A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Safety Talk Junho 2009. SAFETY TALK dioxinas Este mês abordaremos o tema das dioxinas e os seus perigos para a saúde humana e suas consequências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Safety Talk Junho 2009. SAFETY TALK dioxinas Este mês abordaremos o tema das dioxinas e os seus perigos para a saúde humana e suas consequências."— Transcrição da apresentação:

1 Safety Talk Junho 2009

2 SAFETY TALK dioxinas Este mês abordaremos o tema das dioxinas e os seus perigos para a saúde humana e suas consequências.

3 DIOXINA – O QUE É? A dioxina é um organoclorado altamente tóxico, carcinogênico e teratogénico. É um dos poluentes orgânicos persistentes sujeitos à Convenção de Estocolmo.organocloradotóxicocarcinogênicopoluentes orgânicos persistentes Convenção de Estocolmo As dioxinas são subprodutos não intencionais de muitos processos industriais nos quais o cloro e produtos químicos dele derivados são produzidos, utilizados e eliminados. As emissões industriais de dioxina para o meio-ambiente podem ser transportadas a longas distâncias por correntes atmosféricas e, de forma menos importante, pelas correntes dos rios e dos mares. Consequentemente, as dioxinas estão agora presentes no globo de forma difusa. Estima-se que, mesmo que a produção cesse hoje completamente, os níveis ambientais levarão anos para diminuir. Isto ocorre porque as dioxinas são persistentes, levam de anos a séculos para degradarem-se e podem ser continuamente recicladas no meio-ambiente.cloro A dioxina mais potente que se conhece é a 2,3,7,8- tetraclorodibenzo-p-dioxina (TCDD).TCDD In Wikipédia

4 Dioxina e a Saúde A exposição humana às dioxinas provém quase que exclusivamente da ingestão alimentar, especialmente de carne, peixes e laticínios. Exposições extremamente altas de seres humanos às dioxinas que acontecem, por exemplo, após exposição acidental/ocupacional, juntamente com experimentação em animais de laboratório, mostraram efeitos de toxicidade no desenvolvimento e reprodutiva, efeitos sobre o sistema imunológico e carcinogenicidade. sistema imunológico Mais preocupantes ainda são dados de estudos recentes que mostram que as concentrações das dioxinas no tecido humano na população de países industrializados já estão – ou estão próximos – dos níveis nos quais os efeitos sobre a saúde podem ocorrer. In Wikipédia

5 As dioxinas formam-se após a decomposição química, por aquecimento ou congelamento (alterações bruscas de temperatura). As alterações provocadas no plástico, quando aquecido ou congelado, levam à formação de dioxinas, que passam para os alimentos e posteriormente para o organismo dos consumidores.

6 Eis alguns princípios que ajudam a evitar a ingestão de dioxinas: 1 - Não devemos aquecer a comida em recipientes de plástico no micro-ondas. Isso aplica-se especialmente a comidas que contêm gordura. A combinação de gordura e calor liberta a dioxina do plástico na comida e, posteriormente, no organismos. 2 – Recomenda-se o uso de vidro, como Pyrex, ou recipientes cerâmicos para aquecer comida... Obtém-se os mesmos resultados, mas sem a dioxina. Comida instantânea, sopas, etc., devem ser removidas da embalagem e aquecidas num outro recipiente de vidro. 3 – O papel/cartão não é perigoso, mas não se sabe o que ele contém. É mais seguro usar vidro temperado. Alguns restaurantes de fast food eliminaram os recipientes de espuma das embalagens. O problema da dioxina é uma das razões. 4 - O papel aderente também é perigoso quando posto sobre a comida para cozinhar/aquecer no micro-ondas. O calor faz as toxinas saírem do plástico, caindo na comida. Em vez disso, cubra a comida com um papel absorvente de cozinha.

7 Dioxinas Para mais informações sobre este tema, consulte: informação sobre dioxinas ( site do Canadá) métodos de análise das dioxinas relatórios da CFIA (The Canadian Food Inspection Agency ) sobre dioxinas EPA informação sobre dioxinas - organização mundial de saúde


Carregar ppt "Safety Talk Junho 2009. SAFETY TALK dioxinas Este mês abordaremos o tema das dioxinas e os seus perigos para a saúde humana e suas consequências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google