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1 LIÇÕES DO PÓLO DE CRESCIMENTO DE PENANG NA MALÁSIA MOÇAMBIQUE: SEMINÁRIO DE CRESCIMENTO INCLUSIVO MAPUTO 10 DE FEVEREIRO DE 2011 DESENVOLVIMENTO DOS.

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1 1 LIÇÕES DO PÓLO DE CRESCIMENTO DE PENANG NA MALÁSIA MOÇAMBIQUE: SEMINÁRIO DE CRESCIMENTO INCLUSIVO MAPUTO 10 DE FEVEREIRO DE 2011 DESENVOLVIMENTO DOS SECTORES FINANCEIRO E PRIVADO

2 2 Medan Bangcoc Jacarta Hong Kong Cingapura KL NOVO DISTRITO PARQUE INDUSTRIAL CIDADES RODOVIA EXISTENTE ESTRADA DE FERRO KEDAH Resorts na praia ILHAS PENANG PORTO Aeroporto Internacional de Penang Parque industrial Bayan Lepas Batu Kawan Bukit Minyak PRAI Parque tecnológico Kulim Taipei Onde fica Penang?

3 3 A história do crescimento de Penang Comércio Entreposto Perda do status de porto livre Diminuição do comércio Manufactura Centro global de manufactura e destino turístico Centro de serviços 2001-actual Economia inovadora e centro de negócios e serviços

4 Transformação económica de Penang PIB por sector (1970) PIB por sector (2010) USD 500 milhões USD milhões

5 Sucesso da estratégia do pólo de crescimento Rendimento per capita (USD) Taxa de desemprego (%)163 Taxa de pobreza (%)32,30,3 Taxa de mortalidade infantil (%)380,4

6 Value Roadmap – Industrial Transformation Quality&Automation R&DSub-con Support Centres GlobalCompetition Basic Industries Agriculture Machine Shop Service Machine Shop Service General Maintenance General Maintenance Trade Trade 60s70s80s90s 00s & beyond Low Value Added Low Value Added Exports Exports Textile / Garments Textile / Garments Labour Intensive Labour Intensive Electronic Component Electronic Component Assembly Assembly Test Test Tool & die Tool & die Machine Integration Machine Integration Plastic Moulding Plastic Moulding Custom Services Custom Services Improvement Projects Improvement Projects Semiconductor Semiconductor Manufacturing Manufacturing Consumer Electronics Consumer Electronics Automation Automation TQC TQC Investment in high- Investment in high- tech machine shops tech machine shops Drive components Drive components production production Test auto handlers Test auto handlers PCB assembly PCB assembly automation automation Manufacturing sub-con Manufacturing sub-con General Manufacturing General Manufacturing machinery machinery Semicon process Semicon process Test system Test system development development Supply chain Supply chain management management Disk drives Disk drives Base Software Base Software Design Companies Design Companies Contract Contract Manufacturing Manufacturing Business Management Business Management Outsourcing Outsourcing Service Contract Service Contract R&D R&D Software Software Global Hub Global Hub Alternative sale Alternative sale Adapted from Technology Roadmap for the Electrical and Electronic Industry of Penang MNC SMI Value Add Version 1 Version 2 MNCs Operational HQ Logistics / Distribution Centres BPO / SSO Design & Development Centres Local Companies Local Companies OEM to ODM OEM to ODM Market Outreach beyond Malaysia / MNCs Market Outreach beyond Malaysia / MNCs Growth of Design / R&D Companies Growth of Design / R&D Companies Version 3 ?

7 7 Por que a história de Penang é relevante? Penang, Malásia (1970) População: 0,8 milhão Área: km² Rendim. per cap: USD 400 Nacala, Moçambique (2011) População: 0,3 milhão Área: km² Rendim. per cap: USD 440 * Desafios de desenvolvimento semelhantes Pós-conflito: estabilidade e crescimento equitativo Desemprego alto: atracção de investimentos Optimizar o potencial das instalações do porto Aumentar a competitividade da manufactura Desenvolver o potencial turístico e proteger os activos Melhorar a conectividade: infra-estrutura Fortalecer a parceria nacional-provincial * RNB per capita, método Atlas, WDI 2010

