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Estratégia Integrada de Comunicação 1.

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Apresentação em tema: "Estratégia Integrada de Comunicação 1."— Transcrição da apresentação:

1 Estratégia Integrada de Comunicação 1

2 Análise Crítica Actualmente Newsletters Relação com os Media
Publicidade em banners Avaliação Positiva Insuficiente Sem avaliação de retorno A melhorar… Criar uma estratégia integrada que englobe maior número de meios comunicação

3 Objectivos Gerais Através destas acções de comunicação a Chip7 procura atingir: Aumento de 10% do Volume de Vendas Reforço da Notoriedade e reconhecimento da marca Posicionar a marca como Amiga do Ambiente Desenvolver as relações internas, entre os agentes da marca Aumento de 10% do Volume de Vendas Reforço da Notoriedade e reconhecimento da marca Posicionar a marca como Amiga do Ambiente Desenvolver as relações internas, entre os agentes da marca

4 1. Identidade Visual Identidade Física

5 Identidade Visual Manual de identidade:
Uniformizar a estética de documentos Criar coerência visual Regras para eventos Criação de um manual de identidade: Todos os materiais da empresa e eventos devem respeitar a identidade visual da marca Exploração individual do TouchPoint Touch Point Identidade Visual Análise crítica do estado do TP Apesar de já serem aplicadas várias regras na identidade visual da empresa falta um documento que as torne oficiais e que seja de fácil consulta. Briefing de desenvolvimento Criar um manual de identidade, com o objectivo de tornar uniformizada toda a comunicação da marca, interna e externa. KPIs vs KPDs Para confirmar a execução, produzir uma checklist de elementos que têm de estar presentes em cada comunicação da marca. Em Junho fazer inquérito de satisfação sobre a utlidade do manual de identidade. KDI – Satisfação dos colaboradores; KDP – Receber >80% de respostas Satisfeito ou Muito Satisfeito De que forma a reformulação deste TP vao interferir no funil de compra Vai interferir de forma transversal garantindo a união visual entre os vários TP. Em última análise a coerência da comunicação da marca transmite-se numa maior notoriedade assim como uma maior consideração pela mesma. Cruzamento com os restantes TP Todos os materiais da empresa e eventos devem respeitar a identidade visual da marca Deve ser comunicado internamente e fazer parte da Identidade Física Prazo de implementação Prazo de execução 1 mês (janeiro), aplicação no Mês de Fevereiro

6 Identidade Física Manual de operações:
Criar uma experiência transversal para o cliente Reduzir o número de acções necessárias para resolver problemas Melhorar o atendimento ao cliente Criação de um manual de operações: De forma a que a experiência do cliente com a marca seja tranversal a qualquer ponto de venda Chip7. Objectivo: aumento da satisfação. Touch Point Identidade Física Análise crítica do estado do TP Todas as acções programadas para este TP são originais. Assim é necessário algum tempo de desenvolvimento das mesmas antes da sua aplicação. Briefing de desenvolvimento Várias acções necessitam de ser criadas por um equipa que mais tarde se encarrega da sua implementação e avaliação. KPIs vs KPDs Estudos de mercado sobre notoriedade, análise de mercado às quotas de mercado, inquérito de satisfação dos clientes! KPI – Notoriedade ; KPD – Atingir top5 de Notoriedade Espontanea e >90% de Notoriedade assistida no mercado de informática em Portugal De que forma a reformulação deste TP vao interferir no funil de compra Está ligado a várias áreas do funil, principalmente à notoriedade e à consideração. Cruzamento com os restantes TP Este TP cruza-se com a identidade visual Product placement Responsabilidade Social Accionamento dos Públicos, etc. Prazo de implementação Várias acções a decorrer durante o ano de 2010

7 Identidade Física Packaging: Criação de sacos TEMÁTICOS
Alusivos às actividades de RS Alusivos às alturas do Ano Desenvolvimento do papel de embrulho Chip7 Criação de sacos alusivos a promoções/eventos/épocas do ano: De forma a criar um packaging atractivo para o cliente criar ao longo do ano sacos que completem a mensagem da altura, sejam sacos de natal ou sacos alusivos às nossas actividades de responsabilidade social

8 Identidade Física Banners Online:
Criar banners alusivos às actividades de RS Criar banners alusivos às actividades paralelas e concursos promovidos pela marca Criação de banners Online alusivos a promoções/eventos/épocas do ano: De forma a criar links para o cliente descobrir as nossas actividades de responsabilidade social ou promoções e parcerias decorrentes no momento. Sempre de acordo com o manual de identidade

9 Identidade Física Materiais de ponto de venda: Criação de velas
Criação de autocolantes Cartazes de rua Criação de materiais de ponto de venda: Branding das lojas com velas, e autocolantes, e para as lojas de rua cartazes a indicar a loja no passeio. Cruza com o branding do papel de embrulho

