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Estratégia Integrada de Comunicação. Actualmente Newsletters Relação com os Media Publicidade em banners Avaliação Positiva Insuficiente Sem avaliação.

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Apresentação em tema: "Estratégia Integrada de Comunicação. Actualmente Newsletters Relação com os Media Publicidade em banners Avaliação Positiva Insuficiente Sem avaliação."— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia Integrada de Comunicação

2 Actualmente Newsletters Relação com os Media Publicidade em banners Avaliação Positiva Insuficiente Sem avaliação de retorno A melhorar… Criar uma estratégia integrada que englobe maior número de meios comunicação Análise Crítica

3 Através destas acções de comunicação a Chip7 procura atingir: 1.Aumento de 10% do Volume de Vendas 2.Reforço da Notoriedade e reconhecimento da marca 3.Posicionar a marca como Amiga do Ambiente 4.Desenvolver as relações internas, entre os agentes da marca Objectivos Gerais

4 1. Identidade Visual Identidade Física

5 Manual de identidade: – Uniformizar a estética de documentos – Criar coerência visual – Regras para eventos Identidade Visual

6 Manual de operações: – Criar uma experiência transversal para o cliente – Reduzir o número de acções necessárias para resolver problemas – Melhorar o atendimento ao cliente Identidade Física

7 Packaging: – Criação de sacos TEMÁTICOS – Alusivos às actividades de RS – Alusivos às alturas do Ano – Desenvolvimento do papel de embrulho Chip7 Identidade Física

8 Banners Online: – Criar banners alusivos às actividades de RS – Criar banners alusivos às actividades paralelas e concursos promovidos pela marca Identidade Física

9 Materiais de ponto de venda: – Criação de velas – Criação de autocolantes – Cartazes de rua Identidade Física

10 Concurso para criação de uniformes: – Lançamento de concurso nacional nas escolas de estilismo para a elaboração do novo uniforme Chip7 Identidade Física

11 Criação de Revista Interna Semestral: – Destacar as novidades e notícias relacionadas com a empresa – Partilhar objectivos gerais e accionar o público interno. Identidade Física

12 2. Product Placement

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14 Oferecer um computador preparado para música Discurso de apresentação da oferta ao finalistas -Software com funcionalidades de gravação digital com alta qualidade -Incluído os acessórios para gravação e reprodução. -O computador dá para gravar mais de 1 milhão de horas de música! Product Placement Elevada audiência de várias idades Massificação da marca Espectadores de todas as idades Inicio: Imediato Duração: Fevereiro

15 Product Placement Publico alvo jovem Elevada audiência Inicio: Junho Duração: 4 meses

16 Product Placement Objectivo: firmar a imagem da marca como especialista em computadores de topo, no público alvo: jovens Inicio: Junho Duração: 4 meses Cena com actor a jogar neste computador preparado para jogos

17 Discurso: -Computador Chip7 preparado para todas as suas necessidades. -É um verdadeiro multifunções! -Acerte no preço! Product Placement Elevada audiência de público de faixa etária superior aos 35 anos e nível educacional mais baixo. Quem assiste ao programa tem influência na tomada de decisão da compra! Produto exposto para os concorrentes acertarem no preço Inicio: Outubro Duração: 3 meses

18 Reportagem no Programa de Televisão da SIC: Futuro Hoje - Reportagem de um produto inovador, com parceria de prestigio, de produto já disponível nas lojas Chip7 - Associar a marca à Inovação e ao prestigio. Publireportagem Público alvo: Alto poder de compra Nível educação médio/alto Inicio: Setembro Duração: 1 programa

19 Análise ao Produto por revistas da Especialidade - Exame Informática - Bit Informática Os leitores desta revista têm elevados conhecimentos de informática que particularmente são avesso a imposições. Esta solução é a ideal para os conquistar. Publireportagem Representam a maioria deste mercado Inicio: imediato Duração: 1 por trimestre

