A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A NECESSIDADE DO PLANO DE NEGÓCIO PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO CAPÍTULO 1 Prof.Ms. Nilson Aguilar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A NECESSIDADE DO PLANO DE NEGÓCIO PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO CAPÍTULO 1 Prof.Ms. Nilson Aguilar."— Transcrição da apresentação:

1 A NECESSIDADE DO PLANO DE NEGÓCIO PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO CAPÍTULO 1 Prof.Ms. Nilson Aguilar

2 Relembrando... O empreendedor: tende a assumir riscos e inovar continuadamente. destrói a ordem existente através da inovação. O Cliente: Vai tentar pagar o mínimo possível pelo produto que ele deseja. O fornecedor: Quer te arrancar o máximo pela mercadoria que você precisa. O Governo: Somente se importa com sua empresa se a pegarem na fiscalização.

3 Onde foi que eu errei?... Falta de experiência no ramo; Pouco tempo dedicado ao estudo de viabilidade do negócio; Falta de planejamento antes da abertura; Descuidos na administração do fluxo de caixa; Dedicação parcial ao negócio; Estrutura inadequada; Falta de clientes; Problemas legais; Impostos/ encargos elevados; Falta de apoio externo na concepção e administração do negócio.

4 1.1 – Indícios de problemas ou fatos geradores de problemas sentidos são: os problemas comuns que podem ocorrer por falta de observação de exigências dos clientes, falta de melhorias nos processos operacionais, pressões por melhores margens, necessidades de caixa e ineficiências recorrentes.

5 1.2 – Diagnóstico ingênuo Interpretação da realidade baseada em julgamentos pessoais. Dados inconsistentes para validação ou aprovação de projetos (ex.: volume de produção ou localização da planta industrial). Desejos dos proprietários levando a teorizações subjetivas. Decisões na forma de caprichos dos donos do negócio.

6 1.3 - Racionalização da intuição A intuição não deve ser desprezada, mas também não pode ser tomada como verdade absoluta. Há que ser verificada.

7 Racionalização da intuição: como tomar a decisão mais acertada? Fundamentar a sua decisão através de pesquisas exploratórias no ambiente de interesse. Exemplos de fontes de dados: IBGE, associação comercial do bairro ou da cidade, ações da concorrência, pesquisa de público-alvo, etc.

8 Racionalização da intuição: uso de um PN (Plano de Negócio) Um plano de negócios pode ser voltado para um novo empreendimento (para o empresário esclarecer dúvidas sobre sua viabilidade técnica, econômica e financeira). ou para planejar o reposicionamento no sentido de melhorar a percepção sobre o negócio existente. Para os dois é necessária uma avaliação dos fatores internos e externos ao negócio.

9 Fatores internos e externos Internos: Políticas de compra e venda; Processos produtivos; Ineficiências operacionais (por meio de indicadores) Externos: Entrada de novos concorrentes; Restrições legais que venham a afetar as atividades da empresa; Queda de barreiras às importações de produtos similares; Mudanças de processos operacionais por meio de novas matérias-primas; Mudanças de tendências

10 Tipos de tomada de decisão (TD): TD Estruturada TD Semi-Estruturada TD Não-Estruturada

11 Bibliografia CECCONELLO, Antonio Renato e AJZENTAL, Alberto – A construção do plano de negócio. Editora Saraiva, 2010


Carregar ppt "A NECESSIDADE DO PLANO DE NEGÓCIO PLANEJAMENTO DO NEGÓCIO CAPÍTULO 1 Prof.Ms. Nilson Aguilar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google