8 Estratégia do pólo de crescimento de Penang PeríodoPlano nacionalPlano estadualResultados º Plano da MalásiaRelatório de MunroFoco na agricultura, saúde e educação º ao 5º Plano da Malásia; nova política económica Plano Mestre de Penang Manufactura voltada para a exportação; orientação global º e 7º Planos da Malásia Primeiro plano de desenvolvimento estratégico de Penang PIB sólido e crescimento do FDI, mas poucos vínculos locais º e 9º Planos da Malásia Segundo plano de desenvolvimento estratégico de Penang Defasagem no crescimento e na competitividade; armadilha do rendimento médio º Plano da Malásia (actual) em diante Planta da região económica do Corredor Norte Região económica de classe mundial: inovação e talento

9 9 Estratégia do pólo de crescimento de Penang Investimentos Infra-estrutura e incentivos Criatividade e instituições

10 CRIATIVIDADE O Plano Mestre de Penang (1971) definiu a estratégia de crescimento de longo prazo, num cenário de economia de mercado, utilizando os recursos disponíveis de manufactura voltada para exportação e turismo (orientação global) Os Planos 1 e 2 de Desenvolvimento Estratégico de Penang basearam-se nessa estratégia Os Planos Nacionais de 5 anos forneceram o contexto global das políticas e a alocação de recursos para as despesas públicas PRINCIPAIS LIÇÕES 1.Desenvolver uma visão compartilhada baseada nos desafios e nas oportunidades 2.Ter como meta os sectores estratégicos mas permanecer flexível para novas perspectivas

11 Lessons from the Penang Strategy 1.Lead implementation agency: coordination and One Stop Shop roles 2.Sector growth strategies: manufacturing, tourism 3.Integrated spatial planning: SEZs, new growth centers, housing, urban renewal and land banks 4.Infrastructure investment planning: logistics, utilities 5.Skills development: incentives and PPPs

12 REFORMAS INSTITUCIONAIS Promulgação da Corporação de Desenvolvimento de Penang (1971) para liderar o desenvolvimento socioeconómico, a redução da pobreza, a criação de empregos e melhoria da qualidade de vida. Lei Federal de Autoridade para o Desenvolvimento Industrial (1965) para promoção e facilitação de investimentos Lei da Zona de Livre Comércio (1971) Lei de Promoção de Investimentos (1986) para incentivos PRINCIPAIS LIÇÕES 1.Um órgão responsável competente para uma implementação eficaz 2.A comunicação e confiança entre os sectores federal-estadual- privado é crítica

13 Enabling Role of the Lead Agency Focal point for strategy, planning, communications, intra-agency coordination and consensus building First point of contact for investors: information is key Business facilitation: from start up to closing (coordination and follow through role) Regular dialogue with investors: address concerns related to infrastructure, regulations, permits, approvals, Customs, Immigration, security and Municipal services Investment promotion and business matchmaking

14 14 Governo Federal MITI / MIDA, MOF Investidores locais Corporação de Desenvolvimento de Penang (PDC) MERCADOS GLOBAIS /REGIONAIS SINERGIA PARA COMPETIÇÃO GLOBAL: O MODELO DE PENANG Investidores estrangeiros Capital, Technology I nstituições I ncentivos I nfra-estrutura ZEEs Serviços C omerciais Aptidões I niciativa C riatividade

15 INFRA-ESTRUTURA E INCENTIVOS Demarcação de funções e responsabilidades para desenvolvimento e manutenção da infra-estrutura: autoridade federal, estadual, local e órgão de desenvolvimento Lei da Zona de Livre Comércio (1971) para incentivos de zona livre Lei da Promoção de Investimentos (1986) para incentivos baseados no sector/local O ambiente empresarial é mais importante do que os incentivos financeiros: processos transparentes e previsíveis PRINCIPAIS LIÇÕES 1.Plano de investimento com responsabilidade para entrega 2.Software é mais importante que hardware

16 Bom ouvido e suavidade # As economias locais inovadoras são construídas com uma conversa de cada vez: são necessárias pessoas próximas da acção que tenham bom ouvido, paciência e suavidade Uma boa governança é recompensada no longo prazo Atraia e mantenha o talento melhor e mais brilhante Trabalhe com o que você tem: aprenda, copie, experimente e inove - as segundas melhores soluções realmente funcionam! Crescimento sustentável = margem competitiva # # F. Hutchinson, Penang Economic Monthly, julho de 2010


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