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Elson Faxina / Comunicação e Igreja Um desafio permanente Três conceitos de McLuhan: Tribalização Destribalização Retribalização.

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1 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente Três conceitos de McLuhan: Tribalização Destribalização Retribalização

2 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente – O tempo da imagem: – Visual – Mental – A epifania da aparência – Maffesoli

3 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente Todos os domínios da vida social, mesmo os reputados sérios, são contaminados pelo jogo das formas. Isso é demonstrado na produção das idéias, na vida religiosa, até mesmo na política. Em cada um desses casos, o produto em questão só é aceito quando é posto em forma, quando sabe aparecer, quando nos empenhamos em embelezá-lo, em pô-lo em imagem, em suma, quando nos dedicamos a epifanizar sua aparência. (Maffesoli)

4 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente - Tempo das tribos (Maffesoli, 1995) - Tempo das histórias (Paulo Freire) - porque a história é uma imagem (Bergson) - Incremento das novas comunidades (Boaventura Santos, Raquel Paiva)

5 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente Novos modelos de comunidade definida, especialmente, por novas identidades, não só ligadas à etnia, religião e território. As novas comunidades se formam a partir de interesses comuns, definidos pelo universo cultural. OBS: o mercado se apropria disso, criando sua própria subjetividade

6 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente A TV é a grande agenciadora das novas comunidades. Ela dá sentido ao estar juntos E o estar juntos funda a nossa existência Quem é esse outro que no mais profundo do meu eu é a mim mesmo que ele aciona? (Lacan)

7 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente Para o indivíduo, a necessidade de pertencimento à comunidade significa também o seu enraizamento no quotidiano do outro, bem como o reconhecimento de sua própria existência. Ou seja, compartilhar o espaço, existir com o outro funda a essência do ser. (Paiva, 1998)

8 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente Duas realidades: física e simbólica Muniz Sodré: real-histórico e real-virtual

9 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente A TV propõe uma nova organização social. A produção de um espaço/tempo social absolutamente novo. O espaço implica o conceito de um modo de constitução das coisas enquanto podem ser vistas, palpadas, apreendidas. (Sodré)

10 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente O replanteamento das coordenadas históricas do tempo e espaço. (...) a técnica televisiva é realmente mágica por multiplicar infinitamente o poder de ubiquidade do espectador, agora confrontado a uma (tele)realidad simultânea, instantânea e global (SODRÉ).

11 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente O elemento vivo das pessoas, seu motor, aquilo que as faz ter vontade de viver, não está no real, no cotidiano nem no mundo do trabalho e sim no imaginário. A televisão é a forma eletrônica mais desenvolvida de dinamizar esse imaginário. Ela é também a maior produtora de imagens. (Marcondes Filho)

12 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente A maior disputa que devemos travar hoje no campo da televisão é a disputa pelo imaginário. É uma disputa que está no universo simbólico

13 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente A TV pauta a vida social - o jornal pauta fatos, acontecimentos - a novela, séries, programas pautam temas, problemas... Reconta a história da sociedade Uma concepção de sociedade

14 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente A televisão no Brasil tem uma lógica - A lógica do mercado - A lógica do poder - E a lógica da cidadania, da solidariedade que levam a uma transformação da sociedade?

15 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente A televisão não faz jornalismo e sim capta a atenção do público para mais tarde vendê-lo aos anunciantes. E esse negócio impõe uma ética muito estranha à velha ética jornalística. Eventualmente, o telejornal pode até se alimentar da busca da verdade, porém não tem aí sua deontologia. Verdade e mentira deixam de ser uma questão central (BUCCI; KEHL, 2004: 130)

16 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente Um problema de ordem de formação humanística do profissional: - caso da reportagem de uma TV público-estatal sobre Economia Solidária

17 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente A TV é o lugar da empatia, por isso mesmo da emoção A TV conta história o tempo todo Se não contar história não é TV: a boa reportagem é uma história bem contada

18 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente São as histórias que mudam a sociedade As histórias-imagens criam comunidades de pertencimento

19 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente A TV tem provocado mudanças lentas mas profundas na sociedade: minorias Exclusão x desigualdades (Boaventura Santos) A TV é avançada nas questões culturais (exclusão); e convervadora nas questões da socioeconômicas (desigualdade).

20 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente Desenraizado - Carente de pertença Carente de sua individualidade – baixa estima Afeito ao novo e às explicações simplificadas de tudo Avesso à obrigação - participa por paixão Não quer ser massa - mas, indivíduo

21 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente A ética destes tempos democráticos é mais indolor, alérgica aos deveres, às obrigações e aos sacrifícios; uma ética que só se coloca em marcha pela espontânea vontade dos sujeitos (Lipovetsky, 1994).

22 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente Encantamento: É preciso incorporar o campo da emoção, do prazer, do desejo ao nosso fazer comunicação, e não apenas o campo da racionalidade. É preciso criar rituais que dêem sentido ao fazer social = mística

23 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente Fazer TV é ter uma intencionalidade Pensar TV é pensar o massivo e o grupal - Qualquer estratégia de comunicação hoje precisa envolver estas duas dimensões da vida social.

24 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente PENSAR A TV: Formar comunidades Imagens que convocam Positivo x negativo Tornar novo o que parece envelhecido

25 Elson Faxina / efaxina@uol.com.br Comunicação e Igreja Um desafio permanente A TV É: Espaço da imagem Espaço de mostrar os efeitos e resultados concretos da ação Lugar da sensibilização = mais impacto do que processo


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