A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

parque-olimpico-ao-cantar-hey- jude/idmedia/50132b0792bbcbc46ea9b22b.html Mccarteney...

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "parque-olimpico-ao-cantar-hey- jude/idmedia/50132b0792bbcbc46ea9b22b.html Mccarteney..."— Transcrição da apresentação:

1 parque-olimpico-ao-cantar-hey- jude/idmedia/50132b0792bbcbc46ea9b22b.html Mccarteney...

2 Os Jogos Olímpicos foram criados pelos gregos por volta de 2500 a.C. como uma homenagem a Zeus, o maior dos deuses segundo a mitologia grega. Gregos de várias cidades se uniam no santuário de Olímpia (por isso que surgiu o termo Olimpíadas) para disputar as competições esportivas; o evento era tão importante, que eram selados acordos de cessar- fogo e tréguas entre cidades inimigas antes da realização dos jogos. Origens...4:53

3 Historia dos Jogos Olimpicos clipe-que-abriu-os-jogos-olimpicos-de-londres f51c92bbcbc46ea9b20f/ feminino-5016a795fc9b b0063/ Anos : e 44 ñ II G.Md....1:15

4 na-cerimonia-de-abertura/idmedia/5012fc11b61c047135f5365d.html Abertura histórica12...

5 O esporte sob o olhar sociológico O esporte moderno, surgido no âmbito da cultura européia (sobretudo na Inglaterra) em torno do século XVIII, quando o processo de industrialização, urbanização e tecnologização transforma o cotidiano, com o qual os jogos populares, que até então estavam relacionados a festas de colheita ou religião, não serão mais compatíveis. Segundo Valter Bracht, realizador da obra Sociologia Crítica do Esporte – Uma Introdução...

6 A tese do marxismo ortodoxo, baseada no materialismo histórico, que aborda o esporte enquanto reprodutor da força de trabalho; De orientação frankfurtiana (teoria crítica), que entende o esporte como sendo um sistema de ação coisificado e em conformidade com o trabalho, um instrumento de repressão das necessidades, de manipulação e adaptação à sua condição, em troca da socialização que ele proporciona.

7 debate: serve o esporte como reforço da hegemonia das classes dominantes ou é antes um espaço de articulação contra- hegemônica? é o esporte reflexo das relações sociais coisificadas ou, então, um espaço de auto-realização criadora do indivíduo? Elemento da cultura industrial que transforma os indivíduos em objetos consumidores ou espaço para a criação cultural? controle e repressão erótica do corpo ou revalorização da sensibilidade?

8 Jogador multado...2:03

9 1. (Interbits 2012) Leia a notícia abaixo e responda o que se segue. Bendtner é multado em R$ 260 mil por mostrar patrocinador na cueca Atacante dinamarquês também perderá um jogo das eliminatórias para a Copa do Mundo de O atacante Nicklas Bendtner, da seleção da Dinamarca, foi multado pela Uefa em 100 mil (R$ 260 mil) e suspenso por um jogo por ter mostrado um patrocinador na cueca durante a comemoração do segundo gol dinamarquês na derrota de 3 a 2 para Portugal na última quarta-feira. O jogador tem três dias para recorrer.

10 B-A sociologia nos oferece meios para se compreender a razão de uma multa de racismo ser menor que uma multa contra os direitos de patrocínio do esporte. Assinale a alternativa que apresente a explicação sociológica mais contundente com o evento ocorrido. a) O que está em jogo é uma questão simbólica. Sabe-se que os patrocinadores do esporte possuem um grande respeito na sociedade contemporânea. É por isso que seus direitos são mais importantes que os problemas de ofensas raciais. b) O esporte está inserido em um contexto capitalista e globalizado. Sendo assim, as instituições esportivas estão mais comprometidas com o grande capital do que com a própria dignidade do esporte. c) O racismo é um problema bastante incomum dentro do esporte mundial. Por esse motivo, as suas regras de punição são mais flexíveis do que aquelas de direitos legais de patrocínio. d) Há uma crise de legitimidade do patrocínio esportivo. Devido à crise internacional, as grandes corporações estão se interessando cada vez menos em financiar o esporte. É por isso que a UEFA aplicou uma multa tão rigorosa ao jogador dinamarquês. e) Sabe-se que os casos de violação de direitos não correspondem a um fato social, portanto, a sociologia não pode fazer qualquer análise a respeito dessa situação.

11 A F-1 começou a perder as características que encantaram gerações nos anos 1990 quando o salto tecnológico tornou o piloto quase um coadjuvante no cockpit. Os carros de corrida são equipamentos e não mais automóveis. No volante, há mais de 100 botões. O condutor virou um operador de máquinas, reclama Bird Clemente, 72 anos, primeiro brasileiro a guiar, profissionalmente, um carro de corrida. No passado, esse esporte dependia muito mais do talento do piloto para regular um carro. Hoje, espremido no cockpit como mais um funcionário de um negócio que movimenta bilhões de dólares, o piloto cumpre religiosamente as regras do mercado. (Adaptado de: CARDOSO, R.; LOES, J., O Esporte Perdeu. Revista Isto É, 4 ago. 2010, ano 34, n. 2125, p )

12 b. (Uel 2011) A lógica do esporte e da fruição é englobada pela lógica do mercado. A importância dada ao negócio (negar o ócio), conforme análise de Max Weber em sua Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, revela que I. o trabalho atende às regras do mercado, destacando a prevalência do negócio, em razão da necessidade de produção capitalista. II. a dimensão religiosa, presente nos primórdios do capitalismo, na figura do protestantismo de orientação luterana, valoriza o caráter sagrado da atividade fabril, em detrimento do trabalho braçal. III. o negócio, quando praticado de acordo com os preceitos divinos, viabiliza a distribuição igual e solidária das riquezas produzidas. IV. o ato de negociar, próprio do comércio, depende da força produtiva, conectada à divisão social do trabalho no mundo secularizado. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e IV são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

13 História...


Carregar ppt "parque-olimpico-ao-cantar-hey- jude/idmedia/50132b0792bbcbc46ea9b22b.html Mccarteney..."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google