A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A influência das mídias em atitudes e comportamentos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A influência das mídias em atitudes e comportamentos"— Transcrição da apresentação:

1 A influência das mídias em atitudes e comportamentos

2 Mídias O que são: meios de comunicação que fornecem materiais simbólicos (não-concretos)

3 Tipos de mídias e os materiais simbólicos que oferecem
Livro: técnicos, históricos, auto-ajuda, ficção, ciência.... Correio eletrônico: tipos infinitos de mensagens TV: entrevistas, jornais (todo tipo de notícia), religião, filme... Rádio: entrevistas, jornais (todo tipo de notícia), religião, filme... Internet: informações produtos, contas bancárias, pesquisas... Jornal imp.: notícias (tipos variados), inf. produtos, opiniões... Cartazes: todo tipo de mensagem Revistas: pornografia, terror, notícias, moda, infantil,etc... etc.

4 Função dos materiais simbólicos
Alimentar a o self, a mente humana, na medida de seus interesses e necessidades. Este material é recebido de acordo com os recursos que cada ser humana dispõe no processos de apropriação.

5 Recursos individuais disponíveis para apropriação dos materiais simbólicos
Sócio-culturais: religião, profissão, classe social, família, grau de escolaridade, região de origem, língua, preferências Psicológicos: inteligência, sensibilidade aos estímulos, grau de agressividade, auto-estima, motivação, coragem, grau de submissão, disposição para a ação Físico-biológicos: sexo, idade, força física, disposição para a ação, determinações genéticas

6 Processo de recepção Todos os materiais simbólicos citados são articulados de acordo com os (1) recursos individuais disponíveis em cada ser humano e com (2) efeitos das relações face-a-face, que sempre irão sobrepor-se às relações dos indivíduos com os conteúdos das mídias.

7 Processo de recepção -Sobrecarga de mensagens
Provoca efeito desorientador e a mente reage selecionando alguns materiais e rejeitando outros. Estas escolhas e a forma como a mente as filtra está relacionada ao sistema psicológico acima citado e às experiências sócio-culturais nas interações face-a-face vivenciadas pelo sujeito. QUAL O CONTEÚDO DAS MÍDIAS QUE INTERESSA A CADA UM DE VOCÊS INDIVIDUALMENTE??

8 Processo de recepção Vantagens da relação mediada em comparação à relação face-a-face O indivíduo desfruta da companhia de outros sem as exigências típicas dos contextos de interação face-a-face (se alguém falar demais você pode desligá-lo); As relações não exigem compromisso recíproco (tiro o que quero, do jeito que quero); Ganho companheiros que entretêm e dão conselhos sem que eu tenha de retribuir; Modelo a relação de acordo com meu tempo e meus padrões.

9 Dificuldades nas pesquisas a respeito de recepção
Há fluxo infinito de informações nas mais diversas mídias; para verificar os efeitos da violência nas atitudes e comportamentos é necessário que se isole um tipo específico de mídia e de mensagem (as violentas na TV, por exemplo). Isolá-las significa garantir que: As crianças foram expostas única e exclusivamente àqueles conteúdos. Caso contrário o seu comportamento pode ser influenciado por outros elementos; Garantir que a criança não sofreu nenhum tipo de influência nas relações com seu grupo social (familiares, etc.)

10 Dificuldades nas pesquisas a respeito de recepção
3) Acompanhar um outro grupo de crianças da mesma faixa etária (grupo de controle) que não foi exposto ao mesmo tipo de mensagens para verificar se o seu comportamento é menos agressivo que o das outras; 4) Realizar a pesquisa garantindo intervalos de tempo de exposição à violência similares para todas as crianças (2 horas por dia?/ 3h por dia?)

11 Dificuldades nas pesquisas a respeito de recepção
5) Pensar em um intervalo de tempo específico (1 mês/6 meses?/1 ano?/2 anos?....) para acompanhar a evolução das atitudes e comportamentos destas crianças; quanto tempo de exposição é necessário para tornar a criança mais (ou menos) violenta? PARA QUE A PESQUISA SEJA VÁLIDA TODOS ESTES ELEMENTOS SÃO NECESSÁRIOS (ALÉM DE OUTROS) O QUE TORNA IMPOSSÍVEL A REALIZAÇÃO DE TAL ESTUDO

12 Especialistas em comunicação
O mito da cultura de massa (Swingewood) “A história da cultura capitalista em todas as suas formas revela claramente que os estratos educados e cultos acompanharam as massas lado a lado na exigência de entretenimento e diversão: as revistas para mulheres do século XVIII, as novelas góticas de horror, a literatura pornográfica, as revistas e os contos românticos para mulheres dos séculos XIX e XX eram consumidos com o mesmo entusiasmo pelas classes superiores (aristocracia, burguesia e pequena burguesia)”

13 Especialistas em comunicação
“O desenvolvimento da sociedade civil dentro dos princípios capitalistas têm sido dialético e, portanto, irregular em ritmo, profundidade e alcance; a formação social possui níveis parcialmente autônomos e uma estrutura contraditórias nas dimensões econômicas, políticas e culturais específicas, dentro das quais existem contradições. O PROCESSO DE HEGEMONIA NUNCA É TOTAL, NEM SEUS EFEITOS TÊM UMA DIREÇÃO CONSCIENTE”.

14 Especialistas em comunicação
Discutir: conflito na África cruzadas

15 Observações dos autores do texto indicado para leitura
“O fenômeno é complexo e os achados não são nem conclusivos, nem consistentes” (p.230) “Esses resultados não podem ser interpretados como indicativos de que a violência assistida na televisão faz com que todas as crianças se tornem adolescentes violentos. Como se trata de estudos correlacionais, e não de estudos experimentais, não se pode – como já alertamos seguidas vezes – pressupor uma relação de causa e efeito entre uma coisa e outra. Até porque é bastante plausível que se tenham outras interpretações para esses mesmos resultados” (p.232)

16 Observações dos autores do texto indicado para leitura
“É importante destacar que todos esses estudos, embora variem a quantidade de exposição à violência na mídia para avaliar seu impacto no nível de agressividade dos espectadores, não podem dar conta de todos os fatores que promovem a agressão”(p.232) “A maior parte das crianças pesquisadas parece viver em estado emocional problemático” (p.234) “Sugerimos aos leitores que analisem estes resultados devidamente informando-se sobre as vantagens e desvantagens do tipo de método utilizado” (p.234)


Carregar ppt "A influência das mídias em atitudes e comportamentos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google