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Economia – Unidade 3.

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Apresentação em tema: "Economia – Unidade 3."— Transcrição da apresentação:

1 Economia – Unidade 3

2 Educação a Distância – EaD
Economia Professor: Flávio Brustoloni

3 Economia Cronograma: Turma ADG 0096 Data Atividade 07/07 05/07 14/07
1º Encontro 05/07 1º Encontro 14/07 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 12/07 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 21/07 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 28/07 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL)

4 Unidade 3 MICROECONOMIA
1/#

5 Objetivos da Unidade: Compreender o funcionamento da Lei da Procura e da Oferta; Demonstrar o papel orientador dos preços nos mecanismos de mercado; Compreender o significado do conceito de elasticidade-preço da demanda e da oferta; Comparar as características das diferentes Estruturas de Mercado; 2/#

6 TÓPICO 1 A Lei da Procura e da Oferta
3/#

7 (Estamos na página 159 da apostila)
1 Introdução Tópico 1 A Microeconomia é a parte da Ciência Econômica preocupada em estudar o comportamento dos agentes econômicos no mercado. Para tanto, ela irá investigar as ações dos consumidores ao procurarem mercadorias para o consumo no mercado e as ações dos empresários na venda. (Estamos na página 159 da apostila) 4/#

8 (Estamos na página 159 da apostila)
2 Lei da Procura Tópico 1 A procura ou demanda de determinada mercadoria ou serviço representa o quanto os consumidores estão dispostos a adquirir em função de seu preço. À medida que os preços sobem, o consumo cai, e vice-versa. (Estamos na página 159 da apostila) 5/#

9 (Estamos na página 161 da apostila)
2 Lei da Procura Tópico 1 O consumo sofre esta influência por três razões: * Preços são obstáculo para consumidor; * Efeito substituição; * Utilidade Marginal. (Estamos na página 161 da apostila) 6/#

10 (Estamos na página 161 da apostila)
3 Lei da Oferta Tópico 1 A oferta de determinado produto representa o quanto os empresários estão dispostos a produzir em função do preço praticado no mercado. Quanto maior o preço de venda, mais interesse haverá em se produzir o produto. (Estamos na página 161 da apostila) 7/#

11 4 A Interação da Procura e da Oferta: o Preço de Equilíbrio.
Tópico 1 Pelo comportamento das curvas de oferta e demanda percebemos que produtores e consumidores têm interesses conflitantes. Por meio desse mecanismo de oferta e demanda, os preços tendem a oscilar até atingirem um ponto de equilíbrio, em que a demanda se iguala à oferta. Nesse ponto o preço torna-se estável e as forças são desestimuladas naturalmente. (Estamos na página 162 da apostila) 8/#

12 5 A Função dos Preços nos sistemas econômicos
Tópico 1 A realidade mostrou que a Lei da Oferta e da Procura funciona em algumas situações, mas não em todas. O sistema de Preços sozinho não pode ser tomado como fator orientador da atividade econômica, pois o mesmo possui falhas que precisam ser corrigidas. (Estamos na página 165 da apostila) 9/#

13 TÓPICO 2 Conceito de Elasticidade
10/#

14 2 A Elasticidade da Procura
Tópico 2 Existem situações em que uma pequena elevação dos preços reduz drasticamente o consumo do produto, em outros casos uma grande elevação dos preços não afetam a quantidade consumida. E há casos que a variação do preço afeta proporcionalmente o consumo. Assim, o efeito dos preços sobre a procura é medido pela Elasticidade-Preço da Procura. (Estamos na página 171 da apostila) 11/#

15 3 Tipos de Elasticidade-Preço da Procura
Tópico 2 * Procura Elástica: o aumento da procura é muito maior que a redução do preço da mercadoria (Є = |1,5|); * Procura de Elasticidade Unitária: o aumento da procura é proporcional à redução dos preços da mercadoria (Є = |1,0|); * Procura Inelástica: o aumento da procura é pequena em relação ao aumento dos preços (Є = |0,5|); (Estamos na página 172 da apostila) 12/#

16 4 Fatores que influenciam a Elasticidade-Preço da Procura
Tópico 2 Existência de substitutos; b) Participação do produto no orçamento familiar e a periodicidade com que é adquirido; c) Essencialidade do produto. (Estamos na página 173 da apostila) 13/#

17 5 A Elasticidade da Oferta
Tópico 2 A Elasticidade-Preço da Oferta mede a sensibilidade da quantidade ofertada em função da variação de preços, ou seja, o quanto a oferta da mercadoria varia de acordo com a variação do preço da mesma. (Estamos na página 173 da apostila) 14/#

