A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

24 de Maio Dia Nacional do Café Aloizio Olaia - Historiador.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "24 de Maio Dia Nacional do Café Aloizio Olaia - Historiador."— Transcrição da apresentação:

1

2 24 de Maio Dia Nacional do Café Aloizio Olaia - Historiador

3 Fazendas Históricas de Café Apoio: Daniel Basso Diretor do Museu Histórico e do Museu do Café Francisco Schmidt

4 1930 Cafeteira de Tropeiro

5

6 Fazendas Históricas de Café A história do café no Brasil começa em 1727, com o sargento-mor Francisco de Mello Palheta. Designado para resolver uma questão de fronteiras junto ao governo da Guiana Francesa, Palheta conseguiu, graças à sua habilidade diplomática, algumas mudas e sementes de café presenteadas por Mme. dOrvilliers, esposa do governador da Guiana. De volta ao Brasil, Palheta as plantaria no Pará, dando início a história de um dos mais importantes produtos de exportação e um dos principais hábitos brasileiros: Beber e Servir um Cafezinho.Este episódio sedutor foi à fonte de inspiração que levou Aloizio Olaia, historiador e ambientalista, a escrever a História das Fazendas de Café, partindo do século III d.C, até os dias atuais.

7 Francisco de Melo Palheta, o introdutor do café no Brasil, em representação idealizada. Observe o traje de fidalgo, adquirido de comerciante francês em Caiena, para se apresentar perante o governador: capa, gibão justo ao corpo, calções de tecido escarlate, além de um chapéu bordado, conforme descrição de figurino da época.

8 Pintura a óleo do artista Henrique Cavalleiro, datada de 1943, retratando o sargento-mor Palheta, recém-chegado da Guiana, plantando as primeiras mudas de café em solo brasileiro.

9 Em 1887 já calculava o doutor Martinho Prado, que dos duzentos e setenta mil alqueires das terras do Município de Ribeirão Preto, pelo menos cinqüenta mil poderiam pelas condições topográficas de altitude, serem considerados inigualáveis para a cultura do café e neles se estenderiam facilmente oitenta milhões de árvores cafeeiras, produzindo uma média de seis milhões de arrobas de café, o que seria naquela época de um terço superior a produção da antiga província de São Paulo e hoje (1887) representaria a metade da produção de todo o Estado de São Paulo e por conseguinte a terça parte da produção mundial!

10 Foi da Fazenda Monte Alegre (Resende RJ - Século 19) que saíram, em 1876, as preciosas mudas do Café Bourbon rumo ao oeste paulista - através da Caravana Pereira Barreto -, que acabariam se tornando um elemento primordial do grande desenvolvimento do Estado de São Paulo no século 20 – Autor José Eduardo de Oliveira Bruno. Doutor Luiz Pereira Barreto

11

12 Se você gosta de café, guaraná, cerveja e vinho, com certeza vão se deliciar com a história dele! Dr. Luiz Pereira Barreto, é uma das mais significativas figuras do pensamento nacional. Viveu oitenta e três anos, nascendo em Resende-RJ a 11 de janeiro de 1840 e falecendo em São Paulo a 11 de janeiro de Desde 1864, quando retornou ao Brasil, após graduar-se, começou a desempenhar um importante papel na vida científica e intelectual brasileira. Introdutor da cerveja e do guaraná em 1885

13

14 Em 1840 é inaugurada a primeira Igreja de São Sebastião no bairro das Palmeiras

15 1881

16

17 A luz elétrica foi inaugurada em Ribeirão Preto no dia 3 de maio de 1883, no prédio central da Fazenda Monte Alegre, onde hoje fica o Museu Municipal. O coronel João Franco de Morais Otávio reuniu outros fazendeiros, e também autoridades municipais, para a festa de inauguração do sistema particular de energia elétrica na fazenda da qual era o dono (e que anos depois seria adquirida pelo segundo rei do café Francisco Schmidt).

18

19 Em minha opinião, a Senhora Francisca Maria Lamares do Val, é a verdadeira Rainha do Café!

20 Fazenda Guatapará

21

22

23

24

25 1960 POSTER PROPAGANDA DO IBC2

26

27

28

29

30

31 Criação Avião 14bis Fazenda Dumont

32

33 Fazenda Dumont Terreiro de Café

34

35

36

37 Degustador de Café

38

39 Tribos da Palestina consomem a fruta macerada, misturada com banha, como alimento. Ano 900

40

41 1624 Botteghe del Caffè

42

43 Le Procope o Café mais antigo de Paris

44 A Única o Café mais antigo de Ribeirão Preto

45 Estátua de Fernando Pessoa, no café A Brasileira, Lisboa.

46 Pedro Pinto Coelho O Rei do Café Pedro Pinto Coelho

47 Os Barões do Café Repousavam

48

49 Créditos Portal Arara France Gustave Dias Caravana Pereira Barreto Autor José Eduardo de Oliveira Bruno Estações Ferroviárias do Brasil Ralph Mennucci Giesbrecht Doutor Pedro Couto Diretor da Fazenda Viçosa – Vale do Café Biblioteca Municipal "Guilherme de Almeida Arquivo Público e Histórico de Ribeirão Preto Biblioteca Pública Altino Arantes Sociedade Legião Brasileira de Cultura e Civismo de Ribeirão Preto Grupo Amigos da Fotografia Elza Abreu Rossato


Carregar ppt "24 de Maio Dia Nacional do Café Aloizio Olaia - Historiador."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google