A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relatório Monitoria CTRN

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relatório Monitoria CTRN"— Transcrição da apresentação:

1 Relatório Monitoria CTRN 2009.1
Profª Selma Maria de Araújo Assessora de Monitoria do Centro Campina Grande, agosto de 2009

2 IDENTIFICAÇÃO ‘FORTALECIMENTO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO NO CTRN’
CTRN – Relatório de Monitoria IDENTIFICAÇÃO TÍTULO DO PROJETO ‘FORTALECIMENTO DO ENSINO DE GRADUAÇÃO NO CTRN’ PERÍODO DE AVALIAÇÃO 9 de março à 17 de julho de 2009 UNIDADES ACADÊMICAS / COORDENADORES CIÊNCIAS ATMOSF. – Profª Célia Braga ENGENHARIA AGRÍCOLA – Profº José Dantas ENGENHARIA CIVIL – Profº Gilson Miranda MINER E GEOLOGIA – Profª Maridete Saraiva

3 CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1
INTRODUÇÃO Projeto de Ensino intitulado ‘FORTALECIMENTO DO ENSINO DA GRADUAÇÃO NO CTRN’, integrante do Programa de Monitoria da CPE/PRE, visa a melhoria da qualidade do Ensino de Graduação, preocupação constante do CTRN. Esta apresentação consta de um breve resumo do Relatório das atividades desenvolvidas no período letivo , dentro do referido Projeto.

4 PROJETO DE MONITORIA 2009 CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1
19 DISCIPLINAS TIVERAM MONITORES SELECIONADOS (16 Profº) 25 DISCIPLINAS APRESENTARAM PROJETO DE MONITORIA (22 Profº) RELATÓRIO DA MONITORIA / CTRN 27 MONITORES (21 BOL + 6 VOL) RELATÓRIOS = 21 (17 BOL + 4 VOL) 21 RELATÓRIOS + 18 QUESTIONÁRIOS + DADOS DO SCA DAS 19 DISCIPLINAS AVALIAÇÃO DOS ALUNOS = 18

5 Construção do Relatório
CTRN – Relatório de Monitoria Construção do Relatório RELATÓRIO DOS MONITORES QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS MONITORES DADOS DO SCA RELATÓRIO DA MONITORIA NO CTRN AVALIAÇÃO QUALITATIVA AVALIAÇÃO QUANTITATIVA CONSIDERAÇÕES FINAIS

6 CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1
QUADRO 1: Percentual de professores envolvidos com o Programa de Monitoria no período , por UA. Unidades Acadêmicas Total de Professores % Profº Orient. a b c Ciências Atmosféricas 16 15 2 13,3 Engenharia Agrícola 30 27 4 14,8 Engenharia Civil 26 21 7 33,3 Mineração e Geologia 18 3 16,6 Total 93 81 19,8 Legenda: a = profº da UA; b = profº envolvidos com Graduação; c = profº orientadores.

7 QUADRO 2: Demonstrativo do total de Monitores por UA no CTRN – 2009.1.
CTRN – Relatório de Monitoria QUADRO 2: Demonstrativo do total de Monitores por UA no CTRN – Unidade Acadêmica Bolsista Voluntário Total Ciências Atmosféricas 1 2 3 Engenharia Agrícola 4 5 Engenharia Civil 13 14 Mineração e Geologia 21 6 27

8 CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1
QUADRO 5: Percentual de aprovação, por disciplina da UACA, no período Disciplina / Código Alunos % de Aprovação Mat Aprov 1. Instrum. Meteor. e Téc. de Obs. de Superf. / 1 100 2. Meteorologia Básica / 11 6 54,5

9 CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1
QUADRO 5: Percentual de aprovação, por disciplina da UAEAg, no período Disciplina / Código Alunos % de Aprovação Mat Aprov 1. Manejo dos Rec. Naturais / 8 7 87,5 2. Microbiologia Ambiental / 63 45 71,4 3. Química Analítica / 50 37 74,0 4. Topografia / 9 5 55,6

10 CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1
QUADRO 5: Percentual de aprovação, por disciplina da UAEC, no período Disciplina / Código Alunos % de Aprovação Mat Aprov 1. Ciências do Ambiente / e 142 93 65,5 2. Estabilid. das Construções / 33 27 81,8 3. Estradas / 26 22 84,6 4. Fenômenos de Transporte / 100

11 CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1
QUADRO 5: Percentual de aprovação, por disciplina da UAEC, no período Disciplina / Código Alunos % de Aprovação Mat Aprov 5. Hidráulica Experimental / 11 100 6. Hidrologia Aplicada / 22 20 90,9 7. Materiais de Construção Exp. / 26 24 92,3 8. Planejamento de Transportes / 23 95,8 9. Topografia / 38 30 78,9

12 CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1
QUADRO 5: Percentual de aprovação, por disciplina da UAMG, no período Disciplina / Código Alunos % de Aprovação Mat Aprov 1. Geologia Básica / 40 32 80,0 2. Geologia Geral / e 61 45 73,8 3. 43 38 88,4 4. Perfuração e Desmonte de Rochas / 8 7 87,5 5. Topografia Aplicada à Mineração / 10 70,0

