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SENAI BAHIA Parceria e desenvolvimento em Tecnologia e Educação Novembro 2012.

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Apresentação em tema: "SENAI BAHIA Parceria e desenvolvimento em Tecnologia e Educação Novembro 2012."— Transcrição da apresentação:

1 SENAI BAHIA Parceria e desenvolvimento em Tecnologia e Educação Novembro 2012

2 Sumário SENAI Educação – EAD Tecnologia – Tecnologia da Informação – Microeletrônica e Eletrônica Embarcada Possibilidades de Parceria

3 Missão – Promover a educação profissional e tecnológica, a inovação e a transferência de tecnologias industriais, contribuindo para elevar a competitividade da indústria brasileira Características: – Instituição privada, sem fins lucrativos, Interesse público SENAI

4 Feira de Santana CETIND CIMATEC DENDEZEIROS Ilhéus SENAI na BAHIA

5 SENAI CIMATEC Inovação Tecnológica e Apoio à Indústria SENAI CIMATEC Centro integrado de educação e tecnologia voltado para o aumento da competitividade e modernização da indústria de manufatura Instituição membro da Empresa Brasileira de Pesquisa Industrial

6 SENAI CIMATEC Inovação Tecnológica e Apoio à Indústria Processos de Fabricação - Usinagem, Soldagem, Conformação Mecânica e Plástico Materiais & Ensaios (metais e plásticos) Gestão da Produção e Logística Metrologia e Qualidade (produtos e sistemas) Desenvolvimento de produtos (projetos & design) Automação Industrial Manutenção Industrial Áreas de Atuação / Competências: Tecnologia da Informação Microeletrônica Eletrônica Embarcada

7 FORMAÇÃO Aprendizagem Industrial Básico (880 h) Técnico (1200 h) Graduação Cursos Superiores de Tecnologia Engenharias Pós Graduação Lato Sensu Stricto Sensu OUTROS Qualificação Profissional (600 h) Aperfeiçoamento Profissional (80 h) SERVIÇOS Metrologia Engenharia Técnicos CONSULTORIA Processos Produtivos Desenvolvimento de Produtos Gestão da Produção e Logística DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Pesquisa Aplicada CERTIFICAÇÃO DE PESSOAS EDUCAÇÃOTECNOLOGIA METODOLOGIA DE ATUAÇÃO

8 Educação Certificação de pessoas CISCO, MICROSOFT, LINUX Graduação em Redes de Computadores e Desenvolvimento de Sistemas Pós em desenvolvimento para dispositivos móveis Cursos Técnicos Jovem Aprendiz Cursos de Habilitação Mais de jovens formados por ano

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10 PROAJ Parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia Mais de estudantes do ensino médio público Desenvolvimento WEB, Suporte a hardware e redes, comunicação de dados e instalação de redes telefônicas 180 horas: Matemática, Português, Inglês, Empreendedorismo 412 horas carga técnica direcionada às demandas de mercado

11 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

12 SENAI: 30 anos de Educação a Distância 1979 – 1º curso a distância (televisão e material impresso) Anos 90 – cursos com software educacional (CBT) e cursos on-line 2004 – criação da Rede SENAI de Educação a Distância: Incentivar a educação a distância no SENAI por meio da colaboração em rede entre DRs e DN. Gestão do portfólio e imagem junto ao cliente, incentivo ao desenvolvimento e à execução de cursos a distância nacionais, disseminação de conhecimento, estabelecimento dos marcos regulatórios e desenvolvimento de competências internas.

13 Expandir seletivamente a oferta de ensino superior tecnológico, prioritariamente em demandas não atendidas pelo mercado (SENAI) Influir no aprimoramento do marco legal e nas políticas públicas de educação profissional e básica alinhadas às necessidades da indústria (SENAI, SESI e IEL) Desafios do SENAI Ampliar substancialmente o atendimento da demanda de educação profissional da indústria: educação a distância (EAD), unidades móveis, otimização e expansão ( SENAI ) 6. Demanda: Compromisso da presidência da CNI com o setor produtivo, com o governo e com a sociedade brasileira no sentido de duplicar o número de matrículas realizadas anualmente pelo Sistema SENAI, alcançando o patamar de 4 milhões de matrículas anuais em 2014.

