A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Centro de Estudos Automotivos Centro Universitário da FEI Administração e Tecnologia Automotiva Administração e Tecnologia Automotiva www.ceaut.com.br.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Centro de Estudos Automotivos Centro Universitário da FEI Administração e Tecnologia Automotiva Administração e Tecnologia Automotiva www.ceaut.com.br."— Transcrição da apresentação:

1 Centro de Estudos Automotivos Centro Universitário da FEI Administração e Tecnologia Automotiva Administração e Tecnologia Automotiva

2 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 2 / 36 Motivos

3 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 3 / 36 Regulamentação governamental: meio-ambiente. Referência a fatores de causa Acordos comerciais: OMC (Doha) e paises / blocos. Fusões, aquisições e associações em toda a cadeia: questionamento e progressão. Crescente investimento em P & D. Baixa lucratividade e excesso de capacidade. Lay-off x redução do tempo de maturação dos novos executivos. Liderança: servidora ou autocrática. O crescente poder de barganha do consumidor. Competitividade no mundo globalizado (China, Índia e novas ameaças).

4 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 4 / 36 Ganhos de eficiência: processos e desenvolvimento tecnológico Imobilismo histórico quanto à educação holística Necessidades Constatações Educação, além da especialização, marcada por osmose e fricção Programas sistêmicos de educação integrada, com ênfase nos aspectos de liderança, gestão e responsabilidade social, providos pelas empresas ou entidades educacionais independentes

5 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 5 / 36 Lucratividade Autoconfiança Integração Interatividade Satisfação do Cliente Abrangência Distribuidores Fornecedores Montadora Governo Associações Sindicatos Agências de propaganda Imprensa Financeiras/ Bancos Resultados

6 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 6 / 36 Liderança e Excelência da Gestão Automotiva Efeito final

7 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 7 / 36 Especialistas exclusivamente oriundos do negócio automotivo Ênfase nos processos aplicativos de operação, gestão, liderança e responsabilidade social Bibliografia pioneira Formato: Especialistas formando Generalistas Centro de Estudos Automotivos CEA Entidades Um dos mais renomados centros de formação de mão-de-obra especializada para a indústria automotiva nacional. 40 anos de tradição. Centro Universitário da FEI PatrocinadoraCriadora e executora MEC e CREA/SP Homologadoras e certificadoras

8 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 8 / 36 O curso em números O curso Início: 2000 Total de alunos: 207 graduados 33 graduandos Carga horária: 432 horas-aula Outras Atividades: 60 horas Duração: 18 meses Formato: Aulas presenciais e estudos de cases Investimento: 18 x R$ 662,00 (*) (*) Reajuste em janeiro 2008 Corpo docente Coordenadores: 10 Professores: 31 Doutores: 2 Mestres: 9 Especialistas lato sensu:12 Critérios Admissão: Graduação anterior plena Entrevista de seleção Aprovação: Aproveitamento: Média 7,0 por módulo Freqüência: Presença 75% por módulo Apresentação de monografia

9 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 9 / 36 O curso em números Formação dos alunos Engenharia: 62% Administ. de empresas: 18% Tecnologia: 9% Mktg. e Com. Social: 3% Desenho industrial: 2% Outros: 6% Origem dos alunos 15 Montadoras 43 Fornecedores 12 Distribuidores 10 Outros segmentos Idade média dos alunos: 29,8 anos

10 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 10 / 36 Avaliação do curso feita pelos alunos O curso em números

11 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 11 / 36 Empresas cujos colaboradores já participaram Montadoras BMW Chrysler (D & C) Fiat Ford General Motors Honda Karmann-Ghia Mercedes-Benz (D & C) Mitsubishi Peugeot Renault Scania Suzuki Toyota Volkswagen Distribuidores de Veículos e Peças Affina Automotiva Autopeças Castro Avel Apolinario Veiculos Benicar Com.e Imp.de Veículos Calpac Ltda. Cia.Rede Ancora Daitan Honda Minor Autopeças Napoleon Distrib. de Veículos Nova Geração Veículos Ltda. Primo Rossi Veículos Souza Ramos

12 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 12 / 36 Fabricantes de Autopeças ABB AFL Borlem Alumínio Bosch Bridgestone-Firestone Cummins Dana/Albarus Denso Devilbiss Edag Elastic Ind. Art. Borracha FAG Rolamentos Freudenberg NOK Gerdau Aços Grampos Aço Hamon do Brasil Ina-Schaefler IMBE International Engines Johnson Controls Jost Brasil-Sistemas Automotivos Kenwood Eletronics do Brasil Koyo Rolamentos Krupp Módulos Automotivos-Brasil Lear MANN/HUMMEL Maficar Magneti Marelli / Cofap Mahle-Metal Leve Malves Maxion MWM do Brasil Nachi do Brasil NSK Osg-Ferramentas de Precisão Plastic Omnium do Brasil Rucker do Brasil SiemensVDO Automotive Sparta Indústria Metalúrgica Stilrevest Thyssen Sur Valeo Visteon

13 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 13 / 36 Outros segmentos: CESVI, FEI, Gazeta Mercantil, Gol, Mesquita Locação de Veículos, Moto Honda, Rodobens Locação, Target Blindagens, Ticket, Unibanco Seguros, etc.

