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Sistemas de Informação 2005-04-19 Carlos Sousa – Gestão Tecnologias de Informação.

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1 Sistemas de Informação 2005-04-19 Carlos Sousa – Gestão Tecnologias de Informação

2 1 Tópicos Garantir o suporte tecnológico ao processo operacional e de gestão do HDS, oferecendo competências aplicadas à implementação e manutenção dos Sistemas de Informação, com eficaz recurso dos meios ao dispor MISSÃO PDI – Plano Director Informático Diagnóstico Enquadramento (Macro) e Contexto dos Projectos SI/TI Sistemas de Informação ACTUAL EM CURSO MÉDIO-PRAZO Próximo S.I. a arrancar no HDS - Actualização Parte I Parte II

3 2 Tópicos Garantir o suporte tecnológico ao processo operacional e de gestão do HDS, oferecendo competências aplicadas à implementação e manutenção dos Sistemas de Informação, com eficaz recurso dos meios ao dispor MISSÃO PDI – Plano Director Informático Diagnóstico Enquadramento (Macro) e Contexto Sistemas de Informação ACTUAL EM CURSO MÉDIO-PRAZO Parte I Parte II Próximo S.I. a arrancar no HDS - Actualização

4 3 Iniciativas e Projectos da Unidade de Missão HSA Enquadramento e contexto Objectivos

5 4 Iniciativas e Projectos da Unidade de Missão HSA Enquadramento e contexto Software

6 5 Iniciativas e Projectos da Unidade de Missão HSA Enquadramento e contexto Software Implementado Em Instalação Planeado – 2005

7 6 Iniciativas e Projectos da Unidade de Missão HSA Enquadramento e contexto Apoio e Serviço

8 7 Iniciativas e Projectos da Unidade de Missão HSA Enquadramento e contexto Infraestrutura e Hardware

9 8 Iniciativas e Projectos do IGIF Enquadramento e contexto Estratégia

10 9 Iniciativas e Projectos do IGIF Enquadramento e contexto Visão

11 10 Iniciativas e Projectos do IGIF Enquadramento e contexto Projectos

12 11 Tópicos Garantir o suporte tecnológico ao processo operacional e de gestão do HDS, oferecendo competências aplicadas à implementação e manutenção dos Sistemas de Informação, com eficaz recurso dos meios ao dispor MISSÃO PDI – Plano Director Informático Diagnóstico Enquadramento (Macro) e Contexto dos Projectos SI/TI Sistemas de Informação ACTUAL EM CURSO MÉDIO-PRAZO Parte I Parte II Próximo S.I. a arrancar no HDS - Actualização

13 12 Iniciativas Diagnóstico Relatório ANTARES Projecto RAPOSA Análise SWAT

14 13 Análise Baixo nível de segurança, confidencialidade e disponibilidade da informação Não existe plataforma centralizada de autenticação informática Deficiente processo de salvaguarda/backup da Informação Informação clínica e administrativa espartilhada pelos PCs do HDS Centro de Dados ineficiente (demasiado downtime por falhas técnicas) Funcionalidades dos sistemas desadequadas da realidade do HDS Dificuldade ou inexistência de Interfaces entre as aplicações Proliferação de programas específicos, desarticulados e independentes Deficiente cobertura das actividades/processos, pelo software existente Minima interactividade do utilizador nas aplicações em produção Infraestrutura tecnológica incapaz de suportar os sistemas de Informação Postos de trabalho obsoletos Necessidade de melhorar as funcionalidades de impressão Gestão/Suporte (HelpDesk) muito descentralizado e ineficaz Conhecimento geral de informática incipiente e demasiado dependente do suporte TI Baixo nível de Informação Automatizada – Gestão / Indicadores Inexistência de desenvolvimento de ferramentas para Análise / Reporting (DW) Diversos sistemas mantidos informalmente e fora da Gestão TI Fraca comunicação electrónica - Aumentar a % de contas de e-mail e processos de WorkFlow Definir Procedimentos para NORMALIZAR, ACEDER e INTEGRAR os SI do HDS Diagnóstico

15 14 Tópicos Garantir o suporte tecnológico ao processo operacional e de gestão do HDS, oferecendo competências aplicadas à implementação e manutenção dos Sistemas de Informação, com eficaz recurso dos meios ao dispor MISSÃO PDI – Plano Director Informático Diagnóstico Enquadramento (Macro) e Contexto dos Projectos SI/TI Sistemas de Informação ACTUAL EM CURSO MÉDIO-PRAZO Parte I Parte II Próximo S.I. a arrancar no HDS - Actualização

