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MÍDIA INDOOR E MÍDIA EXTERNA. Mídia indoor - É todo e qualquer tipo de propaganda ou divulgação feita dentro em estabelecimento ou local fechado, cm.

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1 MÍDIA INDOOR E MÍDIA EXTERNA

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3 Mídia indoor - É todo e qualquer tipo de propaganda ou divulgação feita dentro em estabelecimento ou local fechado, cm grande fluxo de trânsito de pedestres ou veículos Mídia externa – Ou OOH (out of home) - Todo tipo de propaganda ou divulgação feitas em ambientes externos ou com circulação não proprietária.

4 Definição de meios: aspectos envolvidos Que tipo de meio é o mais adequado à campanha? – Mídia de massa ou mídia dirigida? – Mídia de massa: eletrônica, impressa, alternativa ou digital? – Mídia dirigida: digital, não digital ou eletrônica?

5 Mídia exterior Inclui não apenas o outdoor, mas grande número de peças publicitárias Para efeitos estatísticos, outdoor é isolado da propaganda ao ar livre e os demais itens são chamados mídia externa ou mídia exterior A mídia exterior corresponde a 3,7% do bolo publicitário O outdoor e outros itens da mídia exterior podem ser colocados longe das placas de produtos concorrentes e perto das lojas em que se encontram os produtos Por seus tamanhos e cores, exercem grande impacto no público, só superado pela força da televisão É a mídia que mais rapidamente atinge a massa da população

6 Outdoor Oferece a veiculação de objetos tridimensionais, dentro e fora dos limites das placas, com ou sem movimentos Em geral, sua periodicidade é de 15 dias Quando se compra o espaço – tabuletas – compra-se um conjunto de locais, sem que seja possível escolher todos os pontos Pode ser comprado também sobre a forma de circuitos Sua compra pode ser local (bairro, rua etc.), regional ou nacional

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8 Vantagens da mídia exterior Oportunidades: a mensagem pode ser colocada nos momentos oportunos e sua substituição é relativamente rápida Maleabilidade: pode ser utilizada em uma extensão nacional, em uma cidade ou em um bairro Impacto, ação rápida e constante: impressiona pelo tamanho e pelas cores. As pessoas circulam pelas ruas e a ação do outdoor é constante Massificação: atinge todos os segmentos na mesma proporção. Mídia com penetração abrangente Memorização e simplicidade: em geral, as pessoas circulam pelos mesmos locais diariamente e vêem as placas repetidamente. Além disso, a mensagem concisa e breve facilita a memorização

9 Desvantagens da mídia exterior Baixa seletividade Dificuldade de escolha de locais específicos Vulnerabilidade quanto a intempéries e vandalismo

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11 MídiaDisponibilidades Abrigo de ponto de ônibusPainéis luminosos/acrílico AeroportoPainéis adesivos e luminosos internos e externos Aerovídeo Circuito fechado de TV em aeroportos – salas de espera AudiotransVeiculação de comerciais em ônibus Backlight/Frontlightoutdoors com iluminação traseira ou frontal Balão Ar quente e frio – adequação de formato a produto ou à embalagem Banca de jornalPainel luminoso, painel adesivo BusdoorPainéis adesivos internos e externos em ônibus Cabine telefônicaPainel lunimoso Carrinhos de bagagens aeroportosPlacas frontais Carrinhos de bebêDentro dos shoppings – placa adesiva Carrinhos de supermercadoPlacas frontais Cartaz rebocado por barcos, carros, motos, bicicletas Painéis Fonte:

12 MídiaDisponibilidades Cartões telefônicosPropaganda institucional ou mercadológica Coletor de papelLixeira Comanda para padariasVisibilidade discreta Display ecológicoProtetor para árvores Empena (parede lateral de um edifício) Painel gigante de parede (pintura, tela vinílica) Estádios/ginásios de esportePainel fixo e móvel Grades de proteção p/ pedestreEsquinas e avenidas de grande tráfego de veículos Guarita de salva-vidasPraias Luminosos em acrílico e néonTopo de prédio Metrô Painéis de estação, painéis de trem, adesivação de trem e bilhete Orientador/sinalizador de ruaPontos estratégicos Painéis de estradaExigem licença especial Painel de supermercado Lojas de construção e infoprmática – sinalização interna e estacionamento Fonte:

