A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Estadual Antônio Gonçalves Alunos: Érica CamposNº 08 Felipe R. De A. Simplício Nº 10 Jéssica dos S. Ribeiro Nº 14 Turma: 3003 Série: 3ª E.M Professor:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Estadual Antônio Gonçalves Alunos: Érica CamposNº 08 Felipe R. De A. Simplício Nº 10 Jéssica dos S. Ribeiro Nº 14 Turma: 3003 Série: 3ª E.M Professor:"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Estadual Antônio Gonçalves Alunos: Érica CamposNº 08 Felipe R. De A. Simplício Nº 10 Jéssica dos S. Ribeiro Nº 14 Turma: 3003 Série: 3ª E.M Professor: JarbasDisciplina: Biologia Ano: 2008

2 Componentes Érica Campos Felipe Rangel Jéssica Santos

3 Células - Troncos

4 Introdução Neste trabalho você encontrará tudo que encontramos e entendemos sobre Células – Troncos. Um assunto que hoje muito discutido, tanto na Política como na Igreja. Depois de visualizar este trabalho queremos saber se você é contra ou a favor das células – troncos... Esperamos que você encontre tudo o que espera. Boa viagem!!!

5 O que são células - troncos? São células que têm capacidade de se transformar em outros tipos de células, inclusive as do coração, cérebro, músculos, ossos e pele. São temas de discussões em vários grupos, como: política, religiosos, leigos, cientistas, estudantes e até familiares. Também conhecidas como células – mãe ou células estaminais. Pode promover a cura de diversas doenças. Podem ser classificadas de acordo com os tipos de células que podem gerar.

6 Classificação das células- troncos Totipotentes- podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias; Pluripotentes- podem produzir todos os tipos celulares do embrião, exceto placenta e anexos; Multipotentes- podem produzir células de várias linhagens; Oligopotentes- podem produzir células dentro de uma única linhagem; Unipotentes- produzem somente um único tipo celular maduro.

7 Célula – tronco embrionária Tem capacidade de se transformar praticamente em qualquer célula do corpo. Surgem em cerca de cinco dias após a fertilização, quando o embrião se torna um blastocisto, uma esfera com aproximadamente 100 células.

8 Célula – tronco Embrionária Parte II Essas células são obtidas de duas formas, Fertilização in vitro e outra pela clonagem, ressaltando que só a primeira é permitida no Brasil. Elas tem o poder de curar inúmeras doenças.

9 Quais são as vantagens das células – troncos embrionárias? Ausência de risco de rejeição de transplantes; Tem capacidade de gerar todos os órgãos humanos; Além de poder fazer muitas pessoas viverem normal...

10 Qual a fonte de células – troncos embrionárias? Geralmente, se obtém em clínicas de fertilidade. Os embriões criados pelo espermatozóide e o óvulo de um casal, que não são implantados no útero nem destruído pela clínica, e ficam guardados. Ao invés de jogar fora serviria como células – troncos... Um tesouro guardado, que os cientistas lutam para salvar vidas.

11 Células – troncos pluripotentes Células extraídas do cordão umbilical, são mais flexíveis do que as existentes em bebês e adultos. Sua capacidade de se originar em outras células não é tão grande como as embrionárias.

12 Células – troncos maduras Muitos as chamam de células - troncos adultas, nome usado incorretamente, porque também são encontradas em crianças. São raras, difíceis de isolar e cultivar. Têm capacidade de formar células diferentes, limitadas, geralmente por grupos.

13 Lei de Biossegurança Lei de nº , de 24 de março de Art. 1o Esta Lei estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização sobre a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no meio ambiente e o descarte de organismos geneticamente modificados – OGM e seus derivados, tendo como diretrizes o estímulo ao avanço científico na área de biossegurança e biotecnologia, a proteção à vida e à saúde humana, animal e vegetal, e a observância do princípio da precaução para a proteção do meio ambiente.

14 Lei de Biossegurança – Parte II A lei atualmente em vigor permite que sejam utilizados, para fins de pesquisa e terapia, embriões excedentes no processo de fertilização in vitro, desde que sejam inviáveis ou estejam congelados há mais de três anos e somente mediante o consentimento dos genitores. A lei não permite que sejam produzidos embriões especificamente para a pesquisa. Obs.:Só podem ser usados aqueles descartados pelas clínicas.

15 Igreja Segundo uma reportagem do Jornal O globo, a Igreja Católica não é contra o uso das células – troncos, é até a favor, ao uso das células – troncos maduras e extraídas do cordão umbilical. É contra o uso das células embrionárias, pois falam que é um tipo de assassinato.

16 Estado O Estado ainda estuda o caso das células – troncos. No dia 29/05/2008 o STF, liberou o uso de células – troncos de embriões para pesquisas científicas, somente embriões congelados a mais de três anos e autorizados pelos responsáveis.

17 População Muitos são leigos. Mais quem precisa dessas células para sobreviver saem nas ruas, para protestar, querendo apenas que o Estado liberem as mesmas para o estudo.

18 A genética e seu tempo cronológico Mendel descobre as leis da hereditariedade redescoberta dos princípios da hereditariedade, com base nas leis de Mendel descoberta a conexão entre cromossomos e hereditariedade provado que o DNA carrega o material genético Watson e Crick anunciam a descoberta do modelo da estrutura do DNA grandes cientistas decifram o código genético.

19 A genética e seu tempo cronológico Parte II começa a Era da Engenharia Genética fundada nos EUA a primeira empresa de Engenharia, chamada Genentech produção das primeiras plantas e animais transgênicos o projeto GENOMA HUMANO é anunciado decifrado o primeiro genoma de um ser vivo da bactéria, causadora de meningite e infecção no ouvido concluído o 1º genoma de um organismo multicelular a Celera e o Projeto Genoma Humano publicam os resultados da pesquisa concluída em 2000.

20 E você é contar ou a favor das células - troncos? A vida nas suas mãos...

21 Bibliografia


Carregar ppt "Colégio Estadual Antônio Gonçalves Alunos: Érica CamposNº 08 Felipe R. De A. Simplício Nº 10 Jéssica dos S. Ribeiro Nº 14 Turma: 3003 Série: 3ª E.M Professor:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google