A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Estadual Antônio Gonçalves Alunos: Érica CamposNº 08 Felipe R. De A. Simplício Nº 10 Jéssica dos S. Ribeiro Nº 14 Turma: 3003 Série: 3ª E.M Professor:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Estadual Antônio Gonçalves Alunos: Érica CamposNº 08 Felipe R. De A. Simplício Nº 10 Jéssica dos S. Ribeiro Nº 14 Turma: 3003 Série: 3ª E.M Professor:"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Estadual Antônio Gonçalves Alunos: Érica CamposNº 08 Felipe R. De A. Simplício Nº 10 Jéssica dos S. Ribeiro Nº 14 Turma: 3003 Série: 3ª E.M Professor: JarbasDisciplina: Biologia Ano: 2008

2 Componentes Érica Campos Felipe Rangel Jéssica Santos

3 Células - Troncos

4 Introdução Neste trabalho você encontrará tudo que encontramos e entendemos sobre Células – Troncos. Um assunto que hoje muito discutido, tanto na Política como na Igreja. Depois de visualizar este trabalho queremos saber se você é contra ou a favor das células – troncos... Esperamos que você encontre tudo o que espera. Boa viagem!!!

5 O que são células - troncos? São células que têm capacidade de se transformar em outros tipos de células, inclusive as do coração, cérebro, músculos, ossos e pele. São temas de discussões em vários grupos, como: política, religiosos, leigos, cientistas, estudantes e até familiares. Também conhecidas como células – mãe ou células estaminais. Pode promover a cura de diversas doenças. Podem ser classificadas de acordo com os tipos de células que podem gerar.

6 Classificação das células- troncos Totipotentes- podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias; Pluripotentes- podem produzir todos os tipos celulares do embrião, exceto placenta e anexos; Multipotentes- podem produzir células de várias linhagens; Oligopotentes- podem produzir células dentro de uma única linhagem; Unipotentes- produzem somente um único tipo celular maduro.

7 Célula – tronco embrionária Tem capacidade de se transformar praticamente em qualquer célula do corpo. Surgem em cerca de cinco dias após a fertilização, quando o embrião se torna um blastocisto, uma esfera com aproximadamente 100 células.

8 Célula – tronco Embrionária Parte II Essas células são obtidas de duas formas, Fertilização in vitro e outra pela clonagem, ressaltando que só a primeira é permitida no Brasil. Elas tem o poder de curar inúmeras doenças.

9 Quais são as vantagens das células – troncos embrionárias? Ausência de risco de rejeição de transplantes; Tem capacidade de gerar todos os órgãos humanos; Além de poder fazer muitas pessoas viverem normal...

10 Qual a fonte de células – troncos embrionárias? Geralmente, se obtém em clínicas de fertilidade. Os embriões criados pelo espermatozóide e o óvulo de um casal, que não são implantados no útero nem destruído pela clínica, e ficam guardados. Ao invés de jogar fora serviria como células – troncos... Um tesouro guardado, que os cientistas lutam para salvar vidas.

11 Células – troncos pluripotentes Células extraídas do cordão umbilical, são mais flexíveis do que as existentes em bebês e adultos. Sua capacidade de se originar em outras células não é tão grande como as embrionárias.

12 Células – troncos maduras Muitos as chamam de células - troncos adultas, nome usado incorretamente, porque também são encontradas em crianças. São raras, difíceis de isolar e cultivar. Têm capacidade de formar células diferentes, limitadas, geralmente por grupos.

13 Lei de Biossegurança Lei de nº 11.105, de 24 de março de 2005. Art. 1o Esta Lei estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, tendo como diretrizes o estímulo ao avanço científico na área de biossegurança e biotecnologia, a proteção à vida e à saúde humana, animal e vegetal, e a observância do princípio da precaução para a proteção do meio ambiente.

14 Lei de Biossegurança – Parte II A lei atualmente em vigor permite que sejam utilizados, para fins de pesquisa e terapia, embriões excedentes no processo de fertilização in vitro, desde que sejam inviáveis ou estejam congelados há mais de três anos e somente mediante o consentimento dos genitores. A lei não permite que sejam produzidos embriões especificamente para a pesquisa. Obs.:Só podem ser usados aqueles descartados pelas clínicas.

15 Igreja Segundo uma reportagem do Jornal O globo, a Igreja Católica não é contra o uso das células – troncos, é até a favor, ao uso das células – troncos maduras e extraídas do cordão umbilical. É contra o uso das células embrionárias, pois falam que é um tipo de assassinato.

16 Estado O Estado ainda estuda o caso das células – troncos. No dia 29/05/2008 o STF, liberou o uso de células – troncos de embriões para pesquisas científicas, somente embriões congelados a mais de três anos e autorizados pelos responsáveis.

17 População Muitos são leigos. Mais quem precisa dessas células para sobreviver saem nas ruas, para protestar, querendo apenas que o Estado liberem as mesmas para o estudo.

18 A genética e seu tempo cronológico 1865- Mendel descobre as leis da hereditariedade. 1900- redescoberta dos princípios da hereditariedade, com base nas leis de Mendel. 1902- descoberta a conexão entre cromossomos e hereditariedade. 1944- provado que o DNA carrega o material genético. 1953- Watson e Crick anunciam a descoberta do modelo da estrutura do DNA. 1966- grandes cientistas decifram o código genético.

19 A genética e seu tempo cronológico Parte II 1973- começa a Era da Engenharia Genética. 1976- fundada nos EUA a primeira empresa de Engenharia, chamada Genentech. 1983- produção das primeiras plantas e animais transgênicos. 1986- o projeto GENOMA HUMANO é anunciado. 1995- decifrado o primeiro genoma de um ser vivo da bactéria, causadora de meningite e infecção no ouvido. 1998- concluído o 1º genoma de um organismo multicelular. 2001- a Celera e o Projeto Genoma Humano publicam os resultados da pesquisa concluída em 2000.

20 E você é contar ou a favor das células - troncos? A vida nas suas mãos...

21 Bibliografia www.professorjarbasbio.com.br www.coladaweb.com www.universocatolico.com.br www.wikipedia.com.br www.estado.com.br


Carregar ppt "Colégio Estadual Antônio Gonçalves Alunos: Érica CamposNº 08 Felipe R. De A. Simplício Nº 10 Jéssica dos S. Ribeiro Nº 14 Turma: 3003 Série: 3ª E.M Professor:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google