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Modelo de Melhoria Contínua: Uma metodologia para melhorar a atenção do paciente crônico.

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Apresentação em tema: "Modelo de Melhoria Contínua: Uma metodologia para melhorar a atenção do paciente crônico."— Transcrição da apresentação:

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2 Modelo de Melhoria Contínua: Uma metodologia para melhorar a atenção do paciente crônico

3 Alberto Barceló, MD Assessor de Doenças Crônicas OPAS

4 6/18/2013 Conteúdo A série de melhoramento rápido ou BTS do Instituto para a Melhoria da Saúde (IHI) Os ciclos de melhoramento rápido ou ciclos P-/D-S-A ou ciclos O-R-C-A As sessões de aprendizagem Exerciços de avaliação

5 O Modelo de Cuidados Crônicos

6 Interações Produtivas Interações Produtivas Equipe de Saúde Preparada e Proativa Melhoria dos Resultados Desenho do Sistema de Prestação de Servicios Apoio a Decisões Sistema de Informação Clínicas Apoio para Auto-Manejo Recursos & Políticas COMUNIDADE Organização da Atenção à Saúde Paciente Informado e Empoderado SISTEMA DE SAÚDE Modelo de Cuidados Crônicos Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde.

7 6/18/2013

8 Selecion de tópico Grupo de Planejamento Identificação de ferramenta de mudança Participantes Trabalho prévio SA 1 OuOu C AR OuOu C AR SA 3 SA 2 Apoio Visitas Telefone Avaliações Relatórios ecritos SÉRIE INOVADORA NOS CUIDADOS CRÔNICOS

9 6/18/2013 Que estamos tratando de alcançar? Como saberemos que uma mudança é uma melhoria Que mudanças podemos fazer que resultem em melhorias? Modelo para a melhoria Atuar Organiza ClarificaRealiza

10 6/18/2013 Modelo para melhora 1. Que tentamos conseguir? 2. Como sabemos se uma mudança é uma melhora? 3. Quais mudanças podemos fazer com que resultem em melhoras? 1. Estabelecimento de objetivos acordados, medíveis: SMART 2. Indicadores bem projetados, midem dados corretos na parte correta do sistema, ao tempo correto 3. Indicadores que lhe ajudam compreender qual parte do sistema mudar e como Atuar Planejar Estudar Fazer Figura 1: o modelo para a melhora

11 Os objetivos devem ser SMART S –specific: eSpecifico M -measurable: Medíveis, A -action oriented: orientados a Ação, R -realistic: Realístico, e T -time-bound: Referido a um marco de Tempo

12 6/18/2013 Uso repetido do ciclo Teorias ideias Mudanças que resultam em melhoria AOuOu CR A O C R AOuOu CR R C O A DATOS Ciclo de 12 meses O Colaborativo trata de mudar o trabalho da organização para prestar atenção a pacientes com doenças crônicas. Como saberemos que uma mudança é uma melhoria?

13 O ciclo ORCA Atuar Que mudanças são necessários? Próximo ciclo? Oraganizar ou Planejar Objectivos Perguntas e metas (por que) Plano para levar a cabo o ciclo (quem, que, onde, quando) Clarificar ou estudar Completar análise Comparar resultados e metas Resumir as lições aprendidas Realizar ou fazer Levar a cabo o plano Documentar problemas e achados inesperados Começar o análise dos dados

14 6/18/2013 Tres Componentes de un Grupo Efectivo Sistema de Liderazgo (Piloto) Experiência Técnica Coordenação cotidiana

15 Resultados negativos ao tratar de fazer fogo friccionando dois peixes… nos vamos provar agora com dois pauzinhos ….

16 6/18/2013 SATISFAÇÃO DE PACIENTES. META: 75%

17 6/18/2013 CONTROLE GLICÊMICO

18 6/18/2013 O que é a colaboração? Esforço conjunto entre vários grupos que compartilham recursos e informação Todas os organizações se beneficia individualmente, ainda que as organizações estejam trabalhando juntas

19 O que consegue a colaboração? Alcançar metas que não poderiam ser alcançáveis por uma organização que trabalha só (alcance e ritmo)

20 6/18/2013 Pora quem funciona a colaboração? Para os participantes: Percepção de um destino comum Sentido de família e apoio Confiança - Se tu pode fazê-lo, eu posso fazê-lo Competência amigável

21 6/18/2013 As série de melhoria um método de perfecccionamiento que se apóia na `disseminação` e adaptação de conhecimentos já existentes a situações múltiplos para conseguir uma aspiração comum

