desenvolvidas no período letivo 2009.1, dentro do referido Projeto. Esta apresentação consta de um breve resumo do Relatório das atividades desenvolvidas no período letivo 2009.1, dentro do referido Projeto. CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

4 RELATÓRIO DA MONITORIA 2009.1 / CTRN PROJETO DE MONITORIA 2009 AVALIAÇÃO DOS ALUNOS = 18 19 DISCIPLINAS TIVERAM MONITORES SELECIONADOS (16 Profº) RELATÓRIOS = 21 (17 BOL + 4 VOL) 27 MONITORES (21 BOL + 6 VOL) 21 RELATÓRIOS + 18 QUESTIONÁRIOS + DADOS DO SCA DAS 19 DISCIPLINAS CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1 25 DISCIPLINAS APRESENTARAM PROJETO DE MONITORIA (22 Profº)

5 AVALIAÇÃO QUANTITATIVA Construção do Relatório RELATÓRIO DOS MONITORES QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS MONITORES AVALIAÇÃO QUALITATIVA CONSIDERAÇÕES FINAIS RELATÓRIO DA MONITORIA 2009.1 NO CTRN DADOS DO SCA CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

6 QUADRO 1: Percentual de professores envolvidos com o Programa de Monitoria no período 2009.1, por UA. Unidades Acadêmicas Total de Professores % Profº Orient. abc Ciências Atmosféricas 1615213,3 Engenharia Agrícola 3027414,8 Engenharia Civil 2621733,3 Mineração e Geologia 2118316,6 Total93811619,8 Legenda: a = profº da UA; b = profº envolvidos com Graduação; c = profº orientadores. CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

7 QUADRO 2: Demonstrativo do total de Monitores por UA no CTRN – 2009.1. Unidade Acadêmica BolsistaVoluntárioTotal Ciências Atmosféricas123 Engenharia Agrícola415 Engenharia Civil13114 Mineração e Geologia325 Total21627 CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

8 QUADRO 5: Percentual de aprovação, por disciplina da UACA, no período 2009.1. Nº Disciplina / Código Alunos % de Aprovação MatAprov 1. Instrum. Meteor. e Téc. de Obs. de Superf. / 210104511100 2. Meteorologia Básica / 210103611654,5 CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

9 QUADRO 5: Percentual de aprovação, por disciplina da UAEAg, no período 2009.1. Nº Disciplina / Código Alunos % de Aprovação MatAprov 1. Manejo dos Rec. Naturais / 21021478787,5 2. Microbiologia Ambiental / 2102180634571,4 3.Química Analítica / 2102178503774,0 4.Topografia / 21021439555,6 CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

10 QUADRO 5: Percentual de aprovação, por disciplina da UAEC, no período 2009.1. Nº Disciplina / Código Alunos % de Aprovação MatAprov 1. Ciências do Ambiente / 2103038 e 21030701429365,5 2. Estabilid. das Construções / 2103003332781,8 3.Estradas / 2103077262284,6 4. Fenômenos de Transporte / 21030692727100 CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

11 QUADRO 5: Percentual de aprovação, por disciplina da UAEC, no período 2009.1. Nº Disciplina / Código Alunos % de Aprovação MatAprov 5. Hidráulica Experimental / 21030731111100 6. Hidrologia Aplicada / 2103026222090,9 7. Materiais de Construção Exp. / 2103076262492,3 8. Planejamento de Transportes / 2103078242395,8 9.Topografia / 2103014383078,9 CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

12 QUADRO 5: Percentual de aprovação, por disciplina da UAMG, no período 2009.1. Nº Disciplina / Código Alunos % de Aprovação MatAprov 1.Geologia Básica / 2110020403280,0 2. Geologia Geral / 2100052 e 2100100614573,8 3. 433888,4 4. Perfuração e Desmonte de Rochas / 21100468787,5 5. Topografia Aplicada à Mineração / 211009210770,0 CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

13 QUADRO 6: Avaliação da Monitoria no CTRN-2009.1, por UA, com base nos indicadores alunos/professor orientador e alunos/monitor. Unidade acadêmica Nº Discipl inas Nº Profº Orient ador Nº Monit. Total de alunos 2009.1 Nº alunos / profº orient. Nº alunos / monit. BolVol UACA2212126,04,0 UAEAg444113032,526,0 UAEC9713134349,024,5 UAMG433216254,032,4 Total191621664740,424,0 CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