10 Identidade Física Concurso para criação de uniformes:
Lançamento de concurso nacional nas escolas de estilismo para a elaboração do novo uniforme Chip7 Concurso para criação de uniformes: Abertura de um concurso na escolas de estilismo para a elaboração do novo uniforme Chip7. Um uniforme geral e uma para o gerente de loja. Promoção on-line e nos Media tradicionais. Objectivo: notoriedade

11 Identidade Física Criação de Revista Interna Semestral:
Destacar as novidades e notícias relacionadas com a empresa Partilhar objectivos gerais e accionar o público interno. Criação de Revista Interna Semestral Procurar a promoção interna da Empresa, com o destaque de novidades e notícias relacionadas com a empresa. Partilha de objectivos gerais e accionamento do público interno. Objectivo: Coesão dos públicos internos

12 2. Product Placement

13 Product Placement

14 Oferecer um computador preparado para música
Product Placement Elevada audiência de várias idades Massificação da marca Espectadores de todas as idades Oferecer um computador preparado para música Discurso de apresentação da oferta ao finalistas Software com funcionalidades de gravação digital com alta qualidade Incluído os acessórios para gravação e reprodução. O computador dá para gravar mais de 1 milhão de horas de música! O mesmo computador vai ser colocado à venda na loja online e na rede de franchisados. Este investimento pode ser medido pelo retorno das vendas deste computador em especifico e no aumento de tráfego nos dia seguintes no site e as palavras pesquisas no google que originam tráfego no site por pesquisa orgânica. Sendo analisadas as fontes de origem do tráfego para verificar a taxa de novos visitantes. Nas lojas esta análise é reportada pelos Gerentes, com referência ao aumento de negócio e de visitantes. É esperado aumento do valor intangível da marca e também um aumento substancial da facturação resultante da visibilidade nesta acção. Neste caso é analisado a idade dos visitantes. Prevê-se um aumento de visitantes de diferentes faixas etárias. Inicio: Imediato Duração: Fevereiro

15 Product Placement Publico alvo jovem Elevada audiência Inicio: Junho
Duração: 4 meses

16 Cena com actor a jogar neste computador preparado para jogos
Product Placement Objectivo: firmar a imagem da marca como especialista em computadores de topo, no público alvo: jovens Neste product placement também o mesmo computador vai ser colocado à venda na loja online e na rede de franchisados. Este investimento pode ser medido pelo retorno das vendas deste computador em especifico e no aumento de tráfego nos dia seguintes no site e as palavras pesquisas no google que originam tráfego no site por pesquisa orgânica. Sendo analisadas as fontes de origem do tráfego para verificar a taxa de novos visitantes. Nas lojas esta análise é reportada pelos Gerentes, com referência ao aumento de negócio e de visitantes. É esperado aumento do valor intangível da marca e também um aumento substancial da facturação resultante da visibilidade nesta acção. Neste caso também vai ser analisado a idade dos visitantes. Prevê-se um aumento de visitantes com faixa etária inferior a 25 anos. Inicio: Junho Duração: 4 meses Cena com actor a jogar neste computador preparado para jogos

17 Produto exposto para os concorrentes acertarem no preço
Product Placement Elevada audiência de público de faixa etária superior aos 35 anos e nível educacional mais baixo. Quem assiste ao programa tem influência na tomada de decisão da compra! Produto exposto para os concorrentes acertarem no preço Discurso: Computador Chip7 preparado para todas as suas necessidades. É um verdadeiro multifunções! Acerte no preço! Neste product placement, os mesmos produtos vão estar colocados à venda na loja online e na rede de franchisados. Este investimento pode ser medido pelo retorno das vendas dos produtos apresentados no programa e no aumento de tráfego nos dia seguintes no site e as palavras pesquisas no google que originam tráfego no site por pesquisa orgânica. Sendo analisadas as fontes de origem do tráfego para verificar a taxa de novos visitantes. Nas lojas esta análise é reportada pelos Gerentes, com referência ao aumento de negócio e de visitantes. É esperado aumento do valor intangível da marca e também um aumento substancial da facturação resultante da visibilidade nesta acção. Com esta acção a marca fica reforçada em quem toma a decisão da compra, o que facilidade na escolha da Chip7 para a aquisição de material informático. Inicio: Outubro Duração: 3 meses

18 Publireportagem Inicio: Setembro Duração: 1 programa Reportagem no Programa de Televisão da SIC: Futuro Hoje - Reportagem de um produto inovador, com parceria de prestigio, de “produto já disponível nas lojas Chip7” - Associar a marca à Inovação e ao prestigio. Público alvo: Alto poder de compra Nível educação médio/alto Este programa tem um impacto forte na identificação da marca. Os produtos aqui divulgados são de tecnologia de ponta e muito inovadores. É esperado algum aumento de negócio no produto divulgado mas o maior retorno está na associação da marca à inovação e ao prestígio. Também aqui a melhor forma de medir está relacionado com os acessos ao site e tráfego de clientes nas lojas.

