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IMAGEM PÚBLICA DO ROTARY

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Apresentação em tema: "IMAGEM PÚBLICA DO ROTARY"— Transcrição da apresentação:

1 IMAGEM PÚBLICA DO ROTARY
Palestra: IMAGEM PÚBLICA DO ROTARY 30 de abril de 2011 Francisco Beltrão – Pr Assembléia Distrital

2 IMAGEM Criação Posicionamento Sustentação

3 NOTICIA Fatos Acontecimentos Aquilo que surpreende Atualidade
Proximidade Impacto Significância Interesse Humano Copa do mundo

4 NOTICIA Seleção Agentes Profissionais Veículos Copa do mundo

5 CLASSIFICAÇÃO DA NOTICIA
* Economia * Social * Política * Cultura * Polícia * Rotary * Esporte

6 PASSOS PARA VEICULAR MATÉRIA NA IMPRENSA ESCRITA
1- Escolha o tópico 2- Obtenha uma foto Faça da foto o chamariz – texto que responda às perguntas: Quem? O quê? Onde? Quando? Por quê? 3- que tipo de foto!

7 PASSOS PARA VEICULAR MATÉRIA NA IMPRENSA ESCRITA
3- Para escrever a matéria Redija texto que responda às perguntas anteriores 4- Contate o Jornal/Revista 5- Faça acompanhamento

8 PASSOS PARA VEICULAR MATÉRIA NA TELEVISÃO
Anúncios de Utilidade Pública Faça contato Obtenha um compromisso Atenda os requisitos Comunique-se regularmente

9 PASSOS PARA VEICULAR MATÉRIA NO RÁDIO
Anúncios de Utilidade Pública Estabeleça relacionamentos Obtenha um compromisso Atenda os requisitos Comunique-se regularmente

10 RECURSOS PARA RELAÇÕES PÚBLICAS
1- Relações públicas eficazes Guia para Rotary Club (257-Po) 2- Isto é Rotary (001-Po) 3- O que é Rotary (419-Po) 4- Existem 180 publicações disponíveis

11 RECURSOS PARA RELAÇÕES PÚBLICAS
A mídia poderá ser eficiente e eficaz quando enaltecer as ações da organização. O ROTARIANO nunca deverá usar do ROTARY para promoção pessoal ou de vaidades individuais ou grupais.

12 VISIBILIDADE DO ROTARY
Sede própria – Casa da Amizade Obelisco Rotário Distintivo na lapela Panóplia/Tribuna Protocolo Sino/Martelo ou malhete Linguajar rotário Classificação Capital intelectual

13 VISIBILIDADE DO ROTARY
A figura do Governador – Lema Eventos rotários Internacionalidade – Intercâmbios-bolsas Fundação Rotária Educação – alfabetização PROJETOS: Gerenciamento de Recursos hídricos Saúde Tomada das dores da comunidade

14 IMAGEM PÚBLICA DO ROTAY
No distrito 4640 No mundo Quando o ROTARY é notícia? Quando o ROTARIANO é notícia?

15 COMISÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS
Desenvolver e executar um plano para divulgar ao público informações sobre o Rotary. Promover as atividades e projetos de prestação de serviços do clube.

16 Recursos

17 Objetivos 1. Desenvolver e implementar um plano de relações públicas para o clube. 2. Identificar estratégias para aprimoramento da imagem do Rotary na comunidade.

18 “Nas Ondas do Rádio”

19 CARACTERÍSTICA DO VEÍCULO
* Linguagem Oral * Sensorialidade * Mobilidade * Autonomia * Imediatismo * Instantaneidade * Baixo custo * Penetração

20 ENTREVISTAS: uma análise cuidadosa
Quando surge uma entrevista, tente responder certas questões: Qual é o tópico ou ângulo das notícias enfocado na entrevista? Qual é a motivação da matéria? Quem será o entrevistador? Qual será a emissora e o programa?

21 ENTREVISTA ACEITA: mãos a obra
Focalize três pontos na entrevista e prepare exemplos, histórias e fatos pitorescos. Treine perguntas e respostas Pratique! Esteja atualizado em relação a notícias recentes antes da entrevista. Estabeleça regras fundamentais antes da entrevista.

22 Anote as perguntas que você imagina que serão feitas e as respostas que deveriam ser dadas.
Ao elaborar perguntas e respostas, responda: Qual é o questão mais controversa e o tópico mais delicado?