14 OS INDICADORES DO QUESTIONÁRIO PERMITEM AVALIAR: SE O GRUPO ALVO FÊZ USO DO PROGRAMA DE MONITORIA (pergunta 2) SE HOUVE PERCEPÇÃO DE MELHORIA NO GRAU DE DESEMPENHO DA TURMA E DO ALUNO COM A MONITORIA (perg. 1 e 3) SE HOUVE PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DO ENSINO- APRENDIZAGEM (perg. 4) O GRAU DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS HORÁRIOS DISPONIBILIZADOS (perg. 5) SE HOUVE PERCEPÇÃO QUANTO À PREPARAÇÃO DOS MONITORES (perg. 6 ) AVALIAÇÃO QUALITATIVA CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

15 Pergunta 2 SE O GRUPO ALVO FÊZ USO DO PROGRAMA DE MONITORIA – 81,25% respondeu sim (observa-se que em apenas três turmas a maioria dos alunos não fez uso do Programa de Monitoria, isto é, 63,6%, 74,4 e 81,3% dos alunos que responderam o questionário não procuraram os monitores da disciplina); Perg. 1 e 3 SE HOUVE PERCEPÇÃO DE MELHORIA NO GRAU DE DESEMPENHO DA TURMA E DO ALUNO COM A MONITORIA – observa-se que houve uma boa percepção da melhoria do desempenho individual (bom – 68,75%) e da turma (bom – 75%) com a monitoria; Pergunta 4 SE HOUVE PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DO ENSINO- APRENDIZAGEM – os alunos ficaram bem divididos, 50% respondeu sim, ou seja, não ficou claro a importância da monitoria para melhoria do ensino-aprendizagem; AVALIAÇÃO QUALITATIVA CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

16 Pergunta 5 SE OS HORÁRIOS DE ATENDIMENTO FORAM ADEQUADOS OU O GRAU DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS HORÁRIOS DISPONIBILIZADOS – observa-se que a grande maioria dos alunos ficou satisfeita com os horários disponibilizados, uma vez que o percentual de respostas variou entre adequados (68,75%) e razoavelmente adequados (31,25%); e, Pergunta 6 SE HOUVE PERCEPÇÃO QUANTO À PREPARAÇÃO OU AO TREINAMENTO DOS MONITORES – observa- se, pela na grande maioria das respostas, que a percepção dos alunos é de que os monitores estavam bem preparados (75%). AVALIAÇÃO QUALITATIVA CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

17 OS INDICADORES DO RELATÓRIO INDIVIDUAL PERMITEM AVALIAR: Se o Monitor conhece o Plano de Ensino da disciplina. Se a infra-estrutura disponibilizada estava adequada ao exercício da monitoria. Se as atividades desenvolvidas estão coerentes com as atribuições do monitor. O desempenho da turma e a capacidade de escrita do monitor. A percepção do monitor quanto ao seu desempenho, que pode ser confirmado pela avaliação do professor. AVALIAÇÃO QUALITATIVA CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

18 Se as atividades desenvolvidas estão coerentes com as atribuições do monitor. Se a infra-estrutura disponibilizada estava adequada ao exercício da monitoria. Se o Monitor conhece o Plano de Ensino da disciplina. Itens III.1 e.2 Algumas disciplinas não apresentaram o Plano de Ensino, donde percebe-se claramente a razão pela qual o monitor não respondeu, adequadamente, os itens correspondentes. Item III.3 Não há um ambiente específico para monitores, que se revezam entre a sala de aula e a sala do professor, com raras exceções. Quando dispõem de computadores, alguns não estão ligados à web. Item III.4 De um mondo geral, as atividades descritas pelos monitores estão coerentes com as atribuições dos mesmos. AVALIAÇÃO QUALITATIVA CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

19 Item V e VI.3 Item IV AVALIAÇÃO QUALITATIVA CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1 A percepção do monitor quanto ao seu desempenho, que pode ser confirmado pela avaliação do professor. O desempenho da turma e a capacidade de escrita do monitor., o Segundo a visão dos monitores, o desempenho dos alunos poderia ter sido melhor se os mesmos tivessem um maior comprometimento com a monitoria, o que refletiria positivamente no número de aprovações. A grande maioria se auto-avaliou como bom monitor (94,1%). Avaliação confirmada por seus orientadores, o que resultou na indicação da renovação de 20 (vinte) dos 27 (vinte e sete) contratos dos monitores para o 2009.2 e alteração voluntário-bolsista, ou vice- versa, de 4 (quatro) contratos.

