A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos"— Transcrição da apresentação:

1 MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
ESTATÍSTICA APLICADA AO TURISMO PROF. DR. OSIRIS MARQUES

2 Aula 4 Principais Fontes Estatísticas do Setor Turístico

3 Registros Administrativos, Entrevistas e Diretórios
De maneira geral, não existe uma única organização que produza informações relacionadas com o setor turístico, sendo sua produção realizada em esferas distintas. Por conta disso, as fontes de informações nem sempre são consistentes; As informações são geradas, de maneira geral, com uma finalidade específica (Banco Central, por exemplo), ou resultam da própria atividade de algumas organizações; Esse processo provoca fontes dispersas e que, na maioria das vezes, não compartilham da mesma metodologia, o que dificulta a consistência das informações

4 Registros Administrativos, Entrevistas e Diretórios
QUEM PRODUZ A INFORMAÇÃO? Informações podem ser produzidas pelo setor público: costumam ser mais abundantes e se associam as principais variáveis da atividade turística; Informações podem ser produzidas pelo setor privado: são elaboradas pelas próprias empresas e associações empresariais do setor turístico, com o objetivo básico de contribuir com informações relevantes para o processo de tomada de decisões.

5 Registros Administrativos, Entrevistas e Diretórios
QUE TIPO DE INFORMAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL? Registro Administrativos: são aqueles que dependem da administração pública. Ex.: Licença para exercer uma atividade econômica; classificação de estabelecimentos hoteleiros. Entrevistas: operações estatísticas cuja meta básica é obter conclusões sobre determinados aspectos da realidade turística (seleção amostral) Ex.: perfil do visitante; motivações de viagem; gasto, etc.

6 Registros Administrativos, Entrevistas e Diretórios
QUE TIPO DE INFORMAÇÃO ESTÁ DISPONÍVEL? Censos: abrangem a totalidade da população- alvo para um determinado aspecto da realidade turística. Os censos ou diretórios podem ser o resultado de uma operação com finalidade específica ou da informação contida em determinado registro administrativo. Os censos contêm a lista completa da variável que se pretende controlar em um momento determinado de tempo.

7 Principais Fontes Internacionais
No âmbito Internacional há uma série de organizações que oferecem informações sobre o setor turístico. Elas podem ser divididas em duas grandes categorias: Organizações e instituições que oferecem exclusivamente informação sobre o setor turístico. Ex.: OMT, Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), IATA (International Association of Air Transportation), OIT Organizações e escritórios estatísticos internacionais que oferecem todo tipo de informação de caráter estatístico, inclusive algumas relacionadas ao turismo Ex.: EUROSTAT; OCDE.

8 Organização Mundial do Turismo
Com sede em Madri, a OMT (WTO) é uma organização intergovernamental, à qual as Nações Unidas confiam a promoção e o desenvolvimento do Turismo. Estabelece normas internacionais para avaliação e notificação de dados relativos ao turismo. Principais publicações: Anuário de Estatísticas do Turismo Compêndio de Estatísticas de Turismo Barômetro das Viagens e do Turismo (três vezes ao ano)

9 Organização Mundial do Turismo
Principais publicações: Tendências do Mercado Turístico Previsões do Turismo Mundial (2020) CUIDADO: Você tem que pagar por (quase) todas as publicações. Principais informações disponíveis na base de dados da OMT: Chegadas do turismo receptor em nível internacional Chegadas do turismo emissor em nível internacional

10 Organização Mundial do Turismo
Indicadores Chegadas de turistas – visitantes que pernoitam (mil.) Chegadas de passageiros em cruzeiros (mil.) Chegadas por via aérea, trem, rodovias, via marítima; Chegadas a lazer, recreação, férias e negócios; Número de unidades habitacionais em hotéis e similares; Número de leitos em hotéis e estabelecimentos similares; Receitas geradas pelo turismo internacional; Gasto do turismo internacional

11 Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC)
O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) é o fórum global dos executivos de negócios do setor de viagens e turismo: seus membros são diretores executivos de todos os setores da indústria de viagens e turismo. Os trabalho desenvolvidos pelo WTTC esturturam-se em torno das seguintes áreas de interesse: Relatórios regionais e por países; Aviação; Meio Ambiente;

12 Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC)
EcoNETT (rede européia para viagens e turismo ecológicos); Educação e formação; Movimentos fronteiriços; Impostos; Recursos Humanos A principal vantagem da WTTC é que todos os dados estão disponíveis para download sem custos.

