A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Expansão e Consolidação da fronteira agrícola em Rondônia: análise dos dados preliminares do Censo Agropecuário 2006 Rosangela M. Carnevale Carvalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Expansão e Consolidação da fronteira agrícola em Rondônia: análise dos dados preliminares do Censo Agropecuário 2006 Rosangela M. Carnevale Carvalho."— Transcrição da apresentação:

1 1 Expansão e Consolidação da fronteira agrícola em Rondônia: análise dos dados preliminares do Censo Agropecuário 2006 Rosangela M. Carnevale Carvalho Pesquisadora IBGE

2 2 Pressupostos/Motivações –No contexto dos anos , o aumento e o ritmo acelerado do desmatamento devem-se a expansão da produção de commodities –Grande parte do desmatamento ocorrido na Amazônia estão em unidades de conservação ou área menores de 100 h a ->formas de escapar do monitoramento do desflorestamento/soja (IMAZON). –Oportunidades no mercado externo para a pecuária-> expansão e modernização da pecuária (erradicação da febre aftosa,síndrome da vaca louca na Europa, manejo do pasto,..); em menor medida, aos preços favoráveis da soja (com o diferencial de não transgênica) em –Valorização das terras na particularidade de Guajará Mirim e Porto Velho -> a licença prévia para construção das hidroelétricas Santo Antônio e Jirau estava prevista para ser liberada em 2006 (CONAB). –O Programa Aceleração Crescimento, voltado para obras de infra- estrutura (energia e transporte), atende aos objetivos desenvolvimentistas de produção, processamento e comercialização de carnes e grãos para o mercado externo.

3 3 BR 230 BR 364 BR 163 Cabedelo (PB) até Benjamim Constant(AM) Limeira (SP) até Rodrigues Alves (AC) Tenente Portela (RS) até Santarém (PA) Anos 60 e 70 Projeto de Integração Nacional

4 4 Anos 2000 Projeto de Integração Sul Americana

5 5 Corredor para escoamento da produção de commodities Área de influência direta: Mato Grosso, Rondônia, Amazonas e Acre. –Expansão da fronteira agrícola do Centro – Oeste para o Norte do país. –Criação de cadeia produtiva e logística que garanta a exportação de carnes e grãos ao menor custo Brasil. Acesso pelo Brasil ao Pacífico e em seguida ao mercado asiático e costa oeste americana. As usinas (Santo Antônio e Jirau) são só uma alavanca econômica para um mercado substancial que deverá focar os países sul- americanos banhados pelo Pacífico FIER Acesso pelas países da bacia Amazônica ao Oceano Atlântico e ao mercado europeu. As duas usinas são estratégicas para interligação hidroviária da bacia do Amazonas com as dos rios Orinoco, na Venezuela e do Prata, no sul do continente ( CONAB, 2006)

6 6 Indicativos da Pecuarização em Rondônia: PeríodoLavouraPecuáriaFlorestas ,3 %9,3%71,4% 19955,1%34,4%60,5% 20065,9%57,7%36,5% Área Média dos estabelecimentos –1985 -> 75 ha –1995 -> 116 ha –2006-> 100 ha Mudança no Uso da Terra Evolução da contribuição do rebanho de RO para o crescimento do efetivo Brasil e > 13% e > 28%

7 7 Soja em Rondônia No último período de boom do produto no mercado internacional ( ), Porto Velho desponta como a nova região de expansão da soja em RO (IBGE-Pesquisa Agrícola Municipal).

8 8 Matas e Florestas:confronto de dados censitários

9 9. Guajará Mirim e Porto Velho, beneficiadas pelo corredor hidroviário do Rio Madeira, despontam como principais áreas para intensificação da agropecuária em Rondônia

10 10 Considerações Finais Políticas Públicas procuram atender a interesses nacionais (institucionais e sociais) e internacionais diversos resultando em ações não coordenadas e contraditórias. No âmbito do planejamento local, RO foi o primeiro estado a concluir o Zoneamento Econômico Ecológico (2004) e, até então, este não foi implementado para ordenar a ocupação do solo. A reforma do código florestal prevista por decreto que transmita no senado desde 2005 deve ter resultados diferentes sobre áreas/ produtores e, conseqüentemente, sobre a preservação e manejo das áreas de floresta; em Rondônia convivem grandes pecuaristas, médios e pequenos produtores, estes últimos incluindo assentados por políticas governamentais nos últimos 15 anos. Legalização da ocupação/posse das terras como forma de regulamentação fundiária e fator inibidor de grilagem futura. Selos de certificação social e/ou ambiental podem vir a ter impactos negativos sobre a preservação da floresta a partir da valorização monetária destes produtos diferenciados.


Carregar ppt "1 Expansão e Consolidação da fronteira agrícola em Rondônia: análise dos dados preliminares do Censo Agropecuário 2006 Rosangela M. Carnevale Carvalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google