19 Representam a maioria deste mercado
Publireportagem Análise ao Produto por revistas da Especialidade - Exame Informática - Bit Informática Os leitores desta revista têm elevados conhecimentos de informática que particularmente são avesso a imposições. Esta solução é a ideal para os conquistar. Representam a maioria deste mercado Testamos o Novo Chip7 Infinty Media Center … e adoramos! Os produtos a publicar como reportagem nestas revistas são computadores de marca própria, sendo estes o factor diferenciador da marca perante a concorrência. É esperado um aumento de vendas na categoria computadores e associação da marca a especialistas em componentes de informática (integração). Sendo possível medir o aumento das vendas online desta categoria, bem como dos produtos cruzados. Nas lojas é esperado um aumento de tráfego e aumento de vendas dos computadores chip7, e com “cross selling”, um aumento ainda mais substancial da facturação. Inicio: imediato Duração: 1 por trimestre

20 Marketing Viral Marketing Viral nas Redes Sociais: Facebook e Twitter
São as redes sociais mais importantes e com tendência positiva. A penetração de utilizadores com poder de decisão de compra é superior a outras como por exemplo Hi5. Oferta de artigos de informática de desejo: iPod, portátil netbook, câmara digital com dois ecrã) nas campanhas seguintes. Promoção On-line nas redes sociais e nos Media Tradicionais do concurso Uniforme Chip7 Comunicação dos prémios na Internet, rodapés de Newsletters, parcerias com revistas, e contra capa do Folheto. Estas são as acções mais fáceis de medir. É controlar o aumento de aderentes num determinado espaço de tempo. A importância da presença nas redes sociais e o aumento dos aderentes está na fácil comunicação de qualquer actividade/campanha e o exponencial sucesso que estas poderão ter com a fácil partilha e a propagação tão característica da Internet. Espera-se um aumento de visitantes no site com retorno de vendas. Há uma relação muito directa entre visitantes e vendas. Sendo isto qualquer esforço para aumentar os visitantes vai ser reflectido em vendas. Inicio: imediato Duração: indeterminada

21 Marketing Viral No Prémio mensal directo a quem fizer mais “retweet” dos posts o site da Chip7. Inicio: imediato Duração: indeterminada

22 Marketing Viral No Quando se atingir fãs e múltiplos é feito um sorteio entre todos os fãs. Inicio: imediato Duração: indeterminada

23 Marketing Viral Micro site
- O cliente pode jogar quando recomenda amigos, quantos mais recomendar mais vezes joga, e… mais possibilidades de ganhar. Este Microsite vai estar disponível online para jogar e depois vai anunciar os vencedores. Com esta acção é esperado conseguir 10 mil s de potenciais clientes. Numa atitude mais optimista podem ser atingidos 20 mil s, sendo atingido um aumento de 7% na Base de Dados actual. Como referido anteriormente, mais visitantes = mais negócio. É fácil de medir esta acção, com análise diária dos conseguidos com esta acção. Inicio: Junho Duração: 60 dias

24 KPI KPD Product Placement Notoriedade da marca
Afirmação da marca como especialista em Informática Aumento do negócio, com mais clientes nas lojas e visitas online Afirmar os computadores como factor diferenciador Atingir 300 Vendas do computador da capa da “Exame Informática” Atingir 200 Vendas do Computador: “Morangos com Açúcar” Atingir 500 Vendas do Computador: “Preço Certo” Aumento de 30% dos visitantes nas lojas e 25% de negócio, em comparação homóloga

25 MAIS VISITAS = MAIS VENDAS
KPI KPD Marketing Viral Presença reforçada nas redes sociais Marketing directo mais eficaz com maior número de s Aumento do negócio online Mais visitas no site Conseguir 10 mil s de potenciais clientes. Numa atitude mais optimista podem ser atingidos 20 mil s. Atingir fãs no Twiter e fãs no Facebook até final de 2010 Crescimento das visitas ao site em 200%, de fonte tráfego redes sociais MAIS VISITAS = MAIS VENDAS

26 3. Activação dos agentes da marca

27 Público Interno “A imagem de uma empresa depende da imagem que
dessa mesma empresa dão homens que nela vivem. Um pessoal motivado internamente, faz com que uma empresa seja querida exteriormente.” (Westphalen, s.d.: 66).

