A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma Educação de Qualidade desde a educação infantil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma Educação de Qualidade desde a educação infantil"— Transcrição da apresentação:

1 Uma Educação de Qualidade desde a educação infantil
VI Seminário Internacional da Primeira Infância Porto Alegre 24 e 25 novembro 2009 Uma Educação de Qualidade desde a educação infantil Miguel Zabalza Universidade de Santiago de Compostela

2 Uma Educação Infantil de Qualidade

3 ESQUEMA GERAL 1.- IDÉIAS PRÉVIAS: o debate sobre a qualidade.
2.- OS CONTEXTOS DE VIDA COMO NINHO DO COTIDIANO. 3.- A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO DE VIDA ENRIQUECIDO. 4.- O CURRÍCULO COMO PROJETO DE ENRIQUECIMENTO 5.- O PROFESSORADO COMO AGENTE DO ENRIQUECIMIENTO 6.- A FAMILIA E O ENTORNO COMO PARCEIROS NA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.

4 1.- IDÉIAS PRÉVIAS: a qualidade como atitude política
Vamos falar do que ? Educação de crianças (mas não só isso): POLÍTICAS DE INFANCIA em geral “Care vs. Education”: -EDUCARE A QUALIDADE da Educação Infantil. ¡Atenção! Não se trata de iniciativas ricas mas de iniciativas que enriquecen.

5 1.- IDÉIAS PRÉVIAS: policromía nos olhares.
A QUALIDADE educativa VISÃO ORDINÁRIA VISÃO PROFISSIONAL VISÃO TÉCNICA VISÃO POLÍTICA

6 1.- IDÉIAS PRÉVIAS: as bases.
Informe Rumbold: Starting with Quality -Dar resposta á diversidade de necessidades (diversificação da oferta) -Tomar en consideração os factores demográficos e sociais. -Conteudos, continuidade e progresão nos aprendizados. -Formação dos educadores/as e dos outros profissionais envolvidos na atenção das crianças

7 1.- IDÉIAS PRÉVIAS: o meu resumo.
VALORES EDUCATIVOS PROCESSO EDUCATIVO COM GARANTÍAS RECONHECÍVEIS A QUALIDADE educativa RESULTADOS ELEVADOS (para todos) INFRAESTRUTURAS CLIMA DE TRABALHO SATISFATÓRIO

8 1.- IDÉIAS PRÉVIAS (3). A QUALIDADE no cotidiano infantil.
Os CONTEXTOS de vida. Os CONTEXTOS como figura e como fundo. A QUALIDADE como melhoría progressiva dos CONTEXTOS de vida.

9 2.- OS CONTEXTOS DE VIDA COMO NINHO DO COTIDIANO.
CONTEXTOS enriquecedores e CONTEXTOS que empobrecen. Elementos do Contexto: Materiais ou físicos Afetivos Funcionais Culturais.

10 3.-A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO DE VIDA ENRIQUECIDO.
Será que a educação infantil enriquece realmente as crianças? Vale a pena ir a Escola? A educação infantil pode enriquecer as crianças em que? Dimensão “encontro” Equipamento pessoal integrado Projeto pessoal de vida -Aprendizagens académicas.

11 3.-A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO DE VIDA ENRIQUECIDO (2).
O DUPLO COMPROMISSO da Educação infantil : Integração social e desenvolvimento pessoal. A procura do equilibrio entre socialização e desenvolvimento pessoal.

12 3.-A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO CONTEXTO DE VIDA ENRIQUECIDO (e 3).
Três funções da educação infantil : Potencializar o desenvolvemento equilibrado: As Inteligencias Múltiples de Gardner Compensar desequilíbrios de origem familiar ou social. Propiciar novas modalidades de encontro: Com si mesmo e com as outras pessoas. Com as coisas e objetos (e os seus usos). Com as notícias e os acontecimentos. Com outras formas de pensar e agir. Com outras perspectivas do cotidiano.

13 4.-O CURRÍCULO como PROJETO DE ENRIQUECIMENTO.
Como “carta de direitos” Como plataforma de enriquecimento dos códigos experienciais e culturais das crianças: Dimensão básica e global (parâmetros nacionais). Dimensão institucional. Projeto Escola (adaptação do global ão local: glocalização).

14 4.-O CURRÍCULO como PROJETO DE ENRIQUECIMENTO (2).
Conteúdos e Condições do enriquecimento: A diversidade de estímulos. A variedade de experiencias formativas. A Continuidade e progresividade do desafio cognitivo e de atuação. A “alfabetização cultural”.

15 4.- O CURRÍCULO como PROJETO DE ENRIQUECIMENTO (3).
Conteúdos da “alfabetização cultural” (1): 1.- Estruturas básicas da aprendizagem (“core” currículo). 2.- Imersão cultural (o próximo e o distante). Enriquecimento cognitivo e expresivo da experiencia cotidiana.

16 4.- O CURRÍCULO como PROJETO DE ENRIQUECIMENTO (4).
Conteúdos da “alfabetização cultural” (2): 3. Educação lingüística (literacy) 4. Novas tecnologías (não só informática). 5. Sensibilidade artística, Educação Física 6. (1º) Desenvolvimento pessoal e social.

17 4.- O CURRÍCULO como PROJETO DE ENRIQUECIMENTO (5).
Em RESUMO: âmbitos básicos do enriquecimiento: Maior fortalecimento da propria estrutura e equipamento pessoal. Ampliação dos Conhecimentos culturais e dos recursos disponíveis para integrar-se no próprio meio social e cultural. Preparar-se para continuar com a formação.

18 5.- OS PROFESSIONAIS COMO AGENTES DE ENRIQUECIMENTO
Individuos ou instituções? O Projeto Educativo. Il piano dell’oferta formativa. É possível que existam profissinais que enriquecem e outros que empobrecem? Quais competencias devem possuir os professionais?. ELL: Sensibilidade, Autonomía, Estimulação.

19 5.- A FAMILIA e o contexto social como ambiente de vida.
As famílias como entorno esencial de vida para o desenvolvemento das crianças. Efectancia, competência, segurança. Os modos de enfrentamento da realidade. As redes familiares. A Escola como recurso especializado do ambiente: “O Sistema formativo integrado”. AÇÃO compartilhada com os colegas, as famílias, os outros agentes formativos do ambiente. Os centros de excelência ingleses. A iniciativa das “cidades educadoras”

20 A TÍTULO DE CONCLUSÃO Será que a educação infantil pode levar a cabo esta missão do enriquecimento? Será que podemos oferecer isso a todas as crianças? Estamos os professionais em Condições de Conduzir esse processo? NNTT e visibilidade profissional. Os networks de profissionais

21 MUITO OBRIGADO PELA SUA ATENÇÃO
Miguel Zabalza


Carregar ppt "Uma Educação de Qualidade desde a educação infantil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google