14 O Sistema Indústria participa dessa trajetória 10 novos cursos técnicos a distância 30 novos cursos de qualificação profissional a distância Programa Nacional de EAD do SENAI:

15 Programa Nacional de Educação a Distância Perfil profissional e desenho curricular nacionais Formação com base em competências Itinerário Nacional de Educação Profissional Premissas: AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem Recursos didáticos variados e parâmetros de desenvolvimento (impresso e web) A distância com atividades presenciais Kits didáticos móveis e simuladores digitais Modelo: Cursos deverão ser ofertados em cada DR por meio de Polos para realização das atividades presenciais e avaliações Os alunos terão acesso ao curso a distância(internet) por meio de recursos próprios Oferta:

16 Fundamentos Técnicos e Científicos Capacidades Sociais, Organizativas e Metodológicas Conhecimentos Ambientes pedagógicos (inclui equipamentos, máquinas, ferramentas, instrumentos, materiais de consumo e recursos didáticos) Capacidades Técnicas Unidades curriculares Prática pedagógica com mediação da aprendizagem Situações de aprendizagem Para desenvolver as capacidades é necessário Nos Cursos presenciais Nos Cursos a distância e Formação profissional com base em competências

17 Modelo Educacional dos cursos a distância Livro didático impressoMaterial didático on-line (AVA)Exercícios de passagem com resposta automática (AVA)Interação com os alunos em ambiente virtual de aprendizagem (AVA)Situações de aprendizagem (presenciais nos polos e a distância no AVA) Avaliações dos estudantes Estágios obrigatórios e defesa de trabalhos de conclusão de curso, quando previstos na legislação pertinente Atividades relacionadas a laboratórios e oficinas, sempre que necessário Atividades presenciais realizadas nos polos de apoio presencial Cursos a distância com momentos presenciais (blended learning) Acompanhamento educacional por profissionais especializados (aprendizagem autônoma com tutoria e monitoria ativas)

18 PN-EAD: Recursos didáticos

19 Projeto Gráfico - aplicação

20 Material on-line: recursos multimídia Cada Unidade curricular tem 1 conjunto de recursos multimídia Contém situações de aprendizagem para mobilizar as capacidades previstas na unidade curricular Unidade curricular com 120 horas = 60 recursos multimídia Unidade curricular com 30 horas = 15 recursos multimídia Média de 1 recurso multimídia para 2 horas de curso. Exemplo: Infográfico, Quizz, Vídeo Simulação simples (tipo experiência interativa) Animação 2D, Animação 3D Aplicativo de realidade aumentada Jogos educacionais História em quadrinhos, Stop motion Gravações sonoras de máquinas, Locuções Texto, desenhos, fotografias Exemplos de recursos multimídia:

21 Padronização dos materiais on-line visando: Padrão SCORM Acessibilidade com WCAG (Web Content Accessibility Guidelines - W3C) Materiais on-line (template) em HTML 4 Manual de estilo webgráfico Template padrão Procedimentos e opções adotados: Ampla compatibilidade com diversas plataformas dos alunos Interoperabilidade entre diversos AVA/LMS (Learning Management System)

22 Botão retrátil da Árvore de Conteúdos Botões de Navegação

23 Kits didáticos e simuladores digitais: Possibilitam a ampliação e a replicação de atividades práticas de laboratório ou oficina. Propiciam aos alunos dos cursos a distância condições equivalentes para a experimentação e a aprendizagem prática que são realizadas nos mesmos cursos quando oferecidos na modalidade presencial. Garantem que o aluno egresso da EAD seja submetido a cenários equivalentes, tenha acesso às mesmas máquinas e equipamentos e desenvolva as mesmas atividades práticas necessárias para desenvolvimento das capacidades do perfil de conclusão do curso presencial.