20 Marketing Viral nas Redes Sociais: Facebook e Twitter – São as redes sociais mais importantes e com tendência positiva. – A penetração de utilizadores com poder de decisão de compra é superior a outras como por exemplo Hi5. Oferta de artigos de informática de desejo: iPod, portátil netbook, câmara digital com dois ecrã) nas campanhas seguintes. Promoção On-line nas redes sociais e nos Media Tradicionais do concurso Uniforme Chip7 Comunicação dos prémios na Internet, rodapés de Newsletters, parcerias com revistas, e contra capa do Folheto. Marketing Viral Inicio: imediato Duração: indeterminada

21 No Prémio mensal directo a quem fizer mais retweet dos posts o site da Chip7. Marketing Viral Inicio: imediato Duração: indeterminada

22 No Quando se atingir fãs e múltiplos é feito um sorteio entre todos os fãs. Marketing Viral Inicio: imediato Duração: indeterminada

23 Micro site - O cliente pode jogar quando recomenda amigos, quantos mais recomendar mais vezes joga, e… mais possibilidades de ganhar. Marketing Viral Inicio: Junho Duração: 60 dias

24 Product Placement -Notoriedade da marca -Afirmação da marca como especialista em Informática -Aumento do negócio, com mais clientes nas lojas e visitas online -Afirmar os computadores como factor diferenciador KPI KPD -Atingir 300 Vendas do computador da capa da Exame Informática -Atingir 200 Vendas do Computador: Morangos com Açúcar -Atingir 500 Vendas do Computador: Preço Certo -Aumento de 30% dos visitantes nas lojas e 25% de negócio, em comparação homóloga

25 Marketing Viral -Presença reforçada nas redes sociais -Marketing directo mais eficaz com maior número de s -Aumento do negócio online -Mais visitas no site KPI KPD -Conseguir 10 mil s de potenciais clientes. Numa atitude mais optimista podem ser atingidos 20 mil s. -Atingir fãs no Twiter e fãs no Facebook até final de Crescimento das visitas ao site em 200%, de fonte tráfego redes sociais MAIS VISITAS = MAIS VENDAS

26 3. Activação dos agentes da marca

27 A imagem de uma empresa depende da imagem que dessa mesma empresa dão homens que nela vivem. Um pessoal motivado internamente, faz com que uma empresa seja querida exteriormente. (Westphalen, s.d.: 66). Público Interno

28 Para a criação de um bom relacionamento interno consideramos importante: Criação de uma Newsletters interna onde o franchisado poderá ter acesso a opiniões/sugestões de outros franchisados; Tempo: Mensal Funil de Compra: Motivação KPI: Aumento dos consumidores e diferenciação com a concorrência Público Interno

29 Organização de encontros trimestrais com o objectivo dos franchisados se conhecerem e existir a possibilidade de cada um falar da sua experiência, na procura de Boas Práticas; mensagem do Presidente Conceito: Desafio Chip7 Nº de pessoas: colaboradores e franchisados Locais: local descontraído que possibilite a interacção entre todos os colaboradores e franchisados Tempo: Trimestral Funil de compra: Motivação KPI: Número de franchisados inscritos Público Interno

30 Newsletters electrónica sobre as acções de responsabilidade social Periodicidade: mensal Conceito: ter um papel activo na responsabilidade social Tempo: depende de cada acção a ser implementada Funil de compra: Reconhecimento e Notoriedade KPI : número de noticias nos órgãos de Comunicação Social Público Interno

31 Público Externo Newsletters Chip7: -Manter contacto com os clientes; -Divulgação dos produtos; -Divulgação das promoções; -Divulgação dos franchisados; -Conhecimento da Chip7; -Estreitamento do relacionamento com o consumidor final Funil de Compra : Conhecimento e Notoriedade Tempo: Mensal KPI: Aumento do numero de consumidores e diferenciação da concorrência

32 Público Externo Newsletters Chip7: -Concurso Frase Chip 7 Funil de Compra : Consideração e Envolvimento Tempo: Mensal KPI: Aumento do numero leitores

33 Convidar o consumidor a ser gerente de uma loja Chip7 durante 48h – o futuro cliente poderá passar pela experiência de ser gerente de uma loja. Esta iniciativa tem como principal objectivo a angariação de novos franchisados. Funil de Compra : Consideração e Preferência Tempo : 3 meses KPI :Aumento de lojas franchisadas Público Externo