16 15 Plano Director Informático - ROADMAP Medidas (TSF) 1. T ecnologia i. DataCenter i. DataCenter – Criação do Centro de Dados para o HDS ii. Plataforma IT ii. Plataforma IT – Centralizar meios técnicos (TI) e sistemas aplicacionais (SI) iii. Normalização IT iii. Normalização IT – Substituir, descontinuar e aumentar a cobertura dos equip. 2. S istemas i. IT Management i. IT Management – Solução para HelpDesk, SLAs, PM, Inventário ii. Politica/Normas SI ii. Politica/Normas SI – Software/Programas, Hardware e Rede Informática iii. Implementações SI iii. Implementações SI – SAM, SAPE, ALERT, ASIS, ANAPAT, SGICM,… iv. Interfaces iv. Interfaces – Desenvolvimento de interfaces entre aplicações v. Intranet v. Intranet – Disponibilizar releases com novas funcionalidades 3. F ormação i. PAIPAI i. PAI – Projecto de Alfabetização Informática ii. Específica ii. Específica – Formação de utilizadores nos SI implementados

17 16 Plano Director Informático - ROADMAP Objectivos / Metas / ResultadosTecnologia Aumentar a disponibilidade e fiabilidade das Aplicações Centralizar a Manutenção e Administração dos sistemas Substituição Progressiva de PCs obsoletos por Terminais Gráficos Thin Client Disponibilização de e-mail personalizado (WebMail) para TODOS os utilizadores Autenticação Centralizada para TODOS os utilizadores no acesso aos recursos SI/TI Partilha de Recursos - Calendários/Agendas, Contactos (internos/externos), Salas Storage – Pastas Pessoais/Comuns de Rede acessíveis a partir de qualquer posto de trabalho Aumentar/Personalizar Serviços Multifuncionais – Cópia, Impressão, Digitalização (P/B, Cor) Sensibilizar para a utilização do documento electrónico em detrimento da impressão/cópia Normalizar equip/consumíveis de impressão (Laser e Mfx vs fax/fotoc/jacto t.) Aumentar a Impressão Térmica, descontinuando a impressão Matricial Normalizar Sistemas Operativos, Aplicações e Perfis de Acesso Centralização de TODAS as Bases de Dados Clinicas e Administrativas Cumprimento das recomendações TI - Auditoria ao SNS pela CNPD Execução Centralizada de Seguranças (Backups) Active Directory Exchange OWA, TCO ISA Server Backups Shared Folders WebMail Corporate Login Downtime

18 17 Plano Director Informático - ROADMAP Objectivos / Metas / ResultadosSistemas Potenciar com o SI o desempenho dos profissionais de saúde Melhorar a adequação dos Sistemas à actividade do HDS Iniciar a Prescrição electrónica (D.U.) em 2 serviços (1 Cirurgia + 1 Medicina) Registo online nos Armazéns Avançados (Artigos/Medicamentos) – Leitura óptica e WiFi Multiplicar as funcionalidades electrónicas – Requisições ao Armazém, SIE e HelpDesk Intranet - Melhorar a comunicação interna e disponibilizar novas funcionalidades via Web Desenvolver Interfaces entre os Sistemas (ex.): Integração dos Pedidos à Patologia Clinica a partir do ALERT (Urgência) e do SAM (Consulta) Actualização 24h/dia dos dados Administrativos (SONHO) – Ligação aos diversos subsistemas Requisições à Farmácia a partir do SAM (Internamento e Consulta – Ambulatório) Registo de consumo de medicamentos automatizado na Urgência (ALERT FH) SAM Potenciar a utilização do SAM (Internamento e Consulta) – Base para o futuro EHR SAPE Desenvolver o arranque do SAPE nos serviços piloto de Internamento Normalizar/Adaptar ou Migrar as Bases de Dados Clínicas isoladas Qualificar a TI – HelpDesk, Inventário online, SLAs, Gestão Projecto SAM SAPE ANAPAT LH e FH SGICM ALERT ER ASIS APPOLO SIGA ALERT WL ARCHIBUS

