A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
EDUARDO SALES RAMOS DIRETOR RAMOS SALES CONSTRUTORA E COMÉRCIO LTDA PBPQ-H NÍVEL A

2 GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
1.0 RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL A indústria da construção civil é um grande consumidor de matéria prima. Mesmo uma pequena habitação incorpora grande quantidade de materiais, gerando um volume alto de resíduos, dos quais são acondicionados em caçambas e sem nenhum critério de seleção da variabilidade da composição dos resíduos.

3 Figura 01- Descarte de resíduos sem nenhum critério de seleção.

4 GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
Grande parte dos resíduos produzidos durante a fase de construção, resultam de falhas no processo construtivo em suas etapas diversas, como projetos inadequados, falta de planejamento, falta de treinamento dos colaboradores, de procedimentos, etc.

5 Figura 02- Observa-se a total desorganização no armazenamento dos materiais.

6 Figura 03- Descarte de resíduos dentro do canteiro de obra, sem nenhum controle da variabilidade da composição.

7 Figura 04 – Armazenamento incorreto de areia e brita.

8 Figura 05 – Construção de baias para o acondicionamento de areia e brita, evitando sua contaminação e perda.

9 Figura 06 – Nota-se a identificação e a separação do aço por bitola, os quais são apoiados sobre um suporte de madeira, evitando contado com a terra

10 Figura 07- Na central de armação ao lado do policorte, com o qual se realiza o corte das barras de aço, há uma caixa de madeira na qual são depositadas as pequenas sobras.

11 Figura 08- Armazenamento correto dos painéis de madeira, os quais são separados por numeração de vigas e apoiados diretamente em uma estrutura de madeira, evitando contato com a terra.

12 GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
2.0 REUTILIZAÇÃO O Plano de Reutilização deve ser implantado com responsabilidade e controle de qualidade da aplicação dos resíduos por parte das empresas construtoras.

13 GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
A especificação de materiais que possam ser utilizados mais de uma vez, ao longo do processo construtivo, também deve ser incentivada como, por exemplo, utilização de escoramento metálico, formas metálicas, entre outros, que têm maior durabilidade do que aqueles em madeira. Um fluxo de reutilização de materiais pode ser desenvolvido pela empresa visando facilitar a identificação dos materiais passíveis de reutilização, tendo sempre como referência o critério da aplicação com qualidade.

14 Figura 09- Utilização de forma metálica para a execução de viga baldrame.

15 Figura 10 – As sobras de madeiras provenientes dos cortes são separadas por tamanho e bitolas.

16 GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
A realização de um diagnóstico das perdas no canteiro de obras, permite à empresa estabelecer indicadores que ao longo do seu processo de produção, poderão subsidiar decisões para a escolha da melhor tecnologia, buscando minimizar a geração de resíduo. Após o diagnóstico e a identificação dos focos de perdas no canteiro, deve-se elaborar um plano para as medidas corretivas a serem implantadas pela empresa visando à melhoria do processo e à minimização das perdas e consequentemente do volume de resíduos.

17 Figura 11- Após a desforma das peças de concreto, realiza-se a limpeza das formas, incluindo a remoção de pregos, que são lançados dentro de uma lata, evitando que sejam jogados diretamente ao chão, gerando risco de acidente de trabalho. Na maior parte, os pregos removidos são realinhados por operários e reutilizados em obra.

18 GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
3.0 RECICLAGEM Um processo de reciclagem depende de diferentes fatores, incluindo a qualidade do resíduo, a qual depende, por sua vez, de uma adequada segregação na fonte de sua geração. Envolve, portanto, um canteiro preparado, engenheiros, encarregados e colaboradores conscientes de suas responsabilidades, e procedimentos que norteiem o processo de segregação dos resíduos, incluindo sua quantificação, armazenamento e correta destinação.

19 Figura 12 – Os papéis provenientes de saco de cimento são armazenados em separado, evitando que se misturem com outros resíduos da obra.

20 Figura 13 - Usina de Reciclagem de Belo Horizonte/MG Unidade Estoril
Figura Usina de Reciclagem de Belo Horizonte/MG Unidade Estoril. Fonte: Ministério das Cidades.

21 GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
Sinteticamente o processo de reciclagem é constituído pelas etapas: “limpeza e seleção prévia, homogeneização, trituração, extração de materiais metálicos, eliminação de contaminantes e estocagem para expedição”. (PINTO, 1998; GEHO, 1997 apud CARNEIRO et al, 2001, p. 154).

22


Carregar ppt "GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google