13 Outras organizações de caráter internacional
Organização Internacional do Trabalho (OIT) É uma agência das Nações Unidas especializada em trabalho no mundo. A OIT coleta dados e elabora diversos tipos de relatórios sobre o emprego nos diferentes setores de atividade, incluindo o turismo. Departamento de Estatística da União Européia O EUROSTAT é o departamento estatístico da União Européia (UE). Oferece dados agregados da UE e também separados por país. Sua importância está relacionado à importância da Europa como foco mundial de turismo.

14 Outras organizações de caráter internacional
Banco Mundial É uma instituição de caráter internacional que oferece aos países em desenvolvimento ou em transição, empréstimos, assessoria e uma variedade de recursos adaptados as suas necessidades Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) A OCDE desenvolve um plano de atuação especial para o setor turístico, principalmente no que se refere à informação e aos dados que representam a realidade turística dos países.

15 Fontes Estatísticas por Países
Espanha Instituto de Estudos Turísticos da Espanha (IET) Estudos e pesquisas estatísticas FRONTUR, FAMILITUR; Sistemas de Indicadores Estatísticos para a Análise Econômica do Turismo (SINTUR) Documentação e difusão Cooperação Institucional

16 Fontes Estatísticas de Países
Canadá Comissão Canadense de Turismo (CTC) Possui como campos de atuação: Fomento do turismo por meio de estratégias e programas coordenados; Fornecimento de estatísticas trimestrais e pesquisas de mercado.

17 Fontes Estatísticas de Países
Canadá Manutenção de um Centro de Documentação Turística Desenvolvimento da rede de comunicações turística CTX (Canada Tourism Exchange) Fornecimento de informações sobre negócios e destinos turísticos canadense.

18 Fontes Estatísticas de Países
França Observatório nacional de Turismo da França Disponibiliza informações relacionadas ao setor turístico; Elabora estudos de caráter particular ou geral, conforme as necessidades e com o objetivo último de avaliar os resultados dos impactos da atividade turística

19 BRASIL Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
- Economia do Turismo Fundação Instituto Pesquisa Econômica (FIPE) - Pesquisa de Demanda Turística Internacional (Base do anuário) Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) - Emprego nas atividades características de turismo.

20 BRASIL Núcleo de Turismo - Fundação Getulio Vargas/Ministério do Turismo Pesquisa Anual de conjuntura Econômica do Turismo (PACET) Boletim de Desempenho Econômico do Turismo (BDET) Boletim de ocupação hoteleira – Embratur

21 Conta Satélite do Turismo
OBJETIVOS: Apresenta uma avaliação sócio-econômica do turismo a partir de um quadro estatístico. Fornecer informações detalhadas sobre: Composição do consumo turístico, Atividades produtivas relacionadas com o turismo, As relações com outras atividades produtivas.

22 Conta Satélite do Turismo
Atividades e Produtos Todos os bens e serviços Bens e serviços não específicos Bens e serviços específicos Bens e serviços Característicos Bens e serviços conexos

23 Conta Satélite do Turismo
Produtos e Atividades Características do Turismo Serviços de Alojamento Serviços de alimentação Transporte Rodoviário Transporte Aquaviário Transporte Aéreo Serviços auxiliares de transporte Aluguel de automóveis Agências e Organizações de Viagens Serviços de Informação turística Serviços Culturais Serviços Recreativos e esportivos

24 Conta Satélite do Turismo
Demanda – Fornecer dados detalhados sobre o consumo das diferentes formas de turismo: Consumo turístico interno; Consumo turístico emissor; Consumo turístico receptor; Consumo turístico interior.

25 Conta Satélite do Turismo
Tabelas da Conta Satélite de Turismo Tabela 1 – consumo turístico receptor Tabela 2 – consumo turístico interno Tabela 3 – consumo turístico emissor Tabela 4 – consumo turístico interior Tabela 5 – oferta Tabela 6 – confronto oferta x demanda do consumo turístico interior Tabela 7 – emprego nas atividades turísticas Tabela 8 – Formação Bruta de Capital Fixo turística Tabela 9 – consumo coletivo turístico Tabela 10 – indicadores não-monetários

26 Obrigado pela presença!!!!


Carregar ppt "MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google