A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Centro de Estudos Automotivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Centro de Estudos Automotivos"— Transcrição da apresentação:

1 Introdução Centro de Estudos Automotivos
Centro Universitário da FEI Administração e Tecnologia Automotiva Centro de Estudos Automotivos

2 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Motivos Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

3 Referência a fatores de causa
Introdução Referência a fatores de causa Regulamentação governamental: meio-ambiente. Acordos comerciais: OMC (Doha) e paises / blocos. Fusões, aquisições e associações em toda a cadeia: questionamento e progressão. Competitividade no mundo globalizado (China, Índia e novas ameaças). Baixa lucratividade e excesso de capacidade. Crescente investimento em P & D. Lay-off x redução do tempo de maturação dos novos executivos. O crescente poder de barganha do consumidor. Liderança: servidora ou autocrática. Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

4 Constatações Necessidades
Introdução Constatações Necessidades Imobilismo histórico quanto à educação holística Programas sistêmicos de educação integrada, com ênfase nos aspectos de liderança, gestão e responsabilidade social, providos pelas empresas ou entidades educacionais independentes Educação, além da especialização, marcada por osmose e fricção Ganhos de eficiência: processos e desenvolvimento tecnológico Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

5 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Abrangência Resultados Distribuidores Fornecedores Montadora Governo Associações Sindicatos Agências de propaganda Imprensa Financeiras/ Bancos Lucratividade Autoconfiança Integração Interatividade Satisfação do Cliente Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

6 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Efeito final Liderança e Excelência da Gestão Automotiva Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

7 Centro Universitário da FEI Centro de Estudos Automotivos CEA
Introdução Entidades Patrocinadora Criadora e executora Centro Universitário da FEI Centro de Estudos Automotivos CEA Especialistas exclusivamente oriundos do negócio automotivo Um dos mais renomados centros de formação de mão-de-obra especializada para a indústria automotiva nacional anos de tradição. Ênfase nos processos aplicativos de operação, gestão, liderança e responsabilidade social Bibliografia pioneira Homologadoras e certificadoras Formato: Especialistas formando Generalistas MEC e CREA/SP Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

8 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução O curso em números O curso Corpo docente Início: 2000 Total de alunos: 207 graduados 33 graduandos Carga horária: horas-aula Outras Atividades: horas Duração: 18 meses Formato: Aulas presenciais e estudos de “cases” Investimento: 18 x R$ 662,00 (*) (*) Reajuste em janeiro 2008 Coordenadores: 10 Professores: 31 Doutores: 2 Mestres: 9 Especialistas lato sensu:12 Critérios Admissão: Graduação anterior plena Entrevista de seleção Aprovação: Aproveitamento: Média 7,0 por módulo Freqüência: Presença 75% por módulo Apresentação de monografia Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

9 Idade média dos alunos: Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução O curso em números Formação dos alunos Origem dos alunos Engenharia: 62% Administ. de empresas: 18% Tecnologia: 9% Mktg. e Com. Social: 3% Desenho industrial: 2% Outros: 6% 15 Montadoras 43 Fornecedores 12 Distribuidores 10 Outros segmentos Idade média dos alunos: 29,8 anos Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

10 O curso em números Avaliação do curso feita pelos alunos
Introdução O curso em números Avaliação do curso feita pelos alunos Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

11 Empresas cujos colaboradores já participaram
Introdução Empresas cujos colaboradores já participaram Montadoras Distribuidores de Veículos e Peças BMW Chrysler (D & C) Fiat Ford General Motors Honda Karmann-Ghia Mercedes-Benz (D & C) Mitsubishi Peugeot Renault Scania Suzuki Toyota Volkswagen Affina Automotiva Autopeças Castro Avel Apolinario Veiculos Benicar Com.e Imp.de Veículos Calpac Ltda. Cia.Rede Ancora Daitan Honda Minor Autopeças Napoleon Distrib. de Veículos Nova Geração Veículos Ltda. Primo Rossi Veículos Souza Ramos Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

12 Fabricantes de Autopeças Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Fabricantes de Autopeças ABB AFL Borlem Alumínio Bosch Bridgestone-Firestone Cummins Dana/Albarus Denso Devilbiss Edag Elastic Ind. Art. Borracha FAG Rolamentos Freudenberg NOK Gerdau Aços Grampos Aço Hamon do Brasil Ina-Schaefler IMBE International Engines Johnson Controls Jost Brasil-Sistemas Automotivos Kenwood Eletronics do Brasil Koyo Rolamentos Krupp Módulos Automotivos-Brasil Lear MANN/HUMMEL Maficar Magneti Marelli / Cofap Mahle-Metal Leve Malves Maxion MWM do Brasil Nachi do Brasil NSK Osg-Ferramentas de Precisão Plastic Omnium do Brasil Rucker do Brasil SiemensVDO Automotive Sparta Indústria Metalúrgica Stilrevest Thyssen Sur Valeo Visteon Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

