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PublicouFernando Calistro Alterado mais de 10 anos atrás
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O FUTURO DO SETOR SUCROALCOOLEIRO NO BRASIL: PARA ONDE ESTAMOS INDO?
SERTÃOZINHO ABRIL DE 2011 Ângelo Bressan Filho
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O MERCADO DO AÇÚCAR: PANORAMA DO PASSADO RECENTE E PROJEÇÃO PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
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exportação Brasil x exportação mundo
produção Brasil x produção mundo exportação Brasil x produção mundo
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O MERCADO DO ÁLCOOL ETÍLICO:
PANORAMA DO PASSADO RECENTE E PROJEÇÃO PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
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A PRODUÇÃO DE CANA-DE-AÇÚCAR NO BRASIL:
SÉRIE DOS ÚLTIMOS 40 ANOS E A NECESSIDADE PARA OS PRÓXIMOS DEZ ANOS
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CICLO DAS EXPORTAÇÕES DE AÇÚCAR CICLO DO CARRO A ÁLCOOL
CICLO DA BIOMASSA CICLO DAS EXPORTAÇÕES DE AÇÚCAR CICLO DO CARRO A ÁLCOOL 625,0 mi ton a cada ano 127,7 mi ton 222,6 mi ton a cada ano 381,4 mi ton a cada ano
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A GERAÇÃO TERMOELÉTRICA COM A QUEIMA DO BAGAÇO DA CANA-DE-AÇÚCAR: A SITUAÇÃO ATUAL E O POTENCIAL A SER EXPLORADO NO FUTURO
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QUALIDADES DA NOVA FONTE DE ENERGIA GRANDE ATRATIVO AMBIENTAL
BAIXO CUSTO OPERACIONAL O BAGAÇO E OS QUEIMADORES FAZEM PARTE DO MESMO AMBIENTE E O COMBUSTÍVEL NÃO NECESSITA DE TRANSPORTE ALTA QUALIDADE ENERGÉTICA A UNIDADE GERADORA ESTÁ, QUASE SEMPRE, PRÓXIMA DOS CENTROS DE CONSUMO BAIXO CUSTO DE TRANSMISSÃO DA ENERGIA AS DISTÂNCIAS PARA A INSTALAÇÃO DAS LINHAS CONECTORAS SÃO CURTAS E COM BAIXA PERDA DE CARGA GRANDE ATRATIVO AMBIENTAL É POSSÍVEL GERAR UMA ENORME QUANTIDADE ADICIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA COM A QUEIMA DA MESMA QUANTIDADE DE BAGAÇO QUE JÁ ESTÁ SENDO QUEIMADO ATUALMENTE
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A ENERGIA ELÉTRICA DERIVADA DA BIOMASSA NO BRASIL
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FATOR DE CAPACIDADE Itaipu: mil mW/14mil mWx8.720h=74,7% Setor sucroalcooleiro: mil mW/5,9 mil mWx4.468h= 38,7%
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REGIÃO NORTE-NORDESTE TODOS OS ESTADOS PRODUTORES
ESTADO DE SÃO PAULO REGIÃO CENTRO-SUL (EXCETO S. PAULO) REGIÃO NORTE-NORDESTE TODOS OS ESTADOS PRODUTORES
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COMO SE EXPLICA A BAIXA ADESÃO AO NOVO NEGÓCIO?
gerar e vender energia elétrica significa assumir um novo negócio que foge completamente ao interesse tradicional do empresário deste setor 1 para entrar nesse novo ramo de negócio faz-se necessária a contratação de especialistas nessa matéria, montar projetos de geração e entrega firme num mercado de contratos onde a maior parte da mercadoria é vendida para entrega em longos períodos, com mínimo de 15 anos. Existe um custo e um risco econômico considerável associado a essa iniciativa 2 o novo produto tem regras específicas de comércio que fogem completamente do padrão convencional que prevalece em mercados abertos. 3 existe um alto volume de capital a ser aplicado, não apenas nos equipamentos operacionais das unidades (grelhas, fornalhas, caldeiras, turbinas, geradores, condutores de vapor), mas também nas estações e redes de transmissão. 4 o aumento das receitas com o novo produto, por sua expressão no faturamento da unidade, não parece funcionar como um estímulo relevante 5
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COMO SE EXPLICA A BAIXA ADESÃO AO NOVO NEGÓCIO?
gerar e vender energia elétrica significa assumir um novo negócio que foge completamente ao interesse tradicional do empresário deste setor 1 para entrar nesse novo ramo de negócio faz-se necessária a contratação de especialistas nessa matéria, montar projetos de geração e entrega firme num mercado de contratos onde a maior parte da mercadoria é vendida para entrega em longos períodos, com mínimo de 15 anos. Existe um custo e um risco econômico considerável associado a essa iniciativa 2 o novo produto tem regras específicas de comércio que fogem completamente do padrão convencional que prevalece em mercados abertos. 3 existe um alto volume de capital a ser aplicado, não apenas nos equipamentos operacionais das unidades (grelhas, fornalhas, caldeiras, turbinas, geradores, condutores de vapor), mas também nas estações e redes de transmissão. 4 o aumento das receitas com o novo produto, por sua expressão no faturamento da unidade, não parece funcionar como um estímulo relevante 5 EXISTE SAÍDA PARA O IMPASSE? Sugestões: 1) parceria e terceirização com profissionais do ramo elétrico para o melhor aproveitamento do bagaço. Criaria a oportunidade de criação de novo tipo de empreendimento; 2) programas públicos direcionadas a atrair interessados.
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O QUE NOS RESERVA O FUTURO
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1 A BATALHA DO MERCADO DE COMBUSTÍVEIS ESTÁ PERDIDA, DE FORMA IRRECUPERÁVEL, PARA A GASOLINA SIMULAÇÃO DO TOTAL DO CONSUMO COM O ATENDIMENTO DE 1/3 DO CRESCIMENTO DA DEMANDA DOS VEÍCULOS ‘FLEX-FUEL’
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2 A COMPETITIVIDADE COM A GASOLINA FICARÁ RESTRITA AOS MESES CENTRAIS DA COLHEITA (MAIO A SETEMBRO) Preço médio=0,839 Preço médio=0,963 Preço médio=0,821 Preço médio=0,722 Preço médio= 0,668 Preço médio=0,685 Preço médio=0,837
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3 ESTADOS NÃO PRODUTORES DE ETANOL TENDERÃO A CONCENTRAR O CONSUMO NA GASOLINA Relação entre o preço do etanol e o preço da gasolina
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MG RN PB SC CE SE DF ES RS PI
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3 ESTADOS NÃO PRODUTORES DE ETANOL TENDERÃO A CONCENTRAR O CONSUMO NA GASOLINA
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COMO VÃO REAGIR OS CONSUMIDORES E AS MONTADORAS NO FUTURO?
QUESTÕES ESSENCIAIS A SEREM ANALISADAS: COMO VÃO REAGIR OS CONSUMIDORES E AS MONTADORAS NO FUTURO? O ETANOL ANIDRO, QUE TEM CONSUMO MANDATÓRIO, PODE CUSTAR TÃO CARO? HAVERÁ REJEIÇÃO AO VEÍCULO ‘FLEX’? CORREMOS O RISCO DE UM NOVO DESASTRE COMO O ‘PRÓ-ÁLCOOL?’
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