22 ORGANIZAÇÃO DE ATENÇÃO A SAÚDE DESENHO DE ENTREGA DE SERVIÇIO SISTEMA INFORMAÇÃO CLÍNICA APOIO AS DECISÕES APOIO AO AUTOCUIDADO RECURSOS E POLITICAS DA COMUNIDADE Monitoramento do desempenho das equipes Sistema de nomeação de pacientes Lista de controle de pacientes com diabetes/hipertensão Diretrizes de prática clínica para serviços de diabetes/hipertensão/d e prevenção Lembranças educacionais para pacientes com diabetes/hipertensão Cuidado na casa por enfermeiras na comunidad Incentivos a provedores Sistema de estratificação de risco Lista de problemas potenciais no tratamento de diabetes/hipertensão Lembranças clínicas para diabetes/hipertensão Programa de autogestão para pacientes Coordenador voluntario de atenção Monitoramento de medidas de proceso e resultados Equipes multidisciplinares Lista atualizada de medicação para diabetes/hipertensão Mecanismo alerta para resultados de teste anormais Materiais didáticos impressos para pacientes A educação leiga ou de pares Educação medica contínua Sistema de registo clínico Fluxograma para diabetes/hipertensão Atenção compartilhada o interconsulta com especialista Materiais didáticos eletrônicos Promover a participação de pacientes em programas comunitários Estratégias de melhoramento de qualidade Registro clínico examinado antes de e após das consultas Monitoramento de resultado laboratorial, e ECG Reuniões educacionais com as equipes Educação de pacientes usando-se o 5A s Monitoração e intervenções sobre fatores de risco Contato com paciente que falta a consulta Monitoramento de resultado de referência Visitas do grupo Diretrizes e fichas de encaminhamento Prontuario eletrônico Exemplos de intervençoes efetivas

23 Exercícios de Avaliacão

24 Exercícios 1. Plano de melhora 2. Avalição do estado de preparacão da estrutura para os cuidados crônicos

25 Plano de Melhora 1. Que estamos tratando de alcançar? 2. Como saberemos que uma mudança é uma melhoria? 3. Que mudanças podemos fazer que resultem em melhoras?

26 1.Que estamos tratando de alcançar? Identificação dos objetivos quantificáveis baseados em determinadas as prioridades Estes objetivos incluem a capacitação do profissional clínico e administrativo Lembre que os objetivos devem ser S-M-A-R-T

27 2.Como saberemos que uma mudança é uma melhoria? A medição do desempenho permite avaliar regularmente os resultados produzidos pelo programa Para fins deste plano, um indicador (s) compreende cinco elementos chave: nome, definição, dados a recolher, frequência de análise ou avaliação, e ideias preliminares para o melhoramento

28 3.Que mudanças podemos fazer que resultem em melhoras? Inclua uma descrição breve da metodologia de intervenção incluindo: O conteúdo da intervenção A fonte os recursos O formato de Intervenção (indivíduo, grupo, telefone, etc.) Quem se vai realizar a intervenção (médico, enfermeira, paciente especialista, etc.) Relacione a intervenção com objetivos e indicadores

29 Avalição do estado de preparacão da estrutura para os cuidados crônicos

30 Avalição Dados Gerais da unidade e do participante Preguntas: Organização de atenção à saúde (10) (Re)Desenho do sistema de entrega de serviços (15) Sistema de informação clínico (15) Apoio às decisões (10) Apoio ao automanejo (25)

31 PerguntaResposta Em seu estabelecimento estão disponíveis recordativos para pacientes com 17a Diabetes Presente 1 Ausente 2 17b Hipertensão Presente 1 Ausente 2 17c Serviços preventivos segundo idade Presente 1 Ausente Em seu estabelecimento está disponível um programa de automanejo para pacientes com 18a Diabetes Presente 1 Ausente 2 18b Hipertensão Presente 1 Ausente Em seu estabelecimento estão disponíveis materiais imprimidos para pacientes sobre 18a Diabetes Presente 1 Ausente 2 18b Hipertensão Presente 1 Ausente 2 18c Asma Presente 1 Ausente 2 18d O câncer Presente 1 Ausente 2 18e Tabagismo Presente 1 Ausente 2 18f Uso nocivo de álcool Presente 1 Ausente 2 18g Atividade física Presente 1 Ausente 2 18h Alimentação saudável Presente 1 Ausente 2


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