28 Público Interno Para a criação de um bom relacionamento interno
consideramos importante: Criação de uma Newsletters interna onde o franchisado poderá ter acesso a opiniões/sugestões de outros franchisados; Tempo: Mensal Funil de Compra: Motivação KPI: Aumento dos consumidores e diferenciação com a concorrência

29 Público Interno Organização de encontros trimestrais com o objectivo dos franchisados se conhecerem e existir a possibilidade de cada um falar da sua experiência, na procura de Boas Práticas; mensagem do Presidente Conceito: “Desafio Chip7” Nº de pessoas: colaboradores e franchisados Locais: local descontraído que possibilite a interacção entre todos os colaboradores e franchisados Tempo: Trimestral Funil de compra: Motivação KPI: Número de franchisados inscritos

30 Público Interno Newsletters electrónica sobre as acções de responsabilidade social Periodicidade: mensal Conceito: ter um papel activo na responsabilidade social Tempo: depende de cada acção a ser implementada Funil de compra: Reconhecimento e Notoriedade KPI : número de noticias nos órgãos de Comunicação Social

31 Público Externo Newsletters Chip7: Manter contacto com os clientes;
Divulgação dos produtos; Divulgação das promoções; Divulgação dos franchisados; Conhecimento da Chip7; Estreitamento do relacionamento com o consumidor final Considerados importante manter a Newsletters existentes com o objectivo de : Manter contacto com os clientes; Divulgação dos produtos; Divulgação das promoções; Divulgação dos franchisados; Conhecimento da Chip7; Estreitamento do relacionamento com o consumidor final Funil de Compra : Conhecimento e Notoriedade Tempo: Mensal KPI: Aumento do numero de consumidores e diferenciação da concorrência

32 Público Externo Newsletters Chip7: Concurso “Frase Chip 7”
Funil de Compra : Consideração e Envolvimento Tempo: Mensal KPI: Aumento do numero leitores Considerados importante manter a Newsletters existentes com o objectivo de : Manter contacto com os clientes; Divulgação dos produtos; Divulgação das promoções; Divulgação dos franchisados; Conhecimento da Chip7; Estreitamento do relacionamento com o consumidor final

33 Público Externo Convidar o consumidor a ser gerente de uma loja Chip7 durante 48h – o “futuro cliente” poderá passar pela experiência de ser gerente de uma loja. Esta iniciativa tem como principal objectivo a angariação de novos franchisados. Funil de Compra : Consideração e Preferência Tempo : 3 meses KPI :Aumento de lojas franchisadas

34 Público Externo SMS para o consumidor – mensagens enviadas para os clientes sobre as promoções mensais de cada franchisado; Mensagens de voz a convidar os consumidores a visitar uma loja Chip 7; Bluethooth activado com informações sobre a loja mais próxima da Chip7 Funil de Compra: Motivação e Notoriedade Tempo: Anual KPI: Aumento do número de visitas às lojas

35 4. Responsabilidade Social (Rse)

36 Responsabilidade Social
Troca por uma boa causa Na compra de um computador novo entregue o seu computador usado Entre Março a Setembro (DIRECTAMENTE PARA O CONSUMIDOR FINAL) Entre Março e Setembro de 2010 Entre Março e Setembro de 2010 a Chip7 vai lançar uma campanha de solidariedade social, cujo objectivo é angariar computadores usados na compra de novos para que aqueles revertam a instituições de solidariedade social, particularmente focados em ajudar crianças e jovens desprotegidos.

37 Responsabilidade Social
Oferta páginas Web para as Instituições Solidariedade Social (PARA AS INSTITUIÇÕES SOLIDARIEDADE SOCIAL) A Chip7 além de oferecer os computadores usados, devidamente reparados, irá criar páginas de internet a essas instituições para que possam mais facilmente serem divulgadas.

38 Responsabilidade Social
Instituições Solidariedade Social ABRIGO SEGURO-ASSOCIAÇAO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL R. 5 Outubro 193 Avintes, AVINTES, Porto p: ASSOCIAÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL O AMANHÃ DA CRIANÇA R. D. Afonso Henriques 1916 Maia, MAIA, PORTO Tel CENTRO DE ACOLHIMENTO MÃE D’ÁGUA Travessa Vasco da Gama, Valongo Tel CASA DO GAIATO P. Carlos Paço de Sousa 4560 Tel Instituições de solidariedade social, particularmente focados em ajudar crianças e jovens desprotegidas que, por qualquer motivo, se viram privados de meio familiar normal. PORQUÊ ESTAS INSTITUIÇÕES? Além de conhecer de perto algumas das suas realidades também já participei nalgumas iniciativas, nomeadamente fundos, prendas natal e ofertas de vestuário, brinquedos, entre outros. Também porque não possuem nenhuma página web, estão localizadas na zona do Porto, e dedicam-se a nível pessoal, com demonstrações de grande afecto às crianças.

