A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redação para UNICAMP CASDVest 2013. sistema de notas Primeira Fase 2 redações Notas de 0 a 24 por redação duas redações = 50 % da primeira fase Zerar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redação para UNICAMP CASDVest 2013. sistema de notas Primeira Fase 2 redações Notas de 0 a 24 por redação duas redações = 50 % da primeira fase Zerar."— Transcrição da apresentação:

1 Redação para UNICAMP CASDVest 2013

2 sistema de notas Primeira Fase 2 redações Notas de 0 a 24 por redação duas redações = 50 % da primeira fase Zerar as duas elimina o candidato

3 aspectos de correção A prova de Redação da Unicamp sempre teve como objetivo principal avaliar a leitura e a escrita como processos integrados de construção de sentidos. A intenção da UNICAMP é expor o aluno às dinâmicas de linguagem nas mais variadas situações de interlocução.

4

5 aspectos de correção 1) Gênero textual 2) Interlocução 3) Propósito 4) Articulação escrita Recebe zero a redação que fugir do tema (não atende em nada ao propósito) ou fugir do gênero.

6 gênero textual

7 A região da Amazônia Legal no Brasil apresenta desafios quanto ao acesso à água para sua população, mesmo com grande abundância de recursos hídricos. Este estudo tem como objetivo explorar condicionantes de acesso à água para consumo humano, considerando aspectos ambientais, socioculturais e de infraestrutura. Para isso, analisam-se: a precária cobertura por saneamento básico na região, por meio de macroindicadores; e estudos de caso em distintas escalas espaciais: comunidade indígena, cidade de pequeno porte, comunidades ribeirinhas e uma cidade de grande porte, Manaus, maior centro urbano da Amazônia Pan-Amazônica. Por fim, empreende-se uma discussão interdisciplinar sobre as dificuldades de acesso à água no âmbito da saúde pública, explorando a importância de aspectos que se manifestam de modo evidente nas escalas espaciais.

8 gênero textual

9 A região da Amazônia Legal no Brasil apresenta desafios quanto ao acesso à água para sua população, mesmo com grande abundância de recursos hídricos. Este estudo tem como objetivo explorar condicionantes de acesso à água para consumo humano, considerando aspectos ambientais, socioculturais e de infraestrutura. Para isso, analisam-se: a precária cobertura por saneamento básico na região, por meio de macroindicadores; e estudos de caso em distintas escalas espaciais: comunidade indígena, cidade de pequeno porte, comunidades ribeirinhas e uma cidade de grande porte, Manaus, maior centro urbano da Amazônia Pan-Amazônica. Por fim, empreende-se uma discussão interdisciplinar sobre as dificuldades de acesso à água no âmbito da saúde pública, explorando a importância de aspectos que se manifestam de modo evidente nas escalas espaciais.

10 gênero textual

11 A região da Amazônia Legal no Brasil apresenta desafios quanto ao acesso à água para sua população, mesmo com grande abundância de recursos hídricos. Este estudo tem como objetivo explorar condicionantes de acesso à água para consumo humano, considerando aspectos ambientais, socioculturais e de infraestrutura. Para isso, analisam-se: a precária cobertura por saneamento básico na região, por meio de macroindicadores; e estudos de caso em distintas escalas espaciais: comunidade indígena, cidade de pequeno porte, comunidades ribeirinhas e uma cidade de grande porte, Manaus, maior centro urbano da Amazônia Pan-Amazônica. Por fim, empreende-se uma discussão interdisciplinar sobre as dificuldades de acesso à água no âmbito da saúde pública, explorando a importância de aspectos que se manifestam de modo evidente nas escalas espaciais.

12 Conhecer o Gênero Textual facilita atender ao critério de Interlocução e ao de Propósito.

13 uma proposta de redação: UNICAMP 2012

14 gênero textual

15 interlocução

16 propósito

17 articulação escrita (coesão e adequação léxico-gramatical)

18 Às 15h 59, Estudante do Sertão Nordestino escreveu: Este gráfico é muito bom Estudante Paulista, pois nos mostra a realidade tanto mundial, quanto nacional do interesse do jovem pela carreira de cientista. Também resolvi postar um comentário neste fórum, pois posso concordar com a sua opinião sob uma ótica bem diferente. O gráfico Gostaria de ser cientista, que você acabou de postar, me mostrou uma dinâmica bem interessante sobre a vontade do jovem em seguir na pesquisa científica e a realidade de vida no seu país. Pude observar que onde o acesso a tecnologias novas e pesquisas recentes é fácil, e atinge uma boa parte da população, o interesse em ser cientista é menor. Acho que este acesso e contínua renovação tecnológica, (sejam por pesquisas genéticas, eletrônicas ou robóticas, por exemplo), não estimula no jovem o anseio de seguir pesquisando mais e mais, e sem o estímulo a procurar uma carreira que consegue utilizar todas estas ferramentas disponíveis para um melhor desempenho. Este é o caso por exemplo da Inglaterra, Noruega e também da região metropolitana de São Paulo, e acho que seja também o seu exemplo. Já pelo outro oposto do gráfico, regiões pobres e/ou pouco desenvolvidas, ou ainda onde o acesso ao desenvolvimento é muito difícil e para poucos, o interesse em ser cientista é bastante grande. E é deste lado que eu estou, amigo paulista, pois onde moro, toda tecnologia/descoberta recente não está presente, o presente que tenho é a falta de pesquisa, na agricultura, na saúde, na disseminação da cultura e educação. E toda esta carência, faz surgir em mim, assim como em Malavi e Botsuana, uma grande vontade de estudar e descobrir recursos e tecnologias que facilitariam a minha realidade, ser cientista para nós é ajudar o nosso mundo, talvez uma utopia mas eu gostaria.

19 Mensagem Propósito e Gênero Referente Propósito Enunciador Interlocução Enunciatário Interlocução Meio Articulação escrita e Gênero


Carregar ppt "Redação para UNICAMP CASDVest 2013. sistema de notas Primeira Fase 2 redações Notas de 0 a 24 por redação duas redações = 50 % da primeira fase Zerar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google