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Procedimentos Parlamentares Roberts Rules of Order.

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Apresentação em tema: "Procedimentos Parlamentares Roberts Rules of Order."— Transcrição da apresentação:

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2 Procedimentos Parlamentares Roberts Rules of Order

3 Assuntos a serem abordados: Objetivo das normas parlamentares; Vantagens; Regra mais importante; Ordem do dia; Uso da palavra; Moções e seus tipos; Votação.

4 Para que servem as normas parlamentares? Reuniões efetivas; Decisões representativas da maioria dos membros.

5 Vantagens: Reuniões ordenadas; Igual oportunidade para todos no uso da palavra; Decisões majoritárias; Proteção dos direitos da maioria(minoria). Capacitação diretiva e disciplina de idéias Discussão moderada, clara e ordenada Lição de democracia prática

6 A Regra mais importante: Estar Preparado!

7 Ordem do dia: 1.Abertura. (Chamada à ordem); 2.Aprovação (e leitura se não foi distribuída) da ata da reunião anterior; 3.Informes dos membros da Junta Diretiva e comitês permanentes; 4.Informes dos comitês especiais; 5.Assuntos especiais (Assuntos importantes que a reunião decidiu previamente ventilar neste momento específico); 6.Assuntos pendentes e questões gerais (Assuntos adiados em reuniões anteriores e fixados para serem discutidos nesta reunião); 7.Assuntos novos; 8.Encerramento (Fechamento da reunião).

8 Sugestão de Ordem do dia 1. Convidar que se assentem; 2. Compor a mesa; 3. Abertura oficial / Anfitrião; 4. Execução da Carta de princípios; 5. Saudação aos presentes; 6. Aprovação da Ordem do dia; 7. Leitura da Ata; 8. Leitura / correspondências; 9. Informes do conselho diretor; 10. Assuntos diversos; 11. Treinamentos diversos; 12. Palavra livre; 13. Palavra do Presidente; 14. Próxima ordem do dia; 15. Avaliação e sugestões; 16. Agradecimentos e Encerramento oficial.

9 Uso da palavra: O Presidente indica quem utilizará a palavra. A pessoa que deseja ser escutada, deverá levantar-se e dirigir-se ao presidente. Constitui uma falta de cortesia levantar-se ou levantar a mão enquanto outra pessoa estiver falando. Quem primeiro se manifestar será o primeiro a falar O Presidente deve abrir inscrições Quem apresenta uma moção tem prioridade sobre os outros inscritos Terão direito a palavra pela 2ª vez todos os inscritos que tenham falado na primeira rodada. Sempre falar em pé (salvo por doença) Ao pedir a palavra, esclarecimento ou apartear, dirija-se ao Presidente Procure não interromper ou apartear o Presidente Cumpra o tempo determinado à você

10 A pessoa que apresenta a moção receberá prioridade sobre todas as demais. Ninguém terá o direito de falar pela segunda vez até que todos os interessados tenham sido escutados. O presidente deverá alternar os oradores das diversas opiniões dentro da discussão. Sempre pede-se ao Presidente, e este pedirá ao orador O tempo deve ser descontado do tempo atribuído ao orador O aparte é facultativo Se for aparteado, deve-se permanecer em pé enquanto durar o aparte

11 Moção: A moção é o veículo de ação do grupo. Pode ser o resultado de um informe ou parte dos diferentes assuntos. Geralmente as moções devem ser secundadas. Isto quer dizer que a pessoa que secunda opina que a moção deve ser discutida.

12 Como apresentar uma moção Exposição objetiva das considerações gerais. As razões/justificativas do pedido responderão basicamente: * Porquê da moção. * O que pretende. * Como realizá-la. * Quais os recursos financeiros. * Quais os talentos humanos.

13 1. Apresentação da moção pela secretaria 2. Presidente faz resumo e verifica se está secundada 3. Levantamento do quorum e forma de votação: 1/2 + 1 = Maioria simples / 2/3 = Maioria absoluta 4. Esclarecimentos 5. Tomada de inscrições para discussão 6. Defesa da moção pelo mocionante 7. Palavra dos inscritos (ordem de inscrição) (Definir tempo/falar) 8. Emendas (paralisa a ordem dos oradores, voltando-se ao item 3) 9. Segunda rodada de discussões se necessário 10. Votação (Presidente esclarece o que será votado /imparcial) 11. Em regime de votação Abstenções, Favoráveis, Contrários 12. Nomeação de comissão para trabalhos e ou estudos

14 Algumas moções Caçar a Palavra 2/3 Moção x Retirá-la Adoção de relatório Recesso Rever decisão tomada2/3 Fixar data, hora, local Emendas de constitui.2/3 Suspensão de regras 2/3 Divisão para debates Consulta parlamentar Dispensa de um dever Limitar ou AMPLIAR limites do debate 2/3

15 Tipos de moções Moção principal: realização de uma atividade. Moções subsidiárias: complementa a moção sem alterar o objetivo principal. Moções incidentais: questões parlamentares. Moções Privilegiadas: deve ser considerada e decidida antes de qualquer outra. Não vai a discussão.

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18 Votação: Em primeiro lugar se votará a emenda da emenda; a seguir se votará sobre a emenda ( quer seja emendada ou na sua forma original, de acordo com o resultado da votação anterior) e, finalmente, se votará sobre a moção principal (quer seja emendada ou na sua forma original, dependendo do resultado das votações anteriores).