19 18 Plano Director Informático - ROADMAP Objectivos / Metas / ResultadosFormação PAI A iniciativa PAI terá por base a Carta Europeia de Condução em Informática (ECDL). É um Certificado de Competências nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), para o utilizador. Vantagens para os Profissionais: Apresentar provas concretas das suas competências e habilitações para o trabalho. Ganhar um nível mais elevado de competências em Tecnologias de Informação e Comunicação através da aquisição de competências em diversas aplicações informáticas. Ter uma melhor compreensão dos princípios fundamentais das Tecnologias da Informação e Comunicação que, no futuro, irão permitir aprender mais rapidamente novas competências na área das Novas Tecnologias, que está em constante evolução. Ganhar um melhor conhecimento das aplicações fundamentais dos computadores pessoais, de forma a aumentar a sua produtividade no trabalho ou em casa. Comunicar e competir com mais confiança na sociedade global e digital. Ter uma certificação reconhecida internacionalmente. Num mundo onde as carreiras profissionais passam muitas vezes por países estrangeiros é importante que saibam exactamente quais as suas competências.

20 19 Plano Director Informático - ROADMAP Objectivos / Metas / ResultadosFormação PAI A iniciativa PAI terá por base a Carta Europeia de Condução em Informática (ECDL). É um Certificado de Competências nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), para o utilizador. Vantagens para o HDS: Estabelecer um padrão de literacia informática para actuais e novos colaboradores, ajudando a atingir níveis consistentes e desejáveis de competências nas Tecnologias da Informação e Comunicação. Aumentar a produtividade e permitir maiores retornos dos investimentos nas novas tecnologias, reduzindo o número de pedido de apoio ao HelpDesk TI. Identificar as necessidades de formação dos colaboradores e verificar a qualidade dos programas de formação internos e externos. Reduzir os riscos das decisões de recrutamento, contrato ou promoção. Aumentar a motivação, auto-estima e sentimento de conquista entre os colaboradores.

21 20 Plano Director Informático - ROADMAP Objectivos / Metas / ResultadosFormação Formação específica nos programas a implementar ou em Produção (ex.): Formação de toda a equipa de Aprovisionamento no solução LH Formação de todos os responsáveis do HDS, no módulo de requisições electrónicas Formação de todas as equipas clínicas intervenientes com o ALERT ER Formação de todos os responsáveis no módulo de Inventário/Requisições de Manutenção Formação de médicos formadores para o SAM Realização de workshops SAM Formação dos serviços piloto nos respectivos módulos do Circuito do Medicamento (SGICM) Formação dos serviços piloto para utilização do SAPE no internamento … ALERT WL SAPE SGICM LH (Logística) ALERT ER SAM (Consulta) SAM (Bloco Op.) SAMSAPEANAPAT LH e FH SGICM ALERT ER ASISAPPOLOSIGA ALERT WL ARCHIBUS

22 21 Tópicos Garantir o suporte tecnológico ao processo operacional e de gestão do HDS, oferecendo competências aplicadas à implementação e manutenção dos Sistemas de Informação, com eficaz recurso dos meios ao dispor MISSÃO PDI – Plano Director Informático Diagnóstico Enquadramento (Macro) e Contexto dos Projectos SI/TI Sistemas de Informação ACTUAL EM CURSO MÉDIO-PRAZO Parte I Parte II Próximo S.I. a arrancar no HDS - Actualização

23 22 Sistemas de Informação Situação Actual (até final de 2004)

24 23 Sistemas de Informação Situação em curso

25 24 Sistemas de Informação Situação em curso (zoom)

26 25 Sistemas de Informação Proj IDÁreaÂmbito / FuncionalidadesImpacto LH Logística Hospitalar Gestão da Pedidos Internos, Requisições, distribuição Compras Hospitalares e Movimentação de Stocks Serviço de Aprovisionamento; Responsáveis dos Serviços (Requisição Electrónica); Serviços Financeiros; Enfermeiros Chefe (Armazéns Avançados - Registo Consumos) LogoBarómetroInterfacesPróximos Passos Em fase de Config, migração e formação de utilizadores ARRANQUE: Maio 05 Área Financeira; Ligação ao ALERT (Registo de Consumo clinico - 2ª Fase) Após estabilização aplicacional, aumentar o número de serviços com Armazéns Avançados e recurso a tecnologia sem fios para o registo de consumos LH ALERT SIDC Requisição Electrónica Armazéns Avançados (piloto)