13 Nº alunos / profº orient.
CTRN – Relatório de Monitoria QUADRO 6: Avaliação da Monitoria no CTRN , por UA, com base nos indicadores alunos/professor orientador e alunos/monitor. Unidade acadêmica Nº Disciplinas Nº Profº Orientador Nº Monit. Total de alunos Nº alunos / profº orient. Nº alunos / monit. Bol Vol UACA 2 1 12 6,0 4,0 UAEAg 4 130 32,5 26,0 UAEC 9 7 13 343 49,0 24,5 UAMG 3 162 54,0 32,4 Total 19 16 21 6 647 40,4 24,0

14 AVALIAÇÃO QUALITATIVA
CTRN – Relatório de Monitoria AVALIAÇÃO QUALITATIVA SE O GRUPO ALVO FÊZ USO DO PROGRAMA DE MONITORIA (pergunta 2) SE HOUVE PERCEPÇÃO DE MELHORIA NO GRAU DE DESEMPENHO DA TURMA E DO ALUNO COM A MONITORIA (perg. 1 e 3) SE HOUVE PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM (perg. 4) O GRAU DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS HORÁRIOS DISPONIBILIZADOS (perg. 5) OS INDICADORES DO QUESTIONÁRIO PERMITEM AVALIAR: SE HOUVE PERCEPÇÃO QUANTO À PREPARAÇÃO DOS MONITORES (perg. 6)

15 AVALIAÇÃO QUALITATIVA
CTRN – Relatório de Monitoria AVALIAÇÃO QUALITATIVA SE O GRUPO ALVO FÊZ USO DO PROGRAMA DE MONITORIA – 81,25% respondeu sim (observa-se que em apenas três turmas a maioria dos alunos não fez uso do Programa de Monitoria, isto é, 63,6%, 74,4 e 81,3% dos alunos que responderam o questionário não procuraram os monitores da disciplina); Pergunta 2 SE HOUVE PERCEPÇÃO DE MELHORIA NO GRAU DE DESEMPENHO DA TURMA E DO ALUNO COM A MONITORIA – observa-se que houve uma boa percepção da melhoria do desempenho individual (bom – 68,75%) e da turma (bom – 75%) com a monitoria; Perg. 1 e 3 SE HOUVE PERCEPÇÃO DA IMPORTÂNCIA DA MONITORIA COMO INSTRUMENTO DE MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM – os alunos ficaram bem divididos, 50% respondeu sim, ou seja, não ficou claro a importância da monitoria para melhoria do ensino-aprendizagem; Pergunta 4

16 AVALIAÇÃO QUALITATIVA
CTRN – Relatório de Monitoria AVALIAÇÃO QUALITATIVA SE OS HORÁRIOS DE ATENDIMENTO FORAM ADEQUADOS OU O GRAU DE SATISFAÇÃO QUANTO AOS HORÁRIOS DISPONIBILIZADOS – observa-se que a grande maioria dos alunos ficou satisfeita com os horários disponibilizados, uma vez que o percentual de respostas variou entre adequados (68,75%) e razoavelmente adequados (31,25%); e, Pergunta 5 SE HOUVE PERCEPÇÃO QUANTO À PREPARAÇÃO OU AO TREINAMENTO DOS MONITORES – observa-se, pela na grande maioria das respostas, que a percepção dos alunos é de que os monitores estavam bem preparados (75%). Pergunta 6

17 AVALIAÇÃO QUALITATIVA
CTRN – Relatório de Monitoria AVALIAÇÃO QUALITATIVA Se o Monitor conhece o Plano de Ensino da disciplina. Se a infra-estrutura disponibilizada estava adequada ao exercício da monitoria . Se as atividades desenvolvidas estão coerentes com as atribuições do monitor. O desempenho da turma e a capacidade de escrita do monitor. OS INDICADORES DO RELATÓRIO INDIVIDUAL PERMITEM AVALIAR: A percepção do monitor quanto ao seu desempenho, que pode ser confirmado pela avaliação do professor.

18 Se o Monitor conhece o Plano de Ensino da disciplina.
CTRN – Relatório de Monitoria AVALIAÇÃO QUALITATIVA Se o Monitor conhece o Plano de Ensino da disciplina. Algumas disciplinas não apresentaram o Plano de Ensino, donde percebe-se claramente a razão pela qual o monitor não respondeu, adequadamente, os itens correspondentes. Itens III.1 e .2 Não há um ambiente específico para monitores, que se revezam entre a sala de aula e a sala do professor, com raras exceções. Quando dispõem de computadores, alguns não estão ligados à web. Se a infra-estrutura disponibilizada estava adequada ao exercício da monitoria . Item III.3 Se as atividades desenvolvidas estão coerentes com as atribuições do monitor. De um mondo geral, as atividades descritas pelos monitores estão coerentes com as atribuições dos mesmos. Item III.4