39 Responsabilidade Social
EVENTO - Entrega do valor angariado PERIOCIDADE – Esporádico. A realizar no dia 20 de Outubro de 2010 ÁREA DE ABRANGÊNCIA – Regional. - Distrito do Porto. ZONA DE ACÇÃO – Externo – Instalações de Instituições de Solidariedade Social PÚBLICO-ALVO – Corporativos PARTICIPAÇÃO – Organização do evento utilizando os nossos próprios recursos financeiros TIPO DE EVENTO – Evento Social

40 1% faz toda a diferença Responsabilidade Social
Compra de equipamento HP + Chip7 = 1% do valor facturado para Instituição “A Liga dos Amigos do Hospital Maria Pia”. A Chip7 em parceria com a HP vão angariar fundos para a Instituição “A Liga dos Amigos do Hospital Maria Pia”. Na compra de equipamento HP, exclusivamente em lojas Chip7, 1% do valor facturado entre Janeiro e Dezembro de 2010 vão reverter para a Instituição. Em Janeiro de 2011 será entregue à actual presidente da instituição – Clara Gomes - um cheque com o valor angariado. Formalizaremos a entrega da angariação com uma chave gigante pertencente a um cofre com um jantar no Casino da Póvoa de Varzim. Como figuras públicas/embaixadores: Sónia Araújo e Vítor Baia. Parceiro: HP

41 Responsabilidade Social
LIGA DOS AMIGOS DO HOSPITAL MARIA PIA fundada em 1993 reactivada em 2000, quando Maria Clara Gomes assumiu a presidência da Liga 857 associados, que pagam uma quota anual de 25 euros LIGA DOS AMIGOS DO HOSPITAL MARIA PIA A Liga, fundada em 1993, foi reactivada em 2000, quando Maria Clara Gomes assumiu a presidência da Liga. Tem 857 associados, que pagam uma quota anual de 25 euros.

42 Figuras públicas/embaixadores Sónia Araújo Vítor Baia
Responsabilidade Social Figuras públicas/embaixadores Sónia Araújo Vítor Baia SÓNIA ARAÚJO: Apresentadora de televisão em Portugal e para todas as pessoas que falam português espalhadas pelo mundo. Licenciatura em direito. Actividade principal: Apresentadora programa da manhã – Praça da alegria. VITOR BAIA: Clube Actual: Futebol Clube do Porto Posição: Director das Relações Externas do Futebol Clube do Porto Actualmente criou uma fundação denominada “Fundação Vítor Baia 99” no qual tem como objectivo principal ajudar as crianças e jovens adolescentes carenciados utilizando a sua imagem como principal fonte de receitas.

43 Responsabilidade Social
PORQUÊ ESTES EMBAIXADORES? figuras públicas bastante notoriedade naturais do Porto fortemente ligados a causas de solidariedade social movem massas influentes quer pelo público masculino quer feminino contacto diário com o público.

44 Responsabilidade Social
Entrega do valor angariado Jantar Casino Póvoa de Varzim Presença dos responsáveis Presença figuras públicas Será entregue pelos embaixadores uma chave gigante como pertencente a um cofre gigante com um cheque no seu interior do valor angariado. A iniciativa do evento é da Chip7. FINALIDADE – Institucional. Objectivo é desenvolver e aperfeiçoar a imagem da empresa Chip7. Apesar de ser um evento institucional o aumento de vendas é sempre um objectivo a médio ou longo prazo, pois o crescimento da satisfação e a fidelização dos clientes à empresa resultará num natural incremento das vendas. A EMPRESA procura: Consciencialização crescente Melhoria da imagem PERIOCIDADE – Esporádico. É executado quando é do interesse da empresa. A realizar no dia 11 de Janeiro de 2011 às 21horas. ÁREA DE ABRANGÊNCIA – Regional. Distrito do Porto. ZONA DE ACÇÃO – Externo. Casino da Póvoa. PÚBLICO-ALVO – Corporativos (para o público interno da empresa Chip7) Chip7 HP Direcção do Hospital Maria Pia e da Liga dos Amigos do Hospital Instituições Financeiras Identidades bancárias Companhias de Seguros Comunicação social Primeira Dama Ministro Trabalho e solidariedade Social PARTICIPAÇÃO – Organização do evento utilizando os nossos próprios recursos financeiros a através do apoio da HP. TIPO DE EVENTO – Evento Social – Jantar não atrapalha o horário de expediente e o convite inclui um acompanhante. (A estratégia do acompanhante motiva o executivo a ficar mais tempo. Retorno Institucional: reforça a imagem da marca e aumenta a sua exposição aos meios de comunicação;

45 Responsabilidade Social
EVENTO - Entrega do valor angariado PERIOCIDADE – Esporádico. A realizar no dia 11 de Janeiro de 2011 às 21horas. ÁREA DE ABRANGÊNCIA – Regional. - Distrito do Porto. ZONA DE ACÇÃO – Externo - Casino da Póvoa. PÚBLICO-ALVO – Corporativos Chip7 HP Direcção do Hospital Maria Pia e da Liga dos Amigos do Hospital Instituições Financeiras Identidades bancárias Companhias de Seguros Comunicação social Primeira Dama Ministro Trabalho e solidariedade Social PARTICIPAÇÃO – Organização do evento utilizando os nossos próprios recursos financeiros a através do apoio da HP. TIPO DE EVENTO – Evento Social – Jantar . TEMA – Alusivo às cor verde e dourado. Tema – Alusivo ao verde pela preocupação ecológica juntamente com o dourado associado ao evento majestoso.

