A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DISCIPLINA:FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO Temporada 2013 EPISÓDIO 4.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DISCIPLINA:FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO Temporada 2013 EPISÓDIO 4."— Transcrição da apresentação:

1 DISCIPLINA:FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO Temporada 2013 EPISÓDIO 4

2 Princípio da Gravitação Universal, Isaac Newton e a gravidade

3 Matéria atrai matéria e a mesma força que provoca a queda de uma maçã, por exemplo, mantém os planetas girando em torno do Sol. A Força Gravitacional é proporcional às massas. A Força Gravitacional é inversamente proporcional ao quadrado da distância.

4 A Teoria da Relatividade A Teoria da Relatividade está divida em duas partes: a Teoria da Relatividade Restrita (ou Especial) e a Teoria da Relatividade Geral. A Teoria da Relatividade Restrita substitui os conceitos de espaço e tempo e admite a velocidade da luz constante. A Teoria da Relatividade Geral trata dos efeitos da gravidade e a da curvatura do espaço-tempo.

5 Relatividade Geral e a nova interpretação da Gravidade A gravidade é resultado da geometria do espaço-tempo. Uma massa é capaz de provocar uma curvatura no espaço- tempo. OBS.: Para Einstein o tempo representa uma dimensão, num total de 4. Três dimensões espaciais e uma temporal.

6 Outras diferenças sobre a ideia de gravidade: Gravidade newtoniana: ação instantânea. Gravidade einsteiniana: ação não-instantânea.

7

8 O pensamento mais feliz da minha vida Einstein, ao elaborar a segunda parte da Teoria da Relatividade.

9 E mais! E não só uma massa pequena como as dos planetas, como no Sistema Solar, está vinculada à curvatura provocada pelo Sol. Até mesmo um feixe de luz se curva (ou seja, sofre um desvio) ao passar próximo a uma grande massa.

10 O eclipse de Sobral (Ceará) Há mais de 80 anos, em 29 de maio de 1919, uma equipe de astrônomos ingleses estava em Sobral, no interior do Ceará, para observar e fotografar um eclipse total do Sol. A principal motivação dessa expedição científica era verificar a previsão de Albert Einstein para o desvio da luz de uma estrela ao passar perto do Sol. Einstein calculara o valor desse desvio usando sua teoria da Relatividade Geral, publicada quatro anos antes, e a comunidade científica estava ansiosa para saber se esse valor seria, ou não, comprovado pelas medições astronômicas.

11

12 Einstein: um ícone pop Entre os biógrafos de Einstein, não há um consenso. Há quem afirme que o fotógrafo Arthur Sasse, autor da imagem, teria pedido que Einstein sorrisse, no dia da comemoração do seu 72º aniversário. Irritado com a perseguição da imprensa, teria se virado e mostrado a língua rapidamente, no intuito de estragar a foto. O fotógrafo, esperto, teria aproveitado a oportunidade para entrar na história. No livro Einstein, o reformulador do universo, o jornalista Cássio Leite Vieira afirma que o cara gostava tanto da imagem que a autografava e enviava a amigos.

13 O roubo do cérebro de Einstein Albert Einstein morreu em 18 de abril de 1955, aos 76 anos, vítima de um aneurisma que desencadeou uma hemorragia interna. Durante a autópsia, sem que ninguém percebesse, seu cérebro foi roubado pelo patologista do Hospital de Princeton, o doutor Thomas Harvey. Harvey levou o cérebro de Einstein para sua casa, onde o dissecou para estudos, na esperança de descobrir o que havia por dentro da mente do gênio. Não chegou a grandes conclusões, mas deixou uma boa história para contar.

14 Vamos fazer alguns exercícios do livro?

15 Hehehe! Não tem continhas! Uhu!


Carregar ppt "DISCIPLINA:FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO Temporada 2013 EPISÓDIO 4."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google