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Você já comeu Foie Gras ? (foá grá). Sabe como é Produzido? Foto: TIME.

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Apresentação em tema: "Você já comeu Foie Gras ? (foá grá). Sabe como é Produzido? Foto: TIME."— Transcrição da apresentação:

1 Você já comeu Foie Gras ? (foá grá)

2 Sabe como é Produzido? Foto: TIME

3 Veja: O FOIE GRAS é literalmente o fígado gordo de patos ou gansos criados para este fim. Uma dieta rica em amido no início, e alimentação forçada nos últimos 15 a 20 dias de vida provocam o acúmulo de gordura no fígado do animal, para deixá- lo macio, com um sabor suave e amanteigado. Neste período de alimentação forçada, o pobre fica confinado e é inserido um tubo em seu esôfago para forçar a ingestão de grande quantidade de alimento. O bicho engorda rapidamente e não sabe mais o que se passa no mundo lá fora, se chove, faz sol... Até o abate. Foto: TIME

4 O QUÊ ISSO TEM A VER COM Como um ganso que está engordando confinado, sem saber o que se passa fora da sala de engorda, o SGQ de uma EMPRESA que não utiliza indicadores fica no escuro. Engolindo forçadamente o que outros lhe passam de informação, às vezes em excesso e sem um foco dirigido ao que realmente interessa. Bons Indicadores permitem uma visão clara do que acontece nos processos e facilitam a avaliação dos pontos fortes e fracos, tornando a tomada de decisão mais precisa. INDICADORES ?

5 INDICADORES

6 INDICADORES Em todo o texto da ISO 9001 não existe a palavra Indicador. Podem ser qualitativos ou quantitativos. Um gráfico que represente o tempo de resposta de um processo ao seu cliente pode ser considerado qualitativo, Um que acompanhe o volume de produção mensal de um setor ou equipamento é quantitativo.

7 INDICADORES É importante que o indicador permita avaliar e agir sobre o processo. É inútil criar e/ou manter indicadores que não têm necessidade de existir: são um desperdício de trabalho.

8 INDICADORES Quando não temos metas claras ou mesmo a segurança para defini-las, uma medição prévia pode ser feita para termos uma idéia de que ponto estamos no nível de qualidade do processo. Um Indicador precisa ter uma meta. Só é possível avaliar seus resultados por ela.

9 INDICADORES Tipos de indicadores: Efeito (itens de controle): Satisfação dos Clientes com a organização. Causa (itens de verificação): Satisfação dos Clientes com o atendimento do setor de vendas.

10 INDICADORES Níveis dos indicadores: Estratégico: avaliam os principais efeitos das estratégias nas partes interessadas e nas causas desses efeitos, refletem os objetivos e ações da organização como um todo e não de um setor específico; Gerencial: verificam a contribuição de um setor, processo ou unidade às estratégias da organização; Operacional: avaliam individualmente os processos, para verificar se estão sujeitos à melhoria contínua e à busca da excelência.

11 INDICADORES Qualificação dos Indicadores: Eficácia: grau em que os objetivos são atingidos e obtidos na saída dos processos. Eficiência: avaliam os recursos consumidos para atingir os resultados planejados

12 INDICADORES Vantagens dos indicadores: Trazem transparência na divulgação de resultados e interesses; Garantem o alinhamento dos esforços e estabelecem uma linguagem e objetivos comuns a toda a organização; Motivam a busca do sucesso por todos os níveis da organização; Definem critérios objetivos para reconhecimento das pessoas;

13 INDICADORES Por tudo isso, podemos ver que o uso de indicadores é mais do que adequado para o gerenciamento dos processos, e que são uma ferramenta muito poderosa quando bem utilizados. CRIAÇÃO E FORMATAÇÃO: RONALDO COSTA – DIREITOS RESERVADOS

14 E O FOIE GRAS ? SE O SEU SGQ NÃO FICA CONFINADO, ENGORDANDO COM INFORMAÇÕES IRRELEVANTES, MAS VAI A CAMPO E TEM UMA VISÃO CRÍTICA DOS PROCESSOS EMBASADA POR INDICADORES DE REAL VALOR, NINGUÉM VAI PODER DEGUSTAR SEU FÍGADO !!!


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