27 26 Sistemas de Informação Proj IDÁreaÂmbito / FuncionalidadesImpacto FH Farmácia Hospitalar Caracterização do Medicamento, Compras Hospitalares, Movimentação de Stocks, Gestão de Empréstimos Serviço de Farmácia; Enfermeiros Chefe dos Serviços (Requisição Electrónica – Distrib. Tradicional e Armazéns Avançados); Serviços Financeiros; LogoBarómetroInterfacesPróximos Passos Em fase de Parametrização. ARRANQUE: Junho 05 (planeado) Ligação ao ALERT, SONHO (dados dos doentes internados) Ligação do SAM (Internamento e Consulta - Ambulatório Após estabilização aplicacional, aumentar o número de serviços com Armazéns Avançados e recurso a tecnologia sem fios para o registo de consumos FH ALERT Consumo clinico e Medicamentos SIDC Requisição Electrónica Armazéns Avançados (piloto) SONHO Doentes internados por Serviço / Cama (necessário 24h/dia)

28 27 Sistemas de Informação Proj IDÁreaÂmbito / FuncionalidadesImpacto SGICM Sistema de Gestão Integrado do Circuito do Medicamento Actuar no momento da realização da prescrição, através do fornecimento de auxílios on-line ao médico Serviço de Farmácia, Médicos (Prescrição online), Enfermeiros Serviços de Internamento (Administração) e equipa de Gestão LogoBarómetroInterfacesPróximos Passos Em fase de Instalação. ARRANQUE: Outubro* (planeado) Ligação ao SAM (Internamento); Ligação ao SONHO e Farmácia Hospitalar; Sistemas de Reembalagem de Medicamentos Após estabilização da Farmácia Hospitalar: Fase 1* Arranque em 2 Serviços com a Prescrição Electronica D.U. (Ex.: Cardiologia e Ortopedia – Total: 66 Camas) SGICM FH Prescrição Electrónica - Dose Unitária (piloto) SONHO Doentes internados por Serviço / Cama (necessário 24h/dia)

29 28 Sistemas de Informação Proj IDÁreaÂmbito / FuncionalidadesImpacto ANAPAT Anatomia Patológica Permite registar e acompanhar, toda a informação relativa aos exames efectuados no Serviço de Anatomia Patológica Colaboradores do Serviço de Anatomia Patológica e utilizadores requisitantes (Consulta, Internamento e Urgência) LogoBarómetroInterfacesPróximos Passos Em fase de instalação e Parametrização. ARRANQUE: Maio 05 (planeado) Ligação ao SAM; Ligação ao SONHO; Ligação ao ALERT (automatizar a Requisição de Análises) Aquisição e instalação dos módulos de Workflow, e-Results para completar funcionalidade. Desenvolver Interfaces com o SONHO e SAM SAM ANAPAT ALERT Requisição Electrónica SONHO Identificação e Doentes internados por Serviço / Cama (necessário 24h/dia)

30 29 Sistemas de Informação Proj IDÁreaÂmbito / FuncionalidadesImpacto ASIS Imuno Hemoterapia Aplicação que integra funções de controlo, quer para dadores, quer para gestão de stocks e ainda operações que se referem aos doentes transfundidos com sangue ou componentes derivados. Colaboradores do Serviço de Sangue e utilizadores requisitantes (Consulta, Internamento e Urgência) LogoBarómetroInterfacesPróximos Passos Em produção desde 4 de Abril 05 Ligação ao SONHO; Ligação online com o I.P.S. Ligação ao ALERT (Requisição de Análises) ASIS ALERT SONHO IPS Pedidos análise e resultados online

31 30 Sistemas de Informação Proj IDÁreaÂmbito / FuncionalidadesImpacto SAM Consulta e Internamento Aplicação desenvolvida pelo IGIF em colaboração com alguns médicos, compreendendo a orientação para a actividade do Médico, tendo por base a informação clínico-administrativa do SONHO Todos os clínicos que realizam Consultas, Internamentos e Urgências LogoBarómetroInterfacesPróximos Passos Em produção (piloto) desde Dezembro 04 Partilha de informação entre Consulta Externa, Internamento e Urgência. Integração com o SONHO, ALERT, APPOLO (LAB), Interface com a Farmácia (DU), Interface com Anatomia (Pedidos) 2ª Fase - INT e CON de Pediatria, Ortopedia e Cardiologia. 4ª Fase – Módulo de Bloco Operatório SAM (Sistema de Apoio ao Médico) ALERT SONHO APPOLO Receita Electrónica FH SGICM Link para Dose Unitária (Internamento) e Ambulatório (Consulta) ANAPAT