18 6 Tipos de Elasticidade-Preço da Oferta
Tópico 2 Oferta Elástica: aumento significativo da oferta sem um grande aumento nos preços. η = 2,0. - Oferta de Elasticidade Unitária: o aumento da oferta é proporcional ao aumento dos preços. η = 1,0. - Oferta Inelástica: o aumento das ofertas é menos que o incremento relativo dos preços. η = 0,5. (Estamos na página 174 da apostila) 15/#

19 7 Fatores que influenciam a Elasticidade-Preço da Oferta
Tópico 2 a) Fator Tempo: nem sempre é possível aumentar a oferta a tempo de atender a demanda. Ex: construção de casas e apartamentos no litoral em época de final de ano; b) Disponibilidade de Recursos: é fácil ampliar a oferta de mercadorias quando os recursos para produzi-las estão disponíveis. O inverso também é verdadeiro. (Estamos na página 175 da apostila) 16/#

20 TÓPICO 3 O Consumidor: A Maximização da Satisfação de suas Necessidades
17/#

21 (Estamos na página 179 da apostila)
1 Introdução Tópico 3 Como visto anteriormente, os consumidores buscam maximizar a satisfação de suas necessidades e os produtores maximizar o retorno do seu investimento (lucro). (Estamos na página 179 da apostila) 18/#

22 2 O Princípio da Utilidade Marginal Decrescente
Tópico 3 De acordo com Rossetti (1997, p.446), a Teoria Marginalista está sustentada em um conjunto de princípios: (Estamos na página 179 da apostila) 19/#

23 2 O Princípio da Utilidade Marginal Decrescente
Tópico 3 * Utilidade dá de perceber e medir; * A utilidade de um produto é aditiva até a sua saturação; * Para um conjunto de produtos, a utilidade total também é aditiva; * Utilidade é passível de comparações; * O consumidor age racionalmente e busca maximizar sua satisfação; * A utilidade decresce em função da adição; (Estamos na página 180 da apostila) 20/#

24 2 O Princípio da Utilidade Marginal Decrescente
Tópico 3 * A expressão utilidade marginal é empregada para indicar a utilidade adicionada pela última unidade disponível de um produto; * Os preços dos produtos e a renda disponível são as duas limitações à maximização da função utilidade total. (Estamos na página 181 da apostila) 21/#

25 3 Utilidade Marginal Decrescente e Preços Diferenciados
Tópico 3 Quanto maior o preço das mercadorias ofertadas, menor será o seu consumo devido à queda da utilidade marginal. No caso de queda de preços, ocorre o contrário, e efeito semelhante ocorre quando há alteração na renda do consumidor. (Estamos na página 182 da apostila) 22/#

26 (Estamos na página 185 da apostila)
4 Curvas de Indiferença Tópico 3 Os economistas da Escola Marginalista consideram que o consumidor pode atingir um mesmo grau de satisfação com diferentes combinações de produtos e quantidades. (Estamos na página 185 da apostila) 23/#

27 5 Restrições Orçamentárias
Tópico 3 O mero desejo de consumir um produto não significa que terá condições para isso. Para comprar um produto o consumidor precisa ter renda suficiente. Assim, o consumidor é limitado por sua restrição orçamentária. (Estamos na página 187 da apostila) 24/#

28 6 Restrições Orçamentárias com alterações nos níveis de preço e renda
Tópico 3 Alterações nos preços do produto alteram as retas de restrições orçamentárias. Se um produto ficar mais barato, o consumidor poderá adquirir mais unidades, ao contrário, deverá manter-se de acordo com suas condições de orçamento. (Estamos na página 190 da apostila) 25/#

29 TÓPICO 4 A Unidade Produtora: Receitas, Custos e Lucros
26/#

30 2 Receita Total e Receita Marginal
Tópico 4 O Lucro é o resultado da diferença entre a Receita Total e o Custo Total. O produtor que age racionalmente procurará maximizar sua receita e minimizar seus custos. (Estamos na página 199 da apostila) 27/#

31 2 Receita Total e Receita Marginal
Tópico 4 Receita marginal é o acréscimo à receita total provocada pela última mercadoria vendida. ( / ) ( = ) 18,00 Quantidades Procuradas Preços Unitários Receita Total Receita Marginal 100 20,00 2.000,00 - 200 19,00 3.800,00 18,00 300 5.400,00 16,00 400 17,00 6.800,00 14,00 ( - ) ( - ) = 100 = 1.800 (Estamos na página 200 da apostila) 28/#