46 Responsabilidade Social
Entrega do valor angariado Hospital Maria Pia Praça da alegria em directo 1. Será entregue, pelos embaixadores, um cheque com o valor obtido pela angariação das vendas dos equipamentos HP nas lojas Chip7 durante o ano de 2010.

47 Responsabilidade Social
EVENTO - Entrega do valor angariado PERIOCIDADE – Esporádico A realizar no dia 21 de Janeiro de 2011 no decorrer do programa da manhã “Praça da Alegria” ÁREA DE ABRANGÊNCIA – Regional (Hospital Maria Pia) e Nacional (Canal de TV, transmissão em directo) ZONA DE ACÇÃO – Externo – Hospital Maria Pia e em directo da “Praça da Alegria” na RTP 1 PÚBLICO-ALVO – Consumidor PARTICIPAÇÃO – Organização do evento utilizando os nossos próprios recursos financeiros a através de apoio da RTP1. TIPO DE EVENTO – Evento Social

48 Responsabilidade Social
Criação Mini-site Liga dos Amigos do Hospital de Crianças Maria Pia Apoio à acção através de site informativo Incentivo de doação directa através de NIB BPI

49 Chip7 no cinema com “AVATAR”
Responsabilidade Social Chip7 no cinema com “AVATAR” Missão Recursos do Planeta Na compra de 2 tinteiros recicláveis OFERTA do terceiro REDUZA, REUTILIZE e RECICLE. Essas são as 3 palavras que podem salvar o planeta Terra! Exibição de um pop-up store em várias salas de cinema do país. Esta missão pretende sensibilizar os consumidores para o uso de produtos recicláveis. Esta prática que é a última entre as três que compõem os pilares do consumo consciente: lembrando que precisamos primeiro REDUZIR nosso consumo, comprando o necessário e optando por produtos menos nocivos ao meio ambiente que gerem menos resíduos, REUTILIZAR o que já possuímos, reaproveitando ao máximo produtos e materiais de formas alternativas, e aí sim, quando não for mais possível o seu reaproveitamento, descartar cada material adequadamente, encaminhando para a RECICLAGEM somente o que é reciclável.

50 MEIO AMBIENTE Responsabilidade Social REGRA DOS 5 R’s:
REDUZIR: menos lixo produzir; REUTILIZAR: é só voltar a usar; RECICLAR: o velho em novo transformar; RESPEITAR: a atitude certa tomar; RESPONSABILIZAR: a cidadania activa praticar. Grupo SUMA MEIO AMBIENTE

51 Responsabilidade Social
Chip7 no cinema com “AVATAR” Loja Braga Galerias Feira Nova – Braga Parque Cinemas Castello Lopes – AVATAR Loja Gondomar Centro Comercial Parque Nascente Cinemas Zonlusomundo – AVATAR 3D Loja Aveiro Centro Comercial Glícinias Cinema Zonlusomundo – AVATAR 3D Loja Torres Novas Centro comercial Torres Shopping Loja Lisboa Centro comercial Oeiras Parque A Chip7 tem os seus pop-up stores nos centros comerciais onde tem as lojas da marca, em Portugal Continental. O filme AVATAR: O filme concentra-se num conflito épico em Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três gigantes gasosos fictícios orbitando Alpha Centauri. Em Pandora, os colonizadores humanos e os nativos humanóides, os Na’vi, entram em guerra pelos recursos do planeta e a continuação da existência da espécie nativa. O título do filme refere-se aos corpos humano-Na'vo geneticamente modificados e remotamente controlados usados pelos personagens humanos do filme para interagir com os nativos.

52 Responsabilidade Social
EVENTO – Missão Recursos do Planeta PERIOCIDADE – Esporádico A realizar nos meses de Janeiro e Fevereiro ÁREA DE ABRANGÊNCIA – Nacional ZONA DE ACÇÃO – Externo - Centros comerciais com salas de cinema PÚBLICO-ALVO – Consumidor PARTICIPAÇÃO – Organização do evento utilizando os nossos próprios recursos financeiros TIPO DE EVENTO – Evento Social TEMA – Alusivo aos Na’vi. Será oferecido um voucher para o consumidor dirigir-se a uma loja Chip7 onde pode comprar 2 tinteiros reciclados e o 3º é oferecido. Esta acção pretende sensibilizar o consumidor para a degradação do meio ambiente. A utilização de materiais reciclados é uma das inúmeras formas de preservar os recursos do planeta.