13 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Outros segmentos: CESVI, FEI, Gazeta Mercantil, Gol, Mesquita Locação de Veículos, Moto Honda, Rodobens Locação, Target Blindagens, Ticket, Unibanco Seguros, etc. Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

14 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Conceituação do ATA Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

15 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Ser um programa de referência nacional em educação e desenvolvimento de líderes e gestores automotivos, comprometidos com a ética, a moral e a integridade, conscientes de seus papéis de agentes de transformação empresarial, social e humano, nas suas áreas de influência. Visão Formar líderes e gestores atualizados, competentes, íntegros e éticos além de social e ambientalmente conseqüentes. Inspirar a busca do saber e expansão da consciência de ser. Prover ambiente de aprendizado e crescimento pessoal, onde o participante é agente ativo, produtivo e co-criador do processo. Missão Ética; Integridade; Comprometimento; Inovação; Responsabilidade Social. Valores Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

16 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução ATA Monografia Pós-Graduado em Gestão Gestão de Pessoas e de Processos Graduado em nível superior e Liderança Automotiva Fórum Desenvolvimento de Lideranças Automotivas© Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

17 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Objetivos dos Módulos Pesquisar um assunto de livre escolha relacionado com um tema do curso e elaborar um texto apresentando sua análise e conclusões. Mono Dar uma visão geral do processo do gerenciamento de programas nas montadoras e preparar os profissionais para atuar no negócio automotivo em geral, com eficácia e auto-suficiência na gestão de pessoas e processos. GPP Ampliar a visão e consciência dos profissionais do setor possibilitando que exerçam a função de gestores, assumam a liderança de suas vidas e também na atividade automotiva, com base na Ética, Integridade, Comprometimento, Inovação e Responsabilidade Social. FDLA Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

18 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Formato Típico FDLA P1 L1 P2 L2 P3 L3 P4 L4 P5 L5 P6 L6 P7 L7 GPP G1 G3 G5 G7 G10 G12 G2 G4 G6 G8 G9 G11 Mono M1 M2 18 meses Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

19 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Módulos Horas-aula FDLA© 32 Introdução à Gestão Estratégica 08 Marketing 44 Desenvolvimento do Produto 48 Assuntos Jurídicos 16 Manufatura 44 Suprimento (Compras e Logística) 48 Gestão de Pessoas (RH) 48 Qualidade 36 Finanças 44 Relações Públicas 16 Vendas 48 Monografia 40 Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

20 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Palestras proferidas Palestrante Data Luiz Salles, Sócio Diretor da SPG Consultoria Fev 2000 João de Simoni, Presidente da De Simoni e Associados Jul 2001 Wayne Booker, ex-Vice-Chairman da Ford Motor Company Ago 2001 Roberto Bogus, ex-Diretor Com. Fiat e DaimlerChrysler Br Fev 2002 Miguel Barone, ex-presidente da Volkswagen do Brasil Mar 2002 Ivan Fonseca e Silva, ex-Presidente da Ford Brasil Set 2002 Dez 2002 Mauro Salles, Publicitário Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

21 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Palestras proferidas Palestrante Data José Hélio Contador Filho, Presidente da Visteon Brasil Abr 2003 Wolfgang Sauer, ex-Presidente da Volkswagen e Autolatina Ago 2003 José C. Pinheiro Neto, Vice–Presidente da General Motors BR Fev 2004 Eduardo Souza Ramos, Presidente da Mitsubishi Motors Mar 2004 Paulo Butori, Presidente do Sindipeças Mai 2004 Luiz A Veiga, Gerente Executivo de Design Volkswagen BR Mai 2004 José E. Pinheiro, Dir. Exec. de Manufatura General Motors BR Jul 2004 Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

22 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Palestras proferidas Palestrante Data Alex Periscinotto, ex-Presidente ALMAP Mar 2005 Ten. Cel. Aviador Marcos Pontes, Astronauta Brasileiro Abr 2005 Flávio Del Soldato, Presidente USIPARTS Set 2005 Cássio Pagliarini, ex-Diretor Plan. Estratégico da Ford Brasil Mar 2006 Fred Carvalho, Diretor e Editor Chefe da Revista Autodata Mai 2006 Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

23 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Temática dos módulos Fórum para Desenvolvimento de Lideranças Automotivas © Integração O Desafio do Autoconhecimento I Responsabilidade Social Espírito de Equipe Cenários Históricos da Indústria Automotiva no Brasil Liderança Inspiradora O Desafio do Autoconhecimento II Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