32 3 Custos Fixos, Custos Variáveis e Custos Totais
Tópico 4 Os custos fixos são aqueles que não se alteram em função da produtividade, ou seja, são constantes. Não são ligados ao processo produtivo. Ex.: Aluguel, custos administrativos, instalações físicas, etc. (Estamos na página 201 da apostila) 29/#

33 3 Custos Fixos, Custos Variáveis e Custos Totais
Tópico 4 Os custos variáveis se alteram de acordo com a produtividade, pois são diretamente relacionados. Ex.: Matéria-prima, horas extras, consumo energia elétrica, etc. (Estamos na página 201 da apostila) 30/#

34 3 Custos Fixos, Custos Variáveis e Custos Totais
Tópico 4 Logo, o Custo Total é a soma dos Custos Fixos com os Custos Variáveis. (Estamos na página 203 da apostila) 31/#

35 4 Custos Médios e Custos Marginais
Tópico 4 O Custo Médio Fixo, Custo Médio Variável e Custo Médio Total são obtidos a partir da divisão dos Custos Fixos, Médios e Variáveis pelo nível de produção a cada momento. (Estamos na página 204 da apostila) 32/#

36 4 Custos Médios e Custos Marginais
Tópico 4 A partir destes valores, é possível obter o Custo Marginal (CMg) que compreende o custo da empresa em produzir uma unidade adicional. (Estamos na página 204 da apostila) 33/#

37 (Estamos nas páginas 205 e 206 da apostila)
5 Maximização do Lucro Tópico 4 A maximização do lucro ocorre no ponto onde a diferença entre a Receita Total e os Custos Totais forem maiores. (Estamos nas páginas 205 e 206 da apostila) 34/#

38 TÓPICO 5 Estrutura de Mercado
35/#

39 (Estamos na página 213 da apostila)
1 Introdução Tópico 5 As diferentes relações de mercado dependerão de vários fatores, incluindo número de empresas atuantes, o tipo de mercadoria que está sendo oferecido e se existem barreiras de acesso a novas empresas. (Estamos na página 213 da apostila) 36/#

40 2 Concorrência Perfeita
Tópico 5 É uma estrutura de mercado caracterizada pelo grande número de firmas e compradores; onde os produtos produzidos são perfeitamente substituíveis entre si; todos conhecem o mercado (preços); as firmas entram e saem livremente do mercado; a elevação da procura não altera os preços dos produtos. (Estamos na página 213 da apostila) 37/#

41 3 Competição Imperfeita ou Monopolista
Tópico 5 Os produtos oferecidos possuem diferenciais que proporcionam aos produtores fixarem preços mais elevados, apesar de existirem substitutos próximos. Ex.: Padarias, vídeolocadoras, etc. (Estamos na página 214 da apostila) 38/#

42 (Estamos nas páginas 214 e 215 da apostila)
4 Oligopólio Tópico 5 Tipo de estrutura no qual um pequeno número de empresas é responsável pela oferta de grande parte do mercado. Ex.: Alumínio, cerveja, etc. Costumam formar cartéis. (Estamos nas páginas 214 e 215 da apostila) 39/#

43 (Estamos na página 215 da apostila)
5 Monopólio Tópico 5 Ocorre quando apenas uma empresa domina o mercado, podendo impor os preços que desejar. (Estamos na página 215 da apostila) 40/#

44 (Estamos na página 215 da apostila)
5 Monopólio Tópico 5 a) Monopólio Natural: uma empresa já atende a demanda adequadamente e inviabiliza a implantação de um concorrente devido aos custos. Ex.: Energia Elétrica ou água. (Estamos na página 215 da apostila) 41/#

45 (Estamos na página 216 da apostila)
5 Monopólio Tópico 5 b) Patentes: quando uma empresa desenvolve uma tecnologia e registra em seu nome, obtendo só ela o direito do uso, mesmo que por um tempo determinado. (Estamos na página 216 da apostila) 42/#

46 (Estamos na página 216 da apostila)
5 Monopólio Tópico 5 c) Controle de Matérias-Primas Básicas: quando uma empresa detém a propriedade de determinadas jazidas minerais raras. (Estamos na página 216 da apostila) 43/#

47 (Estamos na página 216 da apostila)
5 Monopólio Tópico 5 d) Monopólio Institucional: quando um determinado setor é considerado estratégico e a entrada de novas empresas é proibida por força da lei. Ex.: Petrobrás até 1995. (Estamos na página 216 da apostila) 44/#

48 Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

49 Economia PRÓXIMA AULA:
4º Encontro da Disciplina 3ª Avaliação da Disciplina (Avaliação Final – Peso 8)


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