53 Responsabilidade Social
KPD Relação de alto envolvimento Consideração Afectividade KPI Nº de participantes Verbas angariadas Inquéritos no terreno de acção KPD – Consideração – pretendemos provocar uma atitude positiva e aumentar a afinidade com a Chip7. Imagem, valores da marca, características especificas, associações, credibilidade. KPI – N.º DE PARTICIPANTES TROCA POR UMA BOA CAUSA (Na compra de um computador novo entregue o seu computador usado) Após terminar a acção iremos apurar o número de particulares e empresa envolvidas assim como o número de computadores angariados. KPI – N.º DE PARTICIPANTES / VERBAS ANGARIADAS / INQUÉRITOS NO TERRENO DE ACÇÃO 1% FAZ TODA A DIFERENÇA (Compra de equipamento HP + Chip7 = 1% do valor facturado para Instituição “A Liga dos Amigos do Hospital Maria Pia”) Após terminar a acção iremos apurar o número de particulares e empresas envolvidas assim como as verbas angariadas durante o ano de Precederemos a um inquérito no terreno de acção, quer no jantar do Casino da Póvoa, quer na Praça da Alegria. Embaixadores: metodologia de avaliação da Relação com os Media MISSÃO RECURSOS DO PLANETA (Na compra de 2 tinteiros recicláveis OFERTA do terceiro) Após terminar a acção iremos apurar o número visitas ao cinema para visualização do filme “Avatar” e o número de tinteiros reciclados vendidos durante a acção. Iremos proceder a um inquérito no terreno de acção para perceber o impacto da acção na geração de aceitação da marca Chip7. Os pop-up stores nos cinemas pretendemos criar um burburinho em redor da marca, até porque estaremos só nos centros comerciais onde existem espaços Chip7. Pretendemos chamar atenção aos Media assim como criar um entusiasmo ao consumidor para consumir produtos reciclados proporcionando preocupação com os recursos do planeta.

54 5. Relação com os Media

55 Relação com os Media Neste Touch Point pretende-se fazer a seguintes avaliação do retorno KPI através de uma avaliação a realizar pela Cision Portugal, S.A.: Frequência: número de notícias veiculadas; AEV Positivo e Negativo; Mensagens/Conceitos chave assente na marca; OTS: Oportunidades de visualização criadas + Gross Rating Point; Share of Voice / comparação com o retorno da concorrência ROI do custo total do investimento vs EAV; ROO expectável vs real. A partir das conclusões desta avaliação a CHIP7 espera conseguir obter resultados que as acções implementadas proporcionaram e perceber o seu expectável novo posicionamento perante a concorrência.

56 Relação com os Media Actualmente:
Comunicados de Imprensa na web sobre expansão para PALOP’S (Cabo Verde, Macau, Moçambique e Angola); Resposta a pedidos específicos a Agências de Comunicação; Envio de Comunicados de Imprensa: (T3, Exame Informática e Bit Informática)

57 Relação com os Media Press-release:
Lançamento da Nova Identidade Visual e Física, Estratégia e Exclusividade Produtos HP e Product Placement; Ambiental e Responsabilidade Social; Presença nos PALOP’S Importa em primeira instância, com as newsletters chegar aos jornalistas, fazer despertar interesse na marca através das acções e estratégia planeada. As newsletters têm por isso que conter bastante conteúdo de carácter jornalístico sob pena de comprometer o seu efeito. Lançamento da Nova Identidade Visual e Física, Estratégia e Exclusividade Produtos HP + Product Placement Estes dois temas deverão ser inseridos dentro da mesma press-release. A combinação da nova identidade com as novas “conquistas” de marcado, a exclusividade HP as acções de Product Placement fortalecem a imagem Chip7 que passa a ter a sua nova imagem associada aos maiores eventos televisivos, no caso do product placement e e que dão uma maior visibilidade; Funil de Compra: Conhecimento Notoriedade Destinatários: Imprensa da especialidade (Exame Informática e Bit Informática); Televisão: RTP, SIC, TVI, RTP África; Rádio: TSF, Antena 1, Rádio Renascença, Rádio Festival. Ambiental – AVATAR + Responsabilidade Social A Chip7 dá a conhecer um outro lado. Nesta newsletter a Chip7 tenta captar a atenção dos jornalísticas paras as acções a desenvolver, despertando a atenção para que a mesma possa ter interesse do ponto de vista jornalístico. Desta forma, não só a Chip7 consegue outro impacto perante o público em geral mas ao mesmo tempo garantir o sucesso das acções a desenrolar. Com uma boa cobertura jornalística o sucesso será quase garantido. Depois das parcerias e divulgação junto dos meios mencionados a acima, a CHIP7 surge como uma marca com preocupações ambientais e sociais. Uma vez mais, uma newsletter, esta de carácter essencialmente social que tem como primeiro impacto no funil de compra a Consideração, seguido de notoriedade e conhecimento; Imprensa Social: Revista Caras, LUX, etc. Imprensa da especialidade (Exame Informática e Bit Informática) Televisão: RTP, SIC, TVI, RTP África Presença nos PALOP’s À semelhança da newsletter existente actualmente, esta newsletter tem como ojectivo demonstrar que a marca Chip7 não existe somente em Portugal mas que está a dar grandes passos no estrangeiro.

