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Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica Mª da Conceição Carrilho de Aguiar - UFPE Kátia.

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1 Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica Mª da Conceição Carrilho de Aguiar - UFPE Kátia Maria da Cruz Ramos – UFPE FORGES AGUIAR & RAMOS

2 Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica Situando a temática Desafio de ruptura com a gestão burocrática e institucionalização de uma gestão democrática; Reconhecimento do caráter multidimensional do trabalho administrativo; Projeto político-pedagógico institucional como responsabilidade de cada um e do coletivo da comunidade acadêmica; Dinâmica instituinte da gestão e política do cotidiano e pertinência de questões de ordem didático-pedagógica. FORGES AGUIAR & RAMOS

3 Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica Propósito do estudo Tratar do delineamento de um lugar para questões de ordem didático-pedagógica na gestão no ensino superior, tendo como ponto de partida uma reflexão sobre a relação institucional-pedagógico da gestão neste cenário – a partir de mudanças ocorridas no final do século XX. FORGES AGUIAR & RAMOS

4 Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica Pontos para apoiar a reflexão Gestão no Ensino Superior: refletindo sobre a relação institucional-pedagógico. Processos Organizacionais na Universidade: gestão e política do cotidiano. (Re)Configurando Saberes e Fazeres: o didático- pedagógico na universidade. FORGES AGUIAR & RAMOS

5 Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica Gestão no Ensino Superior: refletindo sobre a relação institucional-pedagógico Necessária atenção e incorporação do ensino superior na dinâmica social; Estabelecimento de uma relação de indissociabilidade com gestão institucional; Movimento de sistematização da avaliação institucional ; Gestão do ensino superior ultrapassando o âmbito dos gabinetes administrativos; Gestão democrática se concretiza nas tensões e conflitos presentes no cotidiano. FORGES AGUIAR & RAMOS

6 Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica Processos Organizacionais na Universidade: gestão e política do cotidiano A universidade tem normas e princípios que os docentes precisam dominar; O cotidiano das instituições força respostas rápidas para atender aos desafios contemporâneos; A importância dos espaços de decisão coletiva; A pertinência de se considerar o pedagógico como dimensão institucional, um reconhecimento do didático-pedagógica. FORGES AGUIAR & RAMOS

7 Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica (Re)Configurando Saberes e Fazeres: o didático-pedagógico na universidade O reconhecimento de que o ser humano e os contextos onde decorre a educação estão em movimento contínuo; O caráter multidimensional da Didática, a partir da relação educação-sociedade, redimensionando o seu objeto de modos de ensinar para o ensino e suas relações; A gestão universitária se dá na dinâmica instituinte das questões de ordem didático-pedagógica – no sentido de serem ponto de partida e de chegada. FORGES AGUIAR & RAMOS

8 Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica Alguns elementos para o debate O didático-pedagógico como elemento estruturante no processo de compreensão das interações humanas na universidade; O próprio reconhecimento da pertinência do didático- pedagógico indiciando uma reconfiguração de saberes e de fazeres na universidade; Um crescente movimento de incorporação da dimensão didático-pedagógica em políticas de desenvolvimento institucional. FORGES AGUIAR & RAMOS

9 Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica No mais, A incorporação da dimensão didático-pedagógica é um importante passo no processo de reconhecimento do caráter multidimensional do trabalho administrativo e da efetivação de uma gestão democrática. Obrigada! FORGES AGUIAR & RAMOS

10 Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica Algumas referências Aguiar, Maria da Conceição (2009). Gestão democrática, elementos conceituais e a democratização doacesso, permanência e sucesso escolar. In Laêda Machado & Eliete Santiago (Orgs.) Políticas e gestão da educação básica (pp. 83 – 94). Recife: Editora Universitária da UFPE. Brasil. Ministério da Educação (2004). Lei nº Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, de 14 de abril de Brasília. Colombo, Sonia; Rodrigues, Gabriel & colaboradores (2011). Desafios da Gestão Universitária Contemporânea. Porto Alegre: Artmed. Kanan, Lília & Zanelli, José Carlos (2011). Envolvimento de docentes-gestores com o trabalho no contexto universitário, Psicologia & Sociedade, 23 (1), 56 – 65. Leite, Carlinda & Ramos, Kátia (2009). Pedagogia Universitária una contribución para la visibilidad de la dimensión pedagógico-didáctica de la docencia. In Blanca Arciga Zavala (Org.). Contextos, identidades y academia en la Educación Superior (pp. 89 – 114). México: Plaza Y Valdés. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (2003) Anais da Conferência Mundial sobre Educação Superior + 5 – Educação Superior: reforma, mudança e internacionalização. Paris. Brasília: UNESCO Brasil, SESU. Zabalza, Miguel (2006). Uma nova DIDÁCTICA para o ensino universitário: respondendo ao desafio do Espaço Europeu de Ensino Superior. Porto: U.Porto FORGES AGUIAR & RAMOS


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