24 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Temática dos módulos Introdução à Gestão Estratégica Elementos diferenciais entre estratégia, tática e operação Visão e segmentação do mercado Análise de riscos e oportunidades Postura estratégica, missão e valores Análise da concorrência Produtos vs. Marca Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

25 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Temática dos módulos Marketing Histórico do Marketing Automotivo Representação de Mercado Administração de Negócios para Distribuidores Planejamento de Vendas Estratégia de Preço Pesquisa de Mercado Gestão de Marca Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

26 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Temática dos módulos Desenvolvimento do Produto Introdução ao Gerenciamento de Projetos: o “PMI” e o “PMBOK” Metodologia de Gerenciamento de Programas nas Montadoras Planejamento e o Design de Produtos Engenharia do Produto: novos programas e veículos em produção A Organização e o Projeto do Produto via CAE e CAD Interface com Serviços Técnicos Delineamento e Posicionamento do Produto: estudo de caso Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

27 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Temática dos módulos Assuntos Jurídicos A organização do Poder Judiciário no Brasil Lei de Proteção ao Consumidor Marcas e Patentes Mecanismos de Incentivos Fiscais Lei reguladora das relações entre fábricas e distribuidores Contratos de fornecimento de materiais e serviços Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

28 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Temática dos módulos Manufatura Conceito de Manufatura, Processo e Interação com Meio-ambiente Atividades - Suporte e Atribuições Processo de Manufatura Automotiva: Produção e Administração Planejamento da Produção Indicadores do Sistema Produtivo Hierarquia e Ambiente de Trabalho Administração: Qualidade, Pessoal, Materiais e Custos. Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

29 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Temática dos módulos Compras Planejamento Estratégico e Controladoria Suprimentos para a Produção: Organização e Gerenciamento Análise e negociação de preços Suprimentos para a Reposição Assistência Técnica ao Fornecedor Materiais e Serviços Industriais Controle de Programas Estudo de caso: O preço de peças compradas no custo do veículo Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

30 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Temática dos módulos Logística A Organização de Logística na Empresa Planejamento de Pré-Produção e Produção Logística Internacional: Importação e Exportação Cadeia de Suprimentos e Logística de Fábrica Peças de Reposição e Planejamento de Inventário Peculiaridades dos processos de Peças de Reposição Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

31 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Temática dos módulos Recursos Humanos Fundamentos de gestão de RH: métodos e instrumentos Relacionamento humano, interdependência e liderança Função estratégica de RH na organização Políticas: pessoal, salários e benefícios Recrutamento, seleção e treinamento Gestão do desempenho e desenvolvimento de talentos Mercado de trabalho e empregabilidade Relações trabalhistas e sindicais: gestão de negociações Estudo de caso:Negociação de pauta de reivindicações sindicais Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

32 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Temática dos módulos Qualidade Evolução dos modelos de gestão de qualidade e de trabalho Gestão da qualidade: modelos e planejamento estratégico Modelo de excelência e estratégia gerencial “Seis Sigma” Sistemas da qualidade na atividade automotiva e suas normas Técnicas e ferramentas para melhoria da qualidade Custos da qualidade Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

33 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Temática dos módulos Finanças Função Financeira da Empresa no Ambiente Automotivo Conceitos: financeiros, contábeis e custos Administração e Análise Financeira, Tesouraria e Orçamento Análise de Investimento: implicações na estratégia de mercado e na formação de preços Relações com a Comunidade Financeira: Câmbio, Carteira de Títulos e Política de Juros Internos Planejamento Financeiro e Orçamento Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

34 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Temática dos módulos Relações Públicas O Papel de Assuntos Corporativos Programas de Relações Públicas Planejamento e Estratégia de Relações Públicas Programas institucionais Relações com a imprensa Comunicação interna e externa Assuntos governamentais Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

35 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Temática dos módulos Vendas Planejamento Estratégico de Vendas E-Commerce Importação e Exportação Propaganda e Promoção Programas de Satisfação do Consumidor Operações de Campo: Relações com distribuidores Quantificação e alocação de objetivos Administração de estoques Sistemas de financiamento de estoque e varejo, etc. Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

36 Curso Administração e Tecnologia Automotiva
Introdução Contatos: Sr. Douglas Pimenta, Secretaria de Pós-Graduação da FEI Telefone: (11) Ramal 210 Sites: Curso Administração e Tecnologia Automotiva Mar 01, 2007 (V33)

37 Introdução Centro de Estudos Automotivos
Centro Universitário da FEI Administração e Tecnologia Automotiva Centro de Estudos Automotivos


Carregar ppt "Introdução Centro de Estudos Automotivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google