58 Relação com os Media Conferências de Imprensa:
Resultados Rebranding e Estratégia; Anúncio Campanhas Responsabilidade Social e eventos associados; Apresentação de resultados das acções de RS desenvolvidas As conferências de Imprensa serão realizadas no Hotel Porto Palácio e irão contecer em três momentos estratégicos, sempre depois da publicação das newsletters associadas. Lançamento da Nova Identidade Visual e Física, Estratégia e Exclusividade Produtos HP + Product Placement A realizar durante o mês de Junho. Nesta altura a CHIP 7 conta já ter algum retorno das campanhas iniciadas até esta data e manter os jornalistas alerta e motivados para o 2º semestre do ano em que as acções de responsabilidade social estarão “ao rubro”. Funil de Compra: Conhecimento Notoriedade Destinatários: Imprensa da especialidade (Exame Informática e Bit Informática); Televisão: RTP, SIC, TVI, RTP África ; Rádio: TSF, Antena 1, Rádio Renascença, Rádio Festival. Responsabilidade Social A realizar em Outubro. Nesta fase a Chip7 prentende dar a conhecer os resultados obtidos até então com estas duas campanhas e aumentar a sua projecção junto do público em geral. A realizar no final e Janeiro. Esta CI será a consolidação e apresentação do resultado das acções levadas a cabo pela Chip7 durante o ano 2010. Funil de compra a Consideração, seguido de notoriedade e conhecimento; Imprensa Social: Revista Caras, LUX, etc. Imprensa da especialidade (Exame Informática e Bit Informática) Televisão: RTP, SIC, TVI, RTP África

59 Relação com os Media Convites a Embaixadores
Embaixadores das Campanhas: (Sónia Araújo e Vítor Baía); Estes convites foram endereçados aos dois possíveis embaixadores durante os mês de Setembro de 2009. O motivo pelo qual foram seleccionadas estas duas personalidades é descrito no ponto 4 deste trabalho.

60 Relação com os Media Convites a Parceiros RTP
Empresas parceiras do evento (RSE):Seguradoras, Bancos, Instituições Financeiras ; Em Setembro de 2009 foram igualmente endereçados convites à RTP, nomeadamente ao programa Praça da Alegria. Sendo um dos embaixadores a apresentadora deste programa, esta opção foi estratégica. Permitiu à partida obter a cobertura jornalística dos eventos de RS a desenvolver e ao mesmo tempo garantir a dinamização dos mesmos no maior meio de comunicação social implicando custos reduzidos para a CHIP7. Restantes meios de comunicação social: Imprensa Social: Revista Caras, LUX, etc. Imprensa da especialidade (Exame Informática e Bit Informática) Televisão: RTP, SIC, TVI, RTP África Rádio: TSF, Antena 1, Rádio Renascença, Rádio Festival. Os restantes parceiros são empresas com uma implementação sólida no mercado. Ao aderirem a esta iniciativa não conferem não só maior credibilidade ao evento, tornam-se potencias fornecedores estratégicos para a CHIP7 e dinamizam a sua marca junto do público em geral. Funil de Compra: Conhecimento Notoriedade

61 Relação com os Media Convites a Entidades
Entidades Governamentais: Ministério Trabalho e Solidariedade Social, Governador Civil do Porto, 1ª Dama. Em Junho de 2010 foram convidadas as entidades acima. São entidades com um cargo ou função altamente relacionado com as questões locais e sociais. Funil de Compra: Conhecimento Notoriedade

62 Relação com os Media Criação de Media Site Actualização mínima Mensal;
Informação divulgada através de Press Release; Conferências de Imprensa; Funil de Compra: Conhecimento Notoriedade

63 Relação com os Media Cobertura do Evento Praça da Alegria: Rádio;
Anúncio e divulgação da Iniciativa; Excertos do Jantar No Casino; Directo do Hospital Maria Pia; Rádio; Jornais Generalistas e da especialidade; Imprensa. A cobertura do evento ficará a cargo da RTP, canal de televisão seleccionado estrategicamente. Paralelamente serão convidadas: Imprensa Social: Revista Caras, LUX, etc. Imprensa da especialidade (Exame Informática e Bit Informática) Televisão: RTP, SIC, TVI, RTP África Rádio: TSF, Antena 1, Rádio Renascença, Rádio Festival. No entanto, é expectável que os canais televisivos concorrentes não façam uma larga cobertira do evento, uma vez que o parceiro principal é a RTP. Funil de Compra: Conhecimento Notoriedade

64 Cronograma

65 Ana Luz Branca Marques José Luís Rocha Pedro Fonseca Vilma Ribeiro 28/01/2010


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