13 MídiaDisponibilidades Painel eletrônicoMais caro, muitos anúncios Painel em bebedouroTemperatura Passe escolarPatrocínio Propaganda aéreaFaixa publicitária rebocada por avião Propaganda em caixa 24 horasTela do monitor Raio laserShows, promoção de eventos Relógio termômetroPontos estratégicos de grande movimento Salas de cinemaCartaz/luminoso Sky mídiaHelicóptero com mensagens luminosas na base Tapa-sol para automóveisBrindes TáxiLuminoso no teto, adesivo nas portas e encostos Telefone – Fale grátis Após ouvir um comercial de 30 seg., o usuário não paga a ligação (máximo de 2 minutos de conversa) Terminal rodoviárioPainéis e circuito fechado de TV Fonte:

14 MídiaDisponibilidades Toalha de mesaLanchonetes e restaurantes TremPainéis nos vagões e nas estações Trio elétricoPainéis nos trios elétricos Vídeo a bordoVeiculação de comerciais a bordo de aeronaves VideotronicsMensagens eletrônicas nos pontos-de-venda Fonte:

15 Outros meios Fazem parte do material promocional das organizações: – Brindes: criados para fixar a marca de uma empresa, produto ou serviço Chaveiro, boné, camiseta, guarda-sol, toalha, agenda, caneta etc. – Amostras: usadas para introduzir um produto no mercado Possuem a característica de criar um posicionamento na mente do consumidor

16 Mídia indoor

17 Vantagens Relevância - é considerada menos invasiva porque o produto ou serviço apresentado na tela geralmente é relevante ao espectador. A Emoção e interatividade- A experiência traz maior carga emocional, fortalece o vínculo com a marca e conquista o consumidor no momento de descontração, em que ele pode estar mais aberto a receber este tipo de publicidade. Segmentação – Alto poder de segmentação e regionalização Baixa dispersão - Diversificação

18 Display Os displays aliam movimento, modernidade e design, com resultados positivos nas campanhas publicitárias, são ideais para comunicação dentro de ambientes com grande circulação de pessoas, como: shoppings, aeroportos, rodoviárias, academias, etc., Sua movimentação gera atração com atenção garantida;

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20 Painel

21 Indoor TV A geração do conteúdo da programação da IndoorTV é garantida pela empresa americana Scala Broadcast Multimedia, líder mundial de software deste segmento. Com mais de unidades comercializadas em mais de 30 países, atende clientes de grande porte.

22 Busdoor interno É visualizado por pessoas que utilizam diariamente o sistema de transporte urbano. É um espaço de publicidade bastante interessante do ponto de vista custo por mil. O custo pode ser 50% menor que os outros meios de comunicação.

23 BusTV Início de 2007 em São Paulo; Transmite conteúdo em 425 ônibus; Telas de LDC de 19 polegadas; Transmissão de conteúdo produzido pela Casablanca; 30% do conteúdo é regionalizado.

24 Metrodoor

25 Cartaz em banheiro

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27 Cartaz em banheiro

28 Bolachas de copo-chope

29 Jogo americano

30 Adesivamento de espelho

31 Adesivamento de parede

32 Adesivamento de portas WC

33 Display perfume

34 Display especial Os toaletes masculinos de 170 bares, restaurantes e baladas receberam displays especiais com um frasco de AXE acoplado. Os consumidores vêem a peça e podem usar o produto imediatamente. A ENOX faz a reposição diária dos mais de 2 mil frascos do desodorante

35 Display take one

36 Apliques em esteiras e bikes


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