A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa Célia Trindade de Araújo e Silva. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa Célia Trindade de Araújo e Silva. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas."— Transcrição da apresentação:

1 Profa Célia Trindade de Araújo e Silva

2 É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas entre si, constituem-se de particularidades distintas. A morfologia divide as palavras em classes gramaticais; já a sintaxe estuda a função das palavras dentro de um contexto oracional.

3 Função sintáticaDefiniçãoClasses gramaticais que exercem essa função (núcleos) SujeitoÉ o termo de quem se diz alguma coisa. Pode ser: -Simples -Composto -Desinencial -Indeterminado -Inexistente -Substantivo ou palavra substantivada; Ex.:Os meninos jogam bola. - Pronome substantivo Ex.: Eles jogam bola. - Numeral substantivo Ex.: Dois terços são meninos PredicadoÉ a declaração que se faz do sujeito. Pode ser: -Verbal -Nominal -Verbo-nominal -Verbo Ex.: Maria chegou hoje. -Adjetivo Ex.: Hoje estou feliz. Ela chegou cansada.

4 Função sintáticaDefiniçãoClasses gramaticais que exercem essa função (núcleos) Objeto direto Objeto indireto - São complementos do verbo e indicam o alvo da ação verbal. -Substantivo Ex.: Ele joga futebol. Ex.: Ele necessita de ajuda. -Pronome substantivo Ex.: Gosto muito de você. -Numeral substantivo Ex.: Comprei metade da torta. Complemento Nominal - É o termo que completa um nome transitivo – substantivo, adjetivo ou advérbio. Funciona como o alvo da ação. - Substantivo ou palavra substantivada. -Ex.: Tenho necessidade de ajuda. Ex.: Ele é responsável pela menina.

5 Função sintáticaDefiniçãoClasses gramaticais que exercem essa função (núcleos) Agente da Passiva- É o termo que indica o ser que pratica a ação verbal da oração na voz passiva, e vem regido pela preposição por e, mais raramente pela preposição de. - Substantivo Ex.: A máquina é dominada pelo homem. -Pronome substantivo Ex.: Mário foi denunciado por nós. Predicativo- Atribui uma qualidade ao sujeito ou ao objeto. -Substantivo ou palavra substantivada. Ex.: A mãe dele é bailarina. -Adjetivo ou locução adjetiva Ex.: Ele julgou o réu culpado.

6 Função sintáticaDefiniçãoClasses gramaticais que exercem essa função (núcleos) Aposto- É o termo que explica, resume ou esclarece um outro termo que apareceu anteriormente. - Substantivo, palavra substantivada -Ex.: Flávia, minha irmã, está doente. -pronome substantivo Ex.: Os mais aflitos, eles, não aceitaram aquela justificativa Adjunto adverbial- É o termo que expressa uma circunstância (de tempo, de modo, de negação, etc.). É associado a um verbo, um adjetivo ou ao próprio advérbio. -Advérbio ou locução adverbial. Ex.: Ele chegou à noite. Ele estava muito feliz. Maria chegou muito tarde.

7 Função sintáticaDefiniçãoClasses gramaticais que exercem essa função (núcleos) Adjunto adnominalÉ a palavra ou expressão que vem junto do núcleo modificando-o. -Artigo, adjetivo, numeral adjetivo e pronome adjetivo Ex.: O jornaleiro entregou dois jornais antigos para meus pais. O jornaleiro entregou dois jornais antigos para meus pais. núcleo do sujeito adjunto adnominal VTDI núcleo do objeto direto adjunto adnominal adjunto adnominal núcleo do objeto indireto adjunto adnominal


Carregar ppt "Profa Célia Trindade de Araújo e Silva. É a junção entre a morfologia e a sintaxe. Trata-se de duas partes da gramática que apesar de estarem envolvidas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google