A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GESTÃO AMBIENTAL Evolução Histórica no Brasil e no Mundo ESTÁGIO SUPERVISIONADO I.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GESTÃO AMBIENTAL Evolução Histórica no Brasil e no Mundo ESTÁGIO SUPERVISIONADO I."— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO AMBIENTAL Evolução Histórica no Brasil e no Mundo ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

2 GESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO Temas atuais Responsabilidade Social Ambiental Problemas Ambientais Educação Ambiental Desenvolvimento Sustentável Globalização Qualidade de Vida

3 GESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO Histórico Em 1965 foi utilizado pela primeira vez o termo Educação Ambiental na Grã-Bretanha. Em 1972, na Suécia já se falava em uso sustentável dos recursos da Terra como meta a ser atingidas por todos. Em 1977, a UNESCO-PNUMA promoveu a Conferência Intergovernamental sobre a Educação Ambiental, que influenciou a adoção desta disciplina nas universidades brasileiras. Em 1979, encontro regional de Educação Ambiental para América Latina Em 1981, surge também o CONAMA (Conselho Nacional de Meio Ambiente). Em 1983, foi criada a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, presidida pela Senhora Harlem Brundtland.

4 GESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO Histórico Em 1987, ocorreu a divulgação do Relatório da Comissão Brundtland ou Relatório Nosso Futuro em Comum elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento. Em 1987, surge também o termo de Desenvolvimento Sustentável e foi assinado o Protocolo de Montreal. Em 1989, depois da SEMA (Secretaria Especial de Meio Ambiente) surge a SINIMA (Sistema Nacional de Informações sobre o Meio Ambiente). Em seguida aparece o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente). Em 1990, destaca-se o conceito de Analfabetismo Ambiental. Em 1992, Conferência Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento ECO 92 realizada no Rio de Janeiro.

5 GESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO Histórico Segundo Kotler (1992): Em junho de 1992, representantes de mais de cem países estiveram presentes no Fórum da Cúpula da Terra, no Rio de Janeiro, para tecer considerações sobre problemas como desmatamento das florestas tropicais, aquecimento global da terra, extinção de espécies e outras ameaças ao meio ambiente. Certamente no futuro as empresas estarão cada vez mais comprometidas, em seus marketing e atividades industriais, com um padrão crescentemente maior de responsabilidade ambiental.

6 GESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO Histórico Em 1995, houve a Conferência para o Desenvolvimento Social. Em 1997, avaliação dos resultados da ECO 92 com seus respectivos progressos e dificuldades. Em 1997, Conferência internacional sobre meio ambiente e sociedade. Analisou-se a Educação e Conscientização para a Sustentabilidade.

7 GESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO Histórico Segundo Kotler (1998): Um terceiro fator no ambiente de marketing de hoje é a maior exigência para que as empresas se responsabilizem pelo impacto social e ambiental de suas atividades. A ética corporativa tornou-se um tópico quente em quase todos os cenários de negócios, da sala da diretoria de uma empresa à sala de aula de uma faculdade de administração. E poucas empresas podem ignorar as renovadas exigências do movimento ambientalista.

8 GESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO Histórico Em 2005, Protocolo de Kioto no Japão onde quase 150 nações assinaram um termo de compromisso. Para Coutinho (2005): Pela primeira vez o homem decidiu escutar os pedidos de socorro da Terra na questão do CO2. Encontra-se em vigor o Tratado de Kioto, um acordo pelo qual os 141 países signatários se comprometem a diminuir a emissão de gases poluentes nas próximas décadas. O objetivo inicial é, até 2012, diminuir os índices a um nível 5% abaixo daquele verificado em Num mundo movido a petróleo e carvão, esse é um desafio e tanto. Para vencê- lo, estabeleceu-se uma série de medidas possíveis. Parte da eletricidade gerada para uso industrial e doméstico, obtida pela queima de combustíveis fósseis, pode ser substituída por energias limpas, como a eólica. No século XXI, surge uma preocupação maior com a Qualidade Ambiental.

9 GESTÃO AMBIENTAL NO BRASIL E NO MUNDO Histórico Para Druker (1991): Enquanto as administrações continuarem prisioneiras de sua própria ignorância com respeito à necessidade objetiva e à função do lucro – isto é, enquanto raciocinarem e argumentarem em termos do lucro como agente motivador – elas não serão capazes nem de tomar decisões racionais com relação às suas responsabilidades sociais, nem de explicar essas decisões a terceiros.

10 GESTÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL RECICLAGEM Reutilização e minimização da geração de resíduos. TECNOLOGIAS LIMPAS Aumenta a produção, reduz os custos, aumenta competitividade e proporciona um melhor desempenho ambiental. ECO-EFICIÊNCIA Reduz o uso de material e energia tanto para produtos quanto para serviços. Aumenta o uso sustentável dos recursos renováveis. Reduz as substâncias tóxicas. É a condução, direção ou governo que controla e organiza o fluxo de utilização dos recursos naturais. A Gestão Ambiental Empresarial depende de investimentos e financiamentos constantes.