14 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 14 / 36 Conceituação do ATA

15 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 15 / 36 Ser um programa de referência nacional em educação e desenvolvimento de líderes e gestores automotivos, comprometidos com a ética, a moral e a integridade, conscientes de seus papéis de agentes de transformação empresarial, social e humano, nas suas áreas de influência. Formar líderes e gestores atualizados, competentes, íntegros e éticos além de social e ambientalmente conseqüentes. Inspirar a busca do saber e expansão da consciência de ser. Prover ambiente de aprendizado e crescimento pessoal, onde o participante é agente ativo, produtivo e co-criador do processo. Ética; Integridade; Comprometimento; Inovação; Responsabilidade Social. Valores Missão Visão

16 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 16 / 36 Gestão de Pessoas e de Processos Monografia Graduado em nível superior Fórum Desenvolvimento de Lideranças Automotivas © Pós- Graduado em Gestão Liderança Automotiva ATA e

17 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 17 / 36 Objetivos dos Módulos Ampliar a visão e consciência dos profissionais do setor possibilitando que exerçam a função de gestores, assumam a liderança de suas vidas e também na atividade automotiva, com base na Ética, Integridade, Comprometimento, Inovação e Responsabilidade Social. Dar uma visão geral do processo do gerenciamento de programas nas montadoras e preparar os profissionais para atuar no negócio automotivo em geral, com eficácia e auto-suficiência na gestão de pessoas e processos. FDLA GPP Mono Pesquisar um assunto de livre escolha relacionado com um tema do curso e elaborar um texto apresentando sua análise e conclusões.

18 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 18 / 36 P1P1 L1L1 P2P2 L2L2 P3P3 L3L3 P4P4 L4L4 P5P5 L5L5 P6P6 L6L6 P7P7 L7L7 FDLA G1G3G5G7G10G12 G2G4G6G8G9G11 GPP M1M2 Mono Formato Típico 18 meses

19 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 19 / 36 MódulosHoras-aula 32 FDLA © 16 Assuntos Jurídicos 16 Relações Públicas 44 Manufatura 44 Finanças 48 Suprimento (Compras e Logística) 44 Marketing 08 Introdução à Gestão Estratégica 48 Gestão de Pessoas (RH) 36 Qualidade 48 Vendas 48 Desenvolvimento do Produto 40 Monografia

20 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 20 / 36 Palestras proferidas PalestranteData Wayne Booker, ex-Vice-Chairman da Ford Motor Company Ago 2001 Luiz Salles, Sócio Diretor da SPG Consultoria Fev 2000Dez 2002 Mauro Salles, Publicitário Roberto Bogus, ex-Diretor Com. Fiat e DaimlerChrysler Br Fev 2002 Miguel Barone, ex-presidente da Volkswagen do Brasil Mar 2002 Ivan Fonseca e Silva, ex-Presidente da Ford Brasil Set 2002 João de Simoni, Presidente da De Simoni e Associados Jul 2001

21 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 21 / 36 José Hélio Contador Filho, Presidente da Visteon BrasilAbr 2003 Wolfgang Sauer, ex-Presidente da Volkswagen e Autolatina Ago 2003Paulo Butori, Presidente do Sindipeças Mai 2004 Eduardo Souza Ramos, Presidente da Mitsubishi Motors Mar 2004 José C. Pinheiro Neto, Vice–Presidente da General Motors BR Fev 2004 Palestras proferidas PalestranteData Luiz A Veiga, Gerente Executivo de Design Volkswagen BR Mai 2004 José E. Pinheiro, Dir. Exec. de Manufatura General Motors BRJul 2004

22 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 22 / 36 Cássio Pagliarini, ex-Diretor Plan. Estratégico da Ford BrasilMar 2006 Palestras proferidas PalestranteData Ten. Cel. Aviador Marcos Pontes, Astronauta BrasileiroAbr 2005Alex Periscinotto, ex-Presidente ALMAPMar 2005Flávio Del Soldato, Presidente USIPARTSSet 2005Fred Carvalho, Diretor e Editor Chefe da Revista AutodataMai 2006

23 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 23 / 36 Temática dos módulos Fórum para Desenvolvimento de Lideranças Automotivas © Integração O Desafio do Autoconhecimento I Responsabilidade Social Espírito de Equipe Cenários Históricos da Indústria Automotiva no Brasil Liderança Inspiradora O Desafio do Autoconhecimento II