34 SMS para o consumidor – mensagens enviadas para os clientes sobre as promoções mensais de cada franchisado; Mensagens de voz a convidar os consumidores a visitar uma loja Chip 7; Bluethooth activado com informações sobre a loja mais próxima da Chip7 Funil de Compra: Motivação e Notoriedade Tempo: Anual KPI: Aumento do número de visitas às lojas Público Externo

35 4. Responsabilidade Social (Rse)

36 Responsabilidade Social Troca por uma boa causa Na compra de um computador novo entregue o seu computador usado Entre Março a Setembro

37 Oferta páginas Web para as Instituições Solidariedade Social Responsabilidade Social

38 ABRIGO SEGURO- ASSOCIAÇAO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL R. 5 Outubro 193 Avintes, AVINTES, Porto p: ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL O AMANHÃ DA CRIANÇA R. D. Afonso Henriques 1916 Maia, MAIA, PORTO Tel CENTRO DE ACOLHIMENTO MÃE DÁGUA Travessa Vasco da Gama, Valongo Tel CASA DO GAIATO P. Carlos Paço de Sousa 4560 Tel Responsabilidade Social Instituições Solidariedade Social

39 Responsabilidade Social EVENTO - Entrega do valor angariado PERIOCIDADE – Esporádico. A realizar no dia 20 de Outubro de 2010 ÁREA DE ABRANGÊNCIA – Regional. - Distrito do Porto. ZONA DE ACÇÃO – Externo – Instalações de Instituições de Solidariedade Social PÚBLICO-ALVO – Corporativos PARTICIPAÇÃO – Organização do evento utilizando os nossos próprios recursos financeiros TIPO DE EVENTO – Evento Social

40 1% faz toda a diferença Compra de equipamento HP + Chip7 = 1% do valor facturado para Instituição A Liga dos Amigos do Hospital Maria Pia. Responsabilidade Social

41 LIGA DOS AMIGOS DO HOSPITAL MARIA PIA fundada em 1993 reactivada em 2000, quando Maria Clara Gomes assumiu a presidência da Liga 857 associados, que pagam uma quota anual de 25 euros

42 Figuras públicas/embaixadores Sónia Araújo Vítor Baia Responsabilidade Social

43 PORQUÊ ESTES EMBAIXADORES? figuras públicas bastante notoriedade naturais do Porto fortemente ligados a causas de solidariedade social movem massas influentes quer pelo público masculino quer feminino contacto diário com o público. Responsabilidade Social

44 Entrega do valor angariado Jantar Casino Póvoa de Varzim Presença dos responsáveis Presença figuras públicas Responsabilidade Social

45 EVENTO - Entrega do valor angariado PERIOCIDADE – Esporádico. A realizar no dia 11 de Janeiro de 2011 às 21horas. ÁREA DE ABRANGÊNCIA – Regional. - Distrito do Porto. ZONA DE ACÇÃO – Externo - Casino da Póvoa. PÚBLICO-ALVO – Corporativos Chip7 HP Direcção do Hospital Maria Pia e da Liga dos Amigos do Hospital Instituições Financeiras Identidades bancárias Companhias de Seguros Comunicação social Primeira Dama Ministro Trabalho e solidariedade Social PARTICIPAÇÃO – Organização do evento utilizando os nossos próprios recursos financeiros a através do apoio da HP. TIPO DE EVENTO – Evento Social – Jantar. TEMA – Alusivo às cor verde e dourado.