20 1. DO TOTAL DE 93 PROFESSORES VINCULADOS AO CTRN, 19,8% PARTICIPOU DO PROJETO DE MONITORIA, PERCENTUAL SUPERIOR AO PERÍODO 2008.2 QUE FOI DE 16,3%; 2. DO TOTAL DE APROXIMADAMENTE 200 (152) DISCIPLINAS OFERECIDAS POR PERÍODO NO CTRN (TOMANDO COM BASE A MÉDIA DE 45 DISCIPLINAS OFERECIDAS POR UA), 10% (12,5%) PARTICIPARAM DO PROJETO DE MONITORIA, PERCENTUAL SUPERIOR AO PERÍODO 2008.2 QUE FOI DE 9%; 3. DAS 4 UA INTEGRANTES DO PROJETO, APENAS UAMG NÃO ENCAMINHOU OS RELATÓRIOS DOS ALUNOS NEM O QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS MONITORES, OU SEJA, NÃO APRESENTOU QUALQUER AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA NO PERÍODO (repetindo o quadro do 2008.2); AVALIAÇÃO QUANTITATIVA CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

21 4. A RELAÇÃO ALUNOS POR PROFESSOR ORIENTADOR, POR UA, VARIOU DE 6,0 (UACA) A 54 (UAMG); (4,5 - UAEAg a 38,9 - UAEC) 5. A RELAÇÃO ALUNOS POR MONITOR, BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO, POR UA, VARIOU DE 4,0 (UACA) A 32,4 (UAMG); (4,5 - UAEAg a 22,2 - UAEC) 6. O % DE APROVAÇÃO NAS DISCIPLINAS MONITORADAS VARIOU DE 65,5% A 100% (LIMITE INFERIOR CAI PARA 38,3% QUANDO AS TURMAS SÃO CONSIDERADAS ISOLADAMENTE); (33,3% a 100%); 7. 84% DAS DISCIPLINAS APRESENTARAM % DE APROVAÇÃO SUPERIOR A 70%, SENDO QUE 31,5% TIVERAM APROVAÇÃO SUPERIOR A 90% (87,5% apresentaram % superior a 70% e 68,8% superior a 90%). AVALIAÇÃO QUANTITATIVA CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

22 CONSIDERAÇÕES FINAIS CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1 1 3 2

23 De um modo geral, no período letivo 2009.1, o Projeto de Monitoria do CTRN cumpriu com seus objetivos e vem gradativamente atingindo as suas metas, uma vez que foi iniciado o processo da avaliação dos Monitores pelos alunos, o qual contou com participação significativa dos mesmos. O Projeto teve uma boa avaliação por parte dos monitores, professores orientadores, Coordenadores de Monitoria e dessa Assessoria de Monitoria. De um modo geral, no período letivo 2009.1, o Projeto de Monitoria do CTRN cumpriu com seus objetivos e vem gradativamente atingindo as suas metas, uma vez que foi iniciado o processo da avaliação dos Monitores pelos alunos, o qual contou com participação significativa dos mesmos. O Projeto teve uma boa avaliação por parte dos monitores, professores orientadores, Coordenadores de Monitoria e dessa Assessoria de Monitoria. 1

24 No tocante ao desempenho das Coordenações nas UA, o mesmo poderá ser melhorado quando houver maior agilidade no atendimento aos requerimentos da CPE e dessa Assessoria de Monitoria, o que resultaria num melhor desempenho do Projeto como um todo. No tocante ao desempenho das Coordenações nas UA, o mesmo poderá ser melhorado quando houver maior agilidade no atendimento aos requerimentos da CPE e dessa Assessoria de Monitoria, o que resultaria num melhor desempenho do Projeto como um todo. 2

25 Finalizando, os resultados registrados neste Relatório mostram a importância do Programa de Monitoria para o CTRN, bem como a necessidade da sua continuidade e ampliação, de modo a propiciar uma maior participação de alunos e professores, reduzindo assim a demanda reprimida, com benefícios para todos envolvidos, principalmente pelo fortalecimento dos Cursos de Graduação do Centro. Finalizando, os resultados registrados neste Relatório mostram a importância do Programa de Monitoria para o CTRN, bem como a necessidade da sua continuidade e ampliação, de modo a propiciar uma maior participação de alunos e professores, reduzindo assim a demanda reprimida, com benefícios para todos envolvidos, principalmente pelo fortalecimento dos Cursos de Graduação do Centro. 3

26 OBRIGADA PELA PACIÊNCIA E UMA BOA TARDE A TODOS CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1

27 OBRIGADA PELA PACIÊNCIA E UMA BOA NOITE A TODOS CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1


Carregar ppt "Relatório Monitoria CTRN 2009.1 Profª Selma Maria de Araújo Assessora de Monitoria do Centro Campina Grande, agosto de 2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google