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Redação Publicitária I Parte 2- Redação Publicitária para mídia externa Professora Luciana Moura.

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1 Redação Publicitária I Parte 2- Redação Publicitária para mídia externa Professora Luciana Moura

2 televisão MÍDIA EXTERNA

3 Mídia Exterior: Sob Medida Para o Jeito Brasileiro Por Sérgio Gordilho, Diretor de Criação, Agência Africa (Outdoor Express edição nº 27) Em um ano de vida, a Africa se tornou a agência que mais utiliza mídia exterior no País. Apenas com Vivo e Banco Itaú, temos alguns quilômetros de lona espalhados de Norte ao Sul do País. Isto prova o quanto acreditamos na mídia exterior não apenas como solução para resposta imediata do consumidor, mas também para a consolidação de mensagens - como é o caso das campanhas de Vivo - e, sobretudo, como mídia principal, e não mero apoio - como é o caso de Banco Itaú. Feito para você é uma campanha que atesta, sobretudo, a perfeita integração entre a mídia exterior e a maneira de ser do brasileiro. Somos um povo de rua. Baianos, cariocas, paulistas, gaúchos, pernambucanos...Definitivamente, para o bem ou para o mal, no chope ou no engarrafamento, correndo de um canto para outro ou passeando com as crianças no banco de trás, ou mesmo, talvez, por nossa própria natureza tropical, buscamos o sol, o ar livre, a claridade. Até mesmo os shoppings, reparem, quase todos tem imensos tetos ou parede de vidro, transparentes. Não à toa a rua é palco e canal para tantas mensagens. As que lemos, as que ouvimos, as que comentamos.

4 Outdoor e cartaz Para ler em 10 segundos. E ponto final.

5 Características do meio Por muito tempo as formas de comunicação chamadas de mídia exterior eram conhecidas simplesmente como alternativas. O tamanho dos meios é o grande diferencial da mídia externa. É apreciada por suas características de alto impacto. É utilizada, normalmente, como apoio à propaganda veiculada através de outras mídias.

6 Características do meio Uma das grandes discussões para a mídia exterior é a busca do desenvolvimento de grandes formatos ou a busca de um painel sem grandes extensões, mas com apelos mais ousados e inovadores.

7 Dicas Não tente adapte simplesmente adaptar as mensagens criadas para outras mídias. Cada peça é única!

8 Características do meio É possível realizar campanhas muito segmentadas, apelando para aspectos do bairro ou da região em que cada painel for exibido. É também útil para divulgar promoções e ações diversas de curto prazo (painéis, outdoors, cartazes, busdoor). É prejudicado pelo caos visual de certos centros urbanos.

9 Tipos de mídia externa Fachadas Totem Front ligth Back ligth Painel digital Triedo Empena Topo Relógio e temperatura Letreiro luminoso Placa de esquina Painel rodoviário Taxi Ônibus Mobiliário urbano

10 Formatos diferenciados Outdoor com uso de modelos vivos Outdoor interativo Outdoor com degustação Outdoor com cheiro Outdoor com som

11 Texto publicitário para mídia externa As mídias externas têm padrões de criação menos rígidos que outros meios. Síntese é o princípio fundamental, já que a peça deve ser lida, decodificada e compreendida e um curto instante. A legibilidade também é importante. Deve-se trabalhar o mínimo de informação. Visualmente, não se recomenda mais de uma imagem e um texto curto e compreensível.

12 Texto publicitário para mídia externa A instantaneidade desse tipo de peça torna a sua criação muito próxima e sintética do que é o conceito criativo buscado. Se não tivermos a clareza do conceito de criação, existirá a dificuldade de sua expressão, pois o impacto deve ser conseguido com poucos elementos (que é o que temos disponíveis para a criação dos grandes painéis).

13 Dicas Seja sintético e economize palavras. Prefira a construção da frase em ordem direta (sujeito, verbo, complemento). Limpe a sua idéia até obter a informação central a ser passada. Use e abuse dos apliques e das alterações na estrutura das placas. Use e abuse do seu senso de oportunidade.

14 Dicas - Busdoor Tenha em mente que a carroceria de cada veículo varia muito, inclusive o local das lanternas e da saída do escapamento. Para garantir que o layout fique adequado a todos os tipos de ônibus, centralize bem a imagem e não encoste a assinatura no canto do layout.

15 Dicas - Empena A periodicidade não é menor que 6 meses, portanto, aposte em mensagens mais duradouras. Não associe mensagens específicas que possam ficar desatualizadas. Peças muito largas têm dificuldade de adaptação. Existe uma tendência de não trabalhar texto, apenas imagens. A logomarca ou o produto devem ficar bem no centro da imagem.

16 Na hora de produzir Lembre que o que será produzido terá grandes proporções. Avalie se a leitura do texto está satisfatória observando a peça a uma distância mínima de 3 metros. Certifique-se sobre o processo de produção e finalize os arquivos de acordo com as especificações técnicas passadas pelos fornecedores.

17 Conselhos de especialistas Esta, provavelmente, é a mídia mais crítica, onde a simplicidade é questão de sobrevivência. Porque as pessoas passam de carro ou à pé para irem a algum lugar e estão preocupadas com tudo, mens com nossa mensagem. Magy Imoberdorf)

18 Conselhos de especialistas Mensagem curta, original. Uma peça que converse com quem passa pela rua. Uma peça que chame a atenção por comunicar e não apenas por estar lá. Eu acho o outdoor a verdadeira prova dos 9 do criativo. Quem faz um bom outdoor faz qualquer coisa em propaganda. A recíproca nem sempre é verdadeira. Ricardo Chester

19 Conselhos de especialistas Ele tem que ser criativo e direto, para que alguém a 80km/h possa captar a mensagem. Fabiano Soares


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