32 31 Sistemas de Informação Proj IDÁreaÂmbito / FuncionalidadesImpacto ALERT Waiting Line Fila de espera da Consulta Gestão do ciclo da visita do utente na Consulta ou Exame. Fila de espera para o balcão administrativo, gabinete de pré-consulta (enfermagem) e gabinete de Consulta/Exame médico (solução multimédia). Todos os intervenientes, no âmbito da Consulta LogoBarómetroInterfacesPróximos Passos Em produção (piloto) desde 4 de Abril 05 Recebe do SONHO os dados administrativos. Integração com Solução InStoreVision para Gestão de conteúdos a disponibilizar nos postos informativos (Ecrãs Plasma). Criar conteúdos corporativos e de saúde pública. 2ª Fase - Expansão da solução para outras consultas ALERT Waiting Line SONHO inStoreVision

33 32 Sistemas de Informação Proj IDÁreaÂmbito / FuncionalidadesImpacto SAPE Internamento Ferramenta de apoio à actividade diária do Enfermeiro, tendo por base a International Classification for Nursing Practice do International Council of Nurses – CIPE. Todas as equipas de enfermagem na área de Internamento. LogoBarómetroInterfacesPróximos Passos Formação CIPE a decorrer. ARRANQUE: 2º semestre 05 Integração com o SAM, SONHO e SGICM (Gestão da Administração de medicamentos). Arranque no serviço piloto mais preparado. Recorrer a PDAs. Interface entre SAPE e Farmácia Ligação do SAPE à cozinha do HDS SAPE (Sistema de Apoio à Prática de Enfermagem) SAM FH SGICM Administração Dose Unitária (Internamento) SONHO Doentes internados por Serviço / Cama (necessário 24h/dia)

34 33 Sistemas de Informação Proj IDÁreaÂmbito / FuncionalidadesImpacto ARCHIBUS Manutenção e Inventário Sistema de Informação dedicado à Gestão da Manutenção de Instalações e Equipamentos e ainda à Gestão do Património, Contratos e Requisições Colaboradores do SIE. Responsáveis dos Serviços e Enfermeiros Chefe (Requisição Electrónica). LogoBarómetroInterfacesPróximos Passos Em fase de instalação e Parametrização. ARRANQUE: Maio 05 Integração com Serviços FinanceirosDesenvolvimento de interfaces com a área Financeira e requisição de manutenção via PDA ARCHIBUS (Gestão Patrimonial) SIDC Requisição Electrónica

35 34 Sistemas de Informação Proj IDÁreaÂmbito / FuncionalidadesImpacto ALERT ER Urgências O alert® é uma solução global para informatização dos Serviços de Urgência, possibilita o registo, a interligação, a reutilização e a análise de toda a informação relacionada com um episódio de urgência. Todos os profissionais dos Serviços de Urgência e das especialidades de apoio. LogoBarómetroInterfacesPróximos Passos Em fase de instalação, Parametrização e formação ARRANQUE: Maio 05 SONHO, SAM (Prescrição Médica - Receita), APPOLO, ASIS e ANAPAT (Requisição electrónica de análises e acesso a Resultados). Registo automático de Consumos (LH e FH). Desenvolver Interfaces. 2ª Fase (2006) – Imagiologia (Integração RIS / PACS), Bloco Op. ALERT Emergency Room SONHO APPOLO FH SGICM Registo automático de consumo Clínico e Medicamentos ANAPAT SAM Receita electrónica ASIS

36 35 Sistemas de Informação Situação Futura (Médio-prazo) Interface

37 36 Tópicos Garantir o suporte tecnológico ao processo operacional e de gestão do HDS, oferecendo competências aplicadas à implementação e manutenção dos Sistemas de Informação, com eficaz recurso dos meios ao dispor MISSÃO PDI – Plano Director Informático Diagnóstico Enquadramento e Contexto Sistemas de Informação ACTUAL EM CURSO MÉDIO-PRAZO Parte I Parte II Próximo S.I. a arrancar no HDS - Actualização

38 37 Data prevista para arranque: 2 de Maio de 2005


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