A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Hermenêutica Ronildo Manoel ESCOLA DE LÍDERES - ICRV.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Hermenêutica Ronildo Manoel ESCOLA DE LÍDERES - ICRV."— Transcrição da apresentação:

1 Hermenêutica Ronildo Manoel ESCOLA DE LÍDERES - ICRV

2 Hermenêutica I.Pressupostos iniciais; II.Análises da HB; III.Regras da HB; IV.Métodos de HB.

3 Hermenêutica I Pressupostos iniciais

4 Hermenêutica Introdução

5 Hermenêutica 1. Um exercício inicial. Leia e interprete a Placa O que ela quer dizer? O que ela diz?

6 Hermenêutica Primeiro desafio: uma coisa é o que a Bíblia diz, outra é o que ela quer dizer.

7 Hermenêutica 1. A importância da hermenêutica Observe a seguinte frase:... fur(u) a Ueraci amazaruli os om(eé)s.* *Fonte: Revista Aventuras na História, ed 23, Julho de 2005 Faça a sua interpretação deste texto português do século XIII.

8 Hermenêutica 1. A importância da hermenêutica Este exercício nos mostra que alguns elementos importantes para a compreensão do texto não estão presentes: Que elementos são esses?

9 Hermenêutica 1. A importância da hermenêutica Quem é o escritor? Para quem ele escreve? Sobre o que ele escreve? Qual o significado das palavras desconhecidas?

10 Hermenêutica 1. A importância da hermenêutica Escrito: D. Lourenço Fernandes da Cunha Texto: Notícias do Torto, um dos 5 mais antigos escritos em português. Assunto: Nele, D. Lourenço reclamava da violência dos filhos de Gonçalo Ramirez.

11 Hermenêutica 1. A importância da hermenêutica Este texto ilustra bem algumas dificuldades de interpretação: Culturas diferentes Tempos diferentes Lugares diferentes Linguagem diferente

12 Hermenêutica 1. A importância da hermenêutica Sabendo de detalhes antes desconhecidos, podemos saber o que o texto diz:... fur(u) a Ueraci amazaruli os om(eé)s.... foram a Ueraci matar os homens.

13 Hermenêutica 2. Os significados de um texto Agora que conseguimos TRADUZIR o texto, cabe outra pergunta: De quantas formas podemos entendê-lo? TRADUZIR é diferente de INTERPRETAR

14 Hermenêutica 2. Os significados de um texto Agora, vamos pensar um pouco: Quantos significados um texto pode ter? Preste atenção, pois a hermenêutica se preocupa com a INTERPRETAÇÃO do texto, e não apenas com sua tradução!

15 Hermenêutica 2. Os significados de um texto Todo texto tem apenas UM significado! Esta é uma das mais importantes regras da hermenêutica bíblica: UM TEXTO NÃO PODE TER UM SIGNIFICADO DIFERENTE DAQUELE QUE O AUTOR ORIGINAL PRETENDIA.

16 Hermenêutica 2. Os significados de um texto Todo texto tem apenas UM significado! Então, ao interpretarmos um texto, devemos nos perguntar: Era isto que o autor do texto realmente queria que seus leitores entendessem?

17 Hermenêutica 3. Todos somos intérpretes Nem sempre é fácil interpretar um texto bíblico. Leia este versículo: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: [...] tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar [...]. Eclesiastes 3:1 e 3

18 Hermenêutica 3. Todos somos intérpretes Lendo este texto, fica o questionamento: Quando é o tempo em que devemos matar? E quando é tempo de destruir algo? Logo percebemos que não basta uma simples leitura para interpretarmos corretamente o texto.

19 Hermenêutica 3. Todos somos intérpretes Isto ocorre porque existem, em alguns casos, vários bloqueios à interpretação: Históricos Culturais Lingüísticos Filosóficos

20 Hermenêutica 4. A má hermenêutica e seus resultados A má interpretação ocorre pela união de alguns fatores: Desconhecimento, tanto das regras da hermenêutica quando dos assuntos relacionados ao texto.

21 Hermenêutica 4. A má hermenêutica e seus resultados A má interpretação ocorre pela união de alguns fatores: Falta de critérios para a hermenêutica (hermenêutica livre). A perniciosa pergunta: O que o texto significa para mim?