46 Entrega do valor angariado Hospital Maria Pia Praça da alegria em directo Responsabilidade Social

47 EVENTO - Entrega do valor angariado PERIOCIDADE – Esporádico A realizar no dia 21 de Janeiro de 2011 no decorrer do programa da manhã Praça da Alegria ÁREA DE ABRANGÊNCIA – Regional (Hospital Maria Pia) e Nacional (Canal de TV, transmissão em directo) ZONA DE ACÇÃO – Externo – Hospital Maria Pia e em directo da Praça da Alegria na RTP 1 PÚBLICO-ALVO – Consumidor PARTICIPAÇÃO – Organização do evento utilizando os nossos próprios recursos financeiros a através de apoio da RTP1. TIPO DE EVENTO – Evento Social

48 Criação Mini-site Liga dos Amigos do Hospital de Crianças Maria Pia Apoio à acção através de site informativo Incentivo de doação directa através de NIB Responsabilidade Social

49 Chip7 no cinema com AVATAR Missão Recursos do Planeta Na compra de 2 tinteiros recicláveis OFERTA do terceiro REDUZA, REUTILIZE e RECICLE. Essas são as 3 palavras que podem salvar o planeta Terra! Responsabilidade Social

50 REGRA DOS 5 Rs: REDUZIR: menos lixo produzir; REUTILIZAR: é só voltar a usar; RECICLAR: o velho em novo transformar; RESPEITAR: a atitude certa tomar; RESPONSABILIZAR: a cidadania activa praticar. Grupo SUMA Responsabilidade Social

51 Loja Braga Galerias Feira Nova – Braga Parque Cinemas Castello Lopes – AVATAR Loja Gondomar Centro Comercial Parque Nascente Cinemas Zonlusomundo – AVATAR 3D Loja Aveiro Centro Comercial Glícinias Cinema Zonlusomundo – AVATAR 3D Loja Torres Novas Centro comercial Torres Shopping Cinemas Castello Lopes – AVATAR Loja Lisboa Centro comercial Oeiras Parque Cinemas Zonlusomundo – AVATAR 3D Responsabilidade Social Chip7 no cinema com AVATAR

52 Responsabilidade Social EVENTO – Missão Recursos do Planeta PERIOCIDADE – Esporádico A realizar nos meses de Janeiro e Fevereiro ÁREA DE ABRANGÊNCIA – Nacional ZONA DE ACÇÃO – Externo - Centros comerciais com salas de cinema PÚBLICO-ALVO – Consumidor PARTICIPAÇÃO – Organização do evento utilizando os nossos próprios recursos financeiros TIPO DE EVENTO – Evento Social TEMA – Alusivo aos Navi.

53 KPD -Relação de alto envolvimento Consideração Afectividade KPI -Nº de participantes -Verbas angariadas -Inquéritos no terreno de acção Responsabilidade Social

54 5. Relação com os Media

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56 Actualmente: Comunicados de Imprensa na web sobre expansão para PALOPS (Cabo Verde, Macau, Moçambique e Angola); Resposta a pedidos específicos a Agências de Comunicação; Envio de Comunicados de Imprensa: (T3, Exame Informática e Bit Informática) Relação com os Media

57 Press-release: Lançamento da Nova Identidade Visual e Física, Estratégia e Exclusividade Produtos HP e Product Placement; Ambiental e Responsabilidade Social; Presença nos PALOPS Relação com os Media

58 Conferências de Imprensa: Resultados Rebranding e Estratégia; Anúncio Campanhas Responsabilidade Social e eventos associados; Apresentação de resultados das acções de RS desenvolvidas Relação com os Media

59 Convites a Embaixadores Embaixadores das Campanhas: (Sónia Araújo e Vítor Baía); Relação com os Media

60 Convites a Parceiros RTP Empresas parceiras do evento (RSE):Seguradoras, Bancos, Instituições Financeiras ; Relação com os Media

61 Convites a Entidades Entidades Governamentais: Ministério Trabalho e Solidariedade Social, Governador Civil do Porto, 1ª Dama. Relação com os Media

62 Criação de Media Site Actualização mínima Mensal; Informação divulgada através de Press Release; Conferências de Imprensa; Relação com os Media

63 Cobertura do Evento Praça da Alegria: – Anúncio e divulgação da Iniciativa; – Excertos do Jantar No Casino; – Directo do Hospital Maria Pia; Rádio; Jornais Generalistas e da especialidade; Imprensa. Relação com os Media

64 Cronograma

65 Ana Luz Branca Marques José Luís Rocha Pedro Fonseca Vilma Ribeiro 28/01/2010


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