19 O desempenho da turma e a capacidade de escrita do monitor.
CTRN – Relatório de Monitoria AVALIAÇÃO QUALITATIVA A grande maioria se auto-avaliou como bom monitor (94,1%). Avaliação confirmada por seus orientadores, o que resultou na indicação da renovação de 20 (vinte) dos 27 (vinte e sete) contratos dos monitores para o e alteração voluntário-bolsista, ou vice-versa, de 4 (quatro) contratos. A percepção do monitor quanto ao seu desempenho, que pode ser confirmado pela avaliação do professor. Item IV Segundo a visão dos monitores, o desempenho dos alunos poderia ter sido melhor se os mesmos tivessem um maior comprometimento com a monitoria, o que refletiria positivamente no número de aprovações. O desempenho da turma e a capacidade de escrita do monitor. Item V e VI.3

20 AVALIAÇÃO QUANTITATIVA
CTRN – Relatório de Monitoria AVALIAÇÃO QUANTITATIVA 1. DO TOTAL DE 93 PROFESSORES VINCULADOS AO CTRN, 19,8% PARTICIPOU DO PROJETO DE MONITORIA, PERCENTUAL SUPERIOR AO PERÍODO QUE FOI DE 16,3%; 2. DO TOTAL DE APROXIMADAMENTE 200 (152) DISCIPLINAS OFERECIDAS POR PERÍODO NO CTRN (TOMANDO COM BASE A MÉDIA DE 45 DISCIPLINAS OFERECIDAS POR UA), 10% (12,5%) PARTICIPARAM DO PROJETO DE MONITORIA, PERCENTUAL SUPERIOR AO PERÍODO QUE FOI DE 9%; 3. DAS 4 UA INTEGRANTES DO PROJETO, APENAS UAMG NÃO ENCAMINHOU OS RELATÓRIOS DOS ALUNOS NEM O QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS MONITORES, OU SEJA, NÃO APRESENTOU QUALQUER AVALIAÇÃO DO PROGRAMA DE MONITORIA NO PERÍODO (repetindo o quadro do );

21 AVALIAÇÃO QUANTITATIVA
CTRN – Relatório de Monitoria AVALIAÇÃO QUANTITATIVA 4. A RELAÇÃO ALUNOS POR PROFESSOR ORIENTADOR, POR UA, VARIOU DE 6,0 (UACA) A 54 (UAMG); (4,5 - UAEAg a 38,9 - UAEC) 5. A RELAÇÃO ALUNOS POR MONITOR, BOLSISTA OU VOLUNTÁRIO, POR UA, VARIOU DE 4,0 (UACA) A 32,4 (UAMG); (4,5 - UAEAg a 22,2 - UAEC) 6. O % DE APROVAÇÃO NAS DISCIPLINAS MONITORADAS VARIOU DE 65,5% A 100% (LIMITE INFERIOR CAI PARA 38,3% QUANDO AS TURMAS SÃO CONSIDERADAS ISOLADAMENTE); (33,3% a 100%); 7. 84% DAS DISCIPLINAS APRESENTARAM % DE APROVAÇÃO SUPERIOR A 70%, SENDO QUE 31,5% TIVERAM APROVAÇÃO SUPERIOR A 90% (87,5% apresentaram % superior a 70% e 68,8% superior a 90%).

22 CTRN – Relatório de Monitoria 2009.1
CONSIDERAÇÕES FINAIS 3

23 1 De um modo geral, no período letivo , o Projeto de Monitoria do CTRN cumpriu com seus objetivos e vem gradativamente atingindo as suas metas, uma vez que foi iniciado o processo da avaliação dos Monitores pelos alunos, o qual contou com participação significativa dos mesmos. O Projeto teve uma boa avaliação por parte dos monitores, professores orientadores, Coordenadores de Monitoria e dessa Assessoria de Monitoria.

24 2 No tocante ao desempenho das Coordenações nas UA, o mesmo poderá ser melhorado quando houver maior agilidade no atendimento aos requerimentos da CPE e dessa Assessoria de Monitoria, o que resultaria num melhor desempenho do Projeto como um todo.

25 3 Finalizando, os resultados registrados neste Relatório mostram a importância do Programa de Monitoria para o CTRN, bem como a necessidade da sua continuidade e ampliação, de modo a propiciar uma maior participação de alunos e professores, reduzindo assim a demanda reprimida, com benefícios para todos envolvidos, principalmente pelo fortalecimento dos Cursos de Graduação do Centro.

26 OBRIGADA PELA PACIÊNCIA
CTRN – Relatório de Monitoria OBRIGADA PELA PACIÊNCIA E UMA BOA TARDE A TODOS

27 OBRIGADA PELA PACIÊNCIA
CTRN – Relatório de Monitoria OBRIGADA PELA PACIÊNCIA E UMA BOA NOITE A TODOS


Carregar ppt "Relatório Monitoria CTRN"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google