22 Hermenêutica A má interpretação ocorre pela união de alguns fatores: A experiência pessoal como critério básico para a interpretação. Neste caso, a experiência do crente julga a Palavra, e não o contrário. 4. A má hermenêutica e seus resultados

23 Hermenêutica 4. Resultados da má interpretação Vejamos alguns casos de má interpretação:

24 Hermenêutica 4. Resultados da má interpretação Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. (João 10:16) Joseph Smith interpretou este texto como supostos judeus que teriam vindo para a América do Norte. O resultado foi a criação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias (mórmons)

25 Hermenêutica 4. Resultados da má interpretação Não toqueis nos meus ungidos, nem maltrateis os meus profetas. (Salmo 105:15) Alguns se utilizam deste texto para defender a idéia de que os pastores não podem ser tocados. Que eles possuem uma proteção especial que nenhum outro tipo de crente possui. Ao lermos 1 Crônicas 16, vemos que, de fato, esses ungidos simbolizam Israel.

26 Hermenêutica 4. Resultados da má interpretação Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. (1 Samuel 15:23) Certos líderes defendem a idéia de que são inquestionáveis baseados neste versículo. Discordar de um líder nesta perspectiva é como ser idólatra e feiticeiro. O próprio Saul, a quem a palavra foi dirigida, entendeu que a desobediência era contra o mandamento de Deus! (1 Samuel 15:24)

27 Hermenêutica 4. Resultados da má interpretação Eu, porém, vos digo que Elias já veio, e fizeram com ele tudo o que quiseram, como a seu respeito está escrito. (Marcos 9:13) Os espíritas se utilizam deste texto para tentar provar que a Bíblia fala sobre a reencarnação. O próprio João Batista afirmou não ser Elias (João 1:21). Além do mais, de acordo com a doutrina espírita, morre- se para reencarnar; Elias nunca morreu. (2 Reis 2)

28 Hermenêutica 4. Resultados da má interpretação Em alguns casos, a experiência pessoal precede a Palavra de Deus. Nesses momentos, a hermenêutica é realizada no intuito de defender e fundamentar a nova experiência. Buscam-se nas Escrituras explicações e justificativas para elas.

29 Hermenêutica 4. Resultados da má interpretação Um dos casos mais atuais é da chamada Unção dos 4 seres viventes (Ap 4.7), uma experiência que teve início na Igreja do Aeroporto de Toronto, no Canadá.

30 Hermenêutica Veja um exemplo da unção do leão:

31 Hermenêutica Definição

32 Hermenêutica 4. Definição Hermenêutica vem do verbo grego hermneuen = interpretar, elucidar, esclarecer, a mensagem dos deuses.

33 Hermenêutica 4. Definição Hermenêutica é a ciência e a arte da interpretação da Escritura

34 Hermenêutica 4. Definição É um conjunto de regras, análises ou métodos que permitem o leitor da Bíblia interpretar o sentido verdadeiro, o do autor, da Palavra de Deus.

35 Hermenêutica 4. Definição Diz-se que a hermenêutica deve sua origem ao nome de Hermes, o deus grego que servia de mensageiro dos deuses, transmitindo e interpretando suas comunicações aos destinatários.

36 Hermenêutica 4. Definição Como ciência, ela tem regras, ou normas que podem ser classificadas num sistema ordenado. Como arte, é flexível e, portanto, uma aplicação mecânica e rígida das regras distorcerá o verdadeiro sentido de uma comunicação.

37 Hermenêutica Objeto de Estudo da HB

38 Hermenêutica

39 Tipos de HB

40 Hermenêutica Tipos de HB Hermenêutica Geral – estudo das regras que regem a interpretação do texto bíblico inteiro. Inclui tópicos de análise histórico-cultural, léxico sintática, contextual e teológica. Hermenêutica Específica – Estudo de regras que se aplicam a gêneros específicos, como parábolas, alegorias, tipos e profecias.

41 Hermenêutica Importância de HB

42 Hermenêutica Importância da HB. A Escritura é Palavra de Deus (2 Pe 1.20,21) Para nos habilitar para a vida e o ministério (2Tm 3.16,17) Há textos difíceis de entender – 2 Pe 3.15,16; Para que possamos manejá-la bem – 2Tm 2.15; Para evita as heresias – Mt ; 2 Pe 3.15,16.

43 Hermenêutica Dificuldades de HB

44 Hermenêutica Importância da HB. TEMPO LÍNGUA CULTURA ORIGINAIS POVOS

45 Hermenêutica ATIVIDADE a.Defina hermenêutica bíblica (HB). b.Qual o objeto de estudo da HB? c.Cite algumas importâncias da HB. d.Destaque algumas dificuldades para uma boa interpretação da Escritura sagrada.


Carregar ppt "Hermenêutica Ronildo Manoel ESCOLA DE LÍDERES - ICRV."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google