Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouRaphaella Candido Alterado mais de 10 anos atrás
1
Vanessa Mattoso Cardoso – Walkiria Helena Cordenonzi
OAMAT: Objeto de aprendizagem para o estudo de Matrizes Vanessa Mattoso Cardoso – Walkiria Helena Cordenonzi
2
ROTEIRO 1- Curso Técnico – Informática para Internet
2- A Lógica e a Matemática no curso 3- Problemática 4- Trabalho Interdisciplinar 5- Considerações Finais e Trabalhos Futuros
3
O CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA PARA INTERNET
Subsequente / terciário Duração: 2 anos (4 semestres) Fundamentos Matemáticos e Lógica de Programação (1º semestre)
4
Lógica de Programação e Matemática
no curso Lógica de Programação Matemática (Fundamentos Matemáticos para Computação)
5
Problemática disciplina LP:
é considerada muito difícil pelos alunos, pois exige o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas com base lógica-matemática. a consequência disso é o elevado número de problemas de aprendizagem, favorecendo a ocorrência de reprovações
6
O Trabalho Interdisciplinar
2ª Etapa Exercícios comuns 1ª Etapa Elaboração dos Planos de Ensino 3ª Etapa Aulas e Avaliações conjuntas 4ª Etapa OAMAT
7
Elaboração dos Planos de Ensino
1ª Etapa Elaboração dos Planos de Ensino Os planos de ensino: conteúdos e Habilidades
8
O Trabalho Interdisciplinar
2ª Etapa Exercícios comuns 1ª Etapa Elaboração dos Planos de Ensino 3ª Etapa Aulas e Avaliações conjuntas 4ª Etapa OAMAT
9
Exercícios comuns abordados nas duas disciplinas de forma separada
2ª Etapa Exercícios comuns Exercícios comuns abordados nas duas disciplinas de forma separada Exercícios aplicados ao contexto binacional
10
RESULTADOS 2ª FASE Total de alunos B) Total de acertos
11
Apenas um aluno conseguiu relacionar as duas disciplinas.
2ª Etapa Exercícios comuns Observou-se que: Apenas um aluno conseguiu relacionar as duas disciplinas. Que mesmo os alunos que acertaram todo o exercício não relacionaram.
12
O Trabalho Interdisciplinar
2ª Etapa Exercícios comuns 1ª Etapa Elaboração dos Planos de Ensino 3ª Etapa Aulas e Avaliações conjuntas 4ª Etapa OAMAT
13
Aulas e Avaliações conjuntas
3ª Etapa Aulas e Avaliações conjuntas
14
RESULTADOS 75% erraram o exercício – destes 57% não entenderam o enunciado A maioria (certos e errados) utilizaram os resultados matemáticos para programarem.
15
O Trabalho Interdisciplinar
2ª Etapa Exercícios comuns 1ª Etapa Elaboração dos Planos de Ensino 3ª Etapa Aulas e Avaliações conjuntas 4ª Etapa OAMAT
16
Objeto de Aprendizagem – internet Objetivo Conteúdos
4ª Etapa OAMAT Objeto de Aprendizagem – internet Objetivo Conteúdos Nível de aplicação Baseado na teoria instrucional/educacional de Gagné
21
RESULTADO PRÁTICO I Mostra de Software, realizada no III Fórum Binacional, em Rivera.
22
CONSIDERAÇÕES Esta prática exigiu reavaliação continua.
Com ênfase na colaboração e cooperação entre as disciplinas.
23
TRABALHOS FUTUROS Problemas com interpretação – Idiomas Novas metodologias para trabalhar o raciocínio lógico- matemático TICM
24
Obrigada! Gracias! Es importante porque son complementarias, ningun trabajo de logica o programacion van separados de calculos matematicos. ? O ensino de logica esta ligado a matemática ... sim. O idioma nao interfere muito bem relacionadas, com uma integraçao coerente foi muito dificel. porque matematica no meu ver ficou melhor para fazer do que logica. Creo que de una manera exitosa, en realidad yo aprendo más con mis errores. cuando se realiza la correccion es que me doy cuenta donde fallé
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.