24 Kit de eletroeletrônica – instalações prediais

25 Simuladores digitais Soldagem

26 PN-EAD: execução

27 Unidades Curriculares Carga Horária 30 Qualificações Profissionais Básicas 10 Cursos Técnicos horas /aula horas/aula 40 cursos EAD horas/aula 300 unidades curriculares PN EAD

28 Cursos Técnicos a distância Segurança do Trabalho Redes de ComputadoresAutomação IndustrialLogísticaEletroeletrônica Manutenção e Suporte de Informática EdificaçõesControle AmbientalMeio AmbientePetróleo e Gás

29 Qualificações EAD para Área Automotiva Mecânico de Manutenção de Motocicletas Mecânico em Manutenção de Motores Ciclo Otto Mecânico de Manutenção em Transmissão Automática Mecânico de Manutenção em Transmissão Manual Mecânico de Manutenção em Freios, Suspensão e Direção Automotiva Eletricista de Automóveis Instalador de Acessórios Automotivos Colorista AutomotivoPreparador de Superfícies para Pintura AutomotivaPolidor Automotivo

30 Qualificações EAD para Áreas Metalmecânica e Eletroeletrônica Operador/ Preparador de Máquinas de Usinagem com Comando Numérico Computadorizado Montador de Equipamentos EletrônicosEletricista Industrial Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica

31 Qualificações EAD para áreas Tecnologia da Informação e Telecomunicações Instalador e Reparador de Redes de Computadores Montador e Reparador de MicrocomputadoresDesenhista de Produtos Gráficos WEB Instalador de Linhas, Cabos e Equipamentos de Redes Telefônicas Instalador/Reparador de Redes de TV a CaboOperador de Microcomputador

32 Qualificações EAD para áreas de Construção Civil e Logística Instalador HidráulicoMontador de AndaimesEletricista Instalador ResidencialMontador de Sistemas de Construção a SecoDesenhista Técnico de EdificaçõesAlmoxarife

33 Qualificação em Assistente de Contabilidade Qualificação em Assistente Administrativo Qualificação em Assistente de Recursos Humanos Qualificação em Operador de Telemarketing Qualificações EAD para área de Gestão

34 Tecnologia

35 Área de Tecnologia da Informação e Comunicação Sistema SOFTEX Suporte ao desenvolvimento Implementação e certificação MPS-BR Operação do PROSOFT Apoio a exportação de software e serviços Dispositivos móveis BIG DATA Computação em nuvem Parceria com a Microsoft

36 Área de Tecnologia da Informação e Comunicação Computação de alto desempenho PAPPE Projetos Lei de informática EMBRAPI Modelagem computacional para sistemas industriais CENAPAD Apoio à inovação

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38

39 Microeletrônica

40 Rede Sibratec

41 Área de Microeletrônica e Eletrônica Embarcada Projeto de Sistemas embarcados – circuitos/CAE Planta Piloto SMT/PTH Montagem e testes de protótipos – Desenvolvimento e fabricação de produtos eletrônicos customizados de alta densidade para aplicações industriais, biomédicas, telecomunicações, TI, etc.

42 Câmara Semianecóica – Certificada para testes de EMC no setor automotivo – Expansão: certificação para atuação em outros setores. E.g: telecomunicações, RFID Design House (Chip Design) – Desenvolvimento de chips analógicos e digitais customizados para aplicações industriais, biomédicas, telecomunicações, TI, etc. Área de Microeletrônica e Eletrônica Embarcada

43 Parceiros Alguns Parceiros e Clientes Clientes

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45 Possibilidades de Cooperação com FIT Projetos Lei de Informática – Nordeste Projetos Embrapi Serviços de suporte à manufatura – Design, mecânica de precisão, injeção plástica, automação, microeletrônica, compatibilidade eletromagnética, software, etc.. Educação à distância Atendimento conjunto a clientes

46 SENAI BAHIA Parceria e desenvolvimento em TI Novembro 2012


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