24 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 24 / 36 Temática dos módulos Introdução à Gestão Estratégica Elementos diferenciais entre estratégia, tática e operação Visão e segmentação do mercado Análise de riscos e oportunidades Postura estratégica, missão e valores Análise da concorrência Produtos vs. Marca

25 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 25 / 36 Temática dos módulos Marketing Histórico do Marketing Automotivo Representação de Mercado Administração de Negócios para Distribuidores Planejamento de Vendas Estratégia de Preço Pesquisa de Mercado Gestão de Marca

26 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 26 / 36 Temática dos módulos Desenvolvimento do Produto Introdução ao Gerenciamento de Projetos: o PMI e o PMBOK Metodologia de Gerenciamento de Programas nas Montadoras Planejamento e o Design de Produtos Engenharia do Produto: novos programas e veículos em produção A Organização e o Projeto do Produto via CAE e CAD Interface com Serviços Técnicos Delineamento e Posicionamento do Produto: estudo de caso

27 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 27 / 36 Temática dos módulos Assuntos Jurídicos A organização do Poder Judiciário no Brasil Lei de Proteção ao Consumidor Marcas e Patentes Mecanismos de Incentivos Fiscais Lei reguladora das relações entre fábricas e distribuidores Contratos de fornecimento de materiais e serviços

28 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 28 / 36 Temática dos módulos Manufatura Conceito de Manufatura, Processo e Interação com Meio-ambiente Atividades - Suporte e Atribuições Processo de Manufatura Automotiva: Produção e Administração Planejamento da Produção Indicadores do Sistema Produtivo Hierarquia e Ambiente de Trabalho Administração: Qualidade, Pessoal, Materiais e Custos.

29 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 29 / 36 Planejamento Estratégico e Controladoria Suprimentos para a Produção: Organização e Gerenciamento Análise e negociação de preços Suprimentos para a Reposição Assistência Técnica ao Fornecedor Materiais e Serviços Industriais Controle de Programas Estudo de caso: O preço de peças compradas no custo do veículo Temática dos módulos Compras

30 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 30 / 36 A Organização de Logística na Empresa Planejamento de Pré-Produção e Produção Logística Internacional: Importação e Exportação Cadeia de Suprimentos e Logística de Fábrica Peças de Reposição e Planejamento de Inventário Peculiaridades dos processos de Peças de Reposição Temática dos módulos Logística

31 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 31 / 36 Temática dos módulos Recursos Humanos Fundamentos de gestão de RH: métodos e instrumentos Relacionamento humano, interdependência e liderança Função estratégica de RH na organização Políticas: pessoal, salários e benefícios Recrutamento, seleção e treinamento Gestão do desempenho e desenvolvimento de talentos Mercado de trabalho e empregabilidade Relações trabalhistas e sindicais: gestão de negociações Estudo de caso:Negociação de pauta de reivindicações sindicais

32 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 32 / 36 Temática dos módulos Qualidade Evolução dos modelos de gestão de qualidade e de trabalho Gestão da qualidade: modelos e planejamento estratégico Modelo de excelência e estratégia gerencial Seis Sigma Sistemas da qualidade na atividade automotiva e suas normas Técnicas e ferramentas para melhoria da qualidade Custos da qualidade

33 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 33 / 36 Função Financeira da Empresa no Ambiente Automotivo Conceitos: financeiros, contábeis e custos Administração e Análise Financeira, Tesouraria e Orçamento Análise de Investimento: implicações na estratégia de mercado e na formação de preços Relações com a Comunidade Financeira: Câmbio, Carteira de Títulos e Política de Juros Internos Planejamento Financeiro e Orçamento Temática dos módulos Finanças

34 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 34 / 36 Temática dos módulos Relações Públicas O Papel de Assuntos Corporativos Programas de Relações Públicas Planejamento e Estratégia de Relações Públicas Programas institucionais Relações com a imprensa Comunicação interna e externa Assuntos governamentais

35 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 35 / 36 Temática dos módulos Vendas Planejamento Estratégico de Vendas E-Commerce Importação e Exportação Propaganda e Promoção Programas de Satisfação do Consumidor Operações de Campo: Relações com distribuidores Quantificação e alocação de objetivos Administração de estoques Sistemas de financiamento de estoque e varejo, etc.

36 Mar 01, 2007 (V33) Curso Administração e Tecnologia Automotiva 36 / 36 Contatos: Sr. Douglas Pimenta, Secretaria de Pós-Graduação da FEI Telefone: (11) Ramal Sites:www.iecat.fei.edu.br

37 Centro de Estudos Automotivos Centro Universitário da FEI Administração e Tecnologia Automotiva


Carregar ppt "Centro de Estudos Automotivos Centro Universitário da FEI Administração e Tecnologia Automotiva Administração e Tecnologia Automotiva www.ceaut.com.br."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google