A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade."— Transcrição da apresentação:

1 PRÓ-REITORIA DE ENSINO

2 Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.

3 ÓRGÃOS VINCULADOS Colégio de Aplicação – CAP-COLUNI. Diretoria de Programas Especiais. Diretoria de Registro Escolar. Diretoria de Vestibular e Exames – DVE. Biblioteca Central

4 OBJETIVO 2 Consolidar e aprimorar o modelo de universidade multicampi. 100% Meta – Adequar o Regime Didático aos campi da UFV. Êxito: foram realizados estudos sobre esta adequação, que culminou com a publicação da Resolução n. 09 de 2010-CEPE

5 OBJETIVO 5 Aprimorar o Projeto Pedagógico Institucional, as matrizes curriculares, as políticas de formação, avaliação, mobilidade, integração acadêmica e de acompanhamento a egressos. 30% Meta - Elaborar, com a participação da comunidade universitária, o Projeto Pedagógico Institucional – PPI-UFV. Meta - Coordenar a elaboração e revisão dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação da UFV. 70% Meta - Promover ampla mobilidade estudantil mediante o aproveitamento de disciplinas e a circulação de estudantes entre cursos de graduação. 50%

6 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 80% Meta – Aperfeiçoar os processos de seleção e acesso aos cursos da UFV. Êxito: extinção do Concurso Vestibular e implementação do processo seletivo através do SISU-ENEM.

7 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 60% Meta – Revisar a estrutura acadêmica da PRE buscando constante elevação de sua qualidade. Êxito: discussão e análise da estrutura da PRE. Insucesso: implementação parcial.

8 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 60% Meta – Tornar mais eficazes os métodos de ensino e aprendizagem das disciplinas de graduação. Êxito: realização do Programa de Formação Continuada de Professores da UFV.

9 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 60% Meta – Propiciar treinamento em práticas didático- pedagógicas, aos docentes envolvidos com o ensino de graduação e de nível médio e tecnológico, visando tornar mais eficazes os métodos de ensino-aprendizagem. Êxito: realização do Programa de Formação Continuada de Professores da UFV.

10 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 70% Meta – Reavaliar e otimizar a oferta de disciplinas dos cursos de graduação. Êxito: foram realizadas reuniões para abertura de novas turmas. Insucesso: não foi alcançado êxito em alguns departamentos.

11 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 60% Meta – Reestruturar os cursos de graduação da UFV. Êxito: foram aprovadas alterações em matrizes curriculares dos cursos de graduação. Insucesso: alguns cursos não conseguiram encaminhar as mudanças em tempo hábil.

12 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 90% Meta– Estabelecer políticas de integração entre a Coordenação Geral das Licenciaturas e as escolas de ensino médio. Êxito: interação entre a UFV e as escolas de ensino médio por meio do PIBID, dos estágios curriculares e de projetos.

13 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 70% Meta – Atualizar metodologias e tecnologias de ensino- aprendizagem. Êxito: oferecimento de oficinas sobre metodologias ativas e seminários sobre temas referentes ao assunto. Insucesso: necessidade de ampliar o número de oficinas e seminários.

14 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 50% Meta – Redimensionar e aperfeiçoar o Programa de Apoio Didático às Ciências Básicas PAB-Tutoria. Êxito: atendimento a um número significativo de estudantes, ampliando-lhes as possibilidades de permanência na UFV. Insucesso: garantir a presença de um maior número de estudantes nas atividades.

15 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 60% Meta – Estabelecer procedimentos amplos, contínuos e dinâmicos de avaliação de cursos e de disciplinas de graduação e implantar a avaliação de docentes na UFV. Êxito: a avaliação das disciplinas dos semestres letivos. Nomeação de comissão para criar critérios de avaliação de cursos. Insucesso: não implementação da avaliação parcial de docentes.

16 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 70% Meta – Articular a educação superior com a educação básica, profissional e tecnológica. Êxito: realizadada através dos estágios supervisionados, PIBID e projetos desenvolvidos nas escolas (PRODOCÊNCIA). Insucesso: necessidade de ampliar o número de projetos.

17 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 50% Meta – Adequar o quadro de docentes e técnicos administrativos às necessidades dos cursos de graduação e de nível médio e tecnológico.

18 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 50% Meta – Adequar os laboratórios e salas de aula às necessidades básicas do ensino. Êxito: aquisição de equipamentos para as salas de aula.

19 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 70% Meta – Melhorar e ampliar as oportunidades de estágio em ensino, para atender às necessidades das licenciaturas. Êxito: Normatização dos Estágios das Licenciaturas.