11 RESPONSABILIDADE SOCIAL AMBIENTAL Protocolo Kioto Reduzir a emissão de CO 2. Reduzir os gases responsáveis pelo aumento efeito estufa.

12 RESPONSABILIDADE SOCIAL AMBIENTAL Vários p roblemas ainda não foram resolvidos: Rejeitos nucleares ou tóxicos. Desmonte de centrais nucleares e plataformas de petrolíferas. Contaminação do solo com metais pesados, fertilizantes e pesticidas. Poluição das águas com efluentes químicos e domésticos. Presença de gases que ocasionam a destruição da camada de ozônio.

13 RESPONSABILIDADE SOCIAL AMBIENTAL Efeito Estufa A principal causa para o efeito estufa é o Combustível fóssil Atividades que contribuem para o efeito estufa: Uso e produção de energia (transporte e indústria) % Agricultura % Desmatamento % Lixo % Outros %

14 RESPONSABILIDADE SOCIAL AMBIENTAL Poluição Atmosférica Quantidade de poluente emitido Atividade econômica per capita Aumento da população Emissão de poluentes por unidade de atividade econômica Fatores que influenciam a poluição atmosférica:

15 RESPONSABILIDADE SOCIAL AMBIENTAL Poluição Atmosférica Os metais são corroídos e pinturas/revestimentos externos são danificados mais rapidamente em ambientes urbanos do que rurais. Danos aos monumentos históricos. A saúde dos seres humanos é a maior preocupação. Efeito da poluição nas propriedades:

16 RESPONSABILIDADE SOCIAL AMBIENTAL Problemas atuais: CHUVA ÁCIDA Ecossistemas aquáticos Construção Pessoas A chuva ácida danifica: Incentivar o transporte coletivo Utilizar o metrô em substituição dos ônibus (diesel) Subsidiar a utilização de combustíveis limpos Soluções para a redução de chuva ácida:

17 RESPONSABILIDADE SOCIAL AMBIENTAL Problemas atuais: A ÁGUA ¼ da população mundial não tem água potável para beber. 1,4 bilhão de pessoas não são servidas por um tratamento de esgoto satisfatório. Mais de 80 países (mais de 40% da população mundial) sofre com falta dágua. 80% das doenças nos países em desenvolvimento são causadas por suprimento deficiente de água. Consumo doméstico de água: Banheira à 150 litros Chuveiro litros p/ minuto Lavagem de roupa à 100 litros Descarga de sanitário (cada) à 15 litros Molhar a grama litros p/ minuto

18 RESPONSABILIDADE SOCIAL AMBIENTAL Ética Ambiental Ser ambientalista não é apenas ser contra aquilo que se chama progresso, não é apenas ser anti qualquer coisa ou só por que está na moda...Ser ambientalista é sobretudo acreditar que a vida pode ser melhor... Se as mentalidades mudarem e passarem a considerar os ensinamentos que a velha terra e ainda o velho universo nos transmitem cotidianamente. (Fernando Pessoa)

19 RESPONSABILIDADE SOCIAL AMBIENTAL Educação Ambiental Entender a relação do homem com a natureza. Preparar os cidadãos para exigir seus direitos na sociedade. Estabelecer o comprometimento do grupo social com o meio ambiente, mediante ações permanentes e contínuas. Fornecer competências e habilidades para o manejo e o encaminhamento de soluções para os problemas relacionados ao meio ambiente local.

20 RESPONSABILIDADE SOCIAL AMBIENTAL MEIO AMBIENTE Lugar onde coabitam os animais e vegetais. Local que os seres humanos desenvolvem suas atividades. Sistema de interação dos fatores de ordem física, biológica e sócio-econômica.

21 RESPONSABILIDADE SOCIAL AMBIENTAL MEIO AMBIENTE Meio físico – ar, solo e água Meio biótico – plantas, animais e o ser humano Meio antrópico – são as condições sociais

22 RESPONSABILIDADE SOCIAL AMBIENTAL RECURSOS NATURAIS Renováveis – animais e vegetais Não-renováveis – fósseis e minerais Livres – ar, água e luz solar

23 RESPONSABILIDADE SOCIAL AMBIENTAL Desenvolvimento Sustentável É o uso racional e eficaz dos recursos naturais. É o aproveitamento máximo cujo desperdício e impactos ambientais mínimos, visa atender as necessidades das gerações atuais e futuras.


Carregar ppt "GESTÃO AMBIENTAL Evolução Histórica no Brasil e no Mundo ESTÁGIO SUPERVISIONADO I."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google