19 Fluxo Apresentação de Moção SIM NÃO Propôs ME ? Elaboração da Moção Informar o Presidente / Entregar Moção escrita à Secretaria Fazer lobby para aprova- ção da Moção proposta Levantamento do quorum do PdV da OLM Leitura da Moção pela Secretaria / resumo feito pelo Presidente / Esclarecer Dúvidas Inscrições / Discussão da Moção Explanação do Mocionante Explanação dos demais inscritos Explanação dos demais inscritos 2a rodada discussões? Leitura da Moção com todas as emendas Votação da MP já emendada ou não Aprovada ? Formar uma Comissão para encaminhamento do Projeto Anexar Moção ao LML Identificar a necessidade SIM NÃO SIM NÃO Confrontar lista de presenças com a lista da Secretaria e Tesouraria; logo o quorum varia ao longo da reunião. Decretar o tempo para cada orador; pode-se declinar em benefício de outro orador (somente os incritos). Por questão de privilégio, pode ser o último Orador. À qualquer momento, qualquer Orador (desde que inscrito) pode propôr uma emenda; inicia-se uma nova lista de inscritos para a discussão; após a sua votação (da emenda), volta-se ao Orador seguinte que propôs a emenda; se aprovada, emenda- se a MP. Atenção sempre com as ABSTENÇÕES

20 Procedimentos Parlamentares

21 Protocolo de Eventos e Solenidades Organizando um Cerimonial Por quê fazê-lo? O que quer alcançar? Quando será? Qual sua duração? Para quem? Quais os pontos altos? Qual a logistica? Onde será? Normas de Cerimoniais Públicos e Ordem Geral de Precedências. Decreto Federal Nº de www.senado.gov.br (Cerimonial) Casa Civil da Presidência da República

22 Check list de um cerimonial Coordenador Mestre cerimônia Equipe de trabalho Quem faz o que? Tipo de solenidade Verba Reserva do local Espaço Banheiros Iluminação Tomadas e potência Telefones Estacionamento e segur. Som e operador Tribuna, pedestal,microf. Lista convidados

23 Check list de um cerimonial Oradores, homenagiad. Cardápio apropriado Dieta especial Equipamento p/orad. Bandeiras Hinos Recepcionistas Padrinhos Arrumar Mesa Aut. Chuva, Frio, Calor Limpeza geral Buscar e levar convidado Imprensa, fotos, filmag. Lista autorid. na tribuna Decoração Convite x tempo x traje Energia auxiliar Bebidas, etc, após protoc. 3

24 Check list de um evento Bufett, coffe break, ág. Garçons Logotipo, Cartazes Mala direta...,Convites Faixas, Crachás Programa do evento Recibos, Inscrições Pasta, bloco, caneta Copiadora/Fac simele Textos Certificados Formul. de perguntas Troféus, placas... Adesivos, folhetos... Patrocinadores Sinalização/Transportes. Computadores Corresp. Agradecimento 4

25 Mesa principal e Oradores Forma a mesa, depois... Tamanho adequado Número ímpar...(par) Prolongamento da mesa Representante de muitos Levar à mesa Troca de lugares/posses Orador x seu tempo Nem todos falam Recolher perguntas/filtro Poder do último discurso Puxar sempre os aplausos Aplausos para o final Pose para fotos

26 Sr....., Prefeito Municipal Exmo Sr......DD Prefeito Municipal P I I I P

27 Hinos e Bandeiras Aplausos?Pavilhão/Hino Hino estrangeiro antes... De pé, sentido, ás band. Hastear: 1ºsub. última desc. Band. Estrang. Ordem alf. 7 P I P I

28 Ordem do Dia Convidar que se assentem Compor a mesa Abertura oficial/Anfitrião Execução de Hinos/Lema Saudação aos presentes Breve relato do evento Leitura de mensagens Citação de outras autoridades presentes Homenagens/Apreses Posse Discursos Encerramento oficial/Anf Agradecimentos Protoc. Convite Jantar/Casa 8

29 Particularidades Parlamentares Aplausos Tempo P/Falar Saudação as autoridades Horários das reuniões Campainha/Sinalizador Falar em Pé Tribuna/Microfone Inscrição para Debates Projetos Normas Parla-mentares R.R. Liberdade para Ir e Vir, Sim e Não Quorun

30 Ordem do Dia Sugestiva Convidar que se assentem Compor a mesa Abertura oficial/Anfitrião Execução do Credo Júnior Saudação aos presentes Aprovação da Ordem do dia Leitura da Ata Leitura / correspondências Informes do conselho diret. Informes das diretorias Assuntos diversos Treinamentos diversos Palavra livre Palavra do Presidente Próxima ordem do dia Avaliação e sugestões Agradecimentos e Encerramento oficial

31 Fontes da atualizações do curso de protocolo oficial de eventos e solenidades. Buscado no: 1 - Manual de normas do cerimonial público e ordem geral de precedências, decreto federal nº de 09/03/72 da casa civil da presidência da república. Encontrado nos arquivos e baixado mediante pagamento em 2 - Também no cerimonial da casa cívil de SC, Tenente Tasca, fone (48) Livro: "Cerimonial, etiqueta, protocolo e eventos" Hellograff - gráfica e editora - Grafograf - artes gráficas, fone ( da escritora: Vivian Marcassa Carpinelli, fone (41) e (palestrante oficial em órgãos públicos municipais, estaduais e federais)


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