20 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 0% Meta – Diversificar as modalidades de graduação, preferencialmente com superação da profissionalização precoce e especializada. Insucesso: não implementação do Bacharelado Interdisciplinar.

21 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 80% Meta – Propor a criação de outros cursos de graduação no campus Viçosa. Êxito: implementação dos cursos previstos no REUNI. Insucesso: não preenchimento de todas as vagas.

22 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 90% Meta – Propor a criação, no campus Florestal, de outros cursos técnicos pós-médios e de graduação. Êxito: implementação dos cursos previstos no REUNI, com algumas adequações. Insucesso: não preenchimento de todas as vagas.

23 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 90% Meta – Propor a criação, no campus Rio Paranaíba, de outros cursos de graduação. Êxito: implementação de novos cursos.

24 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 80% Meta – Propor aumento de vagas nos cursos de graduação da UFV. Êxito: ampliação do total de vagas com os cursos previstos no REUNI. Insucesso: não preenchimento de todas as vagas.

25 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 80% Meta – Aumentar a taxa de diplomação dos cursos de graduação da UFV. Êxito: índice de diplomação de 82,1%.

26 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 70% Meta – Implementar regimes curriculares e sistemas de títulos que possibilitem a construção de itinerários formativos. Cursos com dupla diplomação:Bacharelado e Licenciatura. Bacharelados Interdisciplinares

27 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 70% Meta – Reduzir a taxa média de evasão dos cursos de graduação da UFV para 15%, em Insucesso: índice de evasão de 18,9%.

28 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 90% Meta – Aprimorar os critérios para preenchimento das vagas ociosas dos cursos de graduação, de nível médio e tecnológico. Êxito: criação de comissão para elaborar projeto de admissão de candidatos utilizando o ENEM. Mudanças no processo seletivo.

29 OBJETIVO 6 Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. 70% Meta – Preencher 100% das vagas ociosas disponibilizadas até o ano de Insucesso: não preenchimento do total de vagas ociosas.

30 OBJETIVO 8 Estabelecer e consolidar programas voltados para o desenvolvimento de projetos de ensino. 90% Meta– Identificar e, ou criar indicadores que possibilitem o norteamento de ações da PRE para viabilizar diagnósticos e estabelecer políticas internas de apoio à pesquisa em ensino. Informações do Sistema de controle acadêmico- Discussão no CTG

31 OBJETIVO 8 Estabelecer e consolidar programas voltados para o desenvolvimento de projetos de ensino. 70% Meta – Estimular o envolvimento ativo de docentes e discentes da graduação em atividades relativas a pesquisa em ensino. Projetos em Ensino

32 OBJETIVO 8 Estabelecer e consolidar programas voltados para o desenvolvimento de projetos de ensino. 70% Meta – Fomentar as iniciativas e experiências didáticas e metodológicas que visem à melhoria do processo ensino- aprendizagem. Parceria PRE/Departamentos-Bolsistas Reuni

33 OBJETIVO 18 Prover continuamente condições para melhor uso das edificações e de equipamentos da UFV, considerando os aspectos de responsabilidade ambiental e segurança patrimonial e comunitária. 50% Meta – Estabelecer um programa permanente de manutenção dos pavilhões de aula. Êxito: aquisição de mobiliários e equipamentos de informática para as salas de aula. Insucesso: ainda não concluída a obra do Pavilhão de Aulas III e acessibilidade do PVA.

34 OBJETIVO 22 Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. 100% Meta – Reestruturar a Secretaria Geral de Graduação - SEG. Êxito: Junção da SEG com a Diretoria de Registro Escolar. Insucesso: não adequação dos procedimentos executados pela SEG no Sistema de Controle Acadêmico do RES.

35 OBJETIVO 22 Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. 80% Meta – Manter permanentemente atualizados os sistemas computacionais utilizados pelo RES. Êxito: Atualização constante do Sistema de Controle Acadêmico. Insucesso: não implementação dos procedimentos executados pela SEG no Sistema de Controle Acadêmico do RES. Em fase de implementação de mudanças ocorridas no Regime Didático.

36 OBJETIVO 22 Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. 50% Meta – Dar visibilidade às deliberações do Conselho Técnico de Graduação - CTG. Êxito: elaboração do projeto do SISCTG. Insucesso: não implementação do referido sistema.

37 OBJETIVO 22 Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. 20% Meta – Dar visibilidade às ações do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação – CLA do PET-UFV Êxito: composição do Comitê de acordo com a legislação. Integração CLA à PRE. Insucesso: não elaboração do sistema computacional.

38


Carregar ppt "PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google