23 Para ajudar ao repórter a dar formato a uma matéria, pense em uma boa “frase de efeito”.
Forneça antecipadamente ao repórter informações que possam se úteis para os seus pontos.

24 É preciso saber: Será uma transmissão ao vivo? A entrevista será feita em estúdio, por telefone, no escritório ou em outro local? A entrevista incluirá chamadas telefônicas ou s? Quanto tempo vai durar a transmissão?

25 DURANTE A ENTREVISTA Domine a entrevista. Seja conciso.
Prove o que diz. Nada de cacoetes tipo “ãhn...ãhn...ãnh...longos, ou repetição de frases como: “Bom agora vamos ao que interessa”.

26 Não pense que os fatos falam por si.
Mantenha sempre o foco positivo. Seja claro. Mesmo no ar ,se não entender a pergunta peça para ser repetida. Se você for gravar a entrevista, deixe o telefone fora do gancho, o celular desligado e peça para não ser interrompido.

27 Use linguagem coloquial.
Evite ler ou decorar um texto. Não comece a resposta com a repetição da pergunta. Mencione Rotary sempre que possível.

28 Mostre como a informação tem relação com o ouvinte.
Evite iniciar respostas com expressões como: “ Repetindo o que eu já disse”... Seja sintético, mas não tenha pressa. Seja simpático e agradável, mesmo que não esteja gostando da condução da entrevista.

29 FOCO Use as seguintes frases ou palavras que sirvam de ponte para voltar aos pontos: “Que bom que você perguntou isso. As pessoas podem ter uma idéia errada,mas a verdade é que....”

30 DOMÍNIO Tente sempre dominar a entrevista. O ex-secretário de Estado Henry Kissinger uma vez saiu com uma tirada engraçada numa coletiva de imprensa: “Alguém tem perguntas para as minhas respostas?”

31 Não duvide, mesmo durante a madrugada o rádio tem uma audiência surpreendente.

32 APÓS A ENTREVISTA Se prometeu informações adicionais, faça-o imediatamente. Avalie a entrevista. Anote o nome do repórter, do produtor e do técnico na sua lista de imprensa. Arquive a gravação da entrevista.

33 RECURSOS PARA RELAÇÕES PÚBLICAS
A mídia poderá ser eficiente e eficaz quando enaltecer as ações da organização. O ROTARIANO nunca deverá usar do ROTARY para promoção pessoal ou de vaidades individuais ou grupais.

34 RELAÇÕES COM A MÍDIA Da mesma forma que os fabricantes
fazem propaganda de seus produtos, os Rotarianos podem “vender” seus relatos para a mídia. Quanto mais compreendermos o veículo midiático, melhor poderemos transmitir a mensagem rotária.

35 Estratégias de relações públicas
Variam conforme o país ou região mas, Independentemente de diferenças culturais, Rotary Clubs sempre têm um público com o Qual precisam interagir, inclusive agências governamentais, comunidades empresariais,

36 líderes cívicos, prestadores de
serviços, beneficiários de projetos rotários e rotarianos em potencial. Elaborar uma boa mensagem e transmiti-la de forma apropriada é a essência do trabalho de relações públicas.

37 Características de eventos que despertam interesse
Início de um novo mandato de governador Divulgação dos nomes dos beneficiários de Bolsas Educacionais da Fundação Rotária ou de Bolsistas Rotary pela Paz Mundial Chegada ou partida de equipe de Intercâmbio de Grupos de Estudos Chegada ou partida de estudantes de Intercâmbio de Jovens Conferência distrital Fundação de um novo Rotary Club

38 Fundação de um novo Interact ou Rotaract Club
Visita do presidente do RI à região Projeto humanitário local ou internacional patrocinado pelo distrito Programações de reuniões ou aniver-sários de clubes Projetos do Programa Pólio Plus ou rotarianos especialistas prestando serviços voluntários em atividades rotárias. Participação de celebridade ou pessoa de destaque na comunidade em evento rotário Atividades de clube com base em temas rotários ou mundiais como Dia da Terra, Dia do Voluntário e dia do rio.

39 CONTATOS Valdir Luiz Pagnonocelli Egd – 1996/97
Fone (46) (46) Dois Vizinhos – Pr.


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