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Comunicação e Marketing. Comunicação Organizacional: analisa o processo de comunicação entre a organização e seus diversos públicos e as seguintes modalidades.

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Apresentação em tema: "Comunicação e Marketing. Comunicação Organizacional: analisa o processo de comunicação entre a organização e seus diversos públicos e as seguintes modalidades."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação e Marketing

2 Comunicação Organizacional: analisa o processo de comunicação entre a organização e seus diversos públicos e as seguintes modalidades comunicacionais permeiam suas atividades: -Comunicação Administrativa: é a que permite viabilizar todo sistema organizacional. -Comunicação Interna: viabiliza toda interação possível entre a empresa e seus funcionários, contribuindo para o desenvolvimento e a manutenção de uma clima positivo, propício ao cumprimento das metas estratégicas da organização. -Comunicação Mercadológica: responsável por toda produção comunicativa em torno dos objetivos mercadológicos que visam conquistar o público-alvo definido pela organização. -Comunicação Institucional: responsável pela construção de uma imagem e identidade corporativa fortes e positivas de uma organização. Conceito

3 MCE: Frederico Machado – Diretor Administrativo / Financeiro Lídia Marques – Analista de Comunicação Terceirizados: Atenas Comunicação – Agência de Publicidade Comunicativa – Assessoria de Imprensa Equipe

4 Comunicação Interna Veículos de ComunicaçãoCampanhasComunicação VisualEventos Ações Especiais

5 Veículos de Comunicação Canteiro de Notícias - Jornal Mural Público Alvo – Funcionários Periodicidade – Semanal Responsabilidades: Comunicação: elaborar/editar notícias e enviar. Operações: envio de informações para comunicação; impressão e publicação. Errado

6 Veículos de Comunicação MCE Informa Público Alvo – Funcionários que possuem e-mail da empresa. Periodicidade – De acordo com a demanda. Conteúdo: Informações de SMS, datas comemorativas, eventos, campanhas, etc. Responsabilidades: Comunicação: elaborar/editar notícias e enviar. Operações: envio de informações para comunicação.

7 Veículos de Comunicação Comunicado MCE Público Alvo – Funcionários que possuem e-mail da empresa. Periodicidade – De acordo com a demanda. Conteúdo: Informações corporativas, procedimentos, diretrizes. Responsabilidades: Comunicação: elaborar/editar notícias e enviar. Operações: envio de informações para comunicação.

8 Veículos de Comunicação MCE EM FOCO Público Alvo – Funcionários, clientes e demais públicos de relacionamento. Periodicidade – Trimestral. Responsabilidades: Comunicação: estimular envio de pautas, acompanhar entrevistas, intermediar contato entre fonte e assessoria. Operações: fomentar pautas e distribuir os jornais aos funcionários. Assessoria de Imprensa: realizar entrevistas, escrever matérias e produzir os jornais.

9 Campanhas O setor de comunicação é responsável por desenvolver campanhas que tem como objetivos: disseminar informações sobre a empresa; promover um clima organizacional positivo; orientar aos funcionários sobre novos procedimentos ou assuntos de utilidade pública, entre outras. Como funciona: Solicitantes – Obras, Paradas, Contratos e Escritórios. Executantes – Setor de Comunicação e Operação Solicitante. Demandas – Segurança, Saúde, Meio Ambiente, Programas Corporativos, Ações de Comunicação, etc.

10 Missão, Visão e Valores Campanhas Outubro Rosa Gincana da Solidariedade 2013

11 Comunicação Visual A comunicação visual é fundamental para preservarmos o padrão de identidade da MCE em qualquer lugar em que ela esteja. Como funciona: Solicitantes – Obras, Paradas, Contratos e Escritórios. Executantes – Setor de Comunicação, Compras e Operação Solicitante. Demandas – Sinalização dos setores, placas de orientação, faixas e banners de segurança, adesivos, entre outros.

12 Faixas de Segurança Comunicação visual Placas de SMS Sinalização ADM Sinalização Refeitório Diretrizes MCE Adesivo imantado para porta de carro/Marca para sinalização de canteiros

13 Ações Especiais Aniversariantes: todo funcionário deve receber um cartão da MCE no dia do seu aniversário. Boas Vindas: em 2014 será implantada a ação de boas vindas. Todos os novos admitidos vão receber um cartão de seu líder. Cartão Boas Vindas Cartão de Aniversário

14 Eventos Confraternização final de ano; Premiação dos funcionários mais antigos; Datas especiais.

15 Comunicação Institucional Gestão da Marca Assessoria de Imprensa Gerenciamento de site e redes sociaisRelacionamento com públicos de interesse

16 Comunicação Institucional Gestão de Marca Manual de Aplicação de Marca Todo material a ser produzido com a marca da MCE deverá ter como norteador o Manual de Aplicação de Marca.

17 Comunicação Institucional Gestão de Marca Timbrado Pasta CD e DVD

18 Comunicação Institucional Gestão de Marca Envelopes Assinatura de E-mail Cartão de Visita

19 Comunicação Institucional Gestão de Marca Slide Padrão

20 Comunicação Institucional Assessoria de Imprensa Televisão MCE na TV Bahia / BA Veiculada em: 29/10/13 MKS na TV Nordeste / PE Veiculada em: 29/11/13 É umas das ferramentas essenciais nas mediações das organizações com o grande público, a opinião pública e a sociedade. Margarida Kunsch Site Revista

21 Comunicação Institucional Relacionamento com públicos de interesse Elaboração de mailling; Ações em datas comemorativas (dia do cliente, dia do jornalista, dia da secretária, natal, ano novo, etc); Parceria com clientes na realização de eventos (SIPAT, gincanas)

22 Comunicação Institucional Gerenciamento de Site e Redes Sociais www.mce.com.br

23 Comunicação Mercadológica Eventos Publicidade e Material Promocional

24 Comunicação Mercadológica Eventos

25 Comunicação Mercadológica Publicidade: Anúncio de Revista

26 Comunicação Mercadológica Portfólio Dossiê Material Promocional

27 Orientações Finais Pontos a serem observados nas obras, contratos e/ou paradas: Atualização semanal do Canteiro de Notícias; Qualquer material de comunicação visual deve ser criado e validado pelo setor de comunicação; Realizar registro fotográfico de todas as ações realizadas (SIPAT, DDS Especial, campanhas), assim como dos serviços / equipamentos utilizados; Ninguém tem permissão para falar com a imprensa, em nome da MCE, sem autorização prévia do setor de comunicação; Não fazemos brindes corporativos. Caso precise de algo específico, entrar em contato conosco; É importante realizar, periodicamente, comunicação face a face com a equipe, para ouvir o que eles tem a dizer, assim como falar um pouco sobre a empresa, novas diretrizes, procedimentos, etc.

28 Comunicação e Marketing Contatos Lídia Marques Comunicação e Marketing Tel.: +5571 3183-8850 Cel.: +5571 9194-4322 E-mail: lidia.marques@mce.com.br Frederico Machado Diretor Adm/Financeiro E-mail